Page 1


O CARNAVAL DOS ANIMAIS Camille Saint-Saëns Música interpretada por

Academy of London Texto de

José Antonio Abad Varela Ilustrações de

João Vaz de Carvalho


2

quele era um dia muito especial. 9ADebaixo de um sol esplêndido e de uma brisa amena, ultimavam-se os preparativos para a celebração do aniversário do Leão, o Rei dos animais. De madrugada bem cedo um enorme bando de aves levara até aos últimos recantos o saluda do Leão, que convidava todos os animais para uma receção a fim de celebrar o seu aniversário.

INTRODUÇÃO 1. [00'00'' - 00'30'']


5

Os primeiros a chegar foram os grandes felinos: leões, tigres, leopardos e panteras formavam um espetacular desfile e, juntamente com muitos outros animais, grandes e pequenos, posicionaram-se na grande planície. De repente, soaram umas chamadas de atenção que silenciaram o murmúrio das conversas. Anunciavam o Leão que, movimentando a cabeça de um lado para o outro, saudava os presentes com potentes rugidos.

MARCHA REAL DO LEÃO 2. [00'00'' - 01'25'']


e C AMILLE S AINT- S Aテ起S

f


Nasceu em Paris em 1835. Aos onze anos já se destacava dando o seu primeiro concerto de piano na Salle Pleyel. Foi organista titular da igreja da Madeleine. Os compositores Berlioz e Liszt viram logo nele um dos mais importantes músicos da época. Cedo criou uma «escola» de música francesa frequentada por intérpretes como Gabriel Fauré e André Messager. Camille Saint-Saëns abordou todos os géneros musicais, tanto profanos como religiosos. Inúmeras obras de música de câmara, composições corais e música sinfónica compõem o elenco das suas obras. A mais emblemática de todas é Sansão e Dalila, interpretada em todos os palcos do mundo. Saint-Saëns interessou-se pela cultura do seu tempo. A pintura, a filosofia, a arqueologia e muitas outras ciências foram objeto da sua inesgotável curiosidade. O Carnaval dos animais, grande fantasia zoológica, é uma humorística composição musical em que Saint-Saëns, em jeito de paródia, toma de «empréstimo» fragmentos musicais de outros compositores e coloca-os num contexto diferente do original. A obra é composta por catorze peças breves, treze das quais são dedicadas a diversos animais. O compositor escreveu esta obra para a Terça-feira de Carnaval de Paris, cidade onde foi estreada a 9 de março de 1886. Saint-Saëns nunca quis que esta Fantasia Zoológica chegasse ao conhecimento do público em geral, pois para ele tratava-se simplesmente de uma brincadeira musical. Porém, O Carnaval dos animais tornou-se a sua obra mais popular e conhecida no mundo inteiro.


A CADEMY

OF

L ONDON

f A Academy of London é considerada uma das grandes orquestras do Reino Unido. Dela fazem parte alguns dos melhores instrumentistas da Europa, muitos deles com enorme êxito a solo. A orquestra destaca-se porque combina com excelência estas três qualidades: virtuosismo, entusiasmo e riqueza. Atualmente é dirigida pelo vienense Richard Stamp. A Academy of London dispõe de um vasto e variado repertório que vai do barroco até aos nossos dias. A sua reputação melhorou graças às gravações para a EMI Virgin Classics e ASV que mereceram a aclamação e o amplo reconhecimento da crítica internacional. Na sua temporada em Londres, a orquestra foi uma assídua visitante do Centro Barbican, do Queen Elizabeth Hall e do St John’s Smith Square, tocando com uma grande formação de solistas. Em finais de 1980 a Academy of London já gozava de grande prestígio fora do Reino Unido, em virtude dos seus inúmeros concertos na Alemanha, Holanda, França e outros países europeus. Foi a primeira orquestra de câmara britânica a atuar na República Popular da China, no outono de 1994, convidada oficialmente pelo governo desse país.


J OSÉ A NTONIO A BAD

J OÃO VAZ

f

f

Nasceu na Corunha (Espanha).

Nasceu no Fundão.

É psicólogo e pedagogo. Estudou em Itália,

No início dos anos 1980 começa a trabalhar em desenho,

Irlanda e na Universidade de Sevilha.

pintura e cerâmica na oficina do mestre Vasco Berardo,

Especialista em psicologia infantil.

em Coimbra.

Escreveu vários contos para crianças:

Atualmente vive em Lisboa e dedica-se à pintura e à ilustração.

Timoteo, el amigo fiel; El temido lobo; El oso fabuloso;

Expõe o seu trabalho em inúmeras galerias e participa

Hércules y Crunia; Giuliano, el niño del clarinete;

em diversos projetos e mostras de arte contemporânea.

El abuelo Saxo; Con ojos de Cigüeña, As quatro estações, etc...

Enquanto ilustrador tem publicado em diversas editoras

Durante mais de 10 anos foi diretor e psicólogo

de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Brasil.

do Centro de Educação Infantil «Pino Montano» de Sevilha. Mais tarde desempenhou o cargo de diretor do departamento de Divulgação de Música na Orquestra Sinfónica da Galiza e levou a cabo o Programa Educativo Municipal «Descobrir a Música», do município da Corunha. Organizou igualmente os «Domingos com Música» no MACUF, e concertos didáticos para as famílias em várias cidades espanholas. Atualmente goza a sua reforma escrevendo «contos com música» para crianças e jovens.

DE

C ARVALHO

Entre os prémios que recebeu destacam-se: 1.º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; The 45rd Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia; 1.º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Itália; 1.º Prémio World Press Cartoon 2011, Portugal; Award of Excellence da revista Communication Arts 2012, EUA. Para a Kalandraka ilustrou Pezinhos de lã e 28 histórias para rir.


ef

© do texto: José Antonio Abad Varela, 2013 © das ilustrações: João Vaz de Carvalho, 2013 © 2013 (Kalandraka Editora / Publicado em Espanha sob Licença da EMI MUSIC SPAIN, S.L./Virgin Classics ©) Ⓟ das gravações originais EMI MUSIC SPAIN S.L. © da tradução portuguesa: Elisabete Ramos, 2013 © desta edição: Kalandraka Editora Portugal Lda., 2013 Rua Alfredo Cunha, n.º 37, Sala 34 4450-023 Matosinhos. Portugal Telefone: (00351) 22 9375718 editora@kalandraka.pt http://www.kalandraka.com/pt/ Impresso em Gráficas Anduriña, Poio, Espanha Primeira edição: junho, 2013 ISBN: 978-989-749-006-4 DL: 358479/13 Reservados todos os direitos (Esta tradução foi feita ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.)

ef


O carnaval animais pt  

O carnaval dos animais-Portugués. Kalandraka. Livro-cd.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you