
Introdução

O que é o conhecimento?
Tipos de Conhecimento
O que é o senso comum?
O que é o conhecimento científico?
O Racionalismo e a sua origem;
O Empirismo e a sua origem;
Conclusão
Bibliografia
Neste trabalho, do tema problema 8.2, vamos conhecer o "conhecer". Estranho de se ouvir, nao é? Porém, é uma realidade.
Com o tema "Da Multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real", iremos abordar a origem do conhecimento, do senso comum e também as bases do Racionalismo e Empirismo. O conhecimento do nosso cotidiano, científico, entre outros meios de conhecimento.

O conhecimento é algo que faz parte de nós antes mesmo de saber o que ele é. O conhecimento é o conjunto de informações, ideias, habilidades e compreensão que uma pessoa adquire ao longo da vida através de experiências, estudo, observação e interação com o mundo.
O conceito de conhecer vai muito além de você apenas saber de uma informação , o conhecer é aprender coisas, perceber qual a importância daquilo em nossas vidas ou nas nossas atitudes.
Sentimos o desejo de compreender o que acontece ao nosso redor. Por isso buscamos conhecer novas palavras, novos lugares, novas pessoas, coisas que nos rodeiam para adquirirmos conhecimentos.
O conhecimento é um processo em constante evolução e pode ser adquirido de várias maneiras, incluindo a educação formal, como escola e universidade, bem como por meio da observação, leitura, pesquisa, experimentação e interação com outras pessoas.


Existem diversos tipos de conhecimentos, mas os principais que podemos citar, são eles:

O CONHECIMENTO EMPÍRICO, que adquirirmos através de nossas experiências cotidianas, observação do mundo ao nosso redor, através do senso comum. Por vezes, nem possui fundamentação científica ou teorias específicas, são apenas informações práticas.
Assim como o CONHECIMENTO CULTURAL, que se trata de valores, tradições, crenças, costumes e práticas de uma determinada cultura ou sociedade. Por exemplo costumes familiares, significado de coisas diferentes de acordo com o conhecimento que as pessoas de uma comunidade têm em relação a elas, entre outros conhecimentos naturais que atravessam gerações
Um exemplo de boato, que através do conhecimento epírico, podemos nos informar, é a história de "Comer manga e beber leite mata". História passada ja há várias gerações.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO é baseado em métodos sistemáticos de pesquisa, observação controlada, experimentação e análise rigorosa. Nele buscamos a objetividade, o realismo das informações e seus objetivos. É geralmente organizado em teorias e leis que explicam fenômenos naturais ou sociais.


São exemplos de conhecimentos científicos: os remédios e quais problemas eles resolvem.
De origem científica, medicamentos específicos são utilizados para situações específicas, como laxantes, remédios para dores de cabeça, dores no corpo e até mesmo os remédios controlados, de uso a longo prazo.
O conhecimento científico é o conhecimento real, sistemático, quase exato.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO obtido por meio da reflexão filosófica sobre questões fundamentais relacionadas à existência, realidade, ética, conhecimento em si mesmo, entre outros. Envolve a análise crítica de conceitos.
E por fim o CONHECIMENTO TEOLÓGICO, adquiridos pelas crenças, doutrinas e ensinamentos religiosos. É baseado em fé, revelação divina e autoridade religiosa. O conhecimento teológico busca compreender aspectos metafísicos e espirituais da realidade.



O SENSO COMUM é o conhecimento adquirido pelas pessoas a partir dos costumes, das experiências e vivências cotidianas. É um conhecimento superficial baseado no hábito, não é fruto de grande reflexão.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim na crença, no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Influenciado pela tradição, cultura e normas sociais de uma determinada comunidade, são decisões tomadas para facilitar nosso cotidiano, nem sempre são pensadas, por vezes acaba sendo feitas automaticamente.


O CONHECIMENTO CIENTÍFICO é o tipo de conhecimento que obtemos por meio de um método científico sistemático e rigoroso. É caracterizado pela busca da objetividade, pela verificabilidade e pela fundamentação em evidências empíricas.
O conhecimento científico baseia-se na observação cuidadosa, na coleta de dados, na formulação de hipóteses e teorias, na experimentação controlada e na análise crítica dos resultados. Ele visa compreender e explicar os fenômenos naturais e sociais de maneira lógica e fundamentada.


O RACIONALISMO é a filosofia que tem como base o questionamento da razão na aquisição do conhecimento e na compreensão do mundo. O racionalismo busca estabelecer princípios universais e absolutos que são considerados válidos para todos os seres humanos.

Descartes foi uma das principais figuras do Racionalismo Moderno, atribui às ideias inatas e à razão, o principal papel do conhecimento humano. A raiz do conhecumento seria um conjunto de princípios que possuímos desde que nascemos

A origem do Racionalismo remonta à Grécia Antiga, mas foi no período do século XVII que ele se tornou uma corrente filosófica proeminente.

O EMPIRISMO é a filosofia que tem como base as experiências sensoriais como primeira fonte de conhecimento do ser humano. Tem como ideal que "a nossa mente é uma tábua rasa. um quadro onde nada está escrito, ou uma folha em branco, que será preenchida com essas experiências."
A origem do Empirismo também remonta à Grécia Antiga, mas assim como o Racionalismo, ganhou destaque no século XVII. Filósofos como John Locke, George Berkeley e David Hume são considerados os principais expoentes do Empirismo moderno.

EM.PI.RIS.MO do grego: "empireia" que significa "Experiência".

Neste trabalho pudemos nos aprofundar em conhecimentos e suas ori gem e adquirir cada vez mais conhecimentos. Com temas importantes, para sabermos como funciona nosso intelecto e nossa sociedade.

Manual do módulo
https://saci.org.br/platao-430-347-a-c-filosofia/ https://www.significados.com.br/sensocomum/

https://chat.openai.com/share/23b8eb5485d4-4c2b-8907-32ad8edcb4e4
Imagens: unsplash.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/René_Descartes
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
Imagem da capa: freepik.com