Kur n24 maio2013

Page 41

Quando a criança não verbaliza, o exame fala

Frequentemente, o diagnóstico pode ser arrastado neste grupo devido a dificuldade de expressão ou verbalização do que está sendo sentido. Por ser um exame não invasivo, indolor, sem radiação ionizante ou contraste, feito de forma rápida e com uma abordagem global, pode ser realizado em crianças com uma resposta muito favorável. Um bebê com recorrentes crises de choro, exemplifica Roberto Durli, fisioterapeuta do Kurotel capacitado em Termografia pela Universidade de São Paulo, pode sentir dores de diferentes etiologias como cólicas intestinais, refluxo gastroesofágico, contraturas entre outras. Com a termografia é possível definir o local da alteração, favorecendo uma investigação e atuação muito mais precisa e rápida.

Tratamento mais assertivo Victor Hugo Canto da Fonseca, professor e médico acupunturista conta que a abordagem contemporânea da acupuntura trabalha diretamente com a desativação e desbloqueio de pontos e áreas que se encontram hiperativadas do ponto de vista neurológico-funcional. Essa hiperirritabilidade tecidual pode ocorrer em planos locais como pele e dermatomos, zonas medulares e áreas centrais (córtex cerebral, neurohipófise - desregulando a liberação dos neurohormônios-neuropeptídeos). Isso pode levar a sintomas de dor, disfunções autonômicas e autoimunes, como por exemplo, refluxo gastroesofágico, cólon irritável, psoríase e alterações psicoemocionais, além de distorções do mecanismo de propriocepção (como distúrbios de equilíbrio, vertigem, tonturas e desvios posturais). A termografia pode identificar as manifestações mais frequentes que são presença de pontos-gatilhos e áreas de bandas de tensão. Ao identificar exatamente o local, o tratamento da acupuntura se torna ainda mais assertivo e eficaz. Em alguns casos, essa compreensão pode mudar completamente a abordagem terapêutica. Esse exame já possibilitou, por exemplo, que tratássemos a coluna lombossacra para aliviar a dor referida em joelhos, o que resultou em grande melhora, comenta. O fisioterapeuta Roberto Durli explica que o maior benefício do exame para seu trabalho é a possibilidade de comparação imediata da melhora funcional logo após o tratamento. É possível realizar a imagem, proceder a intervenção fisioterapêutica e logo em seguida submeter a nova imagem que evidencia a correção dos padrões disfuncionais levando a homeostase (equilíbrio), como no caso de dor, por exemplo. REVISTA KUR | 41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.