TFG MACKENZIE - Patrimônio histórico como turismo territorial - Santana de Parnaíba

Page 38

Fig.2.13 – Vista panorâmica atual da cidade. Créditos: José Garrido.

expansão, que degradaram o centro e constituíram cerca de 25 municípios ao redor. Barcelona voltou a ter o turismo e as suas áreas centrais estimuladas no período pós-guerra, tendo o apoio do ditador Franco. Entretanto, o fato dela estar geograficamente localizada num caminho turístico (rota de resorts de Costa Brava), tornou necessário que a cidade conseguisse um novo destaque. No final da década de 70, a cidade desenvolveu um novo projeto de desenho urbano que lhe permitiu sediar mais dois eventos mundiais (Copa do Mundo de 1982 e Olimpíadas de 1992), cujo objetivo foi, segundo BESSA (2014), consolidá-la como centro turístico internacional. Integrado a esse projeto, houve a renovação da área 22a, que ficou conhecida como 22@ [figs. 2.11 e 2.12], um projeto que objetivou construir 3.200.000 m² de áreas de uso produtivo, e 3.500 a 4.000 novas moradias associadas à conversão de uma grande área industrial em polo tecnológico.

Fig.2.14 – Casarões do centro da cidade no auge do desenvolvimento cafeeiro. 38

Estando consolidada enquanto polo turístico internacional, iniciou-se a busca por novos megaeventos e eventos emblemáticos, além da construção de ícones arquitetônicos, para manter a cidade como espaço de interesse turístico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.