Revista Municípios de São Paulo - Ed. 43

Page 43

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A eficiência da informática pública começa na modelagem dos processos

Os trabalhos da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) foram apresentados no 10º CBTIM, abrindo o painel Gestão Pública. O diretor de atendimento a clientes da Prodesp, Marcos Tadeu Yazaki, ministrou palestra sobre o tema: “Muito antes da programação: a eficiência da informática pública começa na modelagem dos processos”. Marcos explicou como a Prodesp está estruturara hoje para atender os municípios e afirmou que a Companhia presta vários serviços nesse sentido. “São 40 anos de experiência no atendimento ao segmento governo”. A Prodesp é responsável pela implantação e administração dos dois programas mais conhecidos do governo paulista – Acessa São Paulo e Poupatempo - e também pelo desenvolvimento e integração de sistemas em diferentes plataformas. Sobre as principais áreas de atuação, a Prodesp está com dois novos produtos: o Sintonia (Sistema de Gestão de Serviços) e o GIP (Gestão Integrada de Processos). (D.B.)

Gestão Integrada

Projeto Cidade Digital Prodam-SP

A importância da gestão integrada foi a tônica da palestra de Antonio Celso Albuquerque Filho, da Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM), durante o último painel do 10º CBTIM. Antonio Celso afirmou que os municípios devem ter um sistema de gestão integrada de administração financeira, servindo como ferramenta de transparência e controle. “O processo de tributação, por exemplo, precisa estar num sistema que se comunique com todos os órgãos do município, todas as áreas, gerando informações”. Segundo ele, não só as informações administrativas devem constar no sistema, mas sim todas as áreas da Prefeitura. “Se o pessoal da Educação fez uma compra específica para a escola e aparece no sistema, é possível comparar a quantidade de alunos com a quantidade de merendas que foi para a escola”, explicou. Dentre os desafios, destacou: construir portal de transparência do Estado até junho/2010 e integrar neste portal informações de todos os órgãos, que estão distribuídas em diversos sistemas, não só para uma Secretaria, mas para todo o Governo, com as informações disponibilizadas em tempo real! (D.B.)

“O conceito de cidade digital é trazer a Prefeitura para perto do cidadão”, afirmou Odemil José Camargo, diretor de relacionamento da Prodam – empresa de processamento de dados do município de São Paulo. Em palestra ministrada no 10º CBTIM, Odemil enfatizou que o Projeto de Cidade Digital em São Paulo é baseado em seis pilares: modernização da gestão, agilidade nos processos, redução de custos, universalização da comunicação, ativação da economia digital do município e possibilidade de comunicação direta com órgãos municipais. “Nesses últimos cinco anos, temos trabalhado muito no sentido de fazer a Prefeitura chegar ao cidadão”. De acordo com ele, é preciso vontade política para fazer projetos viáveis e oferecer bons serviços à população, uma vez que a tecnologia é acessível e o conhecimento é disponibilizado, com consultorias da Prodesp e Prodam. “Cidade digital não acontece só quando você disponibiliza rede sem fio ou conectividade para todos. Precisamos mudar sempre a estrutura, os processos e o modelo mental do servidor público”. (D.B.)

RevistaMunicípios MunicípiosdedeSão SãoPaulo Paulo | |43 Revista


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.