Escola Profissional da Região do Alentejo Professores Orientadores Orientador Educacional
Hugo Marques Consultor de Processos
Hugo Marques Consultor de Projetos
Hugo Marques e Tiago Chinelo Coordenador de Curso
Hugo Marques Data: 26 de fevereiro de 2023
1. SINOPSE
A Metamorfose é uma pequena série que conta com quatro episódios, um deles interativo. Numa viagem ao profundo pensamento, faz-se a comparação humana a este curioso ciclo animal. Aqui é um lugar onde o futuro é abordado de maneira realisticamente dura e onde se colocam em causa três passos essenciais durante esta transição. A verdadeira pergunta?
É saber se estamos preparados para viver cada um deles.
1. SYNOPSIS
Metamorphosis is a small series that counts with four episodes, one of which is interactive. On a journey into deep thought, we make a human comparison to this curious animal cycle. This is a place where the future is approached in a realistically harsh way and where three essential steps are called into question during this transition. The real question is: Are we ready to live every single one of them?
2. AGRADECIMENTOS
A formanda reconhece o esforço e dedicação oferecido por parte dos formadores, durante este ciclo de formação. Deve um especial obrigada em particular aos formadores Hugo Marques, Tiago Chinelo e Dora Garcia, que para além de grandes apoios, sempre se mostraram interessados e investidos no desenvolvimento deste projeto, bem como durante o ensinamento das devidas componentes pertencentes, tanto técnica como sociocultural.
A formanda agradece ainda às amigas com quem fez a realização deste importante projeto, Ana Paulo e Maria Mósca. Estas foram os maiores apoios emocionais durante o decorrer da Prova de Aptidão Profissional, sem contar que jamais puseram em causa a desistência à medida em que surgiam as dificuldades, e há que ter reconhecimento disso.
4. INTRODUÇÃO
A Metamorfose foi criada com o intuito de apresentar diferentes perspetivas de como a nossa sociedade pode reagir quanto a determinado tópico: O Futuro. Tem como objetivo questionar o subconsciente de cada observador, permitindo sempre a compreensão individual e dispersa ao decorrer da visualização do conteúdo.
Põe-se em causa a ideia de que vivem um processo rápido e intenso, como a Metamorfose é descrita, resumindo-se sempre ao quão preparados estão para lidar com isso.
Categoria: Entretimento
Objetivos gerais da prova:
4. INTRODUÇÃO
- Colocar em evidência os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de formação:
- Compreender a articulação entre os diversos atores em projetos que se realizam em contexto semelhante ao encontrado em empresas;
- Aprender a planear e gerir o tempo despendido nas diversas tarefas do projeto;
- Estabelecer critérios de qualidade que devem marcar todo o processo;
Objetivos específicos da prova:
- Conceber / Desenvolver produtos multimédia interativos;
- Captar, digitalizar e tratar imagens, som e texto;
- Editar conteúdos com vista à criação de soluções de comunicação;
- Integrar / Desenvolver conteúdos utilizando ferramentas de autor;
- Desenvolvimento e construção do site;
- Ser autodidata e aprender a utilizar softwares novos.
4. INTRODUÇÃO
A Prova de Aptidão Profissional, pela sua natureza, deve agregar as diversas competências enumeradas e ainda servir como momento ideal para aprofundar conhecimentos ou adquirir os necessários para o desenvolvimento do projeto. A essência desta afirmação é aquela que emana do conceito "Aprender Fazendo". Além das suas competências técnicas, o formando deve ainda possuir, ou desenvolver, um espírito que lhe permita trabalhar em equipa pois, regra geral, nas empresas onde desenvolver a sua atividade profissional será integrado em equipas multidisciplinares.
Escolha do tema:
A METAMORFOSE foi um tema escolhido com facilidade dada a existência de um projeto prévio das formandas (LA CANA), este que, fazia constante menção aos problemas pela qual a sociedade é rodeada. Seguindo a ideia de revolta social e também uma oportunidade de liberdade conjunta, a METAMORFOSE visa oferecer uma representação de como uma adversidade do quotidiano pode ser abordado em diversas alturas.
Empreendedores e/ou influencers que prezam pelo conforto, mas também pelo questionamento das atitudes dos seus visualizadores, foram grandes fontes de inspiração durante o desenvolvimento do projeto.
5. DESENVOLVIMENTO / CONCRETIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Fases da Prova:
I. Após a escolha do tema, as formandas seguiram para a planificação dos vídeos, assim como a modificação do logotipo original (LA CANA).
II. Com a planificação feita, prosseguiram para a produção e pós-produção dos mesmos, o que inclui: desenvolvimento escrito (narrativa); gravação de vozes; gravação de vídeo; e por fim, o tratamento de imagens.
III. A construção do site dá-se seguidamente ao desenvolvimento dos vídeos do projeto, juntamente das capas dos mesmos.
IV. Ao ter os vídeos finalizados e exportados, as formandas seguem para a criação do Making Of do projeto.
V. Por fim, com a prova maioritariamente concluída, os relatórios são desenvolvidos.
Técnicas utilizadas:
5. DESENVOLVIMENTO / CONCRETIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Hardwares utilizados:
- Criação de logotipo;
- Criação e animação de elementos gráficos 2D;
- Edição e tratamento de vídeos, imagens e som;
- Desenvolvimento do UX e UI.
- Câmara – Nikon D3500;
- Estabilizador/Gimbal – Dji Ronin SC;
- Tripé – Hama Star 61;
- Telemóveis;
- Computador.
Softwares utilizados:
- Adobe Illustrator – Renovação do logotipo e desenvolvimento de capas para vídeos;
- Adobe Photoshop – Edição e tratamento de imagem;
- Adobe After Effects – Animação de ícones;
- Adobe Premiere – Montagem e edição de vídeo;
- WordPress – Construção do site.
Dificuldades surgidas e propostas para a sua superação:
Após a escolha do tema, as formandas deram início ao planeamento do projeto. Devido ao excesso de brainstorming e ideias não aplicadas à prática, encontraram algumas dificuldades como por exemplo, um resultado que não cumpria as expectativas desejadas e o desconforto no trabalho apresentado. Para a resolução deste problema, foram discutidas algumas ideias com a ajuda de formadores e colegas, chegando assim à ideia atual.
5. DESENVOLVIMENTO / CONCRETIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
5. DESENVOLVIMENTO / CONCRETIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Articulação de componente Teórica/Teórico-prática/Prática:
COMPONENTE DISCIPLINA CONTEÚDOS
SOCIOCULTURAL INGLÊS Tema, sinopse da Prova de Aptidão Profissional (tradução de informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados, aspetos paratextuais).
SOCIOCULTURAL PORTUGUÊS Tema, informação significativa, encadeamento lógico dos tópicos tratados, aspetos paratextuais (e.g. título e subtítulo, notas de rodapé ou notas finais, índice e ilustração), correção linguistica.
TÉCNICA TM Retoques avançados para imagens complexas; Formas vetoriais e linhas de recorte; Gestão de perfis e configurações de cores; Ajustes avançados de cores e tons; Técnicas e noções avançadas sobre as camadas. Utilização de ferramenta de animacão e ferramenta de autor. Desenvolvimento de projetos para CD/DVD/WEB
TÉCNICA DCAV Identificação do problema Identificação do público-alvo; Definição de Objetivos; Levantamento e tratamento de dados / informação; Experimentação de várias técnicas criativas; Apresentação do conceito base.
TÉCNICA SI Etapa Inicial: Desenvolvimento de proposta original de layout; Etapa de desenvolvimento; Elaboração e desenvolvimento da estrutura que irá compor a plataforma e/ou página Web;
TÉCNICA PPM
Técnicas de realização audiovisual: Planificação; Planos e enquadramentos;Utilização da linguagem audiovisual na concretização de um produto;Construção de um guião; prática para um projeto audiovisual; Captação da imagem em movimento; Iluminação, aplicações práticas; Edição e pós producão: Formatos multimédia: Formatos audiovisuais: Etapas da producão e da realização de um produto audiovisual: Da ideia ao storyboard; Da preparação à produção executiva;
Prova de Aptidão Profissional Relatório Final Lara Carrão Nº 8897 Ciclo de Formação 2020/2023
6. AUTO-AVALIAÇÃO
Apesar do conhecimento adquirido ao longo dos três anos de formação, o desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional permitiu que a formanda tivesse acesso a novas técnicas e a novos modos de aprendizagem. O projeto forneceu não só um ensinamento mais amplo no que toca à área técnica da Multimédia, assim como estabeleceu uma grande oportunidade de descoberta por novos gostos quanto a técnicas e softwares que não tinham sido muito aprofundados durante o ano letivo.
Embora algumas dificuldades em partes das componentes, a formanda sempre demonstrou interesse, dando especial atenção ao estudo técnico do curso. A Prova de Aptidão Profissional possibilitou um crescimento tanto a nível pessoal como a nível profissional, já que a criação desta prova permitiu que a formanda se tornasse mais apta ao que poderá encarar no mercado de trabalho.
7. CONCLUSÃO
A concretização da Prova de Aptidão Profissional faz com que a formanda se sinta grata. Deparou-se com obstáculos que pareciam ser difíceis, a conclusão do projeto traz um sentimento de alívio. Foi possível colocar em prática o conhecimento adquirido graças aos formadores, aos quais a formada, novamente, agradece.
O trabalho, esforço e disciplina aplicados durante estes meses farão com que se sinta orgulhosa do projeto realizado nos próximos anos, já que, novamente referindo, o projeto se mostrou uma mais valia, levando em consideração o que foi aprendido e aplicado e a maneira como possibilitou o crescimento e realização pessoal e profissional da formanda.