1 minute read

_The Hospice Building / Dans Arhitekti

O edifício hospice projetado por Dans Arhitekti projeto foi escolhido devido ao programa, materialidade, implantação e as estratégias de iluminação e de conforto apresentadas. O projeto foi encomendado por uma instituição filantrópica para fornecer acomodações gratuitas para pessoas com câncer no sul da Índia.

_ programa

Advertisement

O projeto está localizado em uma região semi-urbana, o que implica em medidas de privacidade adequadas para prover segurança aos usuários da edificação. Para gerar esse gradiente de privacidade necessário, os arquitetos articularam a distribuição do programa alocando o uso social e administrativo no térreo e as suítes - projetadas para comportar dois pacientes - nos andares superiores. No térreo, o espaço para refeições se abre para uma área externa com paisagismo.

_ implantação

A edificação possui duas entradas. A entrada principal da edificação, que também foi desenhada para comportar o acesso por ambulâncias e as docas ao norte que dá acesso a cozinha passando antes pela administração da instituição, criando um controle do acesso.

_ materialidade

As texturas e as cores usadas no área: 1636 m² projeto são acentuadas pela interação entre luz e sombra e conferem calma e calor aos pacientes.

_estratégias de conforto

Ao explorarem as possibilidades de trabalho com o tijolo, os arquitetos criam uma composição de cheios e vazios na fachada da edificação, propiciando a permeabilidade com o entorno. A textura criada na fachada, possibilita a entrada de uma luz confortável e per- mitindo a entrada de correntes de ar. A criação de uma varanda entre a fachada e o quarto permite o controle do paciente em relação a sua condição de conforto. Foi criado também um átrio central que possibilita a entrada de luz natural e permite o efeito chaminé como estratégia de resfriamento da edificação, devido as as aberturas em diferentes níveis, podendo gerar um fluxo de ar ascendente, retirando o ar mais quente, promovendo a renovação do ar.

This article is from: