JEEFEUC - Revista Anual 2022/2023

Page 1

JÚNIOR EMPRESA DE ESTUDANTES

DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

REVISTA ANUAL 2022/2023

AMBICIONE PERFEIÇÃO

JEEFEUC.PT @jeefeuc JEEFEUC

DIREÇÃO,

2022. O ano que marca o início de um ciclo. Um ciclo de crescimento, disrupção e impacto na JEEFEUC. Um ciclo de reconstrução e amplificação de uma história, com já mais de 16 anos, sem nunca descurar a sua essência – a de potenciar a um nível ímpar a experiência de aprendizagem de quem a escreve. Este caminho de consolidação surgiu em 2020, ano fortemente marcado pelas repercussões do período pandémico atravessado e pela posterior passagem da JEEFEUC pelo PREC - o Plano de Reestruturação Estratégica e Crescimento do Movimento Júnior. 2022 culminou, assim, no foco numa única missão: a de inovar e elevar a JEEFEUC de forma inédita, quer no Movimento Júnior, quer no contexto do mercado e prestação de serviços. Cientes de que potenciar o nosso impacto externo não seria possível sem uma estrutura interna que o

sustentasse, começámos por consolidar aquela que seria a base de crescimento da JEEFEUC.

Elaborámos documentação para toda a estrutura organizacional,

promovendo a continuidade de conhecimento. Criámos um departamento de Qualidade, que garantisse todo o controlo e mapeamento processual da Júnior. Promovemos inúmeras ações colaborativas externas, junto da nossa rede de parceiros e Alumni. Intensificámos, a cada dia, aquela que é a experiência de ser Júnior Empresári@ na JEEFEUC, mediante a robustez do nosso sistema formativo e a criação de um Plano de Carreiras para cada um dos nossos Júnior Consultores, alinhado com as suas expectativas e objetivos na Júnior.

A consolidação interna que protagonizámos permitiu-nos ir mais longe. Reestruturámos o nosso core business, otimizámos todos os nossos processos comerciais e desenhámos uma estratégia de marketing que refletisse a nossa visão. Tal culminou num aumento de 2 projetos externos em 2021, para 8 em 2022, bem como num aumento do volume de faturação 248%. Com uma escala

MENSAGEM DA

de satisfação de cliente de 9.14, assegurámos qualidade e excelência no desenvolvimento do nosso core business.

Paralelamente, impactámos um total de 8 SDGs, através da criação de uma equipa interna de Responsabilidade Social. Impactámos a academia, tendo sido a ponte de ligação da faculdade com o mundo empresarial através de workshops com empresas de renome, como a Deloitte, ou eventos como as JEEFEUC Talks. Promovemos ainda a literacia financeira, com a realização de uma competição virtual, em parceria com o Banco Montepio, o The Trading Game. Conseguimos, assim, um maior reconhecimento da proposta de valor da JEEFEUC junto dos estudantes das UC, tendo recebido mais de 170 candidaturas em processos de recrutamento.

Recebemos e espalhámos conhecimento na Network que integramos, através de eventos, formações e sinergias, propondo-nos a acolher o I Junior Entrepreneurs National Congress - o maior evento do Movimento Júnior Português até à data - e recebendo em Coimbra mais de 300 Júnior Empresári@s.

Por fim, potenciámos o nosso impacto

internacional, através da parceria com uma JE francesa e de um programa de mentoring junto de uma JE de Moçambique.

Tal, culminou num crescimento da JEEFEUC na Network que a abarca, através da obtenção do estatuto de Júnior Empresa Certificada e Campeã, encontrando-se no melhor quadrante de desenvolvimento no panorama do Movimento Júnior Português.

Porque recordar o que a JEEFEUC foi neste último ano não se esgota na observação de um período de crescimento, mas na delineação de uma estratégia a longo prazo que o sustente e exponencie nos anos vindouros, estamos plenamente convictos que o futuro será, certamente, promissor. 2022. Indubitavelmente um ano de expectativas e objetivos ambiciosos que, de facto, só têm sido possíveis alcançar mediante a estrutura que os suporta: uma equipa de mais de 60 membros que, todos os dias, acreditam e traçam o melhor para a JEEFEUC. São estas as nossas motivações. São estes os motivos pelos quais, todos os dias, ambicionamos perfeição, a cada tarefa realizada, a cada desafio superado.

PALAVRAS DA VICE-PRESIDENTE EXTERNA,

Enquanto membro da Direção Geral, as minhas funções colmataram no propósito de zelar a organização interna da JEEFEUC, da sua ergonomia à sua operacionalidade, assegurar a alocação eficaz dos recursos, tanto humanos como técnicos e garantir a coordenação interdepartamental.

Quando aceitei o convite para ser Vice-Presidente Interna, estava longe de adivinhar o que seria este mandato. Sem dúvida, um ano de reestruturação, planeamento e estratégia que trouxeram uma maior consistência na nossa atuação, contando com 11 serviços, 5 projetos internos e 4 eventos. Esta consolidação permitiu-nos ir mais longe no Movimento Júnior, desde a certificação da nossa Júnior Empresa em auditoria até à organização do I JENC, sem dúvida dois dos momentos mais gratificantes.

Mas o nosso crescimento não parou por aqui, foi um ano de quebrar recordes no recrutamento e nos eventos, fomos alémfronteiras potenciando a nossa internacionalização, fomos socialmente responsáveis e impactámos a sociedade, a academia, o digital e o tecido empresarial.

Em retrospetiva, o último ano é notavelmente distinguido pelo crescimento sustentado JEEFEUC, orientado para as tendências e exigências futuras. E com a missão em mente de inovar e elevar a JEEFEUC, continuemos este caminho de ambicionar perfeição.

MARIANA SARAIVA

DEPARTAMENTOS

Qualidade e Projetos

Comercial

Marketing e Comunicação

Financeiro Recursos

Humanos

DE QUALIDADE E PROJETOS

Atrevo-me a dizer que sumarizar este ano no Departamento de Qualidade e Projetos é provavelmente a tarefa mais difícil do mandato.

Foi um ano de mudanças estruturais muito significativas, reconhecendo-se também na oficialização da passagem de divisão a departamento e, principalmente, na adição à JEEFEUC e ao departamento de um ramo inteiramente dedicado ao controlo da qualidade processual de toda a organização.

Um ano embrionário e de aprendizagem no que diz respeito à qualidade, mas ainda assim, contando com alguns processos desenvolvidos, nomeadamente, o controlo de qualidade departamental, o controlo de qualidade dos projetos externos e eventos, o controlo de qualidade do “Projeto dos Manuais” e, ainda, o projeto de auditoria interna. Estes, fazem agora parte do dia-a-dia do departamento a par com o ramo anteriormente existente dos eventos.

Visámos seguir este ano uma estratégia, fundamentalmente, de continuidade e de qualidade em detrimento da quantidade no que concerne aos eventos.

Começámos o ano com a presença nas matrículas e na receção ao caloiro e, ainda, com um Open Day numa ótica de aumentar a notoriedade e reconhecimento da JEEFEUC perante possíveis candidatos. De seguida, fez-se acontecer o The Trading Game em colaboração com o Banco Montepio, atingindo o marco do maior número de inscrições e participantes até à data.

Após uma época exaustiva de exames da faculdade, voltámos em grande com o Coffee with the boss numa colaboração com outras 5 organizações estudantis de Coimbra, tendo novamente superado as expectativas relativas à aderência do mesmo. Por fim, trouxemos de volta a segunda edição das JEEFEUC Talks, um evento de responsabilidade social em que metade do dinheiro das inscrições reverte para uma associação, trazendo a par consigo oradores excecionais.

Escusado será dizer que tudo isto se consegue alcançar porque o Departamento de Qualidade e Projetos é composto por pessoas extremamente empenhadas, genuínas e competentes, que têm presentes como valores pessoais intrínsecos a entreajuda e o trabalho em equipa.

Agradeço muito a todos o trabalho desempenhado durante este mandato e reforço o orgulho que tenho em conhecer e pertencer a uma equipa como esta.

RAQUEL FRANCO Diretora do Departamento
DEPARTAMENTO
Gabriela Cordeiro João Magueija Maria Mnedes Matilde Neves José Moura Leonardo Reis Miguel Moura Tatiana Custódio Luísa Matos Gonçalo Pereira

O Departamento Comercial foi pautado por uma mudança inicial nas suas estratégias e abordagens comerciais. Mudanças essas que provieram de inúmeras exchanges com outras Júnior e Alumnis e elaboração de manuais durante todo o Verão. Apesar de termos sido poucos, numa fase inicial, demos ao litro para verificar se, efetivamente, estávamos a efetuar as melhores mudanças e para estar o melhor preparados possível para que as pudéssemos ensinar aos futuros trainees. Por falar em trainees, este ano, em especial o 1.º semestre, foi pautado pela entrada de um número exorbitante de trainees para o Comercial, número esse que era essencial para o desempenho das novas funções por mim definidas. Destes, todos evoluíram para colaboradores, confirmando a sua satisfação e vontade de permanecer na JEEFEUC. Por sua vez, o 2.º semestre acolheu 3 trainees, o que significa que, atualmente, nos encontramos com 15 membros ativos no seio do Departamento. Com uma coesão e boa disposição nas nossas reuniões e nos pequenos teambuildings que fomos fazendo, acredito que esta equipa tem tudo para dar certo e continuar a fazer um excelente trabalho ao longo do próximo ano! Relativamente a feitos, o Departamento Comercial foi incansável! Conseguimos um total de 5 contratos assinados, 31 propostas enviadas, mais de 400 contactos com potenciais clientes (chamadas telefónicas, e-mails e reuniões) e infinitas formações dadas a outras Júnior Empresas e Iniciativas, nacionais e internacionais. Destes dados retiramos que dos 10 projetos externos, 4 foram por abordagem passiva – algo inédito – e 2 foram do novo serviço que a JEEFEUC criou e desenvolveu ao longo deste ano – o rebranding -, a faturação aumentou em 247,6% em comparação ao ano anterior e, com base nos inquéritos efetuados

aos nossos clientes, a sua satisfação pautou-se nos 9,14, numa escala de 0 a 10. Gostava de deixar a nota (e quase com uma lágrima no canto do olho) que ser Diretora Comercial foi um mix feelings enorme, desde todas as complicações aquando da minha entrada, a ser Diretora do Mês, a preocupações com auditoria e cumprimento de objetivos, a entrada de novos membros, entre tantos outros. Saio da JEEFEUC com a certeza de que dei o meu máximo, que apenas foi possível graças aos meus 2 grandes apoiantes – Comercial e Direção –que fizeram sempre tudo o que estava ao seu alcance para me ajudarem e me incentivarem a ser sempre melhor, tanto a nível pessoal como profissional. Desta forma, é com grande sentimento de tristeza e, simultaneamente, de orgulho que deixo este cargo ao próximo Diretor Comercial que, tenho a certeza, que irá elevar o Departamento ainda mais alto do que eu consegui!

DEPARTAMENTO COMERCIAL
EVA SILVA Diretora do Departamento

Que os que por aqui passem aprendam tanto ou mais que eu e, já sabem, QUANTO MAIS DEREM À JEEFEUC, MAIS A JEEFEUC VOS DÁ A VOCÊS!

João Batuca Vasco Azevedo Pedro Sena Gonçalo Silva Lara Pereira Margarida Letra Afonso Silva Bernardo Oliveira Afonso Eliseu Sílvia Godinho Nuno Gouveia Lourenço Marques Gabriel Gama

MARKETING & COMUNICAÇÃO

Superação! É com este sentimento que deixo este capitulo da minha vida, a JEEFEUC. Durante esta passagem como Diretor do Departamento de Marketing e Comunicação tive a oportunidade de gerir e acompanhar uma equipa incrível. Os números falam por si. Conseguimos passar do mais baixo nível que uma Júnior pode estar diretamente para o patamar mais alto, Junior Campeã, desta forma não posso deixar de agradecer aos meus campeões!

À Andreia, à Martins, à Ema, ao Manuel, ao João, à Brásio, à Mónica, à Leonor, à Maria, às Sofias, à Marta e à Bárbara, o meu mais sincero OBRIGADO!

É com um misto de nostalgia e entusiasmo que encerro este ciclo, pois sei que cada um de vocês continuará a trilhar caminhos brilhantes. As memórias e a aprendizagem que partilhámos serão lembrados com carinho, e estou confiante de que o futuro do Departamento de Marketing e Comunicação será ainda mais promissor com a liderança da nova diretora. Continuarei a acompanhar a trajetória de cada um de vocês com admiração e torcendo para que alcancem todo o sucesso que merecem. Obrigado por fazerem parte desta jornada e por tornarem os meus dias aqui verdadeiramente memoráveis. Sigam firmes, inspirando e deixando a vossa marca por onde passarem. A todos os colegas, parceiros e colaboradores que estiveram connosco nesta caminhada, o meu agradecimento especial. Juntos, construímos um legado de excelência e superação.

Fico eternamente grato e levo esta equipa no Diana Rosendo da Silva, Bernardo Abel, Mariana Saraiva, Raquel Pereira, João Pedro Coelho, Eva Violante da Silva e Raquel Franco. Obrigado por tornarem isto tudo tão fácil. Que o Departamento de Marketing e Comunicação continue a crescer, impulsionado pela criatividade, dedicação e paixão de cada um de vocês.

Até sempre, e que os próximos capítulos sejam ainda mais promissores!

JEEFEUC no coração!

FRANCISCO ALMEIDA
do Departamento DEPARTAMENTO
Diretor
DE

Marta Martins

Mónica Gomes

Leonor Ferreira

Sofia Pinho

Beatriz Brásio
Maria Adriana Beatriz Martins João Correia Maria Furtado Bárbara Carvalho Andreia Dias Sofia Henriques Ema Pinheiro Manuel Gonçalves

O ano de 2022 foi sem dúvida alguma um ano de afirmação para a JEEFEUC. Durante este último ano, foi possível com o esforço de todos os colaboradores concluir e criar novos projetos, que colocam a JEEFEUC em outro plano de visibilidade e notoriedade.

Foi um período de crescimento em todos os sentidos que acabou por inevitavelmente aumentar o nível de faturação da JEEFEUC, a nossa carteira de clientes e consequentemente os nossos fluxos económicos e financeiros.

O aumento da prestação e consumo de serviços para além de um aumento dos gastos e rendimentos trouxe também o aumento da necessidade de adotar estratégias de controlo e de planeamento. Neste sentido, um dos maiores desafios do departamento financeiro durante este ano foi sem dúvida garantir o aumento da regularidade, da eficiência e do número de processos de controlo, ao mesmo tempo que se cumpriam as normais tarefas do departamento.

O aumento da atividade para além de provocar a necessidade de alterar e melhorar alguns processos interdepartamentais, levou a que a nível interno houvesse esforços para que esta melhoria processual se alarga-se para o planeamento fiscal e para um aumento do foco no preenchimento e entrega das declarações fiscais, que passaram a estar no foco da ordem de trabalhos do departamento. Tão ou mais importante do que o aumento da atividade, foi sem dúvida o ambiente fomentado nas sessões de trabalho departamentais, em que reinou a entreajuda, o ambiente familiar e o desejo de aprender mas nunca colocando em causa os interesses da Júnior Empresa e o rigor exigido.

Após considerar todas estas variáveis, seria difícil fazer um balanço mais positivo do desempenho do departamento financeiro mas sem dúvida que há muito caminho para ser trilhado e fatores que podem ser melhorados.

JOÃO COELHO
DEPARTAMENTO
Diretor
FINANCEIRO
Diogo Santos Rui
Cruz Luísa Moreira Diogo Reis
Martim Simões Paulo Oliveira Mafalda Santos

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

O ano de 2022 foi, para Recursos Humanos, um ano de recordes e expectativas superadas. Começando com os recrutamentos é seguro dizer que com o esforço de todos os membros de recursos humanos juntamente com a direção este permitiu direcionar o departamento com a motivação certa. Seguido pela tão aguardada gala anual, que foi organizada com o esforço e entusiasmo de todos de forma a proporcionar uma noite inesquecível para toda a junior. Também a boa organização para realizar as avaliações mensais e os relatórios das formações foram essenciais para cumprir os aspetos da auditoria e assegurar a motivação e a vontade de todos os membros dentro da júnior. Foi criada uma newsletter quinzenal, também realizada pelo departamento, com o intuito de sumariar os varios acontecimentos desde formações a teambuilding, eventos e projetos, duas vezes por mes. Por fim, tambem apostamos na realização de varios teambuildings de forma a aumentar e melhorar a relação entre os varios membros da junior e realizar atividades de networking.

A todos os colegas, parceiros e colaboradores que estiveram connosco nesta caminhada, o meu agradecimento especial.

Juntos, construímos um legado de excelência e superação.

PEREIRA

Diretora do Departamento

R AQ UEL
David Caetano Afonso Costa Luísa Moreira Maria Lourenço Margarida Domingues Rita Dias Susana Vieira Pedro Rebelo Francisco Santos Diana Ribeiro Leonor Carreiro Marta Alves

PROJETOS EXTERNOS

-PRR

-START PME 1

-START PME 2

-Fangas Veg

-Pastelaria Palmeira

-Rei dos Frangos

-Salão de Beleza Maria Teresa

-Escola de Condução

Centro de Portugal

-Embrace Patterns

-Núcleo de Estudantes de Economia da AAC

PRR

O Projeto PRR baseia-se no desenvolvimento de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência. Este projeto permitiu que se desenvolvessem capacidades como o trabalho em equipa, espírito crítico e aperfeiçoou o trabalho sob pressão. Com isto, foi possível perceber a relevância que um Júnior Empresário na JEEFEUC tem no mundo empresarial. Como tal, agradecemos a confiança do cliente na JEEFEUC, bem como à JEEFEUC pela possibilidade de integrarmos um projeto que assume tanta responsabilidade, tendo em conta o prazo limite do mesmo. PRR.

START PME 1

O projeto teve início em setembro de 2022, tendo sido, inicialmente, composto apenas por uma equipa e, mais tarde, dividido em duas. Este consistiu na realização de planos de negócios para clientes da Start PME, cujo desenvolvimento baseava-se na elaboração de análises de mercado, estratégicas, projeções financeiras, estratégias comerciais e de marketing aplicadas às necessidades do cliente e da sua visão do projeto. Ainda que a comunicação com o cliente não tenha sido sempre a mais fácil, o projeto permitiu às equipas adquirir valiosos conhecimentos teórico-práticos, uma vez que, para alguns membros, foi o primeiro contacto com este tipo de serviço.

Diogo Santos, Manager da Equipa 1

STAR PME 2

O projeto da Start PME baseia-se na elaboração de planos de negócios para diferentes empresas fornecidas pela Start PME, funcionando como intermediário entre a JEEFEUC e o cliente. Teve início em outubro de 2022 mantendo-se até ao momento. Neste projeto somos responsáveis por recolher informação, analisar o mercado e definir uma estratégia que consiga levar a empresa ao melhor resultado possível. No entanto, este trabalho mostrou-se muito desafiante pela difícil comunicação com o cliente e pelo prazo reduzido de execução dos planos de negócio. O balanço final é positivo e gratificante, realçando o excelente trabalho em equipa e a cooperação entre os membros para o bem do projeto. Por fim, deixo um obrigado a toda a equipa da JEEFEUC e da Start PME por contribuírem para um bom desfecho deste projeto.

Henrique Garrido, Manager da Equipa 2

PASTELARIA PALMEIRA

O projeto da Pastelaria Palmeira, com início no ano de 2023 conta com uma equipa de três colaboradores motivados, desde a sua origem. Por meio da criatividade envolvida e da utilização das melhores metodologias, o serviço de gestão de redes sociais em foco, tem atingido de forma progressiva, todos os objetivos pretendidos: desde o aumento de interações e leads à melhoria do alcance das redes sociais, conquistando assim, novos fiéis seguidores ao negócio. Entre a JEEFEUC e o cliente tem sido estabelecida uma relação bastante saudável e de satisfação mútua, sendo por isso, um projeto com um impacto muito positivo para todos os envolvidos. Com consciência das capacidades de todos os membros, acredito que os primeiros cinco meses de trabalho ditam o sucesso futuro do mesmo, com garantia de que, através da dinamização das redes, novos clientes surgirão, dia após dia.

SALÃO MARIA TERESA

O projeto do salão Maria Teresa teve por base a gestão das redes sociais deste cabeleireiro. Situado na parte mais velha da cidade, o principal objetivo da equipa sempre foi dar a conhecer o trabalho e os serviços diversificados a novos potenciais clientes. A aposta foi sobretudo feita no Instagram para chegar às sociedades mais jovens. Uma mudança de Instagram para conteúdos dinâmicos e fáceis de interpretar. Conseguimos afirmar desta forma que os clientes do salão conseguiram chegar a estudantes de erasmus, crianças e jovens adultas que procuravam um estilos diferente. Realizamos um recrutamento para uma nova posição de manicure, novos projetos como “dicas e curiosidades do nosso cabelo” e ensina-nos as próprias cabeleireiras a tirar as suas próprias fotos aos penteados, explicando onde é como seria mais esteticamente aprazível. As reuniões mensais permitiram-nos em equipa analisar os resultados e a performance da abordagem utilizada. Por fim, este projeto deu asas à nossa criatividade e mente estratégica bem como a formações de aplicações de edição. O balanço deste ano foi positivo e gratificante. Resta congratular as colaboradoras Marta Alves, Leonor Carreiro e Luana Andrade pelo trabalho e dedicação postos neste projeto.

FANGAS VEG

O projeto Fangas Veg consistia num projeto de gestão de redes sociais de um restaurante vegetariano de petiscos, ao nível do Instagram e do Facebook. Mensalmente eram realizados um plano de comunicação, um relatório de análise e um benchmarking. Neste ano, a cliente decidiu não renovar o contrato para dar a oportunidade aos trabalhadores da casa para assumir a gestão das redes do estabelecimento. O projeto passou por altos e baixos, sobretudo pela constante mudança de equipa. No entanto, todas as dificuldades enfrentadas contribuíram para um melhor desempenho final. Assim, resta-me agradecer a toda a equipa que fez parte do projeto e desejar ao Fangas Veg tudo de melhor nesta nova fase.

ESCOLA DE CONDUÇÃO

CENTRO DE PORTUGAL

O projeto da Escola de Condução Centro de Portugal foi um serviço de Gestão de Redes Sociais feito para um negócio local, e decorreu ao longo de 3 meses, de setembro a dezembro de 2022. Para mim, foi não só o primeiro projeto externo relacionado com a área de marketing em que participei, como também o primeiro projeto em que tive a oportunidade de ser Project Manager. Com uma equipa de 3 pessoas em que apenas uma vinha da mesma área de trabalho que eu, a curva de aprendizagem que enfrentei foi um pouco mais “apertada” do que o que esperava. Ter que dar formações, organizar ideias, distribuir tarefas, fazer visitas e gravar conteúdo foram, na sua maioria, responsabilidades às quais não estava habituada, mas é precisamente por essa razão que estas experiências são ótimas para nos fazer evoluir imenso num curto espaço de tempo! Trabalhei a minha capacidade de adaptação, de comunicação com clientes, de gestão de equipa e de tempo de maneiras que nenhuma tarefa departamental, por muito elaborada que fosse, me permitiria fazer.

Apesar de todos os percalços, foi uma experiência extremamente importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

EMBRACE PATTERNS

O Projeto “Embrace Patterns”, durante o meu percurso na JEEFEUC, foi o que mais me desafiou e me ajudou a crescer pessoalmente e profissionalmente. Este projeto consistiu num plano de negócios sobre SPACs (Special Purpose acquisition company). Uma SPAC tem a missão de angariar fundos através de uma IPO (Oferta Pública Inicial) para oferecer ações em troca de arrecadar capital. Com este capital a SPAC compra uma ou mais empresas para criar uma empresa cotada na bolsa. Por ser um assunto recente e não muito abordado em Portugal, eu e a minha equipa sentimos uma grande dificuldade em nos posicionarmos sobre algo. Mas com o grande tempo dedicado à pesquisa e à aprendizagem do tema, fomos conseguindo realizar o plano da melhor forma. Acho que este projeto deu a cada um de nós uma grande capacidade de resiliência e de comunicação. Todas as horas que se estenderam pela madrugada a tentar resumir legislações, conceitos e elementos importantes de prospectus de outros exemplos de SPACs, foram cruciais para a aprendizagem. As reuniões com a EURONEXT e com a CMVM, entidades que nos ajudaram imenso a concretizar este projeto e que sem elas não teria sido possível tratarmos de pontos mais detalhadamente, e até mesmo as mensagens que foram enviadas sem sucesso de resposta, Tudo foi importante e significativo para a concretização do plano. Resta-me agradecer a todos os elementos que me deram o privilégio de fazer parte de uma equipa fantástica com um projeto

que se tornou real: João Lourenço, André Guilhoto, Mariana Saraiva e Diana Rosendo. Sem os mesmos não teria sido possível a concretização do projeto e não teria ganho um maior sentido de compromisso e de trabalho de equipa. Antes de um projeto nos ensinar o que quer que seja , os membros que o constituem e lhe dão vida ,ensinam-nos algo primeiro.

NEE/AAC

O serviço prestado ao Núcleo de estudantes de Economia consistiu na elaboração de dois logótipos: um para o Núcleo em si, e o segundo para o Jornal dinamizado pelos seus membros - “O Tostão”.

Não foi uma tarefa fácil pensar num conceito clássico que não fugisse muito àquela que é a imagem da Associação Académica de Coimbra e dos demais núcleos, mas que ainda assim fosse capaz de captar a irreverência e singularidade do Núcleo e do seu contexto. Ainda assim, ser PM deste projeto foi uma oportunidade e uma experiência que irei lembrar com carinho, não só porque me deu a possibilidade de explorar o meu grande interesse pelo design gráfico da maneira mais pura e dura até à altura, mas também por poder ter feito parte de um marco histórico para o NEE/AAC que, enquanto estudante de Economia, tanto me diz.

REI DOS FRANGOS

O Projeto Rei dos Frangos consiste numa análise de satisfação do cliente para a cadeia de restaurantes “Rei dos Frangos”. Com esse objetivo, foi preciso recolher dados relativos aos clientes. Para isso, e como a recolha tinha de ser feita presencialmente, juntámos todos os membros da JEEFEUC e viajámos pelo centro do país, visitando cada uma das 17 lojas Rei dos Frangos. As viagens foram feitas em formato de teambuilding por cada um dos departamentos, aproveitando o projeto para solidificar as relações dentro de cada departamento. Depois de muitos meses de visitas, 643 inquéritos recolhidos, uma mudança de equipa e um relatório provisório para auditoria, conseguimos, em fevereiro, finalizar o relatório final da análise de satisfação do cliente. Mais uma vez, este projeto demonstrou a importância da coordenação e, sobretudo, o espírito de compromisso que todos têm para com a JEEFEUC, porque pedia o esforço de todos os membros da júnior, mesmo não fazendo parte do projeto. Não obstante, mostrou-se mais uma vez que estamos à altura do desafio e continuamos a trabalhar para que JEEFEUC seja, cada vez mais, sinónimo de qualidade.

PAVIERA

O serviço de branding para a Paviera foi um projeto de curto prazo, tendo ocorrido durante o mês de novembro de 2022 e foi realizado por 3 colaboradores, todos do departamento de Marketing e Comunicação. Este serviço tinha como objetivo a criação de um novo logotipo para a Paviera, um logo que fosse simples, moderno, futurista e que se relacionasse com a própria empresa. Após saber os objetivos pretendidos, a equipa reuniu de modo a complementar as ideias individuais de cada um como ponto de partida. Através de várias reuniões e distribuições de tarefas, apenas entre a equipa e também com o responsável da Paviera, a equipa conseguiu alcançar o objetivo pretendido, no tempo pretendido, entregando várias variações de cores e formatos do logotipo final. Sinto que liderar este projeto foi importante no desenvolvimento das minhas capacidades e que o finalizei com a sensação de dever cumprido. Resta-me agradecer à minha equipa, Francisco Almeida e Cátia Duarte, que foram inalcançáveis e fizeram com que o projeto corresse da melhor forma possível.

PROJETOS INTERNOS

-Manuais

-Responsabilidade Social

-Auditoria Interna

-Internacionalização

-Website

-I Junior Entreperneurs National Congress

- The Trading Game

-JEEFEUC Talks

O Projeto iniciou em fevereiro de 2022 e terminou em fevereiro de 2023 - teve, portanto, a duração de 1 ano. Durante esse ano, foram realizados todos os manuais que foram solicitados e, ainda, outros documentos igualmente necessários - mapeamentos de processos, por exemplo. O objetivo é deixar registado, em formato de manual, tudo aquilo que é parte interna da JEEFEUC. Foi criado para desenvolver documentos necessários para a Auditoria, tendo a sua atividade, portanto, grande ligação com a Direção da Júnior. Assim que definidos os objetivos da Auditoria, a Direção encarrega-se de dividir tarefas, sendo algumas alocadas ao projeto. É importante ter um grande conhecimento sobre o funcionamento interno da Júnior, para que se torne mais fácil a elaboração dos documentos necessários.

Os manuais podem assumir formato Word ou PowerPoint, dependendo do seu tipo. Ambos os formatos assumem a mesma estrutura: Capa, Índice, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, incluindo também a data da última revisão (que pode ou não coincidir com a data da sua criação) e o autor da mesma.

Fazer parte deste projeto requer organização e pesquisa e todos os membros que dele fizeram parte demonstraram as qualidades necessárias.

Juntos, pudemos criar toda a documentação necessária para que pudéssemos ser uma Júnior Federada e Certificada, que era a finalidade que se pretendia.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O projeto interno de Responsabilidade

Social tem como propósito impactar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU através de várias iniciativas.

Teve o seu começo neste ano letivo e com ele foram realizadas formações aos membros da JEEFEUC por parte de outras entidades e foram desenvolvidas também algumas atividades em Team Buildings. É um projeto que tem muito para crescer e ideias não faltam, será um foco nos próximos anos, sem dúvida.

AUDITORIA INTERNA

O projeto de Auditoria Interna vem no seguimento e na tentativa de melhorar o desenvolvimento sustentável da JEEFEUC com enquadramento na Matriz de Desenvolvimento. Este projeto, realizado por membros do Departamento de Qualidade e Projetos, visa garantir a qualidade dos documentos submetidos a auditoria final com a JE Portugal, através de uma análise dos processos realizados com sugestões de melhoria e novas recomendações de implementação. Para além disto, este projeto permite também simular o nível de desenvolvimento que a JEEFEUC poderá obter por parâmetro nos resultados da auditoria final.

PROJETO DOS
MANUAIS

INTERNACIONALIZAÇÃO

Este ano, mais que nunca, a internacionalização foi uma palavra bastante utilizada na JEEFEUC. Com o intuito de elevar a nossa Júnior a um patamar superior, procedemos, pela primeira vez, à realização de uma parceria internacional, mais concretamente, com uma Júnior Empresa Francesa – Excelia Junior Consulting. Esta parceria teve início no mês de dezembro de 2022, tem duração de 5 anos e consiste num processo de dar/receber formações aplicáveis às Júnior em questão sobre temáticas que uma ou outra esteja mais desenvolvida e familiarizada. Mas, a verdade é que, o processo de internacionalização não começou aqui. Este remonta ao mês de junho de 2022, no qual uma Júnior Empresa Brasileira – ESPM Jr. – entrou em contacto com o Departamento Comercial da JEEFEUC para realizar algumas sessões connosco com o objetivo de perceber o modo de funcionamento do mesmo e estratégias e abordagens comerciais que a JEEFEUC utilizava de modo que fossem de possível aplicação na ESPM Jr. No mesmo mês, a professora Liliana Marques, da FEUC, agendou uma reunião entre a JEEFEUC e os professores Ailton Moreira e António Baptista, da Escola de Negócios e Governação, da Universidade de Cabo Verde, na qual foi discutido o funcionamento do Movimento Júnior Português e, em particular, da JEEFEUC, na expectativa de o implementar em Cabo Verde, fomentando, assim, o empreendedorismo jovem. Para além disto, no mês de outubro, decidimos entrar num programa de

mentoria proposto pela JE Portugal –o Programa Crescer -, no qual fomos mentores de uma Júnior Moçambicana – Facee Consulting e Traning. Neste programa, a JEEFEUC ajudou no desenvolvimento e estruturação de cada departamento, definição de objetivos e cargos, entre outras questões pontuais, através da partilha de experiências e conhecimentos, num período de tempo de 12 semanas. Chegando ao fim deste ano letivo, considero que o balanço do processo de internacionalização é bastante positivo, apesar de ter noção que se encontra, ainda, numa fase relativamente inicial. Creio que, com todas as ferramentas que deixámos, estratégias, plano de ações e benchmarking de relações internacionais que definimos, a JEEFEUC tem tudo o que é necessário para continuar a evoluir a este nível e, quem sabe, um dia, vir a realizar um serviço para um cliente internacional.

WEBSITE

O projeto interno “Site JEEFEUC” foi executado ao longo de todo o ano letivo, passando pela manutenção, atualização e restruturação de todo o website. Com vista a tornar o nosso site cada vez mais interativo e apelativo ao olho do cliente é agora incorporado linguagem programática, algo não visto até ao presente ano, o que não seria possível sem as incontáveis horas de autoaprendizagem por parte da sua equipa.

Como último desafio do projeto realizou-se a migração da versão 7 para a 7.1 da plataforma à qual o website está alocado. Sem dúvida um dos momentos em que se verificou maior empenho

e união da equipa visto que, além de ser uma tarefa árdua, é imposto pelo Squarespace um tempo limite para tal. Em tom conclusivo, considera-se que todos objetivos e desafios foram completos e ultrapassados na integra dando-se assim o projeto “Site JEEFEUC” como concluído com sucesso.

2º EDIÇÃO

15:30 - 15:40 - Check-In

15:40 - 16:40 - “Pontes Para Um Futuro Sustentável”, com Amélia

16:50 - 17:50 - “A Importância da Gestão iNovação Tecnológica”, com Miguel Capelão

18:00 - 19:00 - “O Bom, O Mau e o ChatGPT: Futuro do Emprego”, com Pedro Marinho

-- Sessão de Encerramento

A JEEFEUC Talks consiste numa tarde de palestras onde os temas ou formatos escolhidos têm uma ótica de disrupção e desafio para a comunidade estudantil de Coimbra. Este evento é também de responsabilidade social, uma vez que metade valor cobrado pelo bilhete é revertido a favor de uma associação.

A primeira edição deu-se no ano letivo 2021/2022 e contou com mais de 100 participantes! Assim, conseguimos doar mais de 150 euros à instituição “Acreditar Coimbra” que faz um trabalho admirável a várias famílias e amigos de crianças com doenças oncológicas.

A segunda edição deu-se no ano letivo 2022/2023, sendo o último evento do mesmo. O tema central desta edição foi “Gestão e Tecnologia: Aliados ou Rivais?” e contou com as presenças de Pedro Marinho, Amélia Santos e Miguel Capelão. A escolha sobre qual das associações viria a receber o donativo, nesta edição, foi feita pelos participantes que puderam votar entre 3 opções: ADAV (Associação de Defesa e Apoio à Vida) que se destaca pelo apoio que dá à família e pela defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher; ANAI (Associação Nacional de Apoio ao Idosos) que tem por objetivo principal proporcionar bem estar e a integração dos idosos como cidadaõs ativos e Associação A Cores cuja missão é dar apoio a crianças e jovens em situação de risco e/ou perigo. Organizar a edição deste ano foi desafiante e só tenho a agradecer ao apoio que recebi de toda a equipa envolvida nas várias vertentes.

Todos trabalhamos com um único objetivo em mente: proporcionar um momento de aprendizagem a todos os participantes.

Futuro Amélia Santos Gestão na ChatGPT: IA e o

O JENC, Junior Entreperneurs National Congress, é um dos eventos anuais de socialização do Movimento Júnior Português, tendo sido realizada a 1ª edição do mesmo nos passados dias 18 e 19 de fevereiro, organizada pela JEEFEUC. Podemos orgulhar-nos de ter organizado o maior evento do MJP de sempre até à data, acolhendo assim mais de 300 Júnior Empresários na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O evento foi composto por diversos momentos de socialização, networking, formações, round tables, workshops, momentos de discussão e assembleias gerais. Graças a todo o esforço e desempenho realizados pela equipa organizadora da JEEFEUC conseguimos doar mais de 850€ à Instituição Centro de Apoio ao Sem Abrigo Coimbra. Por último, apenas reforçar o excelente desempenho de toda a equipa ao longo do evento que culminou num dos pontos mais altos e especiais do mandato 2022-2023.

powered by

O evento The Trading Game, decorreu entre 28 de novembro e 16 de dezembro, consistiu numa competição online organizada pela JEEFEUC, com o apoio do Banco Montepio, que disponibilizou a plataforma Montepio Trader Go. Teve como principal objetivo poder negociar um conjunto alargado de ativos financeiros numa conta com capital virtual, em tempo real, ao longo de três semanas.

Durante as três semanas tivemos várias formações e palestras dirigidas aos nossos participantes, com o intuito de poderem aprofundar os seus conhecimentos sobre os mercados financeiros, entre outros.

Na primeira semana, a formação foi dirigida por o César Sotero, colaborador do Banco Montepio no departamento intermediação financeira, onde os inscritos tiveram a oportunidade de poder aprender mais sobre a plataforma Montepio Trader Go e esclarecerem as suas dúvidas.

Na segunda semana, contamos com o César Sotero e com o Vítor Ramos, ambos colaboradores do Banco Montepio no DIF, que abordaram temáticas sobre “Disrupção, Negociar ETF`s e CFD`s”, das quais, além de explicarem o conceito de ETFS e Cfds e exemplificar na prática como estes se processavam, também se fez uma abordagem sobre a atualidade e falouse de algumas mudanças que se deram ao longo dos tempos a nível financeiro, tecnológico, ect.

Por último, mas não menos importante, fechamos o The Trading Game com o Gabriel Ferreira, que nos apresentou “Metaverso, Criptomoedas e NFTs”, ajudando-nos a perceber melhor estes conceitos, a desconstruir todo o preconceito que se faz em volta destes novos meios de investimento (criptomoedas & NFT`S), de como o Metaverso é o futuro e como pode ser útil nos dias de hoje.

SECÇÃO ALUMNI

PEDRO CASTRO

CURSO: ECONOMIA, FEUC

DEPARTAMENTO: RH

EMPRESA: MASTERCARD

Em Abril de 2019, aquando da minha saída da organização, pediram-me para escrever uma pequena mensagem intitulada de “O que é a JEEFEUC?”. Na mesma escrevi “Agora digo, e no futuro direi, que a JEEFEUC é uma mais-valia”, mesmo convicto da minha mensagem, não tinha a certeza do impacto que a júnior empresa teve em mim como profissional.

Recapitulando o meu percurso. Em 2017, ainda como caloiro da licenciatura em Economia, ingressei no departamento de RH da JEEFEUC, em que tive a oportunidade de desenvolver competências e conhecimentos nas mais diversas áreas do departamento, desde recrutamento até sistemas de avaliação. Além disso, ao mesmo tempo, executava serviços para clientes das mais diversas indústrias. Tudo isto aprimorou o meu sentido crítico e de compromisso que agora aplico no mercado de trabalho enquanto consultor, na Mastercard.

Em 2018, assumi o cargo de Administrador na júnior empresa, atualmente denominado de VicePresidente Interno. Gestão de pessoas e expetativas foram competências desenvolvidas durante este período, características cruciais no mercado de trabalho, não só em consultoria estratégica, mas nas mais diversas áreas.

Agora, em 2023, tenho a convicção que estava correto sobre a mensagem inicial, que

A DESENVOLVER O PROFISSIONAL QUE

SOU HOJE.

A JEEFEUC AJUDOU

Entrei para a JEEFEUC no meu segundo ano de licenciatura, numa altura em que senti que já conseguia conciliar de forma bastante positiva as exigências da licenciatura com a carga horária dos meus treinos de natação de competição.

Na altura (já não me recordo se por pedido meu ou “decisão superior”) ingressei o Departamento Comercial, responsável pela angariação de projetos para a Júnior. Não me via com um perfil de “comercial” (com o qual ainda não me identifico) mas aproveitei a oportunidade para experimentar algo diferente.

Durante o meu primeiro ano de JEEFEUC, para além das exigências habituais do departamento (i.e. cold calling, emails, reuniões e discussões de estratégia), liderei a equipa que organizou o jeniAL’17, na altura um evento com o recorde de participantes. Sinto que este foi talvez o desafio mais exigente que tive no meu percurso, pela dimensão, pela novidade e pela importância que o evento tinha para

FRANCISCO GONÇALVES

CURSO: ECONOMIA, FEUC

DEPARTAMENTO: COMERCIAL

EMPRESA: DELOITTE

nós. As últimas duas semanas foram bastante duras mas o resultado foi extremamente positivo! No meu segundo ano, passei a completar as minhas responsabilidades mais operacionais com exigências de gestão de equipa, ao ingressar na direção da júnior como Diretor do Departamento Comercial. Lembrome bem dos desafios que tive a nível de definição da estratégia comercial (i.e. que geografias, que clientes e que ofertas procurar promover ao longo do ano) bem como das reuniões de direção no piso 3 a horas que já não recomendo a ninguém! Recordo-me de ocasiões não muito raras em que saímos da faculdade às 2 ou 3 da manhã, o que demonstra a motivação e empenho que tínhamos para com os objectivos definidos (bem como a necessidade de ser-mos um pouco mais eficientes).

Saí da JEEFEUC no meu segundo ano (terceiro da licenciatura) com um sentido de dever cumprido e claramente diferente da pessoa que tinha entrado, principalmente nos seguintes temas:

1. Gestão de tempo e priorização: a conciliação de diferentes atividades (entre aulas e estudo, treinos e JEEFEUC) permitiu-me gerir de forma mais eficiente o que fazia com o meu tempo, suportando na criação de rotinas, disciplina e consistência. Estas skills geralmente muito banalizadas são muito importantes no trabalho que desenvolvo na Deloitte, visto que o tempo de trabalho é (e tem que ser) controlado para garantir uma boa qualidade de vida;

2. Orientação para a solução: diferentes atividades que desenvolvemos expõem-nos a diferentes desafios e dificuldades. Na JEEFEUC a definição de estratégia comercial foi claramente um dos principais para mim, mas tal como identificamos problemas devemos procurar dissecar os problemas na tentativa de arranjar soluções. Consultoria é isso mesmo: identificar metodologias e abordagens para problemas identificados e testar essas mesmas abordagens de forma metódica;

3. Definição de objetivos: qualquer que seja a carreira que sigam, definição de objetivos é essencial para orientação e eficiência do trabalho, seja a nível mais macro (e.g. definição de objetivos financeiros de uma grande empresa para o FY corrente) ou mais micro (e.g. atividades a desenvolver durante o dia de hoje). Comecei a fazê-lo na JEEFEUC com as reuniões semanais e continuo este exercício de forma diária, semanal, mensal e anual na Deloitte.

Aproveitem esta enorme oportunidade que é a JEEFEUC para se começarem a aperceber dos desafios de um primeiro emprego e para estimularem o vosso interesse pelo mundo da Consultoria!

Nem sempre certas apostas que decidimos fazer nos conseguem dar o retorno esperado. Apesar do percurso académico surgir com uma rota prédefinida e comum a milhares de estudantes, existem oportunidades que nos permitem marcar pela diferença e eu senti que a JEEFEUC poderia ser uma aposta vencedora. A proposta de valor que uma Júnior Empresa apresenta a um estudante com ambição e vontade de se desenvolver profissional e pessoalmente é bastante tentadora. Ao longo do meu percurso, consegui desenvolver a capacidade de gerir melhor o tempo, organizarme por prioridades, trabalhar em equipa em prol de um objetivo comum e desenvolver uma capacidade de pensar gestão num contexto prático que me permitiu rapidamente ganhar enquadramento do mundo empresarial. Seja numa lógica de trabalho interno a nível departamental, seja numa lógica de projeto ou até na organização de um

CURSO: GESTÃO, FEUC

DEPARTAMENTO: RH

EMPRESA: KORN FERRY

evento, a JEEFEUC tem a capacidade de acelerar o nosso crescimento por nos tirar da nossa zona de conforto, rodeados por pessoas igualmente ambiciosas.

Acima de tudo, a entrada na JEEFEUC permitiu-me encontrar um posicionamento mais assertivo na forma de abordar clientes, desenvolver equipas, gerir conflitos e construir uma rede de valor à minha volta. Todos estes pontos, quando trabalhados, conseguem transformar-nos enquanto pessoas e futuros profissionais porque nos dão o conhecimento e a maturidade que nos serão exigidos nos desafios que a vida inevitavelmente nos coloca pelo caminho.

A decisão de fazer parte da JEEFEUC é um motivo de orgulho no qual, ainda hoje penso que se não tivesse acontecido, dificilmente teria desenvolvido as ferramentas que me permitem ser mais ágil nas respostas aos desafios que surgem no dia a dia.

TIAGO MARGATO

Em retrospetiva, ficam boas memórias, amigos e principalmente a mentalidade de que para crescer precisamos de uma dose de ambição capaz de nos fazer arriscar e, quem sabe, encontrar uma aposta vencedora!

A JEEFEUC FOI A MINHA.

DE OLHOS POSTOS NO FUTURO DIREÇÃO

2023/2024

O último ano foi repleto de desafios e conquistas, que atravessámos e alcançámos devido à extrema dedicação e resiliência de todos os colaboradores da nossa júnior empresa, que todos os dias trabalharam de forma a proporcionar a melhor qualidade de serviço aos nossos clientes. Compreendemos também, a importância de abraçar a sustentabilidade e a responsabilidade social, dinamizando eventos de cariz solidário e procurando dar um toque sustentável em todas as atividades que realizámos.

Olhando para o ano que advém, estamos entusiasmados com as possibilidades que se apresentam diante de nós. Aliados de uma paixão pela excelência, tão característica da JEEFEUC,

Estamos prontos para alcançar até os nossos objetivos mais ambiciosos, não fosse o nosso lema primordial

AMBICIONA PERFEIÇÃO

DIOGO SANTOS

Presidente para o Mandato 2023/2024

RITA DIAS

DIOGO SANTOS

MATILDE NEVES

LUÍSA MOREIRA PEDRO REBELO LUÍSA MATOS LEONOR FERREIRA AFONSO SILVA Vice-Presidente Externa Presidente Vice-Presidente Interna Diretora do Dep. Financeiro Diretor do Dep. de RH Diretora do Dep. de Qualidade e Projetos Diretora do Dep. de Mkt&Comunicação Diretor do Dep. Comercial

AMBICIONE PERFEIÇÃO

REVISTA ANUAL 2022/2023

DESIGN E EDIÇÃO POR: Maria Furtado Leonor Ferreira

JÚNIOR EMPRESA DE ESTUDANTES
JEEFEUC.PT @jeefeuc JEEFEUC
DA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
JEEFEUC - Revista Anual 2022/2023 by Leonor Ferreira - Issuu