Anatomia Humana da Locomoção

Page 8

ANATOMIA FUNCIONAL DO MEMBRO INFERIOR

321

150o

A

0o

0o 140o

B A

B

Fig. 438 - Rotação lateral e rotação medial do joelho

0o - 5 o

A. Rotação lateral com o joelho em extensão B. Rotação medial com o joelho em extensão

C

Fig. 437 - Flexão e extensão do joelho A. Flexão passiva do joelho B. Flexão activa do joelho C. Extensão do joelho

© LIDEL – EDIÇÕES TÉCNICAS

17.2.2. MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO LATERAL E DE ROTAÇÃO MEDIAL Os movimentos de rotação lateral e de rotação medial realizam-se segundo um eixo longitudinal que passa pelo corpo do fémur, situando-se o pé lateralmente ou medialmente. Na rotação lateral com o joelho em extensão (Fig. 438.A) a amplitude é nula, e com o joelho flectido, a amplitude é muito reduzida. Na rotação medial com o joelho em extensão (Fig. 438.B), a amplitude é nula e, com o joelho em flexão, a amplitude é muito reduzida. O músculo de rotação lateral é o músculo bicípite femoral. O músculo de rotação medial é o músculo grácil.

17.3. ANATOMIA FUNCIONAL DO TORNOZELO E DO PÉ A articulação do tornozelo executa movimentos de flexão (flexão dorsal), extensão (flexão plantar), abdução, adução, supinação ou rotação medial e pronação ou rotação lateral. Num pé normal, os diferentes movimentos associam-se automaticamente, constituindo os movimentos de inversão ou eversão.

17.3.1. MOVIMENTOS DE FLEXÃO (FLEXÃO DORSAL) E DE EXTENSÃO (FLEXÃO PLANTAR) Os movimentos de flexão (flexão dorsal) e de extensão (flexão plantar) realizam-se segundo um eixo transversal que passa pelo ápice dos maléolos. Na flexão (flexão dorsal) (Fig. 439.A), tem uma amplitude média de 25°. Na extensão (flexão plantar) (Fig. 439.B), tem uma amplitude média de 45°. Os músculos flexores (flexores dorsais) são o músculo tibial anterior, o músculo extensor


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Anatomia Humana da Locomoção by Grupo Lidel - Issuu