Page 1

restauração e intervenção do comércio de secos e molhados, de 1874, Warnow.


projeto de intervenção arquitetura e urbanismo oitavo semestre técnicas retrospectivas orientadora: ana paula lapolli isensee acadêmicos: adairton nogueira daiane cardoso katlin weidgenand louise hammes imóvel utilizado: comércio de secos e molhados bairro: warnow, cidade de indaial ano de construção: 1874 rua: marechal deodoro fonseca,8808 proprietário: joão maria constante filho data: 09 | 07 | 2015


o futuro em ruínas

Sem uma lei atualizada de proteção, imóveis centenários do município de Indaial estão ameaçados pelo tempo

Reportagem elaborada pelo Defender/RS Defesa civil do patrimônio histórico DEFENDER/RS (Rio Grande do Sul) (Org.). O futuro em ruínas: Sem uma lei atualizada de proteção, imóveis centenários do município de Indaial estão ameaçados pelo tempo.. Disponível em: <h p://defender.org.br/no cias/o-futuro-em-ruinas>. Acesso em: 20 jun. 2015.


tipologia arquitetônica

A casa construída em estilo enxaimel não está em um bom estado de conservação. Devido aos seus 141 anos, ela possui problemas graves como a umidade, por exemplo. Seu madeiramento está bem comprometido devido a ação da água e insetos xilófagos. As madeiras deveriam ter recebido, a cada década, uma demão de betume para proteção de tais problemas. A existência de duas linhas horizontais em seu madeiramento, as paredes grossas e a grande altura de suas paredes e caixilharias são suas principais características. Algumas reformas foram efetuadas, como a troca de alguns caibros e o conserto do telhado, por exemplo. Em alguns pontos internos, o tijolo maciço foi coberto com reboco, porém, tal característica não é atual, foi feita junto a construção da casa. O reboco, devido ação do tempo e umidade, está descolando. Os pinos utilizados para travar os encaixes, eram quadrados em furos redondos. Método bastante usado na Alemanha. Há algumas vantagens neste tipo de pino quadrado em relação ao redondo: fácil de se fazer, menos atrito ao bater e proporciona um acabamento atraente; No entanto, um fator que não foi muito levado em conta na época: Com as chuvas, a água acaba entrando pelas frestas e se acumulando dentro dos encaixes e assim, apodrecendo a madeira.

umidade presente na edificação

alvenaria comprometida

reboco descolando

madeiramento novo

Texto elaborado por forma de observação da construção e comparação com a Casa Enxaimel Fischer. As informações apresentadas foram baseadas no documento Restauro Casa Fischer, dos autores Paulo Volles e Stefan Pfitzner, da empresa Casas Enxaimel,2009.

pino quadrado em encaixe redondo


a regiĂŁo


Ponte de madeira Ponte pĂŞnsil

ficha de cadastramento

histĂłrico do bem


o entorno BR-470. Estrada de acesso - Ponte Pênsil.

Rua Marechal Deodoro da Fonseca - sentido Centro.

Igreja Luterana

Comércio secos e molhados Gustavo Lauth

Estação Warnow


PLANTA BAIXA ORIGINIAL PRIMEIRO PAVIMENTO ESCALA:

ESCALA:

1/100

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

1/100

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE


FACHADA ORIGINAL FRONTAL ESCALA:

1/100

FACHADA ORIGINAL LESTE ESCALA:

1/100

LEONARDO DA VINCI

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE


FACHADA ORIGINAL OESTE ESCALA:

1/100

CORTE TRANSVERSAL ESCALA:

1/100

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

LEONARDO DA VINCI

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE


localização

patologias da construção

Umidade no tijolo: Decorrentes da penetração de água ou devido à formação de manchas de umidade. Os problemas de umidade podem se manifestar em diversos elementos das edificações: paredes, pisos, fachadas, elementos de concreto, madeira, entre outros. Geralmente eles não estão relacionados a uma única causa. Neste caso, a umidade está acontecendo na parede, de tijolos maciços, a solução seria injetar um produto impermeabilizante, de base mineral. Em contato com a água, ele forma cristais sólidos e insolúveis, cansando o “entupimento” dos poros dos tijolos e barrando a ascensão da umidade. Essa solução é definitiva. Neste caso, o produto indicado é o Denver Barra Seca.

Caixilharia deteriorada: Devido a ação do tempo e umidade, a caixilharia encontra-se descascada, apodrecida e oca devido a ações de térmitas além de ter seu fechamento, no caso vidro, quebrado em alguns pontos. A solução seria a reposição total da caixilharia e vidros

Umidade no baldrame: Se tratando da umidade por capilaridade, se trata da umidade que sobe do solo úmido (umidade ascensional). Ela ocorre nos baldrames das edificações, devido às próprias condições do solo úmido, assim como a falta de obstáculos que impeçam a sua progressão.Têm-se como exemplos destes materiais os blocos cerâmicos, concreto, argamassas, e como no nosso caso, madeira.

Umidade no madeiramento: Devido a exposição da madeira, a umidade por capilaridade e a ação de térmitas o madeiramento está com manchas esbranquiçadas e apodrecimento. A solução seria a de reposição total das peças.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

Falta de tijolos: Em alguns pontos existem buracos causados pela falta do material de fechamento, no caso, o tijolo maciço. A solução seria a reposição das peças faltantes.

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


localização

patologias da construção

Telhas com musgo: Devido a ação das chuvas e ao calor, as telhas acabam se tornando um local quente e úmido, ideal para a proliferação de bactérias e fungos, deixando a telha com aspecto esverdeado. Para solução deste problema, a aplicação de um produto hidrorrepelente

Caixilharia incompleta: Faltam partes da janela para efetuar seu fechamento. O vidro também está faltando. Como não existe nenhuma proteção, essa abertura pode prejudicar o interior da edificação permitindo a entrada de umidade. A solução seria a reforma da janela, acrescentando as partes faltantes. Deformação no telhado: Devido a ação do tempo, a mão francesa de madeira que sustenta o beiral sofreu uma certa instabilidade, causando a deformação no beiral.

Umidade no baldrame: Se tratando da umidade por capilaridade, se trata da umidade que sobe do solo úmido (umidade ascensional). Ela ocorre nos baldrames das edificações, devido às próprias condições do solo úmido, assim como a falta de obstáculos que impeçam a sua progressão.Têm-se como exemplos destes materiais os blocos cerâmicos, concreto, argamassas, e como no nosso caso, madeira. Umidade e alterações cromáticas: Nesta parte de concreto existem possíveis manchas de umidade ascendentes. Há também alterações cromáticas superficiais, formações de camadas escuras resultantes de impurezas ambientais ( é a crosta escura presente na imagem).

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

Caixilharia esbranquiçada: Devido a ação do tempo e/ou a ação das térmitas a caixilharia encontra-se esbranquiçada. A solução seria a substituição da caixilharia de madeira.

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


localização

patologias da construção

Piso irregular: O piso existente é de tábuas de madeira. Encontra-se desalinhado, provavelmente pela variação térmica, manchado, devido aos gastos da ação do tempo e com presença de insetos xilófagos, cupins ou térmitas. Uma possível solução seria uma dedetização, uma raspagem do piso e calafetação (vedar fendas presentes no piso).

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

Alvenaria deteriorada: O elemento encontra-se com algumas falhas, ocasionadas possivelmente pelo desgaste do tempo. A solução seria a aplicação de um novo reboco e posteriormente a aplicação de uma tinta acrílica elástica, recomendada para áreas externas.

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

Madeiramento deteriorado: Devido a ação de insetos xilófagos, a madeira encontra-se deteriorada, aonde possa ocorrer um possível rompimento da estrutura. A solução seria a remoção da madeira existente e a reposição das peças, como aconteceu na foto indicada.

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


localização

patologias da construção

Madeiramento da caixilharia: A madeira da caixilharia encontra-se descascada. Possivelmente o alto teor de umidade e a ação dos insetos xilófagos ocasionaram a patologia. Para uma possível reforma seria necessário dedetizar as peças, fazer uma raspagem e nova pintura. Caso a peça se encontrar muito deteriorada, seria necessária a reposição das mesmas.

Guarda corpo deteriorado: O elemento possui peças faltantes. O ideal seria a reposição destas peças. Elementos poluidores visuais: Elementos como maquinário externo de climatização e ou antenas de televisão prejudicam o visual de uma edificação, principalmente de prédios históricos. Embora não seja uma patologia, estes elementos causam impacto negativo. O ideal seria colocá-los em lugares aonde não exista alcance visual.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

Escada deteriorada: Devido a ação do tempo e/ou atuação de insetos xilófagos, a escada encontra-se com diferentes tons de coloração podendo indicar um ataque de fungos.

Descolamento e fissuras do reboco: O reboco apresenta fissuras e descolamento iniciais do revestimentos. As manchas escuras esverdeadas indicam a presença de umidade constante. O ideal seria a eliminação da fonte de umidade, além da raspagem do reboco e a Descolamento do reboco: Devido a ação impermeabilização da parede do tempo ou uma possível umidade, o reboco da parede está descolando. O ideal seria descascar todo este reboco antigo. CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


Estudo de caso

El ateneo Buenos Aires

Já foi teatro, antigo palco de shows de tango, virou cinema com plateia para 500 pessoas, desvirou e encontrou sua verdadeira vocação no ano de 2000 como livraria quando a rede El Ateneo reformou e transformou em uma das maiores livrarias da rede e mais que isso virou um ponto turístico dos mais visitados em Buenos Aires.

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


a proposta


PLANO DE RESTAURO NESTA ETAPA DESCRITOS TODAS AS COM O PLANTA DE LAYOUT DEFINIDA.

QUE

SER FEITAS EM CADA AMBIENTE, DE ACORDO

AMBIENTE 01 (LIVRARIA E BIBLIOTECA): NESTE AMBIENTE O PISO SER LIXADO E REPINTADO. O FECHAMENTO DO FORRO PODE SER APROVEITADO, SE LIXADO, O MADEIRAMENTO DA ESTRUTURA COMPROMETIDO E PRECISA SER REFEITO. DAS VIGAS, OS PILARES DE MADEIRA PRECISAM SER AS PAREDES POSSUEM REBOCOS DESCASCADOS. SE FAZ A DE TODO O REBOCO, PARA POSTERIORMENTE REPINTAR OS TIJOLOS COM IMPERMEABILIZANTE DE SILICONE E APARENTES. AS CAIXILHARIAS COMPROMETIDAS POR INSETOS SENDO O SISTEMA DE

AMBIENTE 02 (BAR E CAIXA ATENDIMENTO): NESTE AMBIENTE A RETIRADA DE DUAS PAREDES, PARA PROPORCIONAR MAIS A DE PESSOAS. COMO TRATA-SE DA ENTRADA E DO DO CAIXA PARA PAGAMENTO, IMPORTANTE QUE A SEJA LIVRE. COMO CITADO, ITENS COMO

AMBIENTE 03 NESTE AMBIENTE O FECHAMENTO DA ESCADA DE ACESSO AO SEGUNDO PISO. CONTINUA-SE COM A IDEIA DE MORADIA NO SEGUNDO PAVIMENTO, SEU ACESSO INDEPENDENTE DA LIVRARIA COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA DE MADEIRA, CAIXILHARIA E

AMBIENTE 04 (COZINHA): ATUALMENTE A COZINHA DO BEM ENCONTRA-SE NESTE LOCAL. NESTE AMBIENTE PROPOSTO UMA COZINHA DE APOIO PARA PREPARO DE ALIMENTOS E BEBIDAS ALIMENTOS MAIS LABORADOS FORNECIDOS POR TERCEIROS AO ESTABELECIMENTO. FOI SUGERIDO A DE DUAS PORTAS, PARA MAIS PRIVACIDADE E HIGIENE DO LOCAL. COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO,

AMBIENTE 05

01):

NESTE AMBIENTE A ABERTURA MAIOR DA PASSAGEM, PARA FACILITAR A DE CLIENTES E DA ABERTURA DE UMA PORTA PARA ACESSO EXTERNO, GARANTINDO MAIS E PERMEABILIDADE. COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE,

AMBIENTE 06

02): NESTE AMBIENTE A ABERTURA MAIOR DA PASSAGEM, PARA FACILITAR A DE CLIENTES E PROPOSTO O FECHAMENTO DE UMA ABERTURA EXISTENTE, SETORIZANDO MAIS O DE COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO,

AMBIENTE 07 SETORIZANDO MAIS O

03):

NESTE AMBIENTE O FECHAMENTO DE UMA ABERTURA EXISTENTE, COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA

DE

AMBIENTE 08 APRESENTAM NENHUM

POR

NESTE AMBIENTE A RETIRADA DAS PAREDES INTERNAS. ELAS DETEREM UM VALOR INERENTE. COMO CITADO, ITENS

AMBIENTE 09 EXTERNO): NESTE AMBIENTE LIXAR E REGULARIZAR PISO DE MADEIRA. ALGUMAS SE FAZ A O MADEIRAMENTO DO TELHADO ENCONTRA-SE EM ESTADO, POIS FOI REFEITO RECENTEMENTE. OS PILARES DA ESTRUTURA DE MADEIRA ENCONTRAM-SE COMPROMETIDOS E PRECISAM SER A MURETA DE ALVENARIA BAIXA POSSUI DANOS E

ESCALA:

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

1/100

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE


AMBIENTE 10 NESTE AMBIENTE O PISO SER LIXADO E REPINTADO. O FECHAMENTO DO FORRO PODE SER APROVEITADO, SE LIXADO, O MADEIRAMENTO DA ESTRUTURA COMPROMETIDO E PRECISA SER REFEITO. DAS VIGAS, OS PILARES DE MADEIRA PRECISAM SER AS PAREDES POSSUEM REBOCOS DESCASCADOS. SE FAZ A DE TODO O REBOCO, PARA POSTERIORMENTE REPINTAR OS TIJOLOS COM IMPERMEABILIZANTE DE SILICONE E APARENTES. AS CAIXILHARIAS COMPROMETIDAS POR INSETOS SENDO O SISTEMA DE SER REFEITO, ASSIM COMO ALGUNS OUTROS AJUSTES FOI SUGERIDA UMA ABERTURA PARA ACESSO EXTERNO. AMBIENTE 11 (SALA DE ESTUDOS): NESTE AMBIENTE OS MESMO ITENS CITADOS ACIMA SER REVISADOS. A ESCADA DE ACESSO AO SEGUNDO PAVIMENTO FECHADA, SEU ACESSO RESTRITO AO MORADOR E COMO TRATA-SE DE UMA DE ESTUDOS COM COMPUTADORES E/OU NOTEBOOKS, UMA ESPECIAL SER FORNECIDA A DO LOCAL. DISTO, FOI SUGERIDO O FECHAMENTO DA PASSAGEM DA LIVRARIA PARA ESTE AMBIENTE. AMBIENTE 12 (LIVROS): NESTE AMBIENTE ESTANTES COM LIVROS. COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA DE MADEIRA, CAIXILHARIA E SER REFEITOS. UMA ABERTURA NA PAREDE, PARA ACESSO A DE LEITURA E EXTERNA. A EXTERNA

AMBIENTE 13 (LIVROS): NESTE AMBIENTE ESTANTES COM LIVROS. COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA DE MADEIRA, CAIXILHARIA E SER REFEITOS. A RETIRADA DE DUAS PAREDES FINAS EXISTENTES NO LOCAL QUE ANTIGAMENTE SERIA UMA FRIA. AMBIENTE 14 (ACESSO 02 ANDAR): NESTA FOI PROPOSTA A IDEIA DE ABERTURA DA PAREDE E A DE UMA NOVA ESCADA, PARA ACESSO AO SEGUNDO PAVIMENTO. A ESCADA, SENDO ENCLAUSURADA, APRESENTA VISUAL AO BEM TOMBADO. O ACESSO AO SEGUNDO ANDAR RESTRITO AO MORADOR E

AMBIENTE 15 TRANQUILO EXEMPLO,

EXTERNA): ESTA POSSUI GRANDE POTENCIAL VISUALE UM LOCAL A LEITURA. A DE UM ELEMENTO COM COMO UMA FONTE POR DE BANCOS, MESAS, CADEIRAS E OMBRELONES PARA COBERTURA DAS MESAS. EXISTE GRANDE

AMBIENTE 16 (RECEBIMENTO DE ALIMENTOS): ESTA PROVINDOS DE TERCEIROS DE INGREDIENTES SECOS ABERTURAS, FORNECENDO MAIS E PRIVACIDADE AO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA DE REFEITOS.

DESTINADA A DOS ALIMENTOS PRONTOS E FRIOS. O FECHAMENTO DE DUAS LOCAL COM DE ALIMENTOS. COMO MADEIRA, CAIXILHARIA E SER

AMBIENTE 17 ADM/COPA): NESTA A RETIRADA DE UMA PAREDE PARA GANHO DE NO AMBIENTE. FOI SUGERIDO A DE DEGRAUS, AFIM DE CRIAR UMA DO ADMINISTRATIVO DO LOCAL. UMA DE MADEIRA FOI SUGERIDA PARA DIVIDIR O AMBIENTE, CRIANDO ASSIM UMA COPA AOS A DA PORTA DO FOI SUGERIDA, A FIM DE CRIAR UMA ENTRADA E DO GARATINDO MAIS CONTROLE E COMO CITADO, ITENS COMO

AMBIENTE 18

COMO

CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA

DE MADEIRA,

AMBIENTE 19

COMO

CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA

DE MADEIRA,

AMBIENTE 20 e 21 (WORKSHOP): NESTA SALA FOI SUGERIDO O FECHAMENTO DE UMA PORTA EXISTENTE. COMO CITADO, ITENS COMO FORRO,PAREDE, PISO, ESTRUTURA DE MADEIRA, CAIXILHARIA E SER REFEITOS.

ESCALA:

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

1/100

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE


ESCALA:

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE

1/100


ESCALA:

ESCALA:

1/100

ESCALA:

1/100

ESCALA:

1/100

1/100

ESCALA:

1/100

KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES

ESCALA:

ESCALA:

1/100

ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI ISENSEE

1/100


implantação do projeto

VEGETAÇÃO EXISTENTE

PRAÇA DO LIVRO

TELHADO VERDE

ACESSO INTERVENÇÃO TOTEM DO CAFÉ CALÇADA

ACESSO CAFÉ ACESSO LIVRARIA

RUA MARECHAL DEODORO FONSECA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:


CENTRO UNIVERSITÁRIO LEORNADO DA VINCI

ACADÊMICOS: ADAIRTON NOGUEIRA | DAIANE CARDOSO KATLIN WEIDGENAND | LOUISE HAMMES ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

CONTEÚDO: LIVRARIA CAFÉ JOÃO E MARIA ORIENTADORA: ANA PAULA LAPOLLI TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - ARQUITETURA 8 º SEMESTRE:

Projeto: Comércio de secos e molhados Warnow  

Projeto Acadêmico de restauração do comércio de secos e molhados do bairro Warnow, na cidade de Indaial - Santa Catarina - Oitavo semestre d...

Projeto: Comércio de secos e molhados Warnow  

Projeto Acadêmico de restauração do comércio de secos e molhados do bairro Warnow, na cidade de Indaial - Santa Catarina - Oitavo semestre d...

Advertisement