BioJournal Ano 10 - Ed. 02 - Trimestral 2023

Page 1

BioJournal

Ano
10 - Ed. 02 - Trimestral 2023

Expediente

Koppert Biological Systems:

Diretor Agri:

Martin Koppert

Diretores Horti:

René Koppert & René Ruiter

Diretor de Marketing Corportativo:

Peter Maes

Diretor Financeiro & Controller:

Joram Oosthoek

Diretoria Koppert do Brasil:

Diretor Comercial:

Gustavo Herrmann

Diretor Industrial:

Danilo Pedrazzoli

Gerente de Comunicação e Marketing:

Jaqueline Antonio (Mtb 28.498)

Assessoria de Imprensa (reportagem e redação):

Flávia Romanelli (Mtb 27.540)

Design e Diagramação:

Cristiane de Oliveira

Contato Koppert do Brasil:

Unidade Microbiológicos

Cidade: Piracicaba/SP

Rodovia Margarida da Graça Martins, km 17,5 (s/n)

Unidade Macrobiológicos

Cidade: Charqueada/SP

Via Vicente Verdi, 528 - Distrito Industrial 03

Telefone: +55 0800 770 1919

E-mail: comunicacao@koppert.com.br

Site: www.koppert.com.br

Chegamos na metade do ano com muitas conquistas e planos de futuro!

Confira nesta edição a cobertura da 11ª Convenção da Koppert Brasil, além de eventos, encontros, visitas e panoramas do mercado de biológicos.

Como destaque, trouxemos ainda a entrevista do pesquisador e consultor Alexandre de Sene, que recentemente foi eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Society.

Boa leitura, aproveite!

Editorial

Em memória

Comunicado de falecimento de Peter Koppert

Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento de Peter Koppert, no dia 20 de junho, após uma breve doença aos 73 anos. Filho de Jan Koppert, fundador da companhia, deu continuidade ao legado do pai, transformando a pequena empresa pioneira em controle biológico na líder global de hoje. Juntamente com seu irmão Paul foi responsável por promover o uso do controle biológico e a agricultura regenerativa no mundo, deixando um legado de sustentabilidade e cuidado com a natureza para as gerações futuras.

Com a morte de Peter, perdemos nosso dedicado fundador, um amoroso marido, pai, sogro, avô e irmão. Sua morte deixa um profundo vazio em nossos corações.

Em nome de todos os funcionários da Koppert, oferecemos nossas sinceras condolências à família e entes queridos de Peter. Que eles encontrem força e apoio nas belas lembranças que têm dele. Se desejar expressar o seu apoio e condolências, pode deixar uma mensagem no registo de condolências: www.koppert.com/condolences/peter-koppert/

Entrevista

Alexandre Sene

Alexandre de Sene é engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado em entomologia. Entusiasta dos insetos e do controle biológico, atualmente é professor do Centro Universitário Moura Lacerda e professor convidado da Especialização em Manejo de Solos da Esalq/USP e do Mestrado Profissional em Agronegócio da FGV, além de sócio proprietário da Occasio, empresa de consultoria.

Recentemente Sene foi eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Society, uma sociedade de honra, que foi fundada em 1889 na universidade de Cornell, nos EUA. Essa sociedade o coloca mais perto da revista American Scientist, renomada no mundo, facilitando a divulgação de seu trabalho e dos avanços do controle biológico de pragas e doenças no Brasil.

BioJournal - Fale sobre sua formação e trajetória profissional.

Alexandre - Sou engenheiro agrônomo, formado pela Unesp de Jaboticabal, onde também fiz o mestrado em Entomologia Agrícola. Cursei o doutorado na Esalq/ USP, em Entomologia, e em 2000 participei da fundação da empresa Bug Agentes Biológicos, com projetos da Fapesp, que somaram mais de R$ 2 milhões. Tornei-me

sócio da empresa em 2010. Em 2000 também comecei minha carreira acadêmica no Centro Universitário Moura Lacerda, ministrando aulas para a Agronomia e Veterinária. Logo depois fui convidado pela Esalq para ministrar aulas para a graduação em agronomia, pós-graduação em Entomologia e especialização em Manejo de Solos. Já em 2012 fui convidado pela FGV para ministrar aulas no Mestrado Profissional em Agronegócio. Em 2009, fundei a Occasio, editora e prestadora de serviços, tendo quase todas as empresas de produtos fitossanitários como clientes, incluindo a Koppert. E em 2012 iniciei minhas atividades como Consultor em Manejo Inteligente de Pragas, onde atualmente atendo 89 usinas pela América Latina, o que corresponde a cerca de 4 milhões de hectares de cana-de-açúcar e culturas anexas, como soja, milho e pastagens. Pela Bug, ganhamos os principais prêmios e reconhecimentos do mundo, como chegar a 33º lugar no ranking das empresas mais inovadoras do mundo, pela revista americana Fast Company, e em 2012, com

Engenheiro agrônomo, com Mestrado e Doutorado em Entomologia
04

o prêmio Technology Pioneer, do Fórum Mundial de Economia.

BioJournal - Como surgiu o interesse pela entomologia e pelo controle biológico?

Alexandre – A entomologia está junto de mim desde a infância. No meu diário de bebê há o depoimento de minha mãe indicando que a primeira vez que fixei o olhar em algo foi sobre uma mosca. Passei minha infância criando insetos e demais invertebrados, completando seus ciclos de vida (muitas vezes me queimei com taturanas), escrevendo textos, aprendendo sobre informática e tecnologias e organizando eventos, justamente o que eu viria a fazer em toda a minha vida de adulto. Para escolher o curso de graduação, optei pelos que poderiam me ensinar mais sobre insetos, e a agronomia surgiu soberana. Cursando agronomia, conheci a Entomologia técnica com o Prof. Odair Fernandes e acabei me apaixonando ainda mais por essa ciência, mas foi com o Prof. Santin Gravena que conheci o controle biológico prático, na Unesp, e depois com o Prof. José Roberto P. Parra, na Esalq, aprendi sobre a entomologia experimental, nos critérios mais nobres da ciência.

BioJournal - Como foi a eleição como membro (Full Membership) da Sigma Xi, The Scientific Research Society e qual a sua importância?

Alexandre - Não sei de quem foram as duas indicações para eu ingressar nessa sociedade, mas ela surgiu num momento importante para a minha aproximação com países estrangeiros. É uma sociedade antiga e que tem e teve como membros cientistas renomados, além de possibilitar que diversos jovens possam ingressar no mundo das ciências. Tudo isso me atraiu bastante e, lógico, aceitei a minha nomeação. Fazer parte dessa sociedade abre a possibilidade de publicar na conceituada revista American Scientist, que existe desde 1913, mais um bom motivo para ficar lisonjeado com a eleição.

BioJournal - Como isso deve impactar no seu trabalho como pesquisador e consultor?

Alexandre - Como trabalho com inovação e ideias “fora da caixinha”, essa nomeação me dá mais credibilidade, especialmente no meio científico, pois no meio agrícola a credibilidade é conseguida com resultados práticos das consultorias.

BioJournal - Qual a importância do seu trabalho como consultor em uma empresa como a Koppert?

Alexandre - Acho que as minhas pesquisas, além de constatar a eficácia dos produtos Koppert, já comprovados antes por eles, ajudam a aprimorar e criar funções secundárias tão ou mais importantes que as principais. A Koppert é bastante importante para mim e meu grupo, por proporcionar essa pesquisa toda.

BioJournal - Como você vê a evolução das pesquisas e do uso do manejo biológico de pragas e doenças?

Alexandre - A pesquisa, nesse setor, está galopante. São descobertas quase todas as semanas como novos entendimentos sobre bioinsumos, em geral, novos bioinsumos, e aprimoramentos de uso constantes. O agricultor já tem o controle biológico como estratégia de manejo séria e eficaz e isso tem feito ele tornar a agricultura cada vez mais sustentável e compatível com o ambiente onde vive e trabalha. E o próprio agricultor, hoje, está à frente da ciência, pela primeira vez na nossa história, pois além dele acreditar, está encaixando essas tecnologias no seu manejo e sanando as suas necessidades práticas e operacionais, deixando à ciência o aprimoramento do que ele já está fazendo. É o caso da substituição do nitrogênio de fontes minerais e orgânicas pelo uso de bactérias comerciais, como Azospirillum brasilense, que fixam o nitrogênio atmosférico transformando-o em amônia e depois em nitritos.

05

Desburocratização

Brasil moderniza procedimentos para registro de produtos biológicos

Foi publicada no início de junho a Portaria Conjunta SDA/ Mapa - Ibama - Anvisa nº 1/2023, que substitui a Instrução Normativa Conjunta nº 3/2006 no estabelecimento de procedimentos a serem adotados para o registro de produtos microbiológicos empregados no controle de pragas ou como desfolhantes, dessecantes, estimuladores, inibidores de crescimento.

A nova Portaria Conjunta tem como objetivo adequar a legislação às inovações que têm surgido nos últimos tempos como, por exemplo, permitir o registro de microrganismo inativado, o que antes era permitido apenas para os microrganismos vivos. A normativa também buscou trazer algumas desburocratizações, bem como esclarecer vários pontos sobre procedimento de registro desse tipo de produto.

Com a desburocratização, será possível agilizar ainda mais o processo de registro de produtos de origem microbiológica e permitir que os produtos cheguem mais rapidamente ao mercado. A segurança e a eficácia dos produtos são rigorosamente avaliadas antes da aprovação, além de também garantir a proteção da saúde pública e do meio ambiente. “As embalagens deixam de ter o desenho da caveira e não há mais a necessidade de receituário agronômico para a compra de microbiológicos”, esclarece Ricardo Machado, gerente de assuntos regulatórios da Koppert Brasil.

Machado destaca que a portaria traz segurança jurídica para as empresas e parâmetros de controle de qualidade para as indústrias.

Segundo Tatiane Almeida, chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados do Mapa, a expectativa é de que essa nova norma possa estimular ainda mais a inovação e o desenvolvimento de novos produtos biológicos para o controle de pragas.

Foto: André Covolam 06

Uber das abelhas

AgroBee recebe primeiro aporte do Fundo Gazebo, de R$ 1 milhão

A AgroBee, startup de polinização assistida, recebeu o primeiro investimento feito pelo Fundo Gazebo, de R$ 1 milhão. Estruturado pela Koppert, o fundo é focado em startups e outros modelos de negócios que alavanquem o desenvolvimento, adoção e aplicação dos bioinsumos. Com esse aporte, a AgroBee vai acelerar sua tração no mercado, aumentando o número de clientes nos diferentes cultivos que atende, aumentar sua participação dentro de sua carteira de clientes e explorar novos modelos de remuneração.

Segundo o gerente de marketing estratégico da Koppert Brasil, Felipe Itihara, a AgroBee foi escolhida pela sua capacidade de resolução de problemas do cliente, mercado potencial para polinização e equipe capacitada.

“A solução de polinização assistida da AgroBee permitirá aos clientes aumento de produtividade e de qualidade da produção, além de mitigação de perdas em situações climáticas adversas. Ao somarmos os benefícios de produtividade, com um mercado potencial relevante e não atendido, temos uma oportunidade importante de retornos financeiros”, explica.

Itihara lembra que além do investimento financeiro, a colaboração da equipe técnica e comercial da Koppert junto à Agrobee também irá colaborar para a tração do modelo de negócio. “A combinação de investimento financeiro com a expertise técnico-comercial é uma premissa da tese do Gazebo.”

A colaboração entre as companhias fomenta a relação ganha-ganha fundamental no cenário dinâmico do mercado atual. A Agrobee se beneficia do investimento e acesso ao conhecimento da Koppert, enquanto a companhia pode oferecer uma nova solução para seus clientes, com a expertise em polinização assistida.

A tese do Gazebo foca em agtechs cujo modelo de negócio otimize o desenvolvimento de novos produtos

biológicos, alavanque a adoção desses insumos e melhore o manejo das lavouras com bioinsumos. “O Fundo é o veículo de aporte financeiro que suporta a nossa tese que, além do investimento, tem a atuação da Koppert como cliente e/ou facilitadora na apresentação das agtechs para sua cadeia de relacionamento e por mentorias do Gazebo, hub de inovação da Koppert do Brasil”, orienta o gerente.

AgroBee

A AgroBee tem como visão se tornar a maior empresa de polinização assistida e serviços ambientais do Brasil, crescendo mais 50 vezes nos próximos 5 anos. “Com as abelhas brasileiras, pesquisa aplicada e tecnologia vamos potencializar a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas, a preservação do meio ambiente e gerar grande impacto social”, conta Guilherme Souza, CEO da AgroBee.

Souza explica que com o novo investimento do Fundo Gazebo vão acelerar as atividades da startup para atender à crescente demanda global por soluções inovadoras e sustentáveis de produção de alimentos.

“O investimento permitirá que a AgroBee atraia novos talentos para sua equipe, invista em P&D e na expansão da comercialização de sua tecnologia avançada de polinização. A startup está comprometida em ajudar os produtores agrícolas a melhorar a produtividade e a qualidade das colheitas, enquanto reduzem o impacto ambiental.”

O CEO pondera que além do investimento, a parceria com a Koppert é uma validação poderosa da tecnologia as startups e um testemunho do seu potencial de mercado. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Koppert para continuar inovando e ajudando os agricultores a produzir alimentos de maneira mais sustentável.”

07

Crescimento acelerado

Pesquisa da CropLife Brasil, em

com a S&P Global,

A CropLife Brasil, associação que reúne as principais empresas que atuam nos segmentos de sementes, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos, e a S&P Global, umas das empresas de auditoria mais conceituadas do mundo, anunciaram recentemente o lançamento da pesquisa “Mercado Brasileiro de Biodefensivos – Safra 2021/2022”. O objetivo é mostrar um panorama do mercado de biodefensivos no período, destacando a razão da procura crescente por esses produtos, e a expectativa dos agricultores em relação ao setor.

Esse é o terceiro estudo conduzido pela S&P sobre o mercado de bioinsumos brasileiro. A pesquisa concluiu que, alavancado por uma demanda global por uma agricultura mais sustentável, o setor de biológicos vem ganhando espaço entre os produtores e os diversos players deste mercado. Esses produtos são grandes aliados para o futuro da agricultura, por isso é importante entender o comportamento de quem os utiliza.

O estudo apresenta um panorama completo do crescimento do setor em relação ao preço pago pelos produtores (farm gate price). O valor estimado do mercado brasileiro de biodefensivos, segundo a pesquisa, é de cerca de R$ 3,3 bilhões para a safra 2021/2022. Isso representa um crescimento de 219% em relação ao valor de mercado da safra anterior, estimada em R$ 1,03 bilhão. A S&P também aponta

que, no período entre 2018 e 2022, a taxa de crescimento anual (CAGR) de biodefensivos foi de 61,2%.

Para Amália Borsari, diretora de Biológicos da CropLife Brasil, esse desempenho mostra a força da indústria e explica a crescente demanda por esses produtos nos últimos dois anos. “É possível entender a rápida aderência do mercado. Estamos falando de uma indústria inovadora, que oferece inúmeros benefícios. Os biodefensivos são uma alternativa que, ao mesmo tempo que entregam um controle eficiente de pragas, podem atuar de forma sinérgica com outros produtos químicos, e ainda assim favorecer o meio ambiente”, destaca.

Os dados da pesquisa mostram que em 2021/2022, a taxa média de adoção de controle biológico subiu para 28% do total da área planta da em lavouras no País, que é estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 85,7 milhões de hectares. Em 2019/2020, a taxa média de adoção girava em torno de

08
parceria
destaca o crescimento do mercado de bioinsumos na última safra

17%. O que se espera é que o mercado de controle biológico continue apresentando taxas de crescimento elevado.

A pesquisa da S&P Global projeta um valor próximo a R$ 17 bilhões para o setor até 2030, considerando uma taxa de crescimento anual entre 2022 e 2023 de 23%.

Boa parte do mercado de bioinsumos é impulsionado por grandes culturas. O estudo considerou oito culturas, em oito estados diferentes, totalizando uma área de 47 milhões de hectares, onde os dados da pesquisa apontaram uma taxa de adoção de controle biológico perto de 39%, ou seja, em 16,6 milhões de hectares, os produtores fizeram pelo menos uma aplicação.

A área total de abrangência do estudo representa cerca de 69% do total da área tratada com pelo menos uma aplicação de biodefensivos em todo o país durante 2021/2022. Além disso, se considerarmos o número médio de uma aplicação durante a safra, a região tratada acumulada é estimada em 19 milhões de hectares, representando um valor de mercado em preços pagos pelos produtores, de cerca de R$ 2,4 bilhões ou U$ 456 milhões.

A soja é a cultura com a maior porcentagem de área tratada acumulada (42%) e de valor total do mercado (31%). Na sequência, algodão e cana, que em conjunto detém 39% da área tratada e 49% de valor de mercado. Para Amália, o crescimento do mercado de biológicos é um sinal positivo para o

futuro da agricultura brasileira. “Quanto maior a adoção, maior a percepção da efetividade e o reconhecimento das vantagens ambientais destes produtos, o que eleva a adoção na próxima safra”, complementa.

Segundo a pesquisa, as três principais razões pelas quais os produtores recorrem aos biodefensivos são eficiência de controle (29%), durabilidade/vida útil (25%) e formulação (21%), aspectos relacionados à sustentabilidade e à inovação embarcada nessa tecnologia. O custo foi mencionado por apenas 2% da amostra, ainda que esses produtos, em geral, sejam eficazes em pequenas quantidades. Isso revela que, embora a questão econômica seja um fator, não é um critério determinante para a adoção.

A pesquisa também apurou que os bioinseticidas foram aplicados em 59% da área tratada acumulada e representam 51,9% do total do valor do mercado. Já os bionematicidas, produtos utilizados para controle biológico, utilizando organismos como fungos e bactérias para reduzir o erradicar pragas na lavoura, foram aplicados em 24% da área, correspondendo a 29,8% do mercado abordado na pesquisa. Em termos de ativos, os microbiológicos são os mais presentes nas áreas tratadas (97,8%), seguidos pelos macrobiológicos (2,2%). “A pesquisa mostra que 58% dos produtores acreditam que o mercado deve avançar nos próximos anos, e 50% esperam uma taxa de mais de 20% de crescimento. É um dado importante, vindo de quem maneja esses produtos no dia a dia, mostrando que não é só a indústria que acredita no potencial de uma agricultura sustentável”, destaca a executiva.

Para a construção da pesquisa, a S&P Global também utilizou dados do Censo Agrícola de 2017, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estudo ouviu mais de 1.900 agricultores em oito estados, sendo eles: Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

09

Artigo científico

Sparcbio tem primeira publicação internacional de macrobiológicos

Com a participação da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Koppert, liderada pela pesquisadora Jaci Mendes Vieira, o Sparcbio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) publicou seu primeiro artigo científico internacional sobre macrobiológicos na revista Bulletin of Entomological Research.

Intitulado “Reproductive compatibility among sympatric and allopatric isofemale lines of Trichogramma pretiosum Riley, 187”, o estudo constata que comparando as vespas coletadas em Irvine, nos EUA, e Piracicaba, no Brasil, não apresentaram diferenças

Evento

genéticas significativas e podem gerar descendentes férteis. “Trata-se de uma pesquisa básica, que pode ser usada para outras finalidades, mas que não tem viés comercial. Assim constata-se que o Sparcbio faz todo tipo de pesquisa de interesse dos pesquisadores de controle biológico, não somente as que vão gerar imediatamente produtos”, explica Aloísio Coelho Jr., que também é um dos autores do artigo.

Assinam ainda a publicação

Painel ESG na abertura da Safra Datagro Cana-de-Açúcar tem participação da Koppert

A Abertura da Safra Datagro Cana-de-Açúcar, considerado um dos principais eventos do setor sucroenergético, aconteceu nos dias 8 e 9 de março, em Ribeirão Preto (SP) e reuniu empresários, executivos de usinas, produtores e fornecedores de cana e lideranças políticas para debater e apresentar análises inovadoras sobre a atual safra de cana.

O gerente comercial em cana, Vinícius Lopes, participou do painel “ESG: Riscos e oportunidades para o setor sucroalcooleiro”. Ao fim do dia, o coquetel de encerramento contou com o pocket show de Leo Chaves, um oferecimento Koppert.

10
Paul F. Rugman-Jones, Ranyse Barbosa Querino, Rafael de Andrade Moral, José Roberto Postali Parra e Richard Stouthamer.

Apresentado pela jornalista Renata Maron, o projeto Vídeocast BioTalks inicia sua primeira temporada com temas importantes na agricultura, como controle biológico, mercado e investimentos em tecnologia e inovação.

O episódio de lançamento, apresentado em 27 de março, abordou o manejo da cigarrinha-do-milho e contou com os convidados Marcelino Brito, gerente de desenvolvimento agronômico e de mercado da Koppert Brasil e Maurício Pasini, pesquisador e consultor.

O segundo episódio teve como tema o hub de inovação da Koppert, Gazebo e o lançamento de um importante passo para investimento nas startups focadas em biocontrole no Brasil. Os entrevistados são Felipe Ithiara, gerente de marketing estratégico da Koppert Brasil e Marilia Matheus, gerente financeira.

Na sequência, o público pode acompanhar Marcelino Brito e o biólogo e pesquisador da Embrapa, Sérgio Abud discorrendo sobre a importância dos biológicos para uma agricultura de alto rendimento.

BioTalks

Videocast aborda temas relevantes na agricultura

O episódio de número quatro abordou o Terranem (Sterneinema carpocapsae), bioinseticida revolucionário formulado com nematoides entomopatogênicos e indicado para o controle do bicudo da cana-de-açúcar. Os convidados foram Vinicius Lopes, gerente comercial de cana-de-açúcar da Koppert e Alexandre de Sene, professor e consultor.

Na quinta edição do vídeocast, Renata entrevista Guilherme Sousa, CEO da AgroBee, startup de polinização assistida. A AgroBee é uma das startups do Gazebo, hub de inovação da Koppert e acabou de receber o primeiro investimento do Fundo Gazebo.

Já no episódio seguinte, os ouvintes e expectadores puderam conferir quais as principais mudanças na regulamentação de produtos microbiológicos, com a participação de Amália Borsari, diretora de biológicos da CropLife e Ricardo Machado, gerente de assuntos regulatórios da Koppert Brasil.

11

Koppert promove sua 11ª Convenção

12
#TecnologiaViva

No final de junho, foi realizada a 11ª Convenção da Koppert Brasil, na qual os colaboradores se encontraram para fazer um balanço da safra encerrada e se preparar para a nova temporada. A programação contou com a abertura dos diretores Gustavo Herrmann e Danilo Pedrazzoli.

Brasil para a safra 23/24.

Jaqueline Antonio Gerente de Comunicação e Marketing da Koppert Brasil
A convenção foi um sucesso e cumpriu seu objetivo de integrar e capacitar o time comercial Koppert
Os diretores da Koppert Brasil Gustavo Herrmann e Danilo Pedrazzolli, ao lado da apresentadora Jaqueline Silva
13

Também no primeiro dia, a Convenção contou com apresentações sobre o clima, com a meteorologista do Climatempo, Nadiara Pereira. Ainda foi abordado o mercado de grãos e cana-de-açúcar, respectivamente por França Júnior, head grãos da Datagro e Bruno Wanderley de Freitas, analista sênior cana-de-açúcar da Datagro.

Dando continuidade à programação, cerca de 350 colaboradores assistiram a apresentação de Marcus Caetano, da Crosara Consultoria, sobre o cenário para a Koppert nas safras 2022/23 e 2023/24 e acompanharam o painel sobre a temporada 2023/24, com o diretor comercial e os gerentes comerciais da companhia.

Nadiara Pereira meteorologista do Climatempo França Júnior Head de grãos da Datagro Bruno Wanderley de Freitas Analista sênior cana-de-açúcar da Datagro Marcus Caetano Crosara Consultoria
14
Gustavo Herrmann, diretor comercial Koppert Brasil junto aos gerentes Vinícius Lopes, André Cerignoni, Rodrigo Rodrigues e Luziário Fonseca

Também houve apresentações de Felipe Itihara, gerente de marketing estratégico e Marcelino Borges, gerente de desenvolvimento agronômico e de mercado Koppert.

Encerrando o primeiro dia de evento, Steven Dubner, fundador da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) apresentou a palestra “A forma como escolhemos olhar para o mundo cria o mundo que vemos e somos.”

No palco, os gerentes Koppert Brasil Marcelino Borges de Brito e Felipe Itihara acompanhados de Jaque Silva Palestrante Steven Dubner Fundador da ADD
15
Jaque Silva ao lado de Jaqueline Antonio, gerente de comunicação e marketing da Koppert Brasil

No segundo dia da 11ª Convenção da Koppert Brasil o tema foi inovação e sustentabilidade, abordando assuntos como pesquisa, desenvolvimento, agenda ESG e crédito de carbono. O destaque ficou com a palestra “Sustentabilidade, uma agenda estratégica e inadiável” com Sônia Consiglio, jornalista, LinkedIn Top Voice Sustentabilidade e colunista do Valor Investe.

Na sequência da programação sobre inovação, os colaboradores da Koppert tiveram contato com o Espaço Gazebo, no qual startups residentes do hub apresentaram suas tecnologias. No encerramento do evento, Paulo Herrmann apresentou o tema “Gerando Valor ao Produtor” e os destaques da safra 2022/23 foram reconhecidos e premiados.

Segundo a gerente de comunicação e marketing da Koppert, Jaqueline Antonio, a convenção foi um sucesso e cumpriu seu objetivo de integrar e capacitar os colaboradores para mais um período de dedicação e trabalho.

Sônia Consiglio Jornalista, LinkedIn Top Voice Sustentabilidade e colunista do Valor Investe Diretores e gerentes Koppert Brasil no palco homenageando André Cerignoni
16
Adriana Bondrani, Iule Pais de Arruda, Fernanda Teixeira Saturini, Sônia Consiglio e Bruno Matta durante o painel ESG Paulo Herrmann Ex-CEO da John Deere Brasil Luciano Zapelini Gerente de operações Koppert Brasil André Cerignoni Líder Comercial e Marketing USA Agri
17
Espaço Gazebo com startups convidadas
Premiados 2023 18

Festa de Encerramento

19
Cantor Felipe Araújo comandou o show de encerramento da 11ª Convenção Koppert

Notas

Koppert promove workshop na região sul

A Koppert promoveu o 2º Workshop Koppert RS/SC. Em dois dias de programação, estiveram reunidos cerca de 170 participantes e 25 parceiros comerciais dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os participantes receberam informações técnicas de especialistas sobre o uso de ferramentas biológicas na agricultura, com palestras das equipes comercial e de desenvolvimento de mercado, além de convidados.

O workshop também contou com uma visita à área experimental do Centro Tecnológico Koppert, que fica em Passo Fundo (RS), para que os presentes pudessem conferir em campo os resultados do uso dos produtos biológicos do Sistema Integrado Koppert (SIK).

Rodadas técnicas levam informações a parceiros e clientes

A equipe Koppert realizou uma rodada técnica, visitando áreas SIK (Sistema Integrado Koppert) em parceria com a Proteplan, na região de Sorriso (MT). O pesquisador Clerison Perini acompanhou a rodada, em uma troca de conhecimento e resultados, observando a dinâmica das lavouras com a utilização das ferramentas biológicas Koppert, voltadas para altas produtividades.

Também houve uma rodada técnica com o consultor e professor Maurício Pasini, na região noroeste de Minas Gerais. O tour passou por parceiros e clientes e apresentou o manejo biológico da cigarrinha-do-milho, importante praga que afeta a cultura. Foi abordado ainda o manejo eficiente da praga com o bioinseticida Octane (Isaria fumosorosea 1296), que é top 5 em vendas no Brasil na categoria.

20

Reconhecimento

Gustavo Herrmann está entre os 100 mais influentes do agronegócio

Gustavo Herrmann, diretor comercial da Koppert Brasil, foi eleito uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio, na categoria tecnologia.

Promovido pela Agro World, plataforma de agronegócio do Grupo Mídia, o evento de entrega do prêmio reuniu os homenageados em Ribeirão Preto (SP). Durante a premiação, Vinícius Lopes, gerente comercial de cana-de-açúcar da Koppert Brasil, representou Herrmann.

Diretor comercial participa de feira na Alemanha

O diretor comercial da Koppert Brasil, Gustavo Herrmann, participou da Missão Prospectiva na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha. Representando a Croplife Brasil, Herrmann fez parte do showcase “O Papel da Bioeconomia para a descarbonização”, com outros representantes brasileiros.

A Feira Industrial de Hannover é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria. Em 2023, aconteceu de 17 a 21 de abril, com o tema “Transformação Industrial – Fazendo a Diferença”.

21

Em 11 de abril, a Koppert promoveu o encontro “Manejo Biológico na Citricultura”, em Mogi Mirim (SP). Realizado com apoio do Cimoagro, o evento contou com a participação do consultor Santin Gravena, que apresentou aos colaboradores das fazendas um treinamento sobre pragas, doenças e inimigos naturais na cultura de citros.

Já nos dias 22 e 23 de março, houve um encontro no Centro Tecnológico Koppert PR/ PY - Edição Ponta Grossa com palestras do Dr. Chrys Serciloto, fisiologista; Prof. Dr. Orcial Ceolin Bortoloto, entomologista da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e com a Profa. Dra. Jaqueline Huzar Nowakolski, fitopatologista da UPF (Universidade de Passo Fundo).

Durante o evento, além das discussões técnicas, também aconteceu uma visita ao campo experimental da Fazenda Escola Capão da Onça, da UEPG, onde foram implementados diversos protocolos do portfólio Koppert.

Em maio, foi a vez do 1º Workshop Koppert – Bom Jesus, reunindo pesquisadores e especialistas em controle biológico na Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, em Lapa (PR). O Gerente Centro-Sul Koppert, Rodrigo Rodrigues, participou do evento, discorrendo sobre mercado de biológicos.

Koppert promove eventos tecnológicos em diferentes regiões do Brasil
Informação impulsionada
Mogi Mirim/SP Ponta Grossa/PR
22
Bom Jesus/PR

Evento internacional

CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference 2023 tem participação da Koppert

No dia 4 de maio, aconteceu em Nova York (EUA), a 16ª edição do CITI ISO DATAGRO NY Sugar & Ethanol Conference 2023. O evento internacional tem como objetivo discutir soluções para os principais desafios da produção mundial de açúcar e etanol.

A Koppert participou como apoiadora do evento e marcou presença com os diretores Gustavo Herrmann e Danilo Pedrazzoli.

Parceria

Junto

ao Climatempo, projeto traz meteorologia para os canais da Koppert

A partir de agora é possível acompanhar a previsão do tempo com a Koppert. O projeto, em parceria com o Climatempo, traz informações atualizadas de meteorologia nas principais regiões agrícolas do Brasil, semanalmente, no Canal do Youtube da Koppert. Os vídeos trazem detalhes da previsão no Brasil, na Região Centro/Sul, Região GO/MG, Matopiba, Mato Grosso e Pará.

23

Koppert Experience 2023 continua rodando o Brasil

O projeto Koppert Experience, que leva conhecimento sobre manejo biológico de pragas e doenças a produtores e parceiros da Koppert continuou rodando o Brasil no último trimestre.

Trancoso

Nos dias 11 e 12 de maio, o evento foi realizado em parceria com o Grupo Sinagro em Trancoso (BA). A programação, repleta de conteúdos técnicos e de mercado, teve a presença do Diretor Comercial da Koppert, Gustavo Herrmann; de Renato Guimarães. CEO do Grupo Sinagro, Marcos Storch, Diretor da Máxima Consultoria e

Leo Chaves durante o pocket show em Trancoso/BA Gustavo Herrmann Diretor comercial da Koppert Brasil Marcos Storch Diretor da Máxima Consultoria Luziário Fonseca Gerente comercial grãos centro norte Koppert Brasil
24
Renato Guimarães CEO do Grupo Sinagro

Alexânia

Na sequência foi a vez de Alexânia (GO) receber uma edição do Koppert Experience, em parceria com a Tchê Produtos Agrícolas. O evento contou com a participação de Herrmann; e do sócio proprietário da Tchê, Vilson Baron. Marcus Caetano, da Crosara Consultoria, falou sobre a importância do controle biológico nas pautas ESG e Steven Dubner encerrou o dia com sua palestra.

Finalizando os eventos, houve um jantar ao som de Leo Chaves.

Gustavo Herrmann Diretor comercial Koppert Brasil Vilson Baron Sócio proprietário da Tchê Produtos Agrícolas Marcus Caetano Crosara Consultoria Camila Soares Mestre de cerimônias Leo Chaves presenteia a plateia com seu livro, durante o pocket show Steven Dubner Fundador do ADD

Notas

Koppert presente na 8ª Conferência Chile de Fruticultura Sustentável

Representantes da Koppert estiveram na 8° Conferência Chile de Fruticultura Sustentável promovida pela Redagricola, nos dias 31 de maio e 1º de junho. A equipe apresentou aos produtores locais o portfólio para manejo biológico dos principais tipos de frutas cultivadas naquele país.

Master Meeting Soja 2023 contou com a participação da Koppert

A Koppert participou do Master Meeting Soja 2023, em Cuiabá (MT). A programação teve palestras sobre sustentabilidade, mercado, fisiologia, inovação, pragas e doenças e insumos biológicos, entre outros temas de interesse dos produtores de soja.

O encerramento foi com o pocket show do cantor Leo Chaves, um oferecimento da Koppert Brasil.

Para o Consultor South America, André Martins, o evento foi uma excelente oportunidade de abordar como o cultivo no Chile pode ser mais sustentável com soluções biológicas da Koppert.

26

Nas pistas

Koppert estreia na Porsche Sprint Trophy

A Koppert estreou seu patrocínio na Porsche Sprint Trophy com o piloto Leonardo Herrmann. A corrida, parte da terceira etapa da competição, aconteceu em maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

A Sprint Trophy foi anunciada como uma das novidades da temporada 2023 da Porsche Cup.

Visitas

Representantes da Koppert estiveram na sede da Orion

Representantes da Koppert visitaram a sede da Orion em Pompéia (SP). As empresas são parceiras na aplicação de produtos biológicos em sulco de plantio nas culturas de grãos. A união vai garantir maior eficiência dos bioinsumos e qualidade e tecnologia de ponta na utilização dos biológicos durante a semeadura.

Colaboradores visitam a Fundação Rio Verde

Colaboradores das equipes de Desenvolvimento de Mercado e Vendas da Koppert estiveram na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT), em maio. Na ocasião, eles acompanharam o protocolo de manejo desenvolvido pela instituição sob responsabilidade da pesquisadora Jéssica Gorri.

No protocolo foi adotado o manejo Koppert, tendo o Octane (Isaria fumosorosea 1296) como ferramenta no controle da cigarrinha-do-milho.

Mais conhecimento

FieldTour Koppert capacita colaboradores

Para aprimorar o desenvolvimento técnico de sua equipe comercial, a Koppert promoveu no último semestre os Field Tour. O evento passou pela regional Rio Grande do Sul e Santa Catarina conhecendo os experimentos dos produtos Caravan (Bacillus pumilus) e Stingray (Ascophyllum nodosum) em quatro microrregiões gaúchas, que demonstraram excelentes resultados contra doenças foliares com a utilização de Caravan e mitigação de estresses (bióticos e abióticos) com a utilização do Stingray.

A Koppert também promoveu um Field Tour nos estados do Piauí e Maranhão para apresentar os resultados do biofungicida Caravan . As visitas ocorreram nas principais estações de pesquisa e em clientes que possuíam áreas com aplicações do produto, para gerar discussões técnicas com a equipe da regional MAPITOPA.

28

Receptivo

Unidades da Koppert recebem visitas de parceiros e clientes

Confira os vistantes que passaram pela Koppert no último trimestre:

Produtores e consultores de HF e café e representantes do setor de cana-de-açúcar da Agroterenas;

Representantes do Grupo Atvos, que produz etanol, açúcar e energia elétrica utilizando cana-de-açúcar e biomassa.

Makalu Partners, empresa parceira e gestora do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) da Koppert. Os convidados foram recebidos pela gerente financeira, Marilia Forchetti Matheus, na unidade de Piracicaba (SP).

Representantes de distribuidores Koppert e clientes:

Valor Agrícola, de Mineiros (GO); D’Agro, de São

Miguel Arcanjo (SP); e Agrosistema, de Uberaba e Conceição das Alagoas (MG). A visita é uma oportunidade para os parceiros conhecerem de perto a estrutura de pesquisa, logística e produção que garantem a qualidade de nossos produtos.

Koppert
29

Receptivo Koppert

Consultores e produtores da ABCM (Associação Brasileira de Citros de Mesa) conheceram as instalações da Koppert Brasil, assim como representantes da Usina Pagrisa, do Pará.

Parceiros da Agrotécnica Matão fizeram uma visita guiada em nossas unidades de Piracicaba e Charqueada (SP).

Conheceram as unidades de produção e P&D da companhia produtores de cereais e HF e representantes da Accura Brasil, assim como as equipes da Usina da Pedra, unidades Serrana e Buritizal.

Recebemos os representantes do Grupo Soma, do Instituto Goiano de Agricultura e parceiros em nossas unidades de produção.

Representantes das empresas Agrometa, CoplacanaProjeto Coplacultura, SinAgro, AgroVale e Ceradis - Green Innovations

30

Receptivo Koppert

Colaboradores da Lima Forte, consultores e produtores da região de Campo Novo do Parecis (MT) e representantes do grupo sucroalcooleiro peruano Coazucar.

As unidades da Koppert Brasil receberam a visita dos parceiros da Usina Santa Terezinha, do Paraná, e de representes de consultorias, clientes e canais de distribuição mineiros.

A Koppert Brasil recebeu representantes do Grupo Agrogalaxy, das cidades de Franca (SP) e Casa Branca (SP), da Fazenda Água Santa - Grupo Rocheto e da ABBA (Associação Brasileira de Bataticultura).

Representantes de distribuições parceiras do RS, Confiagro e Olfar. Produtores, parceiros e consultores da região sul de SP. Membros do G-Mip Esalq/USP.

Alunos da Esalq/USP, acompanhados do Prof. Pedro Yamamoto.

Representantes da Usina Ipiranga

31

Feiras e eventos

Koppert marca presença nos principais eventos agro pelo Brasil

O time de especialistas da Koppert continua presente nos principais eventos, feiras e congressos do agronegócio. Ao lado de agricultores, parceiros, consultores e pesquisadores, mostram as vantagens do controle biológico em todas as regiões do país. Confira:

Dinetec Dom Eliseu (PA) SimCafé Franca (SP)
MAR MAR 32

AgroRosário Correntina (BA)

MAR MAR 33
Tecnoagro Chapadão do Sul (MS)
FarmShow Primavera do Leste (MT)
Expoagro AFUBRA Rio Pardo (RS)
MAR
34
Expocanas Nova Alvorada do Sul (MS) MAR MAR Show Safra Lucas do Rio Verde (MT)
MAR MAR 35
Parecis SuperAgro Campo Novo do Parecis (MT)
Pindorama
ABR ABR
Expolimão
(SP) Agro 360 Peixe (TO)
Vip Tour SoAgro
36
Fazenda Estrela do Norte - Peixe (TO) ABR
Balsas Balsas (MA)
Cordeirópolis (SP)
Palmas (TO) MAI MAI MAI Farming Show Uberlândia (MG) MAI 37
Agro
Expocitros
Agrotins
Showtec Maracaju (MS) AgroBrasília Brasília (DF) MAI MAI 38
33º Seminário Nacional da Cebola Aurora/SC CanaTech Nacional Uberaba (MG) MAI JUN
39
Bahia Farm Show Luís Eduardo Magalhães (BA) JUN

koppert.com.br

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.