Tomo vi 451 826

Page 169

VINHAIS

603 TOMO VI

Sousa, irmã do secretario de estado Antonio de Sousa de Macedo; e Manuel Teles de Tavora, filho de Diogo Ortiz de Tavora e de D. Margarida de Brito, filha do senhor de Sançariz e neto de Fernando Ortiz de Vilhegas, porteiro mór do infante, cardeal D. Afonso, cavaleiro castelhano, que passou para este reino com seu tio D. Diogo Ortiz, que foi bispo de Vizeu. Teve: I. Francisco Colmieiro de Morais, cavaleiro do habito de Cristo. S. g. II. Antonio Colmieiro de Morais, que segue. III. Francisco Xavier de Morais Colmieiro, casado com D. Joana Maria Batista. IV. Baltazar de Sousa Colmieiro, todos com o foro de seu pai e filhas freiras. 5º ANTONIO COLMIEIRO DE MORAIS, fidalgo da casa real, cazou com D. Joana Tereza de Mesquita e Sousa, filha de João Ribeiro de Sousa, do habito de Avis e de D. Maria de Castro, da vila de S. João da Pesqueira. Teve: I. João Antonio de Morais Colmieiro, com o foro de seu pai, casou com D. Maria Caetana de Arrabida, filha de Antonio Cardoso de Vasconcelos, morgado de... e tem: II. Miguel Carlos de Morais Colmieiro. III. D. Mariana, mulher de Francisco Inacio Borges Rebelo, morgado do Corpo Santo». (Ver Quintela de Lampaças, pág. 389).

q

MIGUEL CARLOS DE SOUSA COLMIEIRO TELES DE TÁVORA, filho de Baltasar de Sousa Colmieiro Teles de Távora, fidalgo da Casa Real, cavaleiro da ordem de Cristo, senhor das casas e morgadio de S. Vicente e de S. Francisco Xavier, tenente de cavalaria de Bragança, casou em Vila Real com sua prima D. Maria Joaquina da Veiga Cabral, filha de José Maria da Veiga Cabral, fidalgo da Casa Real, e de D. Francisca Xavier de Mesquita e Castro. Descendência: José Colmieiro de Morais Teles e Távora, que em 1777 vivia ainda solteiro (739). ANTÓNIO DE MORAIS FERREIRA, natural de Vinhais, cavaleiro professo na ordem de Cristo, filho de João de Morais Colmieiro. Fidalgo-cavaleiro por alvará de 7 de Dezembro de 1722 (740).

(739) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado. (740) Livro 14, das Mercê de El Rei D. João V, fol. 274 (tem a íntegra) in Dicionário Aristocrático.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.