Page 1

Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira E-mail: marcusvmo@uems.br Site: www.riodeleite.com.br


Exigências para Produção de Leite com Qualidade


 O que é o LEITE ? * É um alimento constituindo por carboidratos (basicamente lactose), gorduras, proteínas (caseína 80% - cor branca), minerais (especialmente Ca e P), vitaminas (vitamina A / betacaroteno – cor amarela) e água. Gordura

3,50

Lactose

4,31

Proteínas

2,96

Minerais

0,75

Vitaminas

0,05

Água

88,43

Total

100,00 %

Extrato Seco Total: Soma dos teores de Gordura, Lactose, Proteínas, Minerais e Vitaminas (mínimo de 11,5%) Extrato Seco Desengordurado: Extrato Seco Total menos o teor de Gordura (mínimo de 8,5%)


 Como o LEITE é Produzido ? * O sistema mamário, também chamado de úbere, são glândulas sudoríparas modificadas, com função exclusiva de síntese de leite. * Para isso, utiliza os nutrientes disponíveis na corrente sanguínea oriundos da digestão dos alimentos e das reservas corporais mobilizadas.

Sal

Rações

FORRAGENS

Escore Corporal ideal no parto: 3,5 (3,25 a 3,75)


Como o LEITE é Produzido ?

* A síntese do leite inicia-se no momento do parto, de maneira contínua, sendo armazenado no úbere até ser retirado pela ordenha.

* O úbere é formado por dois pares de glândulas mamárias. * Cada par é subdividido em dois, formando assim 4 quartos mamários.


Como o LEITE é Produzido ?

* A sustentação da glândula mamária é feita por um conjunto de tecidos chamados de ligamentos suspensórios. * Ligamentos: anterior, posterior (central) e lateral.


Como o LEITE é Produzido ?

* 40% das vacas apresentam tetos supra-numerários.

* Retirada de Tetos Supra-numerários.


Como o LEITE é Produzido ?

* A glândula mamária é composta pelos tecidos SECRETOR (células galactoforas) e CONJUNTIVO (matriz fibrosa e adiposa). * Tecido Secretor: contém os alvéolos (células que produzem o leite). * Tecido Conjuntivo: contém uma rede de ductos responsáveis pelo transporte do leite dos álveos para a cisterna central. VASO SANGUÍNEO

CÉLULAS GALACTÓFORAS

CISTERNA CENTRAL ALVÉOLO S

DUCTO S CISTERNA DO TETO

ALVÉOLO

CANAL DO TETO


Como o LEITE é Produzido ?

 Em cada quarto mamário, a cisterna central pode armazenar até 2 litros de leite


Como o LEITE é Produzido ?

* A saída do leite ocorre através de estímulos auditivos, visuais e olfatórios que ocorrem na sala de ordenha, liberando o hormônio Oxitocina.


Como o LEITE é Produzido ?

* Ação da Oxitocina dura 5 minutos, após esse tempo o leite para de sair.

AP

OS EN DO T A

APO SE O

NT A

D

ABOLID O

ABOLIDO


Produção de LEITE com ALTA QUALIDADE * Já que sabemos o que é o leite; e como ele é sintetizado, vamos agora entender como melhorar a sua qualidade nutricional e microbiológica. * Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL) é a entidade responsável pela melhoria da qualidade do leite produzido no Brasil.  É fato que a modernização da produção de leite no Brasil é uma necessidade para possibilitar o pagamento pela qualidade, atendendo o consumidor brasileiro e a exportação de lácteos.  Leite com qualidade significa menos perdas com leite ácido, gastos com mastite, gerando maior lucratividade na atividade leiteira.


 Legislações Brasileiras * Lei Federal nº 9677 - 02 Jul 98 * Classifica como CRIME HEDIONDO a falsificação ou adulteração do leite, quando o seu valor nutritivo é reduzido ou se tornar nocivo à saúde humana. * Pena: 4 a 8 anos de reclusão + multa

* Instrução Normativa Nº37, de 18 de Abril de 2002 / MAPA * Institui a Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite, com o objetivo de realizar análises laboratoriais para a fiscalização de amostras de leite cru, recolhidas em propriedades rurais e em estabelecimentos de laticínios, nos termos fixados pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).


 Legislações Brasileiras

* Instrução Normativa Nº51, de 18 de Setembro de 2002 / MAPA * Estabelece os regulamentos técnicos para a produção, armazenagem e transporte do leite. * Aprova os Regulamentos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite: * Cru Refrigerado, * Pasteurizado, * Tipo C, * Tipo B, * Tipo A.


 Classificação dos Tipos de Leite: * Tipo A: leite pasteurizado e imediatamente envasado na própria fazenda onde ocorreu a ordenha, que deve ser mecânica, canalizada e com rigoroso controle higiênico. Gordura integral.

* Tipo B: após a ordenha mecânica ou manual o leite é imediatamente refrigerado e posteriormente transportado para a indústria para ser pasteurizado e envasado. Gordura integral ou padronizada (3,2%).

* Tipo C: após a ordenha normalmente manual o leite é transportado para a indústria para ser pasteurizado ou esterilizado (UHT - Leite Caixinha) e envasado. Gordura padronizada (3,2%).


 Classificação dos Tipos de Leite

* Pasteurização: aquecimento do leite a 72-75ºC por 15 a 20 segundos, seguido por resfriamento e envase. * O leite pasteurizado elimina as bactérias patogênicas (causam doenças), mas não mata as bactérias benéficas (lactobacilos). * Tempo de armazenamento curto (2 a 3 dias).

* UHT – Ultra High Temperature: esterilização do leite a 140-145ºC por 4 a 5 segundos, seguido por resfriamento e embalamento. * Como não existem microrganismos o leite pode ser guardado sem refrigeração por até 6 meses, sem alterações no sabor e nas características químicas.


Produção de Leite com Alta Qualidade  SANIDADE DO REBANHO  Deverá ser atestada por um Médico Veterinário: • Controlar parasitas: carrapatos, bernes, bicheiras, vermes e piolhos; • Controlar mastites; • Controlar brucelose e tuberculose, eliminando os animais positivos; • Controlar zootecnicamente os animais.


 Produção de Leite com Alta Qualidade

 HIGIENE NA PRODUÇÃO  Devem ser seguidas normas que permitam produzir leite em boas condições de higiene: • Ter instalações adequadas; • Controlar pragas: moscas, ratos, etc.; • Ter água de abastecimento de boa qualidade (potável); • Eliminar resíduos de esterco e outras sujeiras; • Dispor de equipamentos, vasilhames, utensílios apropriados e limpos; • Refrigerar (resfriar) e transportar adequadamente o leite; • Manter hábitos de higiene pessoal: unhas cortadas, lavar sempre as mãos antes

de iniciar a ordenha de cada vaca e não fumar durante a ordenha.


 Produção de Leite com Alta Qualidade

 NÃO É PERMITIDO VENDER LEITE DE VACAS Que ainda produzem colostro; que estejam doentes; ou que estejam sendo tratadas com antibióticos e medicamentos em geral. •

 ORDENHA Lavar os tetos quando estiverem sujos; • Usar água limpa (potável). Não reaproveitar a água de limpeza para a vaca seguinte. •


 PONTOS IMPORTANTES A SEREM SEGUIDOS NA ORDENHA • Iniciar a ordenha com vacas livres de mastites (linha de ordenha). • Fazer desinfecção de cada teto com uma solução específica; • Secar os tetos com papel toalha; • Eliminar os primeiros jatos de leite de cada teto em caneca de fundo preto; • Fazer uma ordenha rápida em sem interrupções; • Desinfetar novamente os tetos com uma solução específica (desmama precoce); • Refrigerar o leite o mais rápido possível; • Lavar e guardar todos os equipamentos e utensílios em lugar apropriado.


 PRÁTICAS INCORRETAS NA ORDENHA E ARMAZENAMENTO DO LEITE


 PRÁTICAS INCORRETAS NA ORDENHA E ARMAZENAMENTO DO LEITE


 FIQUE ATENTO NESTAS INFORMAÇÕES !


 Produção de Leite com Alta Qualidade

REFRIGERAÇÃO (RESFRIAMENTO) DO LEITE •

Coar o leite com material adequado a esta função (não usar pano);

Refrigerar imediatamente o leite num resfriador específico.

 INSTALAÇÕES PARA O REFRIGERADOR (RESFRIADOR) A propriedade deve ter um local específico para o resfriador de leite, que deve ser mantido sob condições adequadas de limpeza e higiene. •

Deve ser coberto, arejado, com piso de alvenaria e de fácil acesso para o caminhão tanque. Deve ter ponto de água corrente potável de boa qualidade para fazer a sua limpeza e dos demais utensílios. •


 Produção de Leite com Alta Qualidade

TIPOS DE REFRIGERADORES (RESFRIADORES) PERMITIDOS  Tanque de Inox Sistema Expansão Direta: • É o tipo ideal de refrigerador. Deve resfriar o leite até a temperatura igual ou inferior a 4ºC no tempo máximo de 3 horas após o término da ordenha.

 Tanque Coletivo: • Deve ser instalado em local estratégico, de fácil acesso e em condições adequadas (cobertura, piso, energia elétrica e água potável) de modo a atender diversos produtores.

 Tanque Sistema por Imersão: • Necessita que o produtor mexa o leite de cada tambor várias vezes durante às 3 horas de refrigeração, com material adequado e limpo.


 Produção de Leite com Alta Qualidade

 Vantagens do Transporte a Granel 

Diminuição dos gastos com latões;

Economia no transporte do produto;

Diminuição gastos com caldeiras (produção vapor para lavagens de

tambores); 

Melhoria na qualidade do leite;

Diminuição de leite ácido;

Economia de energia elétrica pela indústria.


 Produção de Leite com Alta Qualidade

 PADRÕES DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICOS  Temperatura Máxima de Conservação do Leite: • O leite deve apresentar temperatura igual ou inferior a 7ºC na hora da coleta.

 Teste de Álcool-Alizarol (alizarol a 72%): verificação da acidez  Densidade: 1028 a 1034 g/L;  Não deve ter resíduos de antibióticos.


 Produção de Leite com Alta Qualidade

 Leite com baixa CBT indica boa higiene na ordenha e conservação e transporte adequado, havendo menores perdas por acidez;  Leite com baixa CCS indica que as vacas não têm mastite, o que evita quedas na produção e melhora o rendimento industrial do leite;  Leite com altos teores de sólidos indica que as vacas estão sendo bem alimentadas, aumentando a produção e produtividade das vacas;  Leite sem resíduos de antibióticos indica uma boa prevenção de doenças e um bom controle do descarte de leite contaminado, o que reduz as chances de penalidades por parte da indústria.


FINALIZANDO  Importância da Higiene na Ordenha Dados Coletados em 2010

Objetivo: Obter informações sobre a qualidade microbiológica e nutricional do leite oriundo de produtores da região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense, que recebem ou não assistência técnica personalizada.


Obs.: Parâmetro da Instrução Normativa n. 51 = 750.000


 Conclusões deste Trabalho:  Os produtores do Programa RIO DE LEITE apresentaram CCS, CBT, Coliformes totais e fecais inferiores aos produtores Informais.  Todas as amostras apresentaram bactérias.  Nenhuma amostra apresentou Salmonella Shigella.  A qualidade nutricional do leite de todos os produtores estão de acordo com Instrução Normativa nº 51.


Exigências para Produção de Leite com Qualidade  

Palestra Mais Leite

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you