UNIDADE
3
FALO PORTUGUÊS Esta unidade introduz os alunos na área do léxico relacionado com nacionalidades e línguas. Os alunos aprendem também os números de 101 a 1000. O conteúdo gramatical inclui a formação do género feminino e do plural das nacionalidades, as formas e o uso do verbo irregular estar, bem como as formas dos verbos regulares da 1.ª conjugação. O conteúdo fonético inclui a apresentação das vogais nasais, as regras de acentuação das palavras terminadas em ‑ês e ‑ão e a pronúncia da letra s em posição intervocálica.
(livros fechados) INTRODUÇÃO: aprender as nacionalidades 1. Comece a aula dizendo Sou de (o seu país). De seguida, acrescente Então, sou (a sua nacionalidade). Frise o adjetivo de nacionalidade. 2. Numa turma multinacional, siga a mesma técnica falando de todos os alunos presentes na sala de aula, como, por exemplo: O Javier é de Espanha. Então, é espanhol. Numa turma mononacional, recorra às fotografias das personalidades famosas que se encontram na página 11: Monica Bellucci é de Itália. Então, é italiana. Exercício A (p. 18) – VOCABULÁRIO: aprender as nacionalidades Soluções: França — francês, Inglaterra — inglês, China — chinês, Japão — japonês, Suécia — sueco, Itália — italiano, Polónia — polaco, Rússia — russo, Ucrânia — ucraniano, Marrocos — marroquino, Angola — angolano, Estados Unidos — americano, México — mexicano, Brasil — brasileiro, Alemanha — alemão, Espanha — espanhol, Índia — indiano 1. Os alunos fazem a correspondência colocando a nacionalidade certa junto ao nome do país. Confirme as respostas lendo todas as nacionalidades em voz alta e pedindo aos alunos para repetirem. Faça as correções da pronúncia insistindo na acentuação correta das palavras (indiano, polaco, mas português, chinês e japonês). 2. Dê aos alunos cerca de 2‑3 minutos para que olhem para as nacionalidades e as memorizem.
26
PA S S A P O R T E PA R A P O R T U G U Ê S
3. Seguidamente, diga uma frase com o nome do país, como, por exemplo, O Rafael é do Brasil e peça a um aluno para reformular a frase substituindo o país pela nacionalidade: O Rafael é brasileiro. Repita este passo com todos os alunos. Se a tarefa não apresentar muitos problemas, devem fazer esta atividade sem olhar para o livro.
A T E N Ç Ã O
Nesta fase, não pode exigir que os alunos saibam formar o feminino ou o plural das nacionalidades, por isso, no ponto 3 use apenas o singular e só os nomes masculinos.
INTRODUÇÃO: conhecer o género e o número das nacionalidades Para demonstrar que os adjetivos de nacionalidade têm a forma masculina, feminina e o plural, fale das personalidades famosas que se encontram na página 11, como, por exemplo: Antonio Banderas é espanhol. Penélope Cruz é espanhola. Frise e escreva ambas as formas do adjetivo de nacionalidade no quadro. De seguida, introduza o plural: Cristiano Ronaldo é português. José Mourinho é português. Eles são portugueses. Frise e escreva as formas do adjetivo de nacionalidade no quadro.
A T E N Ç Ã O
Numa turma multinacional pode, em alternativa às personalidades da página 11, falar sobre os alunos.