Revista Lavoura Arrozeira

Page 11

Intercâmbio

Andre Oliveira

João Batista Volkmann , é referencia em arroz ecológico.

A transição para a agroecologia: aumentar a complexidade dos sistemas produtivos Considerada como um evento excepcional, a primeira jornada internacional de sistemas de cultivo de arroz orgânico foi realizada em Montpellier, França, no mês de agosto. A dimensão cosmopolita do evento ficou marcada pela presença de representações de vários países, entre elas a do Brasil, conforme o relato do agrônomo do Irga, André Oliveira, que acompanhou a apresentação do caso do produtor João Batista Volkmann. Oliveira lembra que o arroz cresce em importância para a segurança alimentar. É o cereal mais cultivado do mundo para a alimentação humana e como insumo básico para a indústria de alimentos. Há tendência destas indústrias a procurarem cada vez mais o arroz, principalmente orgânico e o integral. “Está havendo, por questões de saúde, um resgate cultural do interesse em uma alimentação mais natural com base em produtos integrais, sem aditivos tanto no processo agrícola como na industrialização, valorizando as oportunidades locais de abastecimento”, afirma. De acordo com o agrônomo durante as atividades o que se viu é que há, em geral, uma grande defasagem na geração de tecnologia para a produção de orgânicos. “Porém, neste encontro, observamos uma rica variedade de iniciativas, uma diversidade de situações em termos de condições sociais, econômicas e ambientais. E que para cada situação há uma demanda específica por soluções. Os métodos de pesquisa são cada vez mais participativos, incrementando relações de rede e intercâmbios para obter êxito nas investigações e na adoção de tecnologias. E também que a pesquisa está se especializando em trabalhar junto das comunidades agrícolas”, destaca Oliveira.

Aprendizado Oliveira enfatiza que para desenvolver a produção orgânica é necessário que ela incorpore o máximo dos elos da cadeia produtiva, desde a produção de insumos, como sementes, fertilizantes e fito-protetores, no processo de cultivo e, após, uma boa secagem e armazenagem, segregada e seletiva, que possa assegurar as qualidades específicas de cada tipo de arroz. Também inclui o conceito de agregação de valor e incremento de oportunidade de emprego e renda.“O produtor que pretende produzir alimentos orgânicos tem que lidar com todos os elos da cadeia produtiva, desde os insumos até o consumidor, garantindo sua identidade e diferenciação”, diz.

Orgânico gaúcho A apresentação do caso do produtor João Batista Volkmann, de Sentinela do Sul, foi destaque no evento. Ele é uma referência mundial na produção de arroz biodinâmico e pela diversidade de ambientes em que trabalha. Volkmann está dominando todas as etapas da cadeia produtiva do arroz, sendo um dos primeiros a conquistar para o mercado externo: Alemanha, Oceania, EUA, França. Hoje, com crescimento do mercado nacional tem priorizado o abastecimento mercado interno

Lavoura Arrozeira

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.