1 minute read

VARGEM ALTA: GALPÃO HISTÓRICO SERÁ REVITALIZADO COMO MUSEU DO CAFÉ

ALÉM DE UM CENTRO DE DEGUSTAÇÃO E CAFETERIA, PROMOVENDO A CULTURA CAFEEIRA E OFERECENDO AOS VISITANTES UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA RELACIONADA AO UNIVERSO DO CAFÉ.

A Prefeitura de Vargem Alta está empenhada na recuperação do galpão histórico localizado na comunidade de Departamento, no interior do município. O objetivo é transformar o espaço em um Museu do Café, além de um centro de degustação e cafeteria, promovendo a cultura cafeeira e oferecendo aos visi- tantes uma experiência única relacionada ao universo do café.

Advertisement

O investimento inicial será de R$ 500.000,00, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo, já disponível e o projeto está em fase de desenvolvimento. É importante ressaltar que a emenda veio na modalidade de Transferência Especial, diferenciando-se de um convênio.

A necessidade de intervenção aumentou com à deterioração da estrutura causada por um vendaval com chuva de granizo ocorrida no final de março de 2021. Essa situação agravou ainda mais os danos na estrutura do galpão, que já não apresentava boas condições.

O local é composto por um galpão principal, datado de 1935, e cinco estruturas menores. Sua construção foi uma iniciativa do Departamento Nacional de Café (DNC), vinculado ao Ministério da Fazenda, e posteriormente substituído pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC). Com o fim das atividades do IBC, o Galpão entrou em estado de abandono, até que, em 1975, o Estado do Espírito Santo adquiriu o local do governo nacional.

Com a recuperação do patrimônio espera-se preservar a história e a importância cultural do café na região. O Museu do Café contará com acervo histórico, exposições interativas, informações sobre o processo de produção do café e sua influência na economia local e nacional.

A revitalização para abrigar o museu é uma demonstração do compromisso da Prefeitura com a preservação do patrimônio cultural e o incentivo ao turismo sustentável. A expectativa é que esse projeto traga benefícios tanto para a comunidade local quanto para os amantes do café que desejam conhecer mais sobre a história e os sabores do café brasileiro. Com essa iniciativa, o galpão ganhará uma nova vida, se transformando em um espaço cultural e educativo que promove a valorização do café e de sua importância na região.

O espaço permitirá aos visitantes conhecerem a história do café em nossa região, desde seu cultivo até o processo de torrefação e preparo. Serão oferecidas exposições interativas, informações sobre as variedades de café, curiosidades sobre o mercado cafeeiro e o impacto do café na economia local e nacional. Os visitantes também poderão participar de atividades de degustação, explorando os diferentes aromas e sabores da bebida.

A revitalização do galpão contará com cuidados especiais para preservar suas características arquitetônicas originais, trazendo um aspecto nostálgico e autêntico ao museu. Além disso, serão realizadas melhorias na infraestrutura.

This article is from: