Tomo vi 451 826

Page 45

TORRE DE D. CHAMA | TRAVANCA

479 TOMO VI

Neto materno do capitão Bento Correia de Matos e de D. Josefa de Miranda. Foi-lhe passado escudo com as armas dos Sousas, Machados, Morais e Sarmentos a 27 de Março de 1784 e está registado no Cartório da Nobreza, livro 3º, fol. 125 (575).

TRAVANCA Família Barrosos

Ver Mascarenhas, pág. 252.

q

1º FRANCISCO JOSÉ SALGADO CARDOSO, natural de Travanca, concelho de Macedo de Cavaleiros, era filho legítimo de Francisco de Freitas, natural da freguesia de Santo Tirso de Prazins, e de D. Anastácia Gomes Pedroso Barreto Salgado. Neto paterno de Jerónimo de Freitas e de D. Maria Francisca. Neto materno de Bento Gomes Pedroso e de D. Catarina Salgado, filha de D. Manuel Salgado Barreto, irmão de D. Afonso Salgado, general de batalha, governador de Chaves e das armas da província de Trás-os-Montes, pai dos bispos de Pernambuco e Rio de Janeiro, D. Francisco Luís Salgado e D. Francisco da Cruz Salgado, primos coirmãos de D. Catarina Salgado, avó de Francisco José Salgado Cardoso e de seus irmãos Francisco António Gomes Salgado, reitor da igreja de S. Bartolomeu de Rabal, e Manuel Caetano Salgado. Os seus ascendentes foram pessoas nobres. Teve por armas um escudo esquartelado: no primeiro quartel as armas dos Cardosos; no segundo as dos Salgados; no terceiro as dos Barretos e no quarto as dos Peixotos. Foi-lhe passado este brasão a 14 de Maio de 1766 e está registado no Cartório da Nobreza, livro 1º, fol. 29 v. (576). 2º FRANCISCO XAVIER DE MOURA CARVALHAIS, natural de Travanca, concelho de Macedo de Cavaleiros, tenente-coronel de milícias, era filho do capitão Caetano José Dias Carvalhais e de D. Maria de Moura. (575) Ibidem, p. 511. (576) Ibidem, p. 200.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.