__MAIN_TEXT__

Page 1

INFORMATIVO

# 05

SAÚDE É

EDIÇÃO

2020

1 4 anos Laboratórios Amigovida completa 14 anos

NÃO FIQUE NA DÚVIDA: COVID-19

ÁGUA DE QUALIDADE É FONTE DE VIDA

Os testes devem ser realizados com cautela para evitar o aumento do número de falsos negativos.

Aprendemos que água boa é cristalina, sem gosto e sem odor. Mas só essas características não garantem a qualidade da água que bebemos.

Página 4

Página 10


Estamos vivendo em um momento de reflexão. Um vírus invisível e que pode estar em todo lugar veio para mudar nossas vidas, e nos obrigou a aprender a conviver com isolamento e distanciamento social, uso de máscaras, relembrar a importância de lavar as mãos, usar o álcool em gel e muitos outros cuidados. É preciso estar atento na rua e cuidar com o que levamos para nossas casas. São novos desafios! Trabalhar de casa, cuidar da casa e dos filhos – tudo ao mesmo tempo. Tivemos que nos adequar à possibilidade de trabalhar a partir de casa - nunca se falou tanto em home office – e ao mesmo tempo ter a oportunidade e o desafio de acompanhar os filhos em aulas online, cursos pela internet, adaptar equipamentos e sistemas para manter tudo funcionando e em meio a todas essas mudanças, manter a saúde física, mental e financeira. O que precisamos aprender com tudo isso? Precisamos aprender a exercitar a adaptabilidade, conviver e ter responsabilidade com nossa convivência, seja com pessoas ou com o ambiente. Isso é desenvolvimento sustentável e pensar de forma sistêmica. Aprender a tornar a liberdade possível dentro de cada um de nós e vivenciar o autoconhecimento, aprendendo a conviver com o que temos em casa, no trabalho, com amigos e voltar a seguir algumas regras e novos hábitos. Isso é compromisso com

as partes interessadas e capacidade de ser uma liderança transformadora. Quem usa o modelo de excelência da gestão, assim como usamos nos Laboratórios Amigovida, consegue enxergar que essa pandemia veio para nos trazer ensinamentos e oportunidades no âmbito pessoal e profissional. São novos tempos, com revisão de processos em todas as áreas, adaptação e novos hábitos, a capacidade de mudança e transformação, a importância de respeitar as regras de conduta ética, relembrar que existe hierarquia, que as pessoas têm competências e capacidades que precisam ser garimpadas e incentivadas, que necessitamos mais do que nunca ter responsabilidade e amor verdadeiro por nós mesmos, pelo nosso corpo e espírito, pelo nosso semelhante e pelo nosso planeta! Acredito que todos nós estamos tendo a oportunidade de aprendizado para construir um novo amanhã, gerando valores positivos em todas as áreas de nossa convivência social, ambiental e econômica. Uma excelente leitura, com muita luz na caminhada de todos nós! Maribel E. Gaio

Gestora e responsável técnica dos Laboratórios Amigovida

Desenvolvimento O Informativo Saúde é Vida é uma publicação dos Laboratórios Amigovida www.temperopropaganda.com.br


MUDANÇAS QUE FAZEM BEM

Queremos sempre oferecer mais qualidade e eficiência, por isso o Amigovida está sempre em constante movimento e transformação. Em 2019 mudamos a nossa estrutura para você aproveitar com mais comodidade o que temos de melhor e ampliamos nossos serviços, para atender todas as necessidades. Agora contamos no Amigovida com análises clínicas, análises veterinárias e análises ambientais.

Seus exames clínicos realizados com responsabilidade e qualidade, através da experiência de nossos profissionais e metodologias operacionais atualizadas, feitos com muito cuidado por quem está há 14 anos no mercado

49 3533.0194 49 3566.2337 49 99987.7516

Prestamos assessoria para questões relacionadas ao meio ambiente e monitoramento de amostras. Realizamos análises de água, alimentos, bebidas, ar, solo, resíduos sólidos e materiais em geral, para garantir sua qualidade de vida.

49 3533.0194 49 98503.1255

Assessoria de médico veterinário para garantir o melhor atendimento ao seu animal com diversos exames ofertados, desde check-ups rotineiros até exames mais complexos. Serviços 24 horas de segunda a segunda.

49 3566.2337 49 99919.4369

SEMPRE PERTO DE VOCÊ

MATRIZ

Rua Cel. Fagundes, 77 - Videira Atendimento de segunda a sexta - 7h às 18h Sábado - 7h30 às 12h 49 3566.2337

UNIDADE DE COLETA (CENTRO)

UNIDADE DE COLETA (RIO DAS PEDRAS)

Rua Brasil, 7 - Centro - Videira (ao lado do Subway)

Rua Arlindo Longo, 25 - Rio das Pedras - Videira

Atendimento de segunda a sexta - 7h às 16h 49 3566.1734

Atendimento de segunda a sexta - 7h às 12h 49 3960.1037

NOSSO PROPÓSITO: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL COM EXCELÊNCIA.

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

3


NÃO FIQUE N UE NA DÚVIDA

COVID-19

Principal método para rastreio e isolamento de pessoas contaminadas pelo coronavírus, a testagem precisa ser realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades de saúde no país. Existe atualmente no mercado uma série de testes disponíveis para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas po-

dem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados. Caso tenha apresentado os sintomas ou estado em contato com um caso positivo do novo coronavírus, não fique na dúvida, procure o Laboratório Amigovida.

PROCURE O AMIGOVIDA PARA REALIZAR SEU EXAME DE COVID-19 Se você apresentar sintomas ou suspeita que esteja com COVID-19, não se dirija ao laboratório, entre em contato pelo WhatsApp 49 99987.7516, receba as informações necessárias e agende seu exame.

4

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA


ENTENDA RT – PCR • • • •

É realizado através da coleta nasofaringe, por meio de swab. Através dele é possível detectar a presença do RNA do vírus da amostra. A coleta deve ser feita do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas. O resultado sai em 5 dias.

PESQUISA DE ANTÍGENO QUANTITATIVO (COV19F). • É realizado através da coleta nasofaringe, por meio de swab. • Pesquisa a presença de partículas virais na amostra analisada. • O resultado do teste será quantificado, um resultado acima de index 1.0 é reagente e abaixo de 1.0 é não reagente. • A coleta deve ser feita do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas. O resultado sai no mesmo dia da coleta.

ANTÍGENO TESTE RÁPIDO QUALITATIVO (CO19AG) • É realizado através da coleta nasofaringe, por meio de swab. • Pesquisa a presença de partículas virais na amostra analisada. O resultado do teste é qualitativo, ou seja, reagente ou não reagente. • A coleta deve ser feita do 3º ao 7º dia após o início dos sintomas. O resultado sai no mesmo dia da coleta.

TESTE SOROLÓGICO • É realizado através da coleta de sangue. • Identifica a presença de anticorpos IgG e IgM. O resultado do teste rápido de anticorpos para IgG e IgM é qualitativo, ou seja, reagente e não reagente. • A coleta deve ser feita a partir do 10º dia após o início dos sintomas. O resultado sai no mesmo dia da coleta.

TESTE SOROLÓGICO DE PESQUISA DE ANTICORPOS QUANTITATIVO IGG E IGM • Para a realização do exame é coletada uma amostra de sangue do paciente. • A detecção é feita através da presença de anticorpos quantitativo de IgM e IgG em pessoas que foram expostas aos coronavírus. O resultado do teste sorológico de anticorpos para IgG e IgM é quantitativo, ou seja, resultado acima do índice 1.0 é reagente, abaixo de 1.0 é não reagente. • A coleta deve ser feita a partir do 10º dia após o início dos sintomas. O resultado sai no mesmo dia da coleta. • Outros exames de sorologia para COVID-19 podem ser realizados, como IGTotal que verifica a presença de anticorpos totais para COVID-19, testes de sorologia para COVID-19 das imunoglobulinas IgA, IgG e IgM solicitados separadamente.

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

5


É MENINO OU MENINA? Olá, papais! Poucas coisas deixam as gestantes tão impacientes quanto a dúvida sobre qual o sexo do bebê. Mas para sua felicidade, nós do Laboratório Amigovida realizamos o exame para você, permitindo assim que você possa chamar o pequenino ainda na barriga pelo nome, escolher as roupinhas ou até mesmo decorar o quarto de acordo com o sexo. E para que tudo isso seja possível, iremos falar um pouco do exame de sexagem fetal. O exame de sexagem fetal é relativamente novo e grande parte das pessoas ainda não conhece. O exame é feito pela amostra de sangue da mamãe. Não necessita de jejum e nem de preparação anterior. São coletados aproximadamente 8 ml de sangue materno, em seguida enviado para análise. No sangue da mãe, além do material genético materno, existem fragmentos do DNA fetal, e nessa amostra busca-se uma região de DNA específica do sexo masculino

6

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

(que está no cromossomo Y). Se ela for encontrada, temos um menino, do contrário, uma menina. Não necessita de pedido médico e o resultado fica pronto em até sete dias úteis. E para tranquilidade dos futuros papais, o exame possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação (necessária ultrassonografia para que seja comprovado o tempo gestacional). Após a leitura deste texto, esperamos que os futuros papais estejam mais seguros e munidos de boas informações. Aguardamos vocês para compartilharem este momento mágico da vida com a gente!

Fernanda Serighelli CRF/SC: 15862

Dúvidas? (49) 3566.2337 / 99916.3883 (49) 99987.7516


INFLUENZA H1N1 Em tempos de pandemia do Coronavírus, não podemos esquecer de outro vírus que reaparece no período de outono e inverno e que nos traz preocupação. O H1N1 é um tipo de influenza A, um tipo de gripe altamente contagiosa e que está presente em todo o mundo. Esse vírus afeta nosso sistema respiratório e tem alto índice de letalidade entre crianças, idosos e pessoas que já tenham alguma outra doença pré-existente ou não. O contágio se dá através de gotículas expelidas através de tosse ou espirros. Os sintomas são muito parecidos com uma gripe normal, porém mais exacerbados: febre de 39°C, calafrios intensos, muita dor de cabeça, cansaço extremo e dor muscular, leve dor de garganta, tosse seca e contínua e ardência nos olhos podem ocorrer. Os sintomas podem ser variáveis, pois cada organismo reage de uma forma diferente. A busca médica é a melhor alternativa para correlação clínica.

NÃO ESQUEÇA, PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

O Laboratório Amigovida realiza o teste qualitativo de influenza A e B. O vírus tipo A é mais predominante e está associado com epidemias mais graves, enquanto que o B são geralmente mais leves. O Amigovida possui o teste de imunoensaio para detecção viral. Para realização do teste, é utilizado um swab (cotonete) que é introduzido até o final das narinas do paciente. O exame leva poucos minutos para ficar pronto e deverá ser interpretado por um médico, em conjunto com os outros achados clínicos. Flavia Debiasi Tessari

Auxiliar de Laboratório Cursando Graduação de Farmácia – Unoesc/Videira Dúvidas? (49) 3566.2337 / 99916.3883 99987.7516

• • • • • • • • • •

LAVE BEM AS MÃOS USE ÁLCOOL GEL EVITE AGLOMERAÇÕES E LOCAIS FECHADOS USE MÁSCARA TOME A VACINA (NO CASO DA H1N1) MANTENHA-SE HIDRATADO FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS SE ALIMENTE BEM DURMA PELO MENOS 8 HORAS NÃO PRATIQUE A AUTOMEDICAÇÃO.

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

7


DOENÇA RENAL CRÔNICA EM CÃES E GATOS Os rins nos animais possuem funções semelhantes aos dos humanos, realizando principalmente uma filtração do sangue e produzindo urina (removendo resíduos e mantendo o equilíbrio), fazendo a regulação da pressão sanguínea e estimulando a produção de células sanguíneas. A Doença Renal Crônica (DRC) é a patologia mais comum que afeta os rins de cães e gatos. Estima-se que um em cada dez cães, e três em cada dez gatos, desenvolve alguma forma de doença renal crônica, especialmente quando chegam à velhice.

ESTAMOS NAS

REDES SOCIAIS! ACOMPANHE: 8

amigovidaveterinaria

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

A enfermidade é irreversível e possui alta taxa de progressão, ou seja, não há cura, sendo caracterizada por lesões silenciosas que comprometem a maior parte dos néfrons (algo como minifiltros dos rins). Apesar da doença não ter cura, o diagnóstico correto no início da doença faz com que o manejo adequado, nutrição e tratamento paliativo sejam instituídos, fazendo com que o paciente tenha uma melhora na qualidade e um aumento da expectativa de vida. Assim, se diagnosticada no início, o paciente poderá conviver com a doença por anos de uma forma menos traumática.


COMO IDENTIFICAR: e não apresentarem baixa da densidade urinária. Os sinais clínicos (sintomas) podem ser inaparentes nos • Quando há perda de 40% ou mais da função renal estágios iniciais da doença (período em que é recomendaocorre o aumento de SDMA (dimetilarginina simétrica). É do o diagnóstico). Conforme ocorre a progressão da lesão o teste mais inovador instituído no Brasil, se tratando de renal e avanço da doença o animal pode apresentar vômibiomarcador sanguíneo do estado dos rins. Sua grande notos, constipação, emagrecimento progressivo, desidratação, vidade é conseguir apontar o problema ainda mais precoaumento no consumo hídrico, aumento na produção de uricemente que os anteriores sem ter interferências de outras na, úlceras orais, mau hálito, entre outros. doenças, podendo identificar Preza-se pelo diagnóstia doença renal crônica com co precoce, quando os sinais até dois anos de antecedência, clínicos são inaparentes. EnQuanto mais cedo se identificar se comparado com métodos tão, utiliza-se de exames de tradicionais. Isso irá repercutir sangue, urina e imagem. O a doença renal, maiores são as em meses ou anos adicionais Laboratório Amigovida Análipossibilidades de monitorar, na expectativa de vida desses ses Veterinárias dispõe de almanejar e controlar a afecção. pacientes, sem contar os gaternativas para o diagnóstico nhos à qualidade de vida devida afecção ainda no estágio do à instalação de um manejo inicial, entre os exames indicaprecoce da doença. dos estão: Quanto mais cedo se identificar a doença renal, maiores • Após perda da função de aproximadamente 75% dos são as possibilidades de monitorar, manejar e controlar a rins ou mais, ou seja, um rim e meio, ocorre o aumento de afecção. Pensando nisso, recomenda-se realizar avaliação creatinina no sangue. A creatinina é um composto orgânico com exames marcadores de função renal no mínimo uma nitrogenado não-proteico formado a partir da degradação vez por ano em animais adultos, e ao se tornarem idosos, a da fosfocreatina produzida nos músculos que tem eliminacada seis meses. ção renal, ou seja, quando o rim não está funcionando a eliminação fica prejudicada e se acumula no sangue. • Após a perda de aproximadamente 66% de função renal ou mais, os rins perdem a capacidade de realizar a Dr. Mauricio Mezaroba Médico Veterinário - CRMV-SC 9333 concentração urinária o que reflete na baixa densidade no Dúvidas? exame de urina, principalmente em cães. No entanto, gatos (49) 3566.2337 / 99916.3883 podem apresentar perda de mais de 66% da função renal (49) 99987.7516

A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR EXAMES EM SEU PET Exames rotineiros realizam diagnósticos precoces que geram tratamentos mais efetivos;

A confirmação de suspeitas pode ser feita através de exames laboratoriais;

Os exames servem para acompanhamento do tratamento e prognóstico;

Exigir que os exames do seu pet sejam feito em um laboratório capacitado, é um ato de amor!


ÁGUA DE QUALIDADE É FONTE DE VIDA A água é fonte de vida. Por mais abundante que pareça ser, a água é um recurso limitado e que não está disponível para todos em perfeitas condições. Aprendemos desde cedo que a água boa para o consumo é cristalina, sem gosto e sem odor. Mas só essas características não garantem a qualidade da água que bebemos. Há a possibilidade de a água estar contaminada por vírus, bactérias e substâncias tóxicas microscópicas que não podem ser vistas a olho nu e que são capazes de prejudicar a saúde de toda a população. É por isso que a água que chega até nossa casa deve estar enquadrada em parâmetros específicos de qualidade, determinados pelo Ministério da Saúde. Seguindo esses parâmetros, as empresas de tratamento de água e efluentes fornecem água de qualidade, mas infelizmente o seu desperdício é exorbitante. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as ne-

10

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

cessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Nesse momento de pandemia, é preciso estar atento à água que estamos consumindo. Águas confiáveis são águas tratadas e subterrâneas, que são oriundas de poços artesianos profundos de lençóis freáticos. Mesmo assim é preciso analisá-las para saber se são próprias para consumo humano e animal. Muito cuidado com águas superficiais, que são oriundas de poços artesanais de fontes naturais, pois elas podem estar contaminadas com coliformes e originar os surtos virais e diarreicos, que levam as pessoas a buscarem as unidades de saúde. Análises precisam ser feitas e tratamentos precisam ser evidenciados para evitarmos aglomerações em postos de saúde e mantermos a saúde pelo consumo de uma água confiável e de qualidade. Consulte o Amigovida Ambiental para analisar sua água, nós podemos te ajudar!


ANÁLISE DE SOLO PARA MAIOR PRODUTIVIDADE Sabemos que a agricultura é uma das atividades produtivas mais fortes no Brasil. Porém, a qualidade do solo pode atrapalhar a produtividade e resultar em grandes perdas. Atualmente, podemos contar com uma série de equipamentos tecnológicos para verificar a qualidade do solo utilizado no plantio de alimentos e como matéria-prima. Fazer análises com frequência faz parte da rotina de muitas propriedades que buscam evitar perdas. Diversas deficiências podem ser causadas por um

manejo inadequado: o cansaço do solo, a escassez de nutrientes, contaminações causadas por agentes externos e o mau uso de produtos na terra. Esses problemas, que não são vistos, podem matar a plantação, causar perda de qualidade nos produtos cultivados, possíveis contaminações e serem capazes de prejudicar até mesmo o meio ambiente. A análise de solo para a agricultura resulta em vantagens como:

MAIOR PRODUTIVIDADE UMA TERRA COM QUALIDADE TEM MAIS NUTRIENTES DISPONÍVEIS PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

MAIS QUALIDADE PRODUTOS COM MAIS QUALIDADE TERÃO IMPACTO NA HORA DA COMPRA PELO CONSUMIDOR FINAL.

Cuidado com o meio ambiente é uma reponsabilidade de todos. Conte com o apoio do Laboratório Amigovida Ambiental.

Evandro Brandelero

Farmacêutico-Bioquímico

Dúvidas? (49) 3533.0194 (49) 98503.1255

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA

11


Profile for Laboratórios Amigovida

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA  

INFORMATIVO SAÚDE É VIDA  

Advertisement