A soja, alimento saudável, nutritivo e barato e que pode ser a estrela do cardápio

Page 8

8

Figura 2: Prato bonito Fonte: (http://destinoiguassu.blogspot.com/2011/06/formandos-2011-promovem-noite-da.html)

O segredo então é fazer um prato substituindo a carne pela P.V.T., mantendo suas características visuais e olfativas e que, além disto, tenha um sabor agradável. É pequena a familiaridade de muitos brasileiros com a soja, e motivos para isso não faltam: cozida em água pura ou hidratada incorretamente, ela parece desagradável ao paladar e ao olfato, com gosto amargo e cheiro de feijão cru ou de mato verde. O sabor desagradável é causado por enzimas chamadas lipoxigenases, que, em contato com a água fria, iniciam uma reação oxidante, produzindo compostos como aldeídos, cetonas e alcoois. Para evitar o desencadeamento desse processo, deve-se realizar um tratamento térmico na hidratação (MONTANARINI, 2009). 3.4 Tipos e preços de P.V.T.

Quem vai fazer um prato utilizando a soja, para não cometer erros e garantir uma melhor aparência ao prato, deve escolher qual P.V.T. utilizar: para substituir a carne moída utilize a P.V.T. fina, que pode ser encontrada em três cores: natural, escura e rosa. A única diferença entre elas é a cor, derivada de corante de origem vegetal que não altera em quase nada o sabor. Para substituir pedaços de frango utilize a P.V.T. grossa, mais comumente conhecida como torresmo de soja natural. Para substituir pedaços de carne o ideal é o torresmo de soja na cor escura. Existe ainda o bife de soja que é encontrado apenas na cor natural com o qual se pode fazer bife à parmegiana, à rolê, etc.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.