Livreto web

Page 10

José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, nasceu no dia 10 de setembro de 1930, na cidade de Sã o Luiz - MA. Poeta consagrado, o maranhense é també m ensaıśta, tradutor, dramaturgo e crıt́ico de arte — alé m de assıd ́ uo palestrante sempre acompanhado por plateias numerosas. Entre suas obras mais importantes estã o "Poema sujo" (1976), "Argumentaçã o contra a morte da arte" (1993) e "Muitas vozes" (1999). Ganhador de inú meros prê mios e tıt́ulos nacionais e internacionais, o autor já foi indicado ao Prê mio Nobel de Literatura em 2002 e em 2010 foi agraciado com o Prê mio Luı́s de Camõ es, o mais importante prê mio literá rio da Comunidade de Paıśes de Lın ́ gua Portuguesa.

‘‘Do corpo. Mas que é o corpo? Meu corpo feito de carne e de osso. Esse osso que não vejo, maxilares, costelas flexível armação que me sustenta no espaço que não me deixa desabar como um saco vazio (...)”

SUJO

POEMA

Cia Thereza João A leitura cê nica de “Poema Sujo” de Ferreira Gullar evidenciará o cará ter plural, nã o-linear, ora surrealista, ora concretista ou neoconcretista, valorizando sentimento cultural brasileiro no momento histó rico em que a liberdade de expressã o estava ameaçada, a ditadura militar. Poesia moderna que mescla vá rios formatos poé ticos para trazer à tona as memorias do autor que transforma as suas mais remotas lembranças em maté ria para poesia.

25/09 - 15h e 20h - Teatro - Entrada Franca

Gullar, Ferreira. Poema sujo/Ferreira Gullar. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008. (Coleçã o Folha Grandes Escritores Brasileiros, v.20) _____. Literatura Comentada. Sã o Paulo: Nova Cultural, 1988.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.