O sol vai voltar amanhã – Capítulo 13 – Anexo 2

Page 1

O SOL VAI VOLTAR AMANHÃ: UM ESPECTRO DE ANÁLISES SOBRE A ENERGIA FOTOVOLTAICA

CAPÍTULO 13

MAPA DO ENCADEAMENTO PRODUTIVO Adriana Barbosa, Valdir dos Santos, Yiannis Chanis e Helena Coelho

ANEXO 2 LISTA DOS ELEMENTOS DO ENCADEAMENTO PRODUTIVO



capítulo 13 mapa do encadeamento produtivo

3

Atividade

Descrição

Associação, Federações, ONG

Associação: Organização resultante da reunião legal entre duas ou até mais empresas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos, para a realização de um objetivo comum. Federação: Associação que reúne várias sociedades, sindicatos, grupos etc., sob uma autoridade comum e com o mesmo objetivo. ONG: Organização Não Governamental.

Automação e software

Empresas que oferecem sistemas de automação, de controle remoto de usinas FV, e de software voltado para estas atividades.

Balance of System

Empresas responsáveis pelo fornecimento de estruturas metálicas, string box, medidores, controladores de carga, sistemas de monitoramento.

Comercializadora de Energia

Compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres ou a outros comercializadores. Também podem revender aos distribuidores, neste caso apenas nos leilões do ambiente regulado.

Consultoria, Certificadora Consultoria: atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Certificadora: empresas que certificam que inversores e painéis FVs a serem instalados estão aptos aos requisitos técnicos do INMETRO. Após fiscalização, a certificadora emite o certificado. Cursos, treinamento

Cursos, treinamento e qualificação de profissionais em atividades de engenharia e instalação de sistemas FV.

Desenvolvedora

Empresa que atua desde a concepção até Leilão de Energia / Mercado Livre. Possui expertise na elaboração do Projeto Básico.

Distribuidor de Eq. FV

Importador e distribuidor de equipamentos relacionados com a geração de ESFV, tais como inversores, medidores, sistemas de monitoramento, sistema de armazenamento (baterias), controladores de carga e descarga etc.

Distribuidor de Materiais Importador e distribuidor dos demais equipamentos e materiais elétricos, fora Elétricos Diversos daqueles incluídos na atividade “Distribuidor de Eq. FV”. Distribuidora de Energia Elétrica

Empresas concessionárias distribuidoras de energia elétrica, que realizam o atendimento da demanda de energia aos consumidores com tarifas e condições de fornecimento reguladas pela ANEEL. No atual modelo, todos os distribuidores têm participação obrigatória no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), celebrando contratos de energia com preços resultantes de leilões.

EPCista

(EPC: Engineering, Procurement, Construction) Empresa de grande porte com atividade em engenharia, compra de equipamentos e construção de usinas FVs, que fornecem projetos “Turn Key”.

Fabricante – Baterias

Fabricantes de baterias estacionárias chumbo-ácido, lítio etc. e as vendem para distribuidores de equipamentos FV e EPCistas.


4

inovação, ciência e tecnologia da energia fotovoltaica no brasil

Atividade

Descrição

Fabricante – Componentes

Fabricante de componentes tipo ferragem: eletrocalha, parafusos, buchas, arruelas etc. Fabricante brasileira de cabos e conectores usados para conectar painéis FV entre eles e a rede elétrica. Fabricante brasileira dos demais materiais elétricos, não incluídos nas outras categorias de fabricantes.

Fabricante – Estruturas de Suporte

Fabricante de estruturas de painéis, inclusive aqueles para fachadas de prédios. Inclui rastreador solar, no caso de usinas FV.

Fabricante – Inversores FV

Fabricante brasileira de inversores para sistemas de ESFV.

Representante de Inversores

Pessoa jurídica que representa um determinado fabricante que não possui unidade fabril no Brasil. Vende para distribuidores de equipamentos fotovoltaicos e EPCistas.

Fabricante – Máquinas

Fabricante brasileira de máquinas voltadas para uso em instalações de geração de ESFV, como equipamentos de perfuração, associado ao serviço ou não, e outros.

Fabricante – Módulos

Módulo FV: conjunto de célula FV acabada e pronta para captar energia FV. Dependendo da tecnologia, inclui vidros de proteção, vedação, cabos e caixas de junção para conectar o módulo com outros módulos e com a rede elétrica. Fabricantes de módulos FVs, tanto de tecnologia de Silício Cristalino, quanto de Filmes Finos.

Representante de módulos FV

Pessoa jurídica que representa um determinado fabricante que não possui unidade fabril no Brasil. Importador e distribuidor de painéis / módulos FV, prontos para instalar no local de geração de energia.

Fabricante – Tracker

Fabricante brasileiro de rastreador solar (tracker).

Geradora de Energia Elétrica

Agente que explora a atividade de geração de energia elétrica e que pode deter instalações de interesse restrito. Incluem-se, neste conceito, autoprodutores, cogeradores e produtores independentes (os Concessionários de Serviço Público de Geração, Produtor Independente de Energia Elétrica e Autoprodutor. Estes agentes podem vender energia tanto no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) como no Ambiente de Contratação Livre (ACL)).

Imprensa, Publicidade Específica

Empresas de mídia, como jornais, canais de televisão, publicidades do setor de energia etc.

Instaladora

Instaladora de sistemas FV, GD e GC, inclusive fundações.

Instituição financeira/ Holding

Organização cuja finalidade é otimizar a alocação de capitais financeiros próprios e/ou de terceiros, obedecendo uma correlação de risco, custo e prazo.

Integradora

Empresa que prospecta o cliente, elabora o projeto, compra os produtos do sistema fotovoltaico, realiza a instalação, faz o processo de conexão da usina à rede pública de distribuição e acompanha o sistema durante um período de garantia previamente acordado.

Logística

Empresa prestadora de serviços destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.


capítulo 13 mapa do encadeamento produtivo

5

Atividade

Descrição

Medição e Verificação

Empresa que presta serviço de medição de aspetos ambientais, vinculados à avaliação do potencial FV (solarimetria, nebulosidade etc.). Verificação e certificação.

O&M

Empresas de operação e manutenção de instalações de geração de ESFV.

Órgão, Autoridade Pública

Pessoa que investida na função pública tem efetivamente o poder de decisão, mando, figurando como competente e responsável pelo ato administrativo.

PD&I

Entidade que atua em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Universidades e ICTs.

Produtora de Silício

Empresa brasileira que produz Silício de grau metalúrgico (Si-MG), a partir de Silício Cristalino, destinado a fabricação de células fotovoltaicas. Pode ser mineradora do próprio Silício ou empresa que compra quartzo das mineradoras para produzir Si-MG.

Representante de Tracker Pessoa jurídica que representa um determinado fabricante que não possui unidade fabril no Brasil. Vende para distribuidores de equipamentos fotovoltaicos e EPCistas. Seguradora

Empresas que irão assumir o risco e indenizar o segurado por qualquer tipo de prejuízo de acordo com o que estava previsto na apólice de seguro. Também inclui corretoras de seguro.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.