Informativo Boa Semente 04

Page 10

Informativo Boa Semente

10

ENSINO CRISTÃO

Abril de 2012

Nossa responsabilidade como ensinadores da Palavra de Deus

Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. TIAGO 3:1 Nosso texto mostra com advertência a grande responsabilidade daqueles que ensinam a palavra de Deus tendo em vista que, o ensino das escrituras é em sua essência falar em nome de Deus, transmitindo a vontade do senhor aos nossos ouvintes, podendo influenciá-los profundamente quanto a fé; o caráter e o destino de suas almas, portanto somos exortados: Primeiro - A tomar ciência de que seremos julgados com maior rigor, conforme Lucas 12:48 “Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá”. Portanto devemos ter em consideração o poder de influência que exercemos sobre o rebanho, a fim de nos aplicarmos ao bem e não ao mal, na condução das ovelhas que o Senhor resgatou com o sangue derramado na cruz. (Atos 20:28)

Segundo - A viver o que ensinamos, conforme Tito 2:7-8 “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. No presente texto o pastor Tito é instruído a ser o exemplo positivo do rebanho em tudo. Deste modo a palavra do Senhor nos da à visão do tamanho de nossa responsabilidade, como guia de um povo redimido pelo sangue de Cristo. (Tito 2:14) Como também nos ensina o apostolo Pedro “servindo de exemplo ao rebanho”. Terceiro - A dedicar- se ao ensino, como lemos em Romanos 12:7 “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”; vejamos também I Tm 4:15-16 “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. Os textos nos exortam a sermos dedicados ao ensino, a meditar nos valores

www.admaracanau.org

espirituais, a nos ocuparmos com as coisas pertinentes ao reino de Deus, dando ampla garantia de salvação a nós e aos nossos ouvintes. Quarto - A saber que seremos julgados pelos nossos motivos, como se pode ver em Mateus 23:5: “E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes”, e ainda em Mateus 6:5 “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”. Pois para Deus não basta fazer, realizar ou executar alguma obra; é preciso ter motivos legítimos tais como: amor verdadeiro; santa piedade e fé não fingida. Quinto - A ter certeza da nossa recompensa. Vejamos nos textos de Daniel 12:3 “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente”. E, ICor 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Amados companheiros aprendamos aos pés do pastor divino, buscando graça e sabedoria para o cumprimento de nossa missão, que o Senhor Jesus Cristo nos dê sempre a sua benção.

Pr. João Gonçalves Mendes Pastor presidente da Assembleia de Deus, Ministério Templo Central, em Maracanaú.

prjoaomendes@yahoo.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.