1 minute read

_Hospital Sarah Kubitschek / João Filgueiras Lima

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação busca oferecer atendimento hospitalar público de alta qualidade. O estudo de caso selecionado se localiza em Salvador e foi a primeira unidade da rede Sarah e serviu de referência para as demais edificações da rede. A arquitetura projetada por Lelé se destaca por trabalhar as questões de conforto ambiental com maestria, nesse caso em um contexto hospitalar inserido em um clima tropical.

_ programa

Advertisement

O programa da edificação se ar- ticula horizontalmente por meio de um corredor principal que conecta as diferentes unidades programáticas. Os espaços que necessitam de maior privacidade são colocados no centro da edificação, recebendo apenas iluminação natural zenital. Os ambulatórios e unidades de terapia foram dispostas nas laterais, de forma que se possa apreciar a vista para o jardim.

Essa conexão entre o interno e o externo é feita por meio de diversas estratégias, como, por exemplo, a dos grandes panos de vidro, os corredores externos, os jardins que recortam a vo- lumetria da edificação e também pelos leitos que se estendem até as varandas. Essa conexão entre a arquitetura e natureza permite ao paciente uma conexão mais saudável com a arquitetura hospitalar.

_ estratégias de conforto

A arquitetura propicia essa relação com o entorno de maneira a qualifi- car o ambiente. Outra estratégia usada pelo arquiteto foi o desenho de um sistema de ventilação por meio de galerias tubulares que recebem os exaustores os quais conduzem o ar por um sistema de pulverização de água e dutos de ventilação até a saída pelos sheds na cobertura. Além dessa função, o sistema de ventilação tubular auxilia na manutenção técnica da edificação.

This article is from: