CORPOCIDADE6 - Caderno de Resumos

Page 114

Habitar o centro Urpi Montoya Uriarte UFBA

bibliografia INGOLD, Tim. The perception of the ambience. Essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, Taylor & Francis e-Library, 2002. Cap. Building, dwelling, living (172188); The temporality of the landscape (189-208). ______a. Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. ______b. Líneas. Una breve historia. Barcelona: Gedisa 2015. MONTOYA URIARTE, Urpi. “Pobreza e cultura. A luta dos pobres para permanecer morando no centro histórico de Salvador”. Cadernos PPG-AU/ FAUFBA, v. 10, p. 1-20, 2012. ______. Entra em beco, sai em beco. Formas de habitar o centro, Salvador e Lisboa. Salvador, no prelo, 2018.

palavras-chave 114

habitar, centro, Salvador

Pesquiso atualmente a área da Ladeira da Preguiça, pretendo apreender a forma atual de seus moradores habitarem esse espaço, relacionando-o com o que chamo de uma “forma tradicional de habitar o centro”, trabalhado em outras pesquisas no centro de Salvador. Isto supõe conhecer intimamente este espaço ao longo do tempo, para o qual estou debruçada numa pesquisa em fontes primárias, jornalísticas e de imagens centradas no século XIX. Após essa pesquisa, iniciar-se-á a fase etnográfica da mesma, a qual procurará recolher histórias orais do local, histórias de vida, trajetórias residenciais e percursos cotidianos de seus moradores. O objetivo da pesquisa visa mostrar como a atual expulsão de seus moradores promovida pela gentrificação em curso da área atinge não apenas o local de moradia dessas pessoas, mas principalmente sua forma de habitar que não é de apenas uma rua, mas de toda a área central da cidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.