Arte Medieval

Page 1

UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN

GRÁFICO

PROFº Dr. ANDERSON FERREIRA DA SILVA

KAIKY ALLIF FERREIRA – 2312247

GUSTAVO LUIZ DA SILVA – 2220826

ANA LUIZA QUERIDO – 2311311

JOSUÉ SOUZA ROCHA – 2310037 Anápolis

– GO
Anápolis/2023.1
Período Medieval
Sumário Resumo do que foi o período medieval...............................6 Particularidades ..................................................................9 Eventos.............................................................................10 Artistas..............................................................................11 Exemplos desses artistas são: 12 Tipos de textos do período............................................14 Memorial técnico...............................................................16 Memorial conceitual..........................................................18 Área visual.................................................................21 Conceito............................................................................21 REFERÊNCIAS VISUAIS: ................................................22 Contracapa .......................................................................24 Logo da editora Gold ........................................................25 Capitulares........................................................................26 Folha de guarda................................................................29 Inspirações e processos: ..................................................30 Resultado final da nossa tipografia: ..................................31 Referências: 33

Resumo do que foi o período medieval

“A Idade Média foi um longo período da história que se estendeu do século V ao século XV. Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.” (Souza, 2022)

“Os historiadores dividem o período medieval em duas partes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. Porém, ao longo do tempo a Idade Média foi vista como a Idade das trevas, por considerar o atraso da sabedoria, causado pelas restrições de convicções e da liberdade dos povos. Apesar disso, é possível verificar que nessa época sua cultura evoluiu, tendo como prova a arquitetura, com grandes catedrais, palácios e castelos, esses até hoje admirados.” (Souza, 2022)

“Por muito tempo as escritas eram

feitas por monges que as copiavam à mão, eles eram chamados de monges copistas. Esses chegavam a utilizar grande parte do seu tempo para a cópia de livros, tais escritos com penas de ganso e tinturas, decorados com pinturas e feitos em pergaminhos, ou seja, peles tratadas de carneiros ou cabras.” (Moto, Ronaldo, 2016)

Na Medieval, poucas pessoas sabiam ler. Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.

A principal organização político-administrativa desse período estava baseada no sistema feudal. Nessas grandes extensões de terra, a mobilidade social era inexistente.

Além disso, a sociedade feudal era exclusivamente rural e autossuficiente. dessa forma, a estrutura social era estamental e fixa, dividida em rei, clero, nobreza e povo.

Foi nesse contexto que a arte medieval se desenvolveu

em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.

Após Séculos, Gutemberg aprimorou invenções que já existiam para criar sua prensa de tipos metálicos móveis que inovou naquela época e trouxe resultados que chegaram até os dias de hoje, além de criações também baseadas na prensa dele. “Na época de sua criação, era um resultado bonito o suficiente para rivalizar com a caligrafia dos monges. “(Brasil, BBC NEWS, 2019)

FONTE: BBC NEWS (2019).

Figura 1: Bíblia de Gutenberg

“A Bíblia de Gutenberg (fig.1.2) é considerada uma obraprima por causa de sua tipografia gótica delicadamente impressa em cada página, descreve a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.” (Brasil, BBC NEWS, 2019)

Particularidades

No entanto, teremos o foco na tipografia. Segundo Da Fonseca, Joaquim (2009, p. 36) Na Alta Idade Média, perdeuse a clareza da escrita Carolíngia. Um estilo mais escuro e denso evoluiu no norte da Europa, a partir do século XI, ficou conhecida como letra negra, devido ao peso opressivo e escuro dos caracteres, que tornava cada página densamente carregada.

Esse estilo medieval, que também recebeu o nome de gótico, em parte derivou de um impulso estético dramático, expresso nos traços escuros causados pela pena ou pelo pincel, resultando em extremidades angulares deixadas pelas pontas largas. No entanto, o novo estilo também representava um fator de economia, pois o pergaminho era um material caro. Os livros

estavam em grande demanda, particularmente com o crescimento das universidades.

Se as letras de uma palavra e as palavras e uma sentença fossem apertadas umas contra as outras, ficando mais compridas, menos páginas seriam usadas e o livro teria menor custo.

Eventos

Um pouco antes na história, havia acontecido um desastre, conhecido como peste bubônica (Fig. 2.4), foi nessa fase em que era descrito como Idade Das Trevas. Durante essa era de terror, foram criadas lendas, contos e ideias de motivos do por que de aquilo estar acontecendo como por culpa dos pecados do povo. Isto levou eles a executarem ações que não tinham efeito sobre a doença e causou a morte de milhões de pessoas. Pois, não sabiam que a real causa, haviam sido através das pulgas dos roedores, que em momentos de guerra foram usadas também como arma

Fonte: Instituto Claro (2020)

Figura 2 Gravura de cobre do Doutor Schnabel (ou seja, Dr. Beak), um médico da peste na Roma do século XVII, por volta de 1656.

no cerco de Caffa, por meio de lançamento dos cadáveres contaminados.

Artistas

O trabalho produzido durante essa época surgiu da herança artística do Império Romano e do estilo iconográfico da igreja cristã primitiva, ligada com a cultura “bárbara” do norte da Europa.

“O que foi produzido ao longo desses dez séculos rendeu diversos estilos e períodos artísticos, entre eles os primeiros estilos cristãos e bizantinos (fig. 3), anglo-saxões e vikings, românico e gótico. Grandes monumentos e obras de arte arquitetônicas, como a Hagia Sophia em Constantinopla, incluindo mosaicos

em Ravena e manuscritos como os Evangelhos Lindisfarne, foram criados no período medieval.” (Editorial, Equipe, 2021)

Exemplos desses artistas são:

● Giotto (1267-1337) - pintor gótico italiano, autor de O beijo de Judas (1306) e A Lamentação (1304).

Figura 3: Ognissanti Madonna. FONTE: BONDONE, DI GIOTTO (1306).

● Bonaventura Berlinghieri (1210 –1274): pintor italiano, autor de São Francisco e cena de sua vida (1235).

● Cenni di Pepo - também conhecido como "Cimabue" (1240 – 1302): pintor florentino, autor de Madona da Santíssima Trindade (1280).

● Duccio di Buonisegna (1255 – 1319): pintor italiano, autor de Madona e Menino entronizados com seis anjos (1285).

● Gautier de Coinci (1177 – 1236): pintor francês, autor de Vida e milagres da Virgem (final do século XIII).

● Simone Martini (1284 – 1344): pintor italiano, autor de Maestà (1317).

● Jean Pucelle (1300 – 1355): pintor francês, autor de A traição de Cristo e a Anunciação (1328).

Tipos de textos do período

Cronicões: crônicas de valor histórico. Os cronicões reuniam aspectos contemporâneos da história medieval de maneira cronológica.

Hagiografias: textos que retratam as histórias de vida (biografias) de santos.

Nobiliários: textos que apresentam as histórias genealógicas de nobres medievais. Por esse motivo, são também chamados de “livros de linhagem”.

Memorial técnico

Geral:

O livro que estamos produzindo é uma pesquisa sobre a Arte Medieval realizada pelos estudantes da Universidade Evangélica de Goiás, Ana Luiza Querido; Gustavo Luiz; Josué Souza e Kaiky Allif Ferreira, publicado pela editora Gold, intitulado “Arte Medieval”.

Sobre a Impressão:

O tamanho e dimensões são definidas a partir da orientação dos professores, seguindo o modelo técnico apresentado pelos mesmos. Tamanho A5 (de 210x148mm em cada lado) com 7mm de lombada totalizando 210mm x 303 mm, e cerca de 50 páginas, foi selecionado a impressão Offset, pois o livro foi feito com o intuito de ser didático e projetado com o formato de revista, tendo em vista uma grande produção, sendo o sistema com maior qualidade e maior benefício em produções em massa; a escolha mais segura e custo-benefício, a encadernação feita em brochura com o acabamento quadrado vem para mostrar o padrão autoral da lombada.

Quadros informativos gerais:

Informações editoriais:

Título Arte Medieval

Subtítulo Não possui

Área/Assunto Arte medieval

Autores Ana Luiza Querido; Gustavo Luiz; Josué Souza E Kaiky Allif Ferreira

Editora Gold

Informações técnicas:

Impressão Offset

Encadernação Lombada brochura colada quadrada

Quantas páginas (valor estimado)

50 a 60

Tamanho do livro 210x148mm em cada lado (A5) com 7mm de lombada totalizando 210 mm x 303 mm

Tipo de papel

Tipos de impressão em cores

Papel cartão e Pólen

Policromático

Memorial conceitual

Introdução Informações editoriais:

A edição provém das artes da época medieval e a escrita segundo a tipografia criada pelo grupo, e pela regente da época. As artes são as características da era medieval gótica.

Área/assunto:

O assunto é toda a estética artística das 3 eras medievais, como a arte, as tipografias e as grafias da época, além dos modos de impressão e tecnologias que foram usadas. As 3 principais eras do medieval são a arte medieval inicial, arte românica e arte gótica. A arte gótica é utilizada como referência e inspiração para a estética do livro, já que gira em torno de artes voltadas à religião (cristianismo) e representavam imagens dos textos bíblicos ou histórias.

A era medieval perdura dos anos 476 até 1453, e não há bem uma época definida de cada período, até por que eles se entrelaçam na linha temporal e acabam se sobrepondo. Alguns artistas bem vistos da era são Hans Acker, Aelbrecht Bouts, Simon Bening e Andrea del Castagno.

Tipo de impressão;

Tanto as páginas quanto a capa e complementares serão feitas em off set para obtermos uma impressão mais nítida.

O offset vai permitir uma fidelidade maior aos tons planejados e uma precisão maior nos detalhes das letras e das artes que

como no livro. Tipo de impressão em cores: Monocromia, policromia etc. As cores regentes da época são o azul Royal, vermelho sangue e dourado/amarelo. Então é necessário que haja policromia no decorrer do livro.

Tipo de encadernação;

Verniz fosco para que a capa não fique com muito brilho e seja legível e para dar durabilidade ao material. Tipo de Papel para capa, folha de rosto, miolo e capitulares; Os papel planejado é o papel couchê fosco com gramatura alta, para dar volume, permitir o envelhecimento das folhas e que a tinta fixe sem problemas. Acabamento do livro: O acabamento vai ser produzido com detalhes dourados e com aparência de folhas envelhecidas, para transmitir uma sensação de um livro antigo para ser fidedigno ao século que os acontecimentos se passaram.

Área visual Capa

Conceito

A capa é inspirada nos livros da era gótica e traz referências a igreja e o catolicismo, que era a liderança da época, como o anjo acima do dragão e o “anjo” (fig.9) como é descrito pela própria bíblia. Além do uso de cores primárias usadas nas artes da era medieval inicial, além do uso do dourado para remeter ao ouro usado nos templos e nos adereços dos próprios papas e castas da igreja católica. Na realização da capa é feito o envelhecimento para que seja passada a sensação de um livro antigo vigente da época (por volta de 1400)

Figura 4: autoral (2023)

REFERÊNCIAS VISUAIS:

Fig. 5 - Santa Alpahis, das Crônicas de Nuremberg Fig. 6 - Margaret, das Crônicas de Nurember Fig. 7 - Mosaicos de Ravenna, a Basílica de San Vitale Fig. 8 - Medieval Tiles article from a 19th century Appleton's Art Journal.
Contracapa
Figura 9: autoral (2023)

Logo da editora Gold

O nome da editora foi baseado no valor que representa os projetos que a editora apoiaria e daria seu auxilio. Sua logo tem como inspiração armações de ouro em joias, assim a própria marca poderia ser mais um adereço ao livro no qual teria seu trabalho. No caso a joia seria o livro que contém algo de valor, a informação e o esforço dos autores.

Figura 10: autoral (2023)

Capitulares

Folha de guarda

Inspirações e processos:

Fonte: Istock

A inspiração da fonte que criamos detém-se de duas outras, Century Gothic do século 16 e Taylor Gothic criada atualmente.

As adaptações feitas são com intuito de que a tipografia seja firme e clara, mas com falhas na estrutura do corpo para que pareça uma fonte “envelhecida” e desgastada pelo tempo.

Figura 11: Século 16 em estilo gótico alfabeto

Resultado final da nossa tipografia:

A parte da ideia de uma fonte do gótico medieval (séc 15 - 16) que é mais simplista e com a finalização como uma fonte já antiga, desgastada pelo tempo e uso. As letras iniciais da página são sempre destacadas com iluminuras relacionadas ao tema citado, então serão trabalhadas no momento da confecção de cada página que for usada.

Figura 12: autoral (2023)

Referências:

DA FONSECA, Joaquim. Tipografia & Design gráfico: Design e produção de impressos e livros. Bookman Editora, 2009.

Souza, Thiago. Idade Média: o que foi, características e acontecimentos. Toda Matéria, 2022. Disponível em:

https://www.todamateria.com.br/idade-media/

Silva, Daniel Neves. Peste Negra. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-depeste-negra-seculo-xiv.htm

Idade Média - "Idade das trevas", período medieval durou dez séculos. UOL Educação, 2016. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/idade-media-idade-dastrevas-periodo-medieval-durou-dez-seculos.htm

'Bíblia' de Gutenberg: 4 fatos surpreendentes sobre o livro que mudou a história. BBC News Brasil, 2019. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50887912

Cole, Margherita. Who Is Giotto? Learn About the Life and Art of the Father of the Renaissance. My Modern Met, 2020. Disponível em: https://mymodernmet.com/?p=259432

A Bíblia de Gutenberg. Insight do Rei, 2019. Disponível em: https://www.insightoftheking.com/the-gutenberg-bible.html

Bezerra, Juliana. Sociedade Feudal. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sociedade-feudal/#:~:text=A%20nobreza%20e%20o%20clero%20governavam%20os%20feudos,servo%2C%20viver%C3%A1%20como%20servo%20durante%20toda%20sua%20vida.

mps21877. Medieval Tiles 2. Deviant art. Disponível em: https://www.deviantart.com/mps21877/art/Medieval-Tiles-2138049918

Mota, Ronaldo. Monges copistas eram brilhantes, mas sumiram. Campo Grande News. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/artigos/monges-copistas-eram-brilhantes-mas-sumiram#:~:text=Uma%20das%20mais%20curiosas%20e%20ilustrativas%20diz%20respeito,ou%20seja%2C%20peles%20tratadas%20de%20carneiros%20ou%20cabras.

Editorial, Equipe.Arte medieval: conceito, contexto e diferentes períodos. arte ref, 2021. Disponível em: https://arteref.com/movimentos/arte-medieval-conceito-contexto-e-diferentes-periodos/

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.