
2 minute read
procedimentos da pesquisa qualitativa
Ao entendermos sobre a relevância da cidade de São Bernardo do Campo a partir de sua história, definimos o bairro Centro como objeto de análise qualificado para a escala de trabalho, como demonstrado na Figura 09, nos baseando nos princípios da Acupuntura Urbana, idealizada pelo arquiteto Jaime Lerner (2003). A ideia central de Lerner (2003) é realizar intervenções pontuais no espaço para gerar impactos significativos na qualidade de vida e na funcionalidade da vida urbana.
Assim, a partir da escolha da área de intervenção dentro da cidade de São Bernardo do Campo, as análises e caminhos para as diretrizes urbanas serão focadas dentro dos limites do bairro central, uma vez que a área representa o núcleo histórico e cultural da cidade, mas que enfrenta desafios relacionados principalmente à degradação urbana, falta de infraestrutura adequada, problemas de mobilidade e degradação ambiental.
Advertisement
Ao utilizar o conceito Lerner (2003), as diretrizes para o bairro central são elaboradas com base em uma análise cuidadosa das necessidades e potenciais da região, levando em consideração a partici- pação popular. Isso envolve identificar os pontos críticos e estratégicos onde pequenas intervenções podem gerar grandes transformações.
Dessa forma, a pesquisa qualitativa é um método que se destaca por sua abordagem interpretativa e pelo enfoque na compreensão aprofundada dos fenômenos sociais. Ao explorar os aspectos subjetivos, culturais e históricos da memória do centro de São Bernardo do Campo, a pesquisa qualitativa permite capturar a diversidade de perspectivas e experiências dos usuários. Os usuários são protagonistas na construção da memória de um lugar. Suas histórias individuais, memórias afetivas e relatos pessoais constituem um acervo valioso para a compreensão coletiva do passado. Por meio de entrevistas e registros de depoimentos, a pesquisa qualitativa proporciona que os usuários expressem suas vivências e revelem as diferentes camadas de significado associadas ao centro de São Bernardo do Campo.
Ao dar voz aos usuários, a pesquisa qualitativa contribui para a construção de uma história inclusiva e plural. Os diferentes grupos sociais, como moradores antigos, comerciantes e imigrantes, possuem perspectivas únicas sobre o centro da cidade, enriquecendo a compreensão da memória coletiva. Além disso, a pesquisa qualitativa permite que saberes populares, tradições e práticas culturais sejam valorizados e incorporados na narrativa histórica.
Embora a pesquisa qualitativa seja um método valioso, é importante reconhecer que existem desafios, como a subjetividade dos relatos e a necessidade de considerar diferentes pontos de vista. No entanto, é por meio desses desafios que a pesquisa revela sua potencialidade de desconstruir narrativas dominantes e promover um diálogo mais inclusivo e representativo sobre a memória do centro.
4.2 aplicação da pesquisa
A partir da definição da área de estudo e do tipo de pesquisa que seria aplicada, utilizamos da liberdade de selecionar os entrevistados de acordo com os objetivos do trabalho, procurando aqueles que possuem conhecimentos relevantes para o estudo, mas que também representem diferentes perspectivas e experiências, enriquecendo a compreensão da temática em análise. Como escolha de aplicação da pesquisa de caráter qualitativo, realizamos entrevistas através de questionário online, feito pela plataforma do Google, que foi disponibilizadas à moradores e frequentadores do município de São Bernardo do Campo durante o período de 14 de março de 2023 à 21 de março de 2023. Nesse período, reunimos os depoimentos de um total de amostra de 70 pessoas. O questionário foi elaborado com o total de 13 questões, divididas em duas partes: a primeira parte, com 4 perguntas, focou em conhecer o grupo de pessoas que respondia o formulário. Assim, a sequência inicial de questões baseou-se em responder: nome/e-mail, gênero, faixa etária e atividade exercida. As respostas obtidas no campo de “nome/e-mail” serão propositalmente mantidas fora da análise para proteger a privacidade dos entrevistados, uma vez que só foram colhidas por motivos de controle da pesquisa. Como resultado dessa primeira seleção de perguntas, temos, a partir da Figura 10, que 60% das pessoas entrevistadas se identificam como mulheres.
Também pudemos identificar que o grupo constituiu-se de uma variedade de faixas etárias, como demonstra a Figura 11, reunindo diferentes perspectivas e vivências a partir da seleção de várias pessoas. Entretanto, temos como maioria um grupo mais ve-
