Tomo vi 451 826

Page 47

TUIZELO

481 TOMO VI

TUIZELO Primeiro morgadio

1º GONÇALO RODRIGUES DE MORAIS, filho de outro do mesmo nome e de D. Estefânia Soares, donde este ramo provém, foi chamado o Calvo, por o ser em excesso. Teve o senhorio dos lugares de Vilar de Ossos, Logarelhos, Quintela, Rio de Fornos e Tuizelo, no concelho de Vinhais. Era muito abastado, pois treze lugares lhe pagavam foros e pitanças. Casou com sua parente D. Leonor de Morais, filha de João de Morais e de D. Leonor de Meireles. Descendência: I. Duarte Rodrigues de Morais (2º, adiante citado). II. Gonçalo Rodrigues de Morais. III. Belchior de Morais. IV. D. Isabel de Morais, que casou com Gonçalo Vasques Guedes. Com geração. 2º DUARTE RODRIGUES DE MORAIS foi o primeiro instituidor do morgadio de Tuizelo (582), no ano de 1530. Casou com a muito formosa D. Catarina Gonçalves. Descendência: I Francisco de Morais (3º, adiante citado). II. Rodrigo de Morais, que se achou no cerco de Diu, na Índia, por cujo motivo lhe chamavam o Indiático. Com geração mui numerosa. III. D. Joana de Morais, que casou com João de Moraes, o Grande. Com geração. IV. D. Isabel de Morais, que casou com Vasco Colmieiro, senhor de Gargalho, na Galiza. Com geração. 3º FRANCISCO DE MORAIS casou com D. Violante de Sá, filha de Francisco Ferreira de Sá, fidalgo da Casa Real e comendador de Lamas e Corujas, e de D. Paulina de Guimarães. Descendência: I. Duarte Ferreira de Morais (4º, adiante citado). II. Francisco Ferreira de Morais.

(582) Este morgadio tinha em Tuizelo, concelho de Vinhais, a maior parte das propriedade, mas os morgados residiam em Bragança, onde era a casa principal, diz BORGES, José Cardoso – Descrição Topográfica da cidade de Bragança.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.