Manual da boa escrita: vírgula, crase, palavras compostas - amostra

Page 12

I

– A VÍRGULA

ENTRE TERMOS DA ORAÇÃO

1. Padrões de oração sem vírgula Não se coloca vírgula entre os termos essenciais e integrantes da oração, isto é, aqueles que constituem as posições básicas ou funções primárias de uma oração. Só se usará a vírgula se entre eles houver uma intercalação. De acordo com a gramática tradicional, os termos essenciais são o sujeito, o predicado (cujo núcleo é o verbo) e o predicativo. Os termos integrantes são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva. Quando se encontram na ordem direta, esses termos não se separam por vírgula; mas eles também podem estar em outra ordem sem a mediação da vírgula: o objeto indireto antes do verbo ou o verbo antes do sujeito, por exemplo. Vamos então ver os padrões oracionais mais comuns desses casos. Os adjuntos que exprimem circunstância serão abordados em capítulo à parte. Mas, de modo a completar o sentido da frase, podem aparecer também no final das orações abaixo: SUJEITO

/ VERBO / COMPLEMENTOS O prefeito / apresentou / novos projetos cicloviários para o planejamento da cidade. Minha prima / doou / um livro de poemas antigo à biblioteca estadual. Os interessados / devem enviar / sua proposta por e-mail em no máximo 20 dias.

VERBO

/ SUJEITO / COMPLEMENTOS Discursou / o douto magistrado / para seus colegas apenas. Mostrou / a pesquisa / os resultados do pleito à população.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Manual da boa escrita: vírgula, crase, palavras compostas - amostra by Lexikon Editora - Issuu