Revista Digital - Os Fins e Os Meios - Área de Integração | Leandro Filho - nº 12 | AE Dona Maria

Page 1

• Introdução

• O Que é Ética?

• O Que é Moral?

• O que são valores?

• Diversidade Cultural, Diversidade e Cultura

• Tipos de valores

• Impactos na sociedade civil

• Ética e Política;

• Ética e Direitos;

• Ética e Liberdade.

• Conclusão

• Referências Bibliográficas

Nesta revista digital venho apresentar ao leitor um pouco mais sobre ética, moral, valores e diversidade cultural. Assuntos tão presentes e atuais da nossa sociedade, explicados numa linguagem de fácil entendimento.

Nossa expectativa é poder contribuir para seu conhecimento através dessa revista digital.

A Ética nada mais é que o questionamento e discernimento sobre como devo viver? O que é certo e errado? Que forma de vida escolher?

Podemos dizer de forma mais formal que a ética é o conjunto de padrões e valores morais de um grupo ou de um individuo, que busca em seus fundamentos justificar a moralidade de uma ação e distinguir ações morais e imorais.

A moral anda lado a lado com a ética, pelo fato de ser um conjunto de crenças, costumes, e valores, como por exemplo a honestidade, a bondade, virtude, etc...

Ela rege o comportamento humano a partir dos princípios estabelecidos, pensando sempre no coletivo, onde o seu modo de agir seja agradável e correto para todos ao redor.

Moral é uma palavra latina que deriva do grego êthico. por isso, os conceito de moral e ética são tão interligados.

Devido a cultura, somos influenciados ao que valorizamos no grupo, ou na sociedade que vivemos.

Todas as opiniões sobre o que é certo ou errado, bonito ou feio, verdadeiro ou falso, provém do que essa sociedade considera e assim aprendemos.

Esse conjunto de ideias próprias de cada grupo ou sociedade constitui um sistema de valores. Os valores orientam os indivíduos nas relações de interação que estabelecem no mundo social, diante do que acham importantes, significativos ou desejáveis.

Os valores não são universais, pois variam no tempo e no espaço.

Os padrões de beleza no passado, não são mais os mesmos de hoje em dia. Como por exemplo, antigamente a gordura era valorizada, hoje em dia infelizmente, ainda muito se valoriza a magreza.

Nas sociedades orientais, antigamente se valorizava a idade, como sinal de sabedoria, enquanto nas ocidentais se persegue o ideal de eterna juventude.

A diversidade cultural é a união de diversos aspectos representativos de diferentes culturas, como linguagens, culinária, tradições, organização familiar, religião e política, particulares de um grupo de humanos.

Este conceito foi criado visando compreender os processos de diferenciação entre diferentes culturas que existem pelo mundo a fora. Cada cultura possui sua identidade, fazendo assim com que haja essa grande variedade, pluralidade, diversidade de costumes.

Por causa da miscigenação cultural e colonização de países, é possível encontrar um pouquinho de cada cultura em cada lugar do mundo.

di.ver.si.da.de

(do latim diversitas, -atis) variedade, pluralidade, diferença. Substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.

cul.tu.ra

(do latim: colere)

comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, como a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

ÉTICOS

Os valores éticos são a representação dos princípios gerais para a convivência social dos indivíduos.

São pensados sempre como que as ações de um indivíduo afetam os outros.

São alguns exemplos: o bem, a justiça, a liberdade, o respeito e a paz.

MORAIS

Os valores morais são um dos primeiros valores que somos ensinados na vida, pois geralmente vem de nossa família.

Esses princípios definem principalmente o significado do que é certo ou errado dentro daquela sociedade ou grupo.

São alguns exemplos: honestidade, respeito ao próximo, fidelidade, disciplina, gratidão, etc....

RELIGIOSOS

São princípios e normas impostos sobre aqueles que professam dessa religião, algumas características podem ser priorizadas em detrimento de outras na construção dos valores.

São alguns exemplos: Fé, perseverança, prudência, paixão, amor, misericórdia e solidariedade

POLÍTICOS

A função desses valores se dá pelo fato de serem pensados em relação às necessidades e preferências de um grupo ou sociedade no geral.

Podem ter sua origem genética, social (criação, educação, religião, mídia, influências) e de história de vida

São alguns exemplos: liberalismo, nacionalismo, comunismo, socialismo.

FAMILIARES

Os valores familiares são normas definidas para um bom funcionamento da família e dos familiares,.

A família é o berço que embala para a vida, que prepara para o processo de socialização e principalmente gera sua individualidade.

A base familiar e seus valores podem influenciar todas as escolhas dos indivíduos em diversos momentos da vida.

A diversidade cultural é importante em nossa sociedade civil pelo fato de nos apresentar novidades e diferenças que podem agregar em nossa sociedade tanto culturalmente, quanto trazendo mais potencial e sabedoria pelo compartilhamento de informações de diferentes culturas e costumes. Informações repassadas entre gerações, que podem ser de grande importância numa nova cultura, diferente da nossa. E vice-versa

Cada vez mais convivemos com as diferenças, étnicas, religiosas, de poder social, entre tantas outra, e devido a isso, é muito importante conhecermos diferentes culturas para saber transitar e estar bem entre todas elas, sem distinção ou preconceitos.

Criar espaços para se discutir como estabelecer diálogos, conviver com diferenças e respeitar as particularidades de cada cultura é fundamental na busca por paz, estabilidade e desenvolvimento. A diversidade cultural colabora não apenas com crescimento econômico, mas também como fonte de inovação e criatividade e como um meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual.

A ética política tem variado ao longo do tempo. Assim, por exemplo, na Polis grega, a democracia surgia como o regime político mais adequado para o cidadão desenvolver inteiramente os seus direitos da cidadania.

Para Aristóteles, a ética era a arte de se bem conduzir em sociedade, fazer escolhas certas a partir da sua razão, orientar o indivíduo em suas escolhas.

O questionamento fundamental sobre a ética é: "como devemos viver?".

Como podemos ver, a ética diz respeito às pessoas que vivem numa sociedade, e estão integradas em instituições. A ética não estabelece regras, reflete sobre a ação humana, podendo estar na base das normas sociais.

Numa sociedade existe um conjunto de normas sociais que padronizam o comportamento de indivíduos e o não cumprimento dessas normas podem levar à um tipo de punição.

Historicamente, com a necessidade de uma manutenção de ordem social, essas normas passaram a ser normas jurídicas, ou seja, passaram-se a enquadrar no âmbito de direito.

Podemos dizer que ao poder Judiciário compete impedir que os direitos humanos sejam violados. A luta por tais direitos deve ser entendida como uma poderosa objeção de construir uma sociedade justa e solidária, visando a ética sobre concepção de bem e o mau, mas assegurando os direitos de justiça, liberdade, privacidade e respeito.

A liberdade é um valor fundamental para todos, que aparece consagrado nas constituições dos regimes democráticos. Porém, ter liberdade não significa poder fazer tudo que bem entende.

Socialmente, somos ensinados desde sempre a respeitar algumas normas do grupo ou sociedade em que convivemos, e sabemos que, a certo momento, passamos a ter o livre-arbítrio quanto respeitar isso ou não.

Todavia, neste processo de ação/escolha, o ser humano vai se construindo como ser livre e ético, podendo lidar com as consequências de seus atos, caso estes afetem a liberdade de outros indivíduos do meio também.

A ética ajuda principalmente a equilibrar os valores envolvidos e a chegar a uma solução justa.

Falamos sobre diversos temas tão presentes em nossa sociedade atual, e tão importantes para um bom funcionamento da sociedade.

Espero que estas informações acrescentem e expandam seus conhecimentos e sua mente para as diferenças e costumes, e principalmente, o respeito para com todos, lembrando sempre da ética e da moral, e todos os valores.

• https://www.significados.com.br/moral/

• https://www.stoodi.com.br/guias/dicas/o-que-e-moral/

• https://conceito.de/moral

• https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/etica-edireitos-humanos/

• https://dicionario.priberam.org/diversidade

• https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/

• https://br.psicologia-online.com/valores-familiares-o-que-saoquais-sao-e-exemplos-547.html

• https://politicaracional.fandom.com/pt/wiki/Valores_pol%C3% ADticos

• https://www.significados.com.br/diversidade/

• https://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural

• https://pt.linkedin.com/pulse/diversidade-cultural-comofonte-de-cultura-renata-torres

• https://casadoimpacto.scml.pt/diversidade-cultural-conheceaqui-quem-esta-a-dar-que-falar/

• https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/etica-edireitos-humanos/

• https://dicionario.priberam.org/%C3%A9tica

Parte do material extraído do Manual de Área de Integração, disponibilizado pela professora.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Digital - Os Fins e Os Meios - Área de Integração | Leandro Filho - nº 12 | AE Dona Maria by leanndrofilho - Issuu