Calendário de histórias de Natal da BE - 15 de dezembro de 2020

Page 1

Ă€ procura de uma estrela Alexandre Parafita


23

de

dezembro de 2020

À procura de uma estrela Narrador A pequenina aldeia, branquinha de neve, estava maravilhada com a boa nova do nascimento do Menino. Maravilhada e inquieta. Era preciso ir lá, visitá-Lo na pobre manjedoura, e levar-Lhe presentinhos que ajudassem a alegrar ainda mais o humilde lar. Mas como descobrir o caminho? E essa tal estrelinha que os guiaria? Onde estava ela? (...)

Pastor Sou pastor das serranias e ao Menino vou oferecer o leite das ovelhinhas para ajudá-lo a crescer. Moleirinha Eu que sou a moleirinha, vou também com o meu burrinho, e levo esta farinha p'ra lhe fazer um bolinho.

2


23

de

dezembro de 2020

Costureira Eu sou a costureirinha, trabalho em chita e riscado. vou levar-lhe esta roupinha p'ra vestir no batizado. Peliqueiro Eu sou João Peliqueiro, e estas peles vou levar para no mês de Janeiro se poder agasalhar. Lenhador Deixai-me ir também a mim. Eu cá sou o lenhador. vou acender-lhe a fogueira p'ra que tenha mais calor. Vendedeira de fruta Eu sou Maria fruteira, vendo fruta no mercado, levo-lhe figos e passas p'ra que saia bem medrado! Florista Eu sou a Rosa florista, vendo flores toda a semana, só lhe posso levar flores p'ra lhe enfeitar a cabana!· Vendedor ambulante Sou vendedor ambulante, vendo brinquedos nas feiras! vou levar-lhe dois ou três para as suas brincadeiras! 3


23

de

dezembro de 2020

Lavadeira Sou uma pobre lavadeira, não lhe posso dar prendinhas. mas vou também, porque não? sempre lhe lavo as roupinhas. Ferrador eu sou o Zé ferrador. já levo aqui ferramenta. não tendo prenda melhor vou-lhe ferrar a jumenta. Palhaço E eu, um simples palhaço. será que faço lá falta? quer faça ou não, vou na mesma, para alegrar toda a malta! Menino Olhem que eu sou pequenino, não me deixem cá ficar! levem-me a ver o Menino para ter com quem brincar! Pobre da rua Eu sou um pobre da rua, não tenho nada de meu, mas vou também visitá-lo p'ra que me leve p`ró Céu! Todos Pobres somos todos nós! mas ser pobre, isso que tem? Jesus também nasceu pobre e é mais rico que ninguém! 4


23

de

dezembro de 2020

Narrador E lá foram. O caminho? Está bom de ver que o encontraram. O ideal que os havia juntado iluminou-lhes os passos. Nele descobriram, afinal, a tal estrelinha: A mesma que conduziu os reis Magos a Belém.

Excerto do texto original

In: "Histórias de Natal contadas em verso", Alexandre Parafita, Âncora Editora, Lisboa.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.