Chamada para comunicações, ateliês e projeções de vídeos Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações
A APEB-FR tem o prazer de convidar pesquisadoras e pesquisadores a enviar propostas para sua próxima jornada de estudos “Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações”, que se realizará nos dias 7 e 8 de dezembro de 2018, Paris (local a confirmar). As propostas (resumos) devem ser enviadas até o dia 16 de novembro.
A multiplicação de cursos de pós-graduação na área de artes no Brasil, ocorrida nos últimos dez anos, interroga cada vez mais a interação entre teorias e práticas no contexto acadêmico. A presença de disciplinas nas quais se inscrevem uma prática artística – artes visuais, música, dança, teatro, cinema, literatura, entre outras – vem interpelando o binarismo entre arte e ciência e apresentando novas formas de percepção do objeto de estudo, assim como novos critérios de argumentação e de avaliação da pesquisa acadêmica. Como tornar uma prática artística objeto de uma pesquisa acadêmica? Como lidar com a particularidade dessas pesquisas e de seus resultados? Quais as estratégias utilizadas para ultrapassar os binarismos impostos pelos modelos científicos, enfatizando o poder reflexivo da arte e a iminente necessidade de criatividade para a formulação teórica? A jornada de estudos "Teorias e práticas artísticas no contexto acadêmico: polarizações e contaminações” propõe, a partir desse debate, um espaço de discussão interdisciplinar. O objetivo é colocar em diálogo as pesquisas acadêmicas que se compreendem como espaços de ação no que tangem as relações entre o pensamento teórico e as práticas artísticas. Estruturado em três principais eixos de apresentação - comunicações, ateliês e projeções - o evento pretende reunir pesquisadores (artistas ou não) interessados em articular e em debater os cruzamentos entre formulações teóricas e práticas artísticas na academia. O evento se desenvolverá em dois dias, compreendendo o período da manhã e da tarde, com uma programação híbrida entre ateliês práticos, mesas-redondas e projeções. Nesse sentido, sugerimos possíveis eixos a serem abordados :