Page 1

ANUNCIE: 3245.2830

Impostos

Pagamento do IPTU em Santo Amaro é prorrogado para dia 30

Empregos e negócios no CLASSIFICADOS DO JORNAL VIP. Pág.

central

Comunidade de Águas Mornas perde três jovens no mesmo acidente. Pág.10

FATMA confirma poluição do Rio Cubatão em Santo Amaro. Pág. 4 Curso e Colégio Ideologia em constantes investimentos no ensino. Pág 27


2

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Rodrigo MASCARENHAS

Bastidores da Política (48) 3245-2830 rodrigo@jvip.com.br

Deputado Marcos Vieira diz na Câmara que recurso para a compra do ônibus dos Idosos está liberado

D

urante o evento de posse da nova comissão executiva municipal do PSDB de Santo Amaro, o Deputado Estadual Marcos Vieira (PSDB) trouxe o tão sonhado papel de liberação do recurso que trará para Santo Amaro o ônibus em prol de todos os Grupos de Idosos do município. Marcos aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito Sandro Vidal pelo empenho com a documentação e por ser parceiro nesta aquisição com

Pré-candidata?

uma contrapartida da prefeitura. O ex-prefeito Edésio Justen agradeceu ao deputado e admitiu: “Na minha gestão inauguramos o Centro da Melhor Idade que hoje é um patrimônio e um ótimo espaço para Santo Amaro e agora, aquele pedido feito em 2012, de um ônibus para a terceira idade sai do papel e será concretizado”. Com o papel nas mãos os vereadores do PSDB, Valdir e Quinha, além de outros, da oposição, que estavam no evento do PSDB na última quarta-feira,

Leco (PMDB) e Maneca Bossle (PSD). A ex-vereadora e professora dos idosos, Sirney Eller, se emocionou muito com a notícia trazida pelo deputado. Segundo informações o recurso já está disponível, aguardando apenas a prefeitura realizar licitação para a compra do veículo. Para o ex-vereador e exsecretário municipal Gerry Beirão (PSDB), “esta é a prova que o deputado Marcos Vieira (PSDB) é o político mais atuante de Santo Amaro e que não olha cores partidárias”.

O ex-prefeito de Santo Amaro, Edésio Justen, durante a posse como presidente do PSDB local, ao afirmar que é necessário pensar desde já em se formar mulheres candidatas a vereadora na próxima eleição municipal, apontou para a Sra. Cida Scotti, Diretora do Colégio Estadual Zulma Becker. Ela sorrio.

Poda e Caverna discutem feio O vereador Poda (PP) de Santo Amaro utilizou a Tribuna da Câmara na última terça-feira, para se defender de acusações feitas pelo vereador Caverna no JornaL VIP da última edição, onde o vereador do PT dizia que Poda foi contra a quadra coberta no Bairro do Fabrício. Poda, em tom ríspido, disse que vai solicitar a fita com a gravação para provar que não foi contra a quadra na escola, apenas se absteve de votar pois não tinha conhecimento do projeto, justificou ainda que o terreno é pequeno e inviável para a construção de uma quadra, e que foi sim a favor da construção de novas salas em prol da escola. Poda ainda deixou no ar, que o vereador do PT teria um irmão que faz serviços para a prefeitura. Ta aí, concedido direito de resposta.

Willian Westphal: Deixou a pasta de Projetos Especiais

Perguntar não ofende Torneio de Dominó Quando chegar o final do ano, tem tudoparaovereadorPoda(PP),deSanto Amaro, assumir a Presidência da Câmara no lugar de Maneca Bossle (PSD). Será que o Caverna (PT) vai respeitar o patrão?

É verdade que a nora do engenheiro Toni Campos foi exonerada do cargo que ocupava na Secretaria de Agricultura de Santo Amaro por represália das acusações que o engenheiro Toni fez na última edição contra a prefeitura? Diz o mo kiridu que “não é de duvidal. Morador de Santo Amaro liga para dizer que recebeu duas vezes a mesma folha para pagar novamente a taxa de lixo. E ele disse que já pagou na semana passada. É pra pagar de novo ou foi equívoco mesmo?

Torneio de Dominó que acontecerá no Bar do Jair Silva, na Rua Pedro Neri Schwinden, no dia 13 de abril de 2014 (domingo) às 10 hs, terá como premiação o valor de 80% das inscrições. Segundo o advogado e filho do Jair, Jean da Silva, diz que como é dia de final do Campeonato Catarinense, vai estar cheio o bar, apesar de a maioria ser secador.

Cenourão

Vargem do Braço

Quem está muito feliz com a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve o direito dos moradores da região da Vargem do Braço, em Santo Amaro, de permanecerem no local, é o ex-vereador e advogado Wagner Garcia. Wagner sempre esteve à frente da briga a pedido dos moradores na época em que foi vereador.

Firme e forte

É verdade que a ambulância cedida pela prefeitura ao Hospital São Francisco é uma vergonha que não cabe nem a maca da entidade? A foto foi colocada na internet por um médico. É verdade que um prefeito da região e seu segurança foram tirar satisfação com um pessoal e acabou dando briga? Porque será que é tão difícil tapar os buracos na Avenida Beira Rio no centro de Santo Amaro? Dois carros já tiveram os pneus furados. Quem paga a conta? É verdade que o vereador Biel do Dão (PP), está participando de aulões aos finais de semana na casa do ex-vereador Wagner Garcia? Tá ficando esperto o Biel... É verdade que o PSDB de Santo Amaro lançou uma rifa “ação entre amigos”? É verdade que o vereador Maneca Bossle prometeu no ano passado colocar na Praça da Prefeitura de Santo Amaro, mais três meses para o pessoal jogar Canastra, popularmente conhecida por “tranca”? Maneca vai tentar pedir

A Páscoa este ano em Santo Amaro está mais colorida. Quem passar pelas praças da cidade, poderá ver 55 cenouras que foram melimetricamente colocadas para enfeitar a velha Figueira e a casinha dos taxistas. Destaque para o coelhão da praça da prefeitura que foi apelidado de “coelhinho bobiça”. O coelhinho tem feito a alegria de todos que passam no local. A coisa é grande, como diz um moço da praça.

O tradicional ex-comerciante de Santo Amaro, ex-vereador e candidato a vice-prefeito de Zé Turnes em 2000, o Sr. Artur Abreu esteve presti giando a posse de Edésio Justen como presidente do seu partido, o PSDB, o qual é filiado a muito tempo. Seu Artur disse ao Edésio: “Vim prestigiar sua posse pois sinto saudade de você na prefeitura”.


3

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Política e Comunidade Apimente você também: 3245.2830 ou via email xeroxvip@hotmail.com

APIMENTADAS

Ponto positivo

Ponto para a polícia: Algumas edições anteriores uma moça veio relatar o descaso de um policial após realizar um pedido de fiscalização em som alto. Nesta semana a PM de Santo Amaro entrou em contato com esta moça para se desculpar e informar que tomaram todas as atitudes necessárias para reverter a situação. Ai sim, ponto para os profissionais competentes.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar de Santo Amaro desde o ano 2013 vem sofrendo um bocado. Depois das eleições “vergonhosas” que culminaram no seu cancelamento, agora é a vez do carro do CT. Eles não tem motorista e consequentemente carro para os serviços de atendimento de crianças e adolescentes. Se chamados são, os conselheiros tem que ir de taxi, pasmem, isso mesmo, de taxi. E tem que torcer para o taxista estar livre, senão corre o risco de alguém ficar sem o socorro. Isso é uma situação que o Ministério Público deveria ver bem de perto.

Festival da cenoura

Os frequentadores da Praça da Prefeitura dizem que o local virou um festival de cenouras por todos os lados. Valeu a intenção da Secretaria de Turismo. Se não faz nada reclamam, quando fazem reclamam também.

Escuridão

Moradores da rua da Creche do bairro Fabrício não suportam mais a escuridão que a rua se encontra. Há dois meses a luz não funciona ou fica apenas com uma fase. Alguém pode dar uma olhadinha ali? Pedido de uma moradora.

Vereador coca-cola?

O vereador Caverna do PT,de Santo Amaro, soltou recentemente duas pérolas na sessão do Legislativo. A primeira foi chamar um companheiro de vereador coca-cola, que só faz “média”. Depois foi dizer que o Rio Cubatão tá poluído, cheio de “Fecalóide”. Esse tá fazendo a diferença na Câmara e não tem medo de cara feia.

Fazenda às escuras

Moradora que caminha diariamente na Fazenda Ressurreição, em Águas Mornas, reclama que já pediu, mas até agora vários postes continuam com luzes queimadas. Ô da CELESC, pode conseguir uma pomboca para “alumiar” o trecho? Assim não dá ô!

Coelhinha da Playboy

Uma moça de Santo Amaro que completou recentemente seus 18 aninhos, foi sondada numa balada de Palhoça, para ser coelhinha de uma revista feminina. Os amigos tão fazendo a pilha: “aceita, aceita”. As amigas não, elas dizem: “Isso não é coisa de menina direita”.

Relembrando...

Foto: Silvio Knabben

Rede Vereador sugere alteração na Lei para Câmara ter poder social de cassar o Prefeito de Santo Amaro por possíveis infrações Tá na Rede. Tá no VIP!

“Levando-se em conta a atual situação da nossa prefeitura de Santo Amaro,pode-se concluir que pior que tá não fica né chefe de gabinete?” Gabriel Souza (Santo Amaro)

Para vereador já há motivos suficientes para instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em função de “muitas ações impopulares e denúncias que a gestão atual vem provocando nunca registradas na história de Santo Amaro” O vereador João Gabriel Abreu, o Biel do Dão (PP), apresentou na última sessão da Câmara de Vereadores de Santo Amaro, Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal número 02/2014, onde altera o artigo 62. Biel sugere que o Prefeito Municipal seja julgado perante o Tribunal de Justiça pela prática de crime de responsabilidade, e, perante a Câmara Municipal, pela prática de infrações político-administrativas. Além disso, Biel cria dois artigos que resumidamente são: 62A - São infrações políticoadministrativas sujeitas ao julgamento pela Câmara e sujeito a cassação de mandato: III - Desatender, sem motivo justo, as convocações ou os pedidos de informações da Câmara; V- Deixar de apresentar à Câmara, no devido tempo, e em forma regular, a proposta orçamentária; XProceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo; 62B-O processo de cassação do prefeito por infrações acima, obedecerá a seguinte ordem: I-Denúncia feita por qualquer eleitor com a exposição dos fatos e indicação de provas. Se o denunciante for vereador, ficará impedido de votar sobre a admissibilidade da denúncia e de integrar a Comissão processante, podendo, todavia, praticar todos os atos de acusação. II - De posse da denúncia, o Presidente da Câmara, na primeira sessão, determinará a leitura e consultará a Câmara sobre o

“Para fazer politicagem, nunca falta tempo,mas,para apoiar quem trabalha sempre haverá discurso pronto. A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo , mesmo que a causa seja nobre .Que vocês que são oposição queiram votar contra a reforma das casas, fiquem a vontade para faze-lo e continuem lutando para que o terreno do lado da serraria do ex prefeito Edésio não saia ,para que não se tenha onde colocar casas que estão em áreas de risco”. Pawlick (Santo Amaro)

seu recebimento. Na mesma sessão será constituída Comissão Processante, com três vereadores, sorteados entre os desimpedidos, os quais elegerão o Presidente, o relator e um vogal; III - Recebendo o processo, o Presidente iniciará os trabalhos, dentro de cinco dias, notificando o denunciado, para que no prazo de dez dias apresente defesa e arrole testemunhas até no máximo de dez. V- Concluído todo o processo de instrução, será aberta vista do processo ao denunciado para razões escritas, no prazo de dez dias, após a Comissão Processante emitirá parecer final, pela procedência ou improcedência da

acusação. VI - Considerar-se-à afastado, definitivamente do cargo, o denunciado que for declarado pelo voto de dois terços, pelo menos, dos membros da Câmara, em curso de qualquer das infrações especificadas na denúncia. Segundo o Vereador Biel (PP), os motivos que o levam a movimentar a questão são fundamentadas por denúncias de próprios servidores efetivos, movimentos populares insatisfeitos com a gestão e os atos executados como IPTU e Alvará, fechamento de creches, falta de estrutura de trabalho do Conselho Tutelar, bem como valores de aluguéis pagos atualmente pelo Executivo.

Errata

Construção da nova loja do Supermercados Imperatriz, no centro de Santo Amaro. Na foto, ainda a antiga loja mais à frente.

Na última semana, na edição 555 publicamos na matéria “Casan inicia processo de mapeamento imobiliário” na segunda fala do chefe de escritório Marcelito trechos que não vieram de sua autoria por completo. Deixamos claro que, a frase “Marcelito ainda pontuou a questão de novas possibilidades serem implantadas” foi de sua autoria, alertando os benefícios que o mapeamento poderá gerar para o Estado. Entretanto, o trecho “como Biguaçu (que sofre com a escassez) e Santo Amaro da Imperatriz (que sofre com a qualidade)” foi de autoria do jornal VIP, que relatou como exemplo as duas cidades que possuem problemas com a atual situação da água.

“Dando continuidade ao projeto Ação Legislativa, os vereadores de Santo Amaro, voltam o Bairro São Francisco para a realização de mais uma sessão itinerante e com isso possibilitar a participação da comunidade sobre assuntos inerentes ao referido bairro. Será dia 15 de Abril”. Luiz Santos (Santo Amaro) “Pelo andar do jogo, este governo federal e até mesmo o estadual, do jeito que eles andam pisando na bola, e feio, irão tomar um cartão vermelho já, já”. Clésio Margarida (Palhoça) “Vendo Escort L 1.6 ano 88, todo reformado e revisado, documento em dia. R$ 4800” Cesinha (Santo Amaro)


4

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Exame realizado pela FATMA mostra contaminação do Rio Cubatão por bactéria encontrada nas fezes Exame foi realizado pela FATMA, a pedido do vereador Caverna (PT) e constatou presença de grande quantidade de Escherichia Coli Um relatório emitido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente), solicitado pela Vigilância Sanitária de Santo Amaro da Imperatriz, veio a público na última terça-feira, dia 9, durante a Sessão da Câmara de Vereadores. Um exame de coleta da água do Rio Cubatão, no centro de Santo Amaro, feita na data de 28 de Janeiro de 2013, constatou o que muitos já imaginavam: “O Rio Cubatão é de fato um rio ameaçado”. O pedido da coleta foi exigido pelo vereador Caverna (PT), um dos maiores defensores das causas ambientais na Câmara. “Não tenho medo de mexer nesses problemas que vem se arrastando, é hora de dar soco na mesa e brigar com quem for pois é Santo Amaro que está sendo prejudicada”, disparou Caverna. O exame constatou a presença de Escherichia Coli, que é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos rela-

tivos à qualidade da água e de alimentos. A E. coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolíticourêmica. A VISA - Vigilância Sanitária pesquisou dois locais concentrados na parte central de Santo Amaro. A primeira coleta identificou a quantidade de 800 bactérias por 100ml de amostra, considerado um número alto de contaminação, porém, considerado administrável em regiões de concentração urbana atuais. Já o segundo ponto, foi a água do Rio em saída de rede pluvial na Avenida Beira Rio, que desemboca diretamente nas águas do rio mais importante da cidade. Ali a concentração foi de 3.000 bactérias por 100 ml de amostra, demonstrando um elevadíssimo índice de poluição. Segundo informações da VISA, “isso mostra que existe maior concentração de agentes poluentes saindo

da rede o que merece ação conjunta para identificar os problemas”. Segundo o vereador Caverna, será feito uma convocação para que os envolvidos com o Meio Ambiente da Prefeitura, Casan, Comitê da Bacia, Fatma, juntos, discutam soluções para este problema real.

Saiba mais - Esta bactéria identificada no Rio Cubatão, vive habitualmente dentro dos intestinos dos mamíferos. Todos nós eliminamos diariamente nas fezes trilhões de bactérias do tipo Escherichia coli. Quem nunca ouviu falar na pesquisa de coliformes fecais para avaliar a qualidade

Para o vereador Caverna (PT) é hora de todo mundo acordar!

da água e dos alimentos? Quando procuramos por coliformes fecais, estamos à procura da E.coli, cuja presença indica contaminação da água ou dos alimentos por fezes. Os sintomas de infecção

por Escherichia coli Shiga Toxigênicas (que produzem um ou mais tipos de toxina denominadas toxina Shiga 1 e 2) variam de pessoa para pessoa, mas freqüentemente incluem cólicas estomacais severas, diarréia (freqüente-

mente com sangue), e vômito. Se houver febre, ela geralmente não é muito alta, menos de 38,5˚C. A maioria das pessoas fica melhor dentro de 5 a 7 dias. Algumas infecções são moderadas, porém outras são graves e até ameaçam a


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

5

Saiba mais sobre a região e a cidade no www.portaldovip.com

Supremo Tribunal Federal concede direito de moradores da Vargem do Braço continuarem em Área de Preservação Nesta semana o STF decidiu que é direito dos moradores da comunidade rural Vargem do Braço, em Santo Amaro da Imperatriz,permanecerem no local onde seus ancestrais colonizadores alemães chegaram há quase 200 anos. Uma lei estadual de 2009 incluía a comunidade na Área de Proteção Ambiental do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, que abrange nove municípios. Há alguns anos, o Deputado Estadual Marcos Vieira, presidiu Audiência Pública da ALESC que foi realizada na localidade. Lá, expôs a necessidade de seguir uma máxima: “Quem nasceu aqui, morrerá aqui”. O exvereador Wagner Garcia também comemorou esta semana: “Nada mais justo. Quem lá vive é respeitador e defensor da localidade como ninguém”. O advogado especializado em causas ambientais, Antônio Carlos Brasil Pinto defendeu a associação de moradores, alegando que o próprio

Deputado Estadual Marcos Veira anunciou decisão do STF em Santo Amaro esta semana e comemorou o fato de ter presidido Audiência Pública na Vargem do Baraço em 2012

Importância dos Comitês de Gerenciamento de Bacias voltou a ser salientada pelos participantes do Seminário, como mecanismos de sustentabilidade Estado incentivou e financiou aquelas famílias a permanecerem ou a adquirirem terras no local, por meio de decreto de 1983, e que a área continua preservada pela grande consciência dos moradores. De acordo com a Ministra Rosa Weber, a norma im-

pugnada estabelece o desenvolvimento sustentável das comunidades que ocupavam a área há décadas e existe a preservação dos mananciais hídricos da Vargem do Braço. Mesmo com a aprovação pelo STF do direito a permanência, ainda

muitos problemas são enfrentados diariamente, como a proibição pela Procuradoria do Meio Ambiente da prefeitura realizar manutenção nas estradas, dos moradores pediram novas ligações de luz, ou construir.


6

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Jornalismo de verdade é falar a verdade! O resto é publicidade.

Conselheiros Tutelares de Santo Amaro tem que ir de Taxi atender ocorrências, mas Prefeito promete carro Na última semana o Conselho Tutelar de Santo Amaro entrou em contato com o jornal VIP para relatar e avisar os munícipes de que o CT está passando por um momento delicado, pois estão sem carro para a realização de transportes, plantões noturnos e de finais de semana. De acordo com o Conselho a prefeitura disponibilizou serviço de taxi para a realização das ocorrências, entretanto, o CT nem sempre pode realizar as visitas a ocorrências por não ter taxi livre no momento, atrasando ou cancelando os trabalhos. O prefeito Sandro Vidal explicou ao Jornal que um Kit em prol do Conselho Tutelar será entregue em breve, contendo carro, ar condicionado, geladeira e mais itens. Outra questão que preocupa e dificulta o processo seriam os atrasos de pagamentos da prefeitura com os taxistas, que chegam a ultrapassar meses, fazendo com que alguns se neguem a realizar a corrida devido o atraso. O caso já foi informado ao Ministério Público e ao Judiciário, entretanto, até o momento a situação permanece a mesma. Para maiores dúvidas ou denúncias o telefone de plantão do Conselho Tutelar é: 84060827, e a equipe fará o possível para poder efetuar uma visita ao local da ocorrência mesmo sem condições adequadas de trabalho.

Conselheiros tutelares denunciaram na Justiça falta de condições adequadas de trabalho e prefeito Sandro Vidal garante que CT será contemplado com carro e outros itens

IPTU de Santo Amaro com mais de 30% de reajuste e taxa de lixo separada A novela dramática que a entrega dos IPTUs em Santo Amaro da Imperatriz se tornou ganhou um novo episódio nesta semana. Moradores procuraram o jornal VIP para relatar sua indignação com o desrespeito que a situação se transformou. De acordo com moradores da rua Candida Rita da Cunha, diversos boletos não foram entregues, e os que a entrega foi realizada o endereço não estava correto. Uma moradora chegou a receber seis boletos em sua residência, sendo que, nenhum era seu. Outro caso que revoltou alguns moradores aconteceu no conhecido Morro das Três Voltas, como a entrega ainda não foi realizada em diversos pontos do local, moradores procuraram a prefeitura para efetuar a retirada, entretanto, o número de pessoas a espera é imenso, causando uma desorganização e impossibilitando a retirada

com sucesso. Jean Silva, profissional na área de imóveis em Santo Amaro, relatou em uma rede social os transtornos que o atraso na entrega causam para quem atua no ramo “No final das contas não teve desconto nenhum, teve uma multa (embutida em um desconto) para os contribuintes que não pagaram na data de vencimento. Meu alvará continua caríssimo com mesmo valor do ano passado.. O último problema enfrentado por moradores seria o site do município, que deveria servir como apoio para impressões realizadas nos próprios lares, entretanto, não funciona corretamente como havia informado a prefeitura”.

POVO REPERCUTE SITUAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

A moradora e professora de Matemática Simone Santos, disse: “Prefeito do povo aumenta o IPTU em cerca de 37%. Hoje colocaram na minha caixinha de correio DOIS (2) carnês. Quem teve esta ideia de separar o IPTU da Coleta de lixo é um gênio, mais o povo não é burro em achar que o aumento não foi tão absurdo vendo apenas um carnê. A inflação nacional deste mês foi de 5,7%, a do prefeito foi 6 vezes maior. O prefeito do povo deu em fevereiro um reajuste ridículo e vergonhoso aos seus funcionários públicos de 5,8%.


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Vencimento do IPTU de Santo Amaro é prorrogado para 30 de abril Na última semana a prefeitura municipal de Santo Amaro anunciou a nova data de vencimento do IPTU do município. De acordo com a administração a data foi prorrogada para o dia 30 de abril, possuindo valor normal sendo pago em parcela única, devido a entrega tardia e próxima a data de vencimento (que até então era no dia 12 de abril). Alguns carnês ainda estão sendo entregues. Após esta mudança de limite para o pagamento a esperança é que todos os carnês possam ser pagos de forma tranquila e sem danos para os munícipes. Na última edição o Jornal VIP errou ao informar que os carnês não seriam entregues nas casas. Corrigida a informação.

Bairro São Francisco receberá vereadores em Sessão Itinerante A Câmara de Vereadores de Santo Amaro realiza no próximo dia 15 de abril, terça-feira, mais uma Sessão Itinerante no Bairro São Francisco da Assis, no salão da Igreja. Na oportunidade é aguardada com ansiedade o anúncio do tão sonhado asfaltamento do bairro, pelo prefeito Sandro Vidal e melhorias na malha viária

7

Assinado contrato de liberação de recursos com a Caixa para construção do Conjunto Habitacional em Santo Amaro O Secretário de Assistência Social de Santo Amaro, Laudi João da Silva, Pingo PT, juntamente com o Prefeito Sandro Vidal (PSD), presidente da Fecoohasc Heloi e a vice-presidente Lenir, assinaram na agência da Caixa Econômica de Santo Amaro da Imperatriz na última segunda-feira, dia 07/04, o contrato de liberação do recurso para construção de 56 apartamentos do Conjunto Habitacional Popular que será construído na região do Sertão. O valor da obra é de R$ 3.051.436,51, e o terreno para construção já está quitado. Além do secretário Pingo também participaram da solenidade o prefeito Sandro Vidal, a gerente da C aixa Janice e o gerente de habitação Sergio Jank e membros da comissão. Pingo informa a todos os contemplados pelo programa da Fecoohasc que em breve as obras se iniciarão. Maiores informações


8

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Corpo de Bombeiros de Santo Amaro inicia projeto brigadista com empresas de Santo Amaro Nesta semana o Corpo de Bombeiros de Santo Amaro concluiu mais uma etapa do projeto brigadista com empresas do município. O projeto foi iniciado há seis anos no município de Palhoça pelo Cabo Andrade, responsável pelo projeto, e após visitar todas as empresas do município veio para a comarca de Santo Amaro. O intuito da iniciativa é de educar e treinar uma porcentagem de funcionários de cada empresa a lidar com situações de perigo, tendo aulas práticas e teóricas de combate a incêndio, primeiros socorros, sistema hidráulico preventivo e funções do caminhão de bombeiros. A empresa Flexicotton já possui uma equipe brigadista, e

no momento a empresa Schaefer conclui a parte prática do curso que tem duração de duas semanas. De acordo com o Sargento Moacir Roberto Ferreira os próximos passos do Corpo de Bombeiros de Santo

Amaro são trazer o Cabo Andrade para pertender a corporação santoamarense e em seguida colocar em prática novos projetos do Cabo, como o projeto Escola Segura, que também foi realizado em Palhoça

por todas as escolas e com mais de sete mil alunos e com condomínios e prédios, visando treinar a sociedade a lidar com situações de risco e emergência, evitando desta forma futuras tragédias.

O Programa Nova Economia está fazendo nascer uma Santa Catarina ainda mais forte e competitiva. O Governo de Santa Catarina promove uma série de iniciativas que estão mudando a história de muitos catarinenses em todos os municípios. São ações que levam qualificação, crédito e oportunidades a jovens, trabalhadores e empresários, gerando mais renda e empregos em todo o estado.

GERAÇÃO TEC

JUROS ZERO POLOS INDUSTRIAIS

4 mil empregos gerados e 30 mil mantidos

ECONOMIA VERDE E SOLIDÁRIA

1.420 beneficiados e R$ 20 mi investidos

CENTROS DE INOVAÇÃO

INDÚSTRIA SC

11 centros

+ de 20.000

em 11 municípios

empregos gerados no último ano*

*Fonte CAGED

Nova Economia.

GERAÇÃO TEC

JURO ZERO

3.600

22.000

capacitações realizadas

concessões de crédito para o microempreendedor individual

Mudando a história dos catarinenses. DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

14.000

empreendedores atendidos

Acesse o site e conte sua história. voarmaisalto.com.br


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

9


10

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Acidente interrompe a vida de três jovens de Águas Mornas Um acidente grave resultou na morte de dois adolescentes na madrugada deste domingo (6). E infelizmente de um terceiro jovem durante esta semana, após ser encaminhado ao hospital com ferimentos graves. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão, envolvendo um Vectra, aconteceu por volta das 4h20, na BR-282 em Águas Mornas, na Grande Florianópolis. O carro bateu contra um objeto fixo no km 49,6 da rodovia e conforme informações da PRF, Thairan de Abreu e Everton Luiz dos Santos, ambos de 17 anos, morreram na hora, e Anderson Chaves, de 19 anos, não resistiu no hospital. O motorista de 24 anos teve ferimentos leves, e após teste de bafômetro realizado no local foi comprovado que não estava alcoolizado. Os quatro ocupantes do veículo são de Águas Mornas, e os três que faleceram segundo informações do PRF estavam sem cinto de segurança. Fotos e informações da PRF

Foto montagem publicada por amigos na Internet

Amigos prestaram homenagens na Rede Social Muitos amigos e familiares dos três jovens se manifestaram emocionados nas redes sociais, principalmente. Amigos chegaram a postar uma foto (acima), onde aparecem os três juntos e o sinal de luto da comunidade de Santa Cruz da Figueira e região.

Foto registrada pela Polícia Rodoviária Federal mostra violência da colisão frontal


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

11


12

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Moradora mais antiga de Santo Amaro comemora 104 anos Dona Olindina Rita Turnes, a moradora mais antiga de Santo Amaro, comemorou nesta última semana seu aniversário de 104 anos com filhos, netos, bisnetos e amigos. Filha de Jacinto Antônio de Medeiros e de Maria Caetana da Silva, nasceu no Arraial do Cubatão (hoje Santo Amaro da Imperatriz), no dia 07 de abril de 1910. Filha de agricultores, era a caçula de uma família de seis irmãos. Na infância e adolescência, dona Olindina, em conversas informais com seus filhos, comentava ser uma aluna exemplar na escola. Seu forte era a matemática. Queria ser professora, mas seus pais não permitiram. Uma de suas virtudes era olhar para o outro, ver suas necessidades e as possibilidades para ajudar. Na juventude tinhas alguns pretendentes e gostava de um deles. Aproximadamente aos 26 anos, perdeu uma de suas irmãs, Geraldina, mãe de seis filhos, casada com Francisco Turnes Júnior. Passou a assumir os cuidados dos sobrinhos, ainda pequenos, entre idade de três meses e 14 anos. Impossibilitado do cuidado com os filhos, o Sr. Francisco viu a necessidade de contrair novo matrimonio, e viu na então cunhada Olindina, a pessoa ideal, pois já tinha um vinculo afetivo muito forte para com eles. A permissão para o casamento foi dado pelos pais da Sra. Olindina. Esta, renunciando outros pretendentes e a quem

ela gostava, solidária as necessidades dos sobrinhos, que tinha criado vínculos afetivos, e do cunhado Francisco, por obediência aos pais, aceitou o convite de casamento. Deste casamento, nasceram seis filhos: Sônia, Maurino, Neri, Ivone, Ione e Graça. Mas tarde adotaram como filho o César. A formação dada aos filhos foi pautada no trabalho, no amor, na solidariedade e na justiça. Em 1960, quando Sr. Francisco veio a falecer, dona Olindina assumiu toda a responsabilidade da família, delegando a cada um dos filhos mais velhos, também suas responsabilidades. Aos mais novos oportunizou a

formação acadêmica. A todos educou igualmente, e, conforme a necessidade de cada um, dava a ajuda necessária. Solidária as necessidades dos outros, ajudou muitas pessoas e famílias passando por dificuldades. Ao completar 104 anos, dona Olindina tem suas limitações naturais, marcada pela idade, mas com momentos de lucidez demonstra seu carinho, amor e afeto pelos seus, como sempre o fez. De maneira especial, a família agradece a filha Ivone e seu esposo Rogério, pela dedicação e os cuidados para com dona Olindina. São dias de total atenção e noites mal dormidas para que a mãe esteja bem. Por: Paulo Cesar Turnes


13

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

EMPREGOS Contrata Precisa-se de serralheiro com experiência em solda Mig ou elétrica. Salário a combinar. Interessados entrar em contato no 3245-3076 ou 8446-7299 falar com Mara. Alumitriz Esquadrias de Alumínio contrata instalador, montador e ou ajudante. Que seja maior de idade e tenha disponibilidade para viagens. Salário a combinar, interessados ligar:3245-2574. Contrata-se cuidadora ou auxiliar para cuidar de senhora no Hospital Regional e na sua residência em Palhoça. Interessados entrar em contato no: 9637-9446. Impacta Teleatendimento contrata: teleatendente, 17 anos, c/ ensino médio completo ou cursando.Salário da categoria, comissão, mais VA e VT.Jornada de trabalho de segunda a sexta-feira.Não é necessário ter experiência.Interessados enviar currículo para o e-mail: rh@impactateleatendimento. com.br,ligar para o telefone 3245-8918 ou comparecer pessoalmente na empresa (Rua Pedro Mansur Elias, nº 25, Sala 101, Santo Amaro da Imperatriz) das 8:30hs até às 18:00hs. Contrata-se estagiário c/ conhecimento básico em AutoCAD, em Sto Amaro. Salário mínimo nos primeiros 3 meses. Contato: (48) 88179553. Contrata-se casal para trabalhar em viveiro de mudas em Teresópolis Águas Mornas, trabalhar durante a semana e mais dois finais de semana por mês, fornecemos casa para morar, onde não cobramos aluguel. Interessados entrar em contato pelo telefone (48) 96295073 em horário comercial. Agroindustrial Águas Mornas contrata caixa, com experiência, ótimo salário, para trabalhar de segunda á sábado. Contato: 3245-7072 falar com Fátima. Procuro revendedora para vender Avon e Quatro Estações. Interessadas entrar em contato com Andréia no 8460-5101 ou 9167-7185. Casa Brasil contrata vendedores com experiência para o seguimento de móveis linha alta, com disponibilidade para trabalhar aos sábados e domingos. Tratar com Célio: 9981-1100. Goedert Informática contrata técnico em informática. Interessados comparecer na loja com currículo. Profitech contrata vendedor externo c/ experiência em vendas, CNH para carro ou moto, salário + comissão. Contato: 3245-2690.

Compensados Fernandes contrata motorista, operador de empilhadeira e auxiliar de carga e descarga (Palhoça). Portadores de necessidades especiais. Salário compatível com o c a rg o + V R + V T + P r e m i a ç ã o assiduidade. Enviar currículo para: currículo@ compensadosfernandes.com.br

Vendo casa no centro de Santo Amaro, prox. ao Colégio Nereu Ramos(Rua da Antena do Celular) terreno c/ 660m², casa c/ 3 dormt., sendo 1 suíte,2 bwc, área de churrasqueira, garagem etc. Valor R$400.000,00. Contato: (48)3245-1824 ou 9612-3407 direto com a proprietária.

Contrato ou faço sociedade com cabeleireira ou manicure, em um ótimo ponto em Santo Amaro. Contato: 8853-2553.

Vendo ou troco lote com 400 mts² no Morro das Três Voltas. Valor a combinar. Fone: 048 8482-7014 (claro) ou 048 84542936 (oi).

Ezatto Cabeleireiros contrata manicure e esteticista. Contato: 3245-8103 ou 8465-6882. Precisa-se de balconista com conhecimento básico em informática para trabalhar na loja Gêmeos. Interessadas entrar em contato pelo fone: 32451400.

Oferece Procuro emprego como doméstica ou babá, para trabalhar de segunda a sexta, disponível das 08:00h ás 17:30. Tratar com Pâmela. Contato 8443-5105. Casal oferece serviços de caseiros, com disponibilidade morar no local. Obs.: com bebê, preferência em Santo Amaro. Contatos: (48) 9125-4884. Ofereço-me para trabalhar, faço faxinas. Interessados entrar em contato (48)8405-2095 com Thalita.

IMÓVEIS Vende-se Vendo na rua principal de Santo Amaro da Imperatriz um galpão novo em Aluzinque,medindo 10x25 com escritório,mezanino e 02 banheiros. Valor R$225.000,00. Contato:9686-1518 tim 88168155 Claro.Direto com o proprietário. Vendo casa e sala comercial no centro de Santo Amaro. Valor a combinar. Contato: 9819-8847. Vendo lote com 360m² na servidão Valmor Muller prox. ao trevo de Águas Mornas. Valor: R$ 70.000,00. Contato: 84683442. Vendo lote com 360m² localizado no centro de Águas Mornas, prox. ao Posto de Saúde. Valor R$62.000,00. Contato 9611-1600. Vendo terreno com área de 1,200m², bairro Sertão prox. à Gruta do Combatá. Valor R$93.000,00 contato 84683452. Vendo terreno em Santa Cruz da Figueira – Águas Mornas, terreno com 70.000m², com linda vista, nascentes, lagoa, mata nativa. Valor R$250.000,00. Contato: 3245-7127 ou 99512791 falar com Gilmar.

Vendo ou troco casas/sítios/ lotes/ chácaras em Santo Amaro e Águas Mornas. Aceito carro em troca. Contato: 99983601/8434-1094. Vendo ou troco apto. cobertura nos Ingleses, c/ 2 dormt., suíte c/ closet, 2 bwc, sala/ coz., terraço c/ churrasqueira, semi- mobiliado, sem taxa de condomínio. Valor R$ 240.000,00, não financio C.E.F, aceito veículo novo ou imóvel em Santo Amaro. Contato: 3245.6476 ou 9907.2850 (TIM). Vende-se casa na Rua São João c/ 104m2, 2 quartos, sendo uma suíte,bwc, sala e cozinha conj. ,área de serv. c/ lavabo, garagem, churrasq. e fogão a lenha, terreno bem amplo. Preço a combinar, aceita-se troca. Tratar c/ Fernando fone:99051270/3245-6506. Vendo 2 lotes no Sítio de Dentro, Rua Cecília Chaper Becker c/ 676m2 de terra. Valor R$ 130 mil.Fone: 3245-8885/99451510. Vendo casa no Aririu da Formiga (Palhoça) prox. ao pedágio, com uma suíte c/ hidro, 1 dormitório, sala, coz. mobiliada , bwc, área de serviço, sala de escritório e 1 garagem. Aceito troca. Contato: 8437-3237 ou 8435-1211. Vendo terreno no Sítio de Dentro, c/ 490m² c/ galpão e um sítio completo, medindo 4.800m² com 1000m de açude, casa em alvenaria, piscina, área para festa, a 1000m da BR, todo plano, na mesma localidade.Valor R$45.000,00 e R$250.000,00 respectivamente, aberto para negociações . Contato: 8825-7673(TIM) ou 8493-3647(OI). Vendo 3 lotes e uma casa de madeira. Valor R$90.000,00 e vendo área com duas casas em alvenaria R$160.000,00(ou cada um por R$85.000,00) e vendo 4 lotes no Sertão. Valor R$65.000,00. Contato: 88257673(TIM) ou 8493-3647(OI). Vendo linda área na Varginha, no Morro dos Petri, com 5 hectares, pastagem, água corrente, nascente, mata nativa, escriturado. Valor R$200.000,00 direto com o proprietário. Contato: 96228452. Vendo três lotes com escritura pública próx. ao Colégio Anísio – Santo Amaro a partir de R$ 35.000,00 cada. Aceito carro no negócio. Contato: 9958-1588 ou 8466-1494.

Sítios & Chácaras

Vendo sítio no Pagará, na Rua dos Cunhas, com 1.207m², lugar tranquilo. Valor a combinar. Contato: 8479-9965. Vendo sítio com casa na Fazenda de Lourdes com 5 ha e meio,c/ escritura pública e reserva legal,açude,pastagem, eucaliptos, mata nativa, terra para plantio e cachoeira.Aceitase casa na troca em Santo Amaro ou Águas Mornas. Contato:8427-1466. Vendo sítio em Águas Mornas Rio do Cedro c/ aprox. 2.000m² c/ pequeno açude, cachoeira e área nativa local, plano p/ construir ótimo local p/ descanso e lazer. Valor R$ 20.000,00 à vista, aceito proposta e parcelamento. Tratar com Fernando no (48)3245-1186 ou 9107-3867.

Vendo dois sítios completos no Pagará, um c/ 3.500m² e o outro c/ 8.000m²c/ casa, açude, pomar e cachoeira. Valor R$140.000,00 e R$150.000,00. Respectivamente, aberto para negociação. Contato: 88257673(TIM) ou 8493-3647(OI). Vendo um sítio, medindo 5,7h, localizado em Santo Amaro na R: Augusto Pedro Schmidt, Servidão Matinde Campos. Valor a combinar. Contato: 3245-2345 falar com Ernestino. Vendo 5 chácaras em Rancho Queimado, próx. Lago Negro, todas com cachoeira. Valor: R$ 30.000,00 à 50.000,00 cada. Aceito troca por carro e facilito pagamento. Contato: 9622-8452. Vendo linda chácara na Varginha, próximo a Igreja, com vista para Santo Amaro, água de nascente, luz elétrica, quem vê compra! Valor R$ 60.000,00. Aceito carro. Contato: 9622-8452. Vendo chácara no Pagará, aprox. 1.500m², toda de pastagem, c/ água e luz. Valor R$ 35.000,00. Aceito carro. Contato: 9622-8452. Vendo linda chácara no Morro da Asa Delta, com água, luz, vista para o mar, todo cercado. Valor R$ 60.000,00. Aceito carro. Contato: 9622-8452. Vendo excelente sítio em Águas Mornas com casa, terreno medindo aprox. 2500m². Valor R$65.000,00 ou troco ou negócio por lote ou casa na região. Contato: 8425-4100.

Aluga-se Aluga-se um galpão de alvenaria com 460 metros e um mesanino com 110 metros quadrados no Braço São João em Santo Amaro. Valor R$ 2.700,00.Telefone para contato:9982-1469 com Pedro Souza.

Anuncie Já 3245.2830

Alugo apto de 1 quarto c/ cozinha e banheiro, de preferência para moça. Valor R$ 400,00 inclue wi-fi e água, localizado na entrada do Pagará em cima da Serralheria do Leopoldo. Tratar fones:32451002/9919-8899(Vivo)/96106400(Tim)/8436-4030(Oi).

Alugo ou troco casa no Morro do Fabrício, com 3 quartos, sala conjugada, com cozinha e banheiro. Contato: 8444-2646.

Alugo apartamento no Sul do Rio, prox. ao colégio Anísio, c/ 2 dormitórios, bwc, sala e coz. conjugada e área de serviço. Contato: (48)9972-4241 ou 3245-1951 tratar com Evaldo. Alugo casa com 1 quarto no Morro do Fabrício e alugo quitinete no centro de Santo Amaro. Interessados tratar com Madruga no fone 8415-3966.


14 CLASSIFICADOS

TUDO AQUI - Anuncie 3245.2830 Casa

Festas

Disk

Advocacia

Fretes Entulhos

Agropecuรกria

Funerรกria Esquadrias

Anuncie no Classificados mais lido da regiรฃo Ligue:3245-2830 3245-6204. Fechamento toda quarta-feira 12hs.

Massas


TUDO AQUI - Anuncie 3245.2830 Mat. Const.

Pedreiro

CLASSIFICADOS Vidraçaria

VEÍCULOS

Carro

Vendo Corolla, ano 2004, preto, automático, lindo carro. Valor R$26.000,00. Contato: 99819957 ou 9941-0190. Vendo Fiorino 95 com GNV. Valor R$ 6.900,00. Fone: 84008135/8400-8132. Vendo Fiat Uno ELX 94 de 2 portas, trava elétrica, alarme, em bom estado. Valor R$5.500,00. Tratar com Geovane no fone: 9646-2551. Vendo Gol quadrado, 93, 1.8 CL, com mecânica e estofado novo. Contato: 9616-8526 ou 96012834. Vendo Fiat Uno, 89, inteiro, com película, chave geral, farol de milha, som CD player USB. Valor R$5.400,00. Contato: 8447-8174 com Max. Vendo Monza 92. Valor R$6.000,0. Contato: 3245-8885.

Tintas

Vendo Gol MI 98, carro superinteiro, todo original, limpador/desembaçador e ar quente. Valor R$ 8.300,00. Aceito propostas ou aceito moto Titan 125 no negócio. Contato: 9946-8967. Vendo Fiesta 1.0 - 2012, prata, completíssimo com 37.000 Km e com IPVA, 2014 pago. Contato: (48)8825-8259 ou 9635-1991. Vendo Fox 1.0, preto, 4 portas, básico, ano 2006. Valor R$ 17.000,00. Contato: 8406-7274 c/ Daniele. Vendo Gol 1.0. 4 portas com trava elétrica, direção hidráulica, vidro elétrico, com pneus novos, ano 2009 , impecável. Valor R$17.000,00. Contato: 32457156 ou 9603-9261. Troco Fiat Uno 4 portas, moto 150 e BIS 100 por terreno em Santo Amaro ou região. Contato: 9947-7063.

Transporte

Vende-se moto Honda CG 150, preta, ano 2005 - Contato Rodrigo: 3245-3076/9681-6931. Vendo Moto CBR 600 RR preta, ano 2008, baixa quilometragem. Valor: R$31.500,00. Contato: 3245-3179 falar com Jaison.

Serviços

Oficinas

15

Vendo Peugeot 206, 4 portas, completo, 1.4 8 válvulas, preto, em ótimo estado. Valor: R$ 14.000,00. Contato: 3245-2870 / 8422-9018.

Moto Vendo moto Faizer ano 2012, com 250 cilindradas, cor preta, c/ apenas 4.200km. Valor R$8.200,000. Contato: 84146191 ou 8431-4004. Vendo moto preparada para trilha, ano 2001, toda revisada. Valor R$1.000,00, aceito parcelamento em 10X no cartão, sem juros. Contato: 8438-9631.

VENDO OU TROCO Vendo loja de moda infanto/ juvenil e adulto completa (Móveis + estoque), no centro de Santo Amaro, bem localizada. Contato: 9161-3011 ou 32458661. Vendo Pet Shop no centro de Santo Amaro, completo, ótima localidade. Valor a combinar. Contato: 8413-4745. Vendo pato, marreco, 2 vacas holandesas, 2 novilhos Nelore. Contato : 8424-6360 falar com Cida e Paulo. Vendo túmulo com duas gavetas prontas, no cemitério municipal. Contato: 9981-0215. Vendo Elíptico Magnético. Valor a combinar. Contato: 3245-2661 / 8438-8479 / 9948-7028.


16

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Ambulância à disposição do Hospital São Francisco não é adequada para transporte de pacientes Na última semana o médico responsável pelo Hospital São Francisco, em Santo Amaro, Fernão Bittencourt, registrou em seu perfil em uma rede social a realidade enfrentada por funcionários e pacientes. No relato Fernão pontua seu descontentamento com a falta de macas dentro da ambulância cedida pela prefeitura. Segundo o médico, “Este é um registro para quem acredita que o que falta no Brasil é médico e não infra-estrutura. Funcionários do Hospital São Francisco de Assis desmontam maca fixa para colocar em nossa minúscula ambulância para transporte. Sim, a maca sequer cabe e a paciente, com isso, irá à frente com nosso motorista”. Fernão ainda relata que a situação se encontra em estado ainda mais vergonhoso, sendo que o próprio hospital teve que ceder a maca, após o pedido

para a administração, para que pudessem transferir uma paciente internada há 11 dias para o Hospital Universitário, que no momento, só poderia receber a paciente no corredor da emergência em uma cadeira. Fernão ainda deixa claro que “Por isso, fiz questão de disponibilizar nossa maca para melhor acomodá-la que

- diga-se só de passagem está enferma e merece mais dignidade. Este é só um exemplo de que não faltam médicos. Falta é vergonha na cara, dona Dilma! O Hospital Universitário é de responsabilidade total do Governo Federal”. Foto: Dr. Fernão/Facebook


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

17


18

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Banda de Santo Amaro será homenageada pelos 70 anos Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na última sessão, proposta do vereador Maneca Bossle, que autorizou a realização de uma sessão especial em comemoração aos 70 anos da Sociedade Musical e Cultural Santo Amaro. Para o autor da proposta vereador Maneca, a Banda de Santo Amaro é um dos maiores patrimônios culturais do Estado, levando o nome do nosso município aos quatro cantos deste País. Nesse sentido, nada mais justo que o Poder Legislativo realize uma sessão especial em homenagem a Banda de Música, no dia do seu aniversário, onde a Instituição vai completar 70 anos de uma brilhante trajetória. Reconhecer é nosso Dever!,

finalizou o vereador. A sessão será realizada dia 24 de junho, no Centro de Convivência João Broering, com início às 19 horas e que contará ainda com a apresentação de obras de arte, que retratam os atuais componentes da Banda de Música, pintados pelo escritor Sebastião da Cruz, membro da Academia Santoamarense de Letras.

Vereador Maneca: Autor da proposta


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

João Izidro, o colecionador de moedas de Santo Amaro Santo Amaro da Imperatriz possui um leque amplo de moradores apaixonados por história e cultura, sejam elas locais ou mundiais, como o exemplo do senhor João Izidro dos Santos, morador do bairro São Francisco, que aos 86 anos nos apresentou cheio de orgulho em seus olhos sua bela e antiga coleção de moedas e notas de dinheiro de diversos cantos do mundo. João iniciou sua coleção ainda na adolescência, muito simples e humilde sua motivação sempre partiu de uma paixão por colecionar e pelas cores e diferenças entre cada nota e moeda de diferentes nacionalidades. Atualmente seu acervo conta com aproximadamente 700 moedas e 280 notas que representam cerca de 35 países. Entre tantas notas e moedas muito bem arquivadas em estojos produzidos pela própria família, seu João encontra a sua preferida entre tantas, uma nota do ano de 2.000 do Suriname, que segundo ele é a mais colorida de todas. Após tantas histórias para adquirir as notas, como as tardes de câmbio na Praça XV, hoje seu João ganha suas novas peças de filhos e amigos que sempre procuram em viagens ao exterior notas ou moedas que o colecionador ainda

não possua. A riqueza cultural que seu João possui em seus arquivos pessoais muito bem guardados em locais seguros já foram desejadas por compradores, como a coleção de notas de Cruzeiro de Getúlio Vargas, entretanto, nenhum valor serviria para o apaixonado por colecionar histórias. Assim como seu João, Santo Amaro da Imperatriz é rico de diversos outros discretos colecionadores, que juntos transformariam o município em um belo recanto cultural.

Moradores do Morro das 3 Voltas fazem reivindicações Os problemas enfrentados no conhecido Morro das Três Voltas como alta velocidade, falta de proteção lateral, falta de placas de sinalização, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas e lixeiras que suportem o peso de todo o lixo, ponto de ônibus e calçadas levaram aos moradores da região a produção de um abaixo-assinado, devidamente protocolado pelo secretário de transportes, contendo assinaturas de diversos moradores, incluindo o vereador Maneca Bossle. Segundo moradores, a situação está crítica e após diversos graves acidentes no local uma ação precisa ser tomada, principalmente por se tratar de uma estrada significativa para o município e com grande giro de veículos. Como próximas atitudes os moradores

alertam sobre futuras passeatas e fechamento da rodovia, que seria um exercício de livre manifestação e protegido pela constituição federal, no Art. 5º, Inc VI e XVI. Os moradores também pontuam

que os prejudicados em acidentes poderão recorrer ao Poder Judiciário com grandes possibilidades de indenizações de parte do Poder Público Municipal, como prejuízos advindos dos acidentes nesta rodovia.

Micro Centro Cultural Trampolim das Artes disponibiliza diversas aulas culturais em Santo Amaro Os parceiros Juan Xiol e Maria Bustillo desenvolveram o projeto Trampolim das Artes em Santo Amaro, em busca de disponibilizar para crianças, jovens e adultos aulas culturais de teatro, desenho pintura, instrumentos musicais como flauta, saxofone, clarinete, violão, cavaquinho, malabarismo, expressão corporal, criação de história em quadrinhos e tecelagem. O profissional Juan atua há seis anos em Santo Amaro com projetos voltados para educação e cultura, e com a abertura do Micro Centro Cultural Trampolim das Artes os munícipes poderão ter aulas semanalmente, de forma gratuita e com duração de duas horas. O telefone para contato e inscrição é: 8453.0680 ou 9171.1892.

19


20

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014


21

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Papos de Sapo

Neste sábado, vai ser realizado no Ginásio de Esportes, Estefano Becker, em Santo Amaro, o Primeiro Torneio Interno de Futsal da ADESA, com objetivo de interagir com a criançada de 8 anos até 11 anos. Os pais que tem interesse em levar o seu filho e prestigiar o evento, podem comparecer neste sábado dia 12/04 às 08h, no Ginásio. Criançada tem que levar o seu tênis e material de jogo. Não possui taxa de inscrição e matrícula. Como já falei na última edição, Joinville fez o dever de casa e está com a mão na taça do Catarinense 2014, após vencer o Figueira, na primeira partida da final por 2 a 1. O final da história o torcedor alvinegro já sabe que estrela do banco do JEC , chamado técnico Hemerson Maria, sabe muito bem o caminho do título no Scarpelli. Na última oportunidade defendendo o time da Ressacada, Hemerson Maria saiu do Estreito com taça na mão, e mais uma vez a história vai se confirmar. A torcida avaiana está em peso torcendo para o JEC, não é Adiel do Boliche? A equipe de Jiu-Jitsu Gracie Gym, que tem filial em Santo Amaro, vai representar o nosso município na primeira etapa do Circuito Catarinense de Jiu Jitsu, que vai ser realizado neste final de semana, em Florianópolis. A modalidade vem a cada dia que passa aderindo mais adeptos. Já é sucesso em Santo Amaro. Com grandes chances de trazer medalhas a equipe vai com 10 atletas e tem apoio da Prefeitura Municipal de Santo Amaro, bem como da Secretaria de Educação e Esportes. A situação se repete e agora o Figueirense denunciou o Wellington Saci almejando tirálo da final, passando por cima de arbitragem e querendo levar esse título a qualquer custo! O detalhe é que todo esse nervosismo presente no Estreito, é um ponto a favor do Joinville. Todos sabemos que quando eles resolvem rodar a baiana, não conseguem mais jogar bola, vide o último confronto na capital. Só espero que sinceramente, tudo seja resolvido dentro de campo, por que esse negócio de tribunal, já deu pra bola. E dizem que está sendo organizada uma grande carreata pelos torcedores do Figueira se forem campeões. O engraçado dessa história e que a torcida avaiana está preparando uma carreata maior ainda no mesmo horário. Ponto de encontro: Praça da Prefeitura. O foguete será do Bar do Nico.

Esta coluna errou. Na última edição, publicamos uma bola murcha para a confusão ocorrida na terceira rodada da Segundona de Futebol em Santo Amaro. Jogadores do time do Santa Cruz, da comunidade do Pagará, que vem representando o nome do time do Calemba, disseram que a confusão citada, foi provocada por jogador do Aymoré, que neste final de semana, provocaram nova briga. Feito justiça.

Bola murcha para o Governo do Estado que deve ter se esquecido que o Ginásio do Colégio Nereu Ramos está pronto e só falta cortar a fita.

Gustavo Pinheiro - O SAPO

Papo de Esporte Santoamarense é destaque no Motocross catarinense Santo Amaro volta aos velhos tempos do cenário estadual do motociclismo, com o santoamarense Renato Lehmkuhl. O jovem de 23 anos vem trazendo bons resultados para o nosso município. Na estreia do Catarinense de motocross, realizada há duas semanas na cidade de São José, Renato conseguiu o segundo lugar na Categoria MX1 Intermediário, uma das categorias de ponta da competição. No último final de semana foi realizada a segunda etapa do Catarinense de Motocross, na cidade de Renato Lehmkuhl: Fera no motocross Rio Negrinho, no norte do Estado, depois do subiu ao pódio, faturando A próxima prova, terceira piloto santoamarense não o troféu de quarto lugar da etapa, vai ser realizada em conseguir fazer uma boa prova. Com os resultados, Itapema-SC, no dia 19/04. largada, fez uma corrida Renato fica entre os três Boa sorte garoto! Esse com de recuperação, e ainda primeiros da competição. certeza voa longe.

Campeonato de Futebol Society chega às semifinais em Santo Amaro Após o término da última rodada do Campeonato Aberto de Society, realizada no último sábado na Arena Sommer, localizada no bairro do Fabrício, conhecemos os semifinalistas da competição. Amigos do Léo, confirmou a classificação vencendo por 9 a 6 a equipe Aliados. Outra equipe que confirmou a classificação na última rodada foi o Tabajara que venceu por 2 a 0 a equipe do Villa. A equipe do Cometa já estava com sua vaga assegurada e encerrou a fase de grupos com vitória para cima da equipe do Ajax. Dinossauros também conseguiu a vaga ao vencer Amigos da Quarta por 5 a 4 . Acompanhe os jogos das semifinais da Taça Adriano Goulart, que vai ser realizada neste sábado dia 12/04, na Arena Beira Rio, Centro , Santo Amaro. 19h TABAJARA X DINOSSAUROS 20h COMETA X AMIGOS DO LÉO

Sorteio define final do Campeonato de Society na Arena Sommer, no bairro Fabrício A Departamento Municipal de Esportes, comandado por Sérgio Coelho, realizou sorteio para definir os jogos da Final do Campeonato Santoamarense de Futebol Society 2014. E quem levou a melhor foi a Arena Sommer, localizada no bairro Fabrício, que possui uma estrutura e um atendimento de primeira. Com certeza será uma grande fase final com grande público presente. Parabéns ao Fabinho Sommer pelo local!

Email: gustavocoelhopinheiro@hotmail.com

Preparativos para o Campeonato de Águas Mornas

A Prefeitura de Águas Mornas, através da Secretaria de Educação e Comissão Municipal de Esportes convidam aos dirigentes dos times, para participar no dia 15/04/2014(terça-feira) às 19h30min na Câmara dos Vereadores localizada no Complexo Educacional/Centro de Águas Mornas do Congresso Técnico para o Campeonato Municipal de Futsal 2014: Neste encontro serão discutidos os seguintes assuntos: - Confirmação das equipes; - Data de início; - Sorteio - Pagamento da taxa de inscrição; - Assuntos Gerais. Sua participação é muito importante

Fazenda confirma vaga para a semifinal da Segundona Santoamarense A equipe do Fazenda de Águas Mornas, do dirigente Claudemir Thiesen, já carimbou a sua vaga para as semifinais da segundona santoamarense, após vencer fora de casa a equipe do Catarinense, por 4 a 0. Invicta na competição com 12 pontos no grupo A, o Fazenda foi à primeira equipe a garantir a vaga, com duas rodadas de antecedência. Outra equipe que está a um passo da classificação é o Desportivo, que está no Grupo B. O time venceu na última rodada o Villa Real por 3 a 2. Agora uma simples vitória na próxima rodada garante a equipe do Desportivo nas semifinais. A equipe do Calemba venceu o Aymoré por 3 a 1, lembrando que a equipe do Calemba, está sendo representada pelo time Santa Cruz da Comunidade do Pagará, e vem fazendo uma boa campanha, dependendo somente de si para garantir a vaga. E a equipe de Santa Isabel de Àguas Mornas, conseguiu a sua segunda vitória na competição ao vencer o ABC pelo placar 4 a 2. Acompanhe a quinta rodada da Segundona Santoamarense, neste final de semana, com jogos decisivos: 12/04- 15:30h Local: Santa Izabel SANTA IZABEL X VILA REAL

13/04- 09:15h Local: Varginha CATARINENSE X CALEMBA

12/04- 15:30h Local: Beira Rio FAZENDA X AYMORE

13/04- 09:15h Local: Poço Fundo DESPORTIVO X ABC

Copa Interligas Após vencer por 1 a 0 Cerâmica Silveira, na última rodada do turno, a equipe do Cometa não conseguiu o mesmo desempenho e sofreu goleada na abertura do returno da Copa Interligas de Futebol. O jogo terminou em goleada por 7 a 1. O esquema tático usado na partida não surtiu efeito, a equipe não teve a mesma raça e o bom desempenho que estava tendo na competição. Com 4 pontos na terceira colocação do grupo C, Cometa está vivo na competição e depende somente de si para alcançar a vaga para as quartas de finais da Interligas. Restam dois jogos para o atual campeão santoamarense de futebol. A sua próxima missão será fora de casa contra o Esperança de Biguaçu, neste sábado, as 15:30h, no Bairro da Serraria. Uma simples vitória neste sábado deixa a equipe do Cometa com um pé nas quartas de finais, e sua ultima partida vai ser em casa no Campo Municipal contra o Avante de Florianópolis . Já equipe do Estrela Azul, sofreu pela má organização da equipe do Unidos Mrs, que acabou adiando a partida do último domingo por falta de campo. A equipe de São José, não possui campo, marcou o o jogo contra o Estrela, no campo do Ipiranga em São Jose, só que esqueceu de avisar aos responsáveis do campo. Em contato com dirigente do Estrela Azul , Fabio Pelegrine, jogo não tem local e nem data para marcada. Mas na competição Estrela está tranquila com 6 pontos, líder no grupo A, uma simples vitória neste próximo domingo dia 13/04, a onde enfrenta a equipe do Campinas, em Florianópolis, no bairro do Campeche, já assegura a vaga do técnico Leandro Silva para próxima fase da competição .


22

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014


Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

23


24

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014


Anderson

25

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

ANDERSON SOARES

anderson@jvip.com.br

Paizão!

Meu amigo Dinho que comemorou mais um ano de vida, quebrando a cabeça com o filhão Heitor. Parabéns, muitas felicidades e saúde amigo...

Receba o VIP

Vips no VIP

Colorado em alta....

Nosso amigo Pablo juntamente com sua filha, estiveram na abetura da Arena Beira Rio, em Porto Alegre prestigiando o Colorado, que beleza...

Os Andersons

Assine o Jornal VIP e receba em casa ou no trabalho toda sexta com notícias quentinhas, e o melhor você ainda tem uma série de benefícios!Ligue 3245-2830/3245-6204.

Em família na Paella

O empresário Laudi Martins juntamente com sua esposa Tânia marcaram presença na Paella da APAE Águas Mornas, acompanhados de sua filha e esposo, e amigos.

Os Andersons em alta, meu amigo Anderson chefe de cozinha do Picadão, acompanhado do colunista em seu restaurante, obviamente saboreando uma panqueca de frango com catupiry, uma das suas delícias do cardápio.

Aqui o papo é na amizade... O gatinho Luiz Otávio Beirão completou no dia 10 de abril seus 10 aninhos. “Feliz aniversário filho, que você continue sendo este menino lindo, nosso campeão, que alegra nossas vidas a cada dia”. São os votos de seu pai Gerry Beirão, mãe Gisele Schurhaus e seu irmãozinho Davi Luiz Beirão.

Solidariedade O ex- vereador Jonas Vambommell, sempre apoiando os eventos de Águas Mornas, esteve presente na Paella da APAE, na Cervejaria Jester, acompanhado de um aluno, belo exemplo de solidariedade.


26

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

RODRIGO MASCARENHAS

Família show!!!

Seu Elisío Steffens, 87 anos, confraternizando com seus filhos e netos. Seu filho o Coronel da PM Cleres Alberto deseja saúde e muitas felicidades a toda família, que esta união permaneça para sempre.

“Te Amo”

Na balada

Samara Martins no maior style no Confraria Hall

Avós do ano!

Felicidades!

Parabéns ao Paulinho Esser e a sua esposa Gilcélia Brandt Esser que comemoraram na última terça-feira 36 anos de matrimônio. Lindo casal.

Poucas Vagas!Excursão para o Beto Carrero Excursão para o Beto Carrero dia 18/04 (Sexta-feira Santa). Passaporte + passagem: R$ 95,00! Poucas vagas!! Tratar com Vera nos telefones: 9965-7787/ 8435-7996

Brechó Beneficente

“Hoje dia 11/ 04 faz alguns anos que Deus te enviou a terra para iluminar a todos com a tua presença, e neste dia mais que especial, quero lhe desejar toda felicidade do mundo, palavras não bastam para te homenagear, você é uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, uma grande pessoa que admiro demais.” Parabéns PEDRO (MILA), nunca se esqueça que EU Tatiana Muller, te amo muito.

Ivo Zimmermann e Dona Maria com os netos Artur e Henrique. Isso não tem preço!.

Acontece neste sábado dia 12 de abril a partir das 9:00horas o tradicional Brechó Beneficente do Centro Espírita Francisco de Assis. Roupas e calçados femininos e masculinos, roupas para bebê, infanto-juvenil, uma super liquidação de inverno com blusas de lã por apenas R$ 2,00, jaquetas por R$ 3,00, brinquedos e muito mais, peças a partir de R$ 1,00. O Centro Espírita fica localizado na R: Leopoldo Broering, 2814 próximo a antiga New Time.


27

Jornal VIP - Vitrine Popular - 11 de Abril de 2014

Curso e Colégio Ideologia e os investimentos nas ferramentas de ensino: Em todos os anos o Colégio Ideologia planeja investimentos diversos que abrangem todos os ciclos de educação oferecidos, contemplando desde as crianças menores até os alunos do terceirão. Neste ano, novos espaços foram criados para atender a educação infantil e o ensino fundamental. Além disso, o Colégio oferece para suas turmas saídas de campo. No mês de maio, turmas do ensino médio farão uma saída de estudos no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, na cidade de Porto Alegre. No museu, os alunos conhecerão pesquisas de relevância internacional em zoologia, arqueologia, paleontologia, biodiversidade, entre outras. Essas saídas objetivam estender o ensino para além da sala de aula, na medida em que dão continuidade ao trabalho desenvolvido no dia-a-dia e contribuem para o conhecimento em diversas vertentes. As saídas de estudos da Silveira que o Colégio planeja, fazem parte do currículo anual e não Leandro Diretor do Curso e agregam nenhum custo adicional aos alunos. Colégio Ideologia

Punta Del Este

Bingo beneficiente do MFC Venha prestigiar o bingo do MFC que irá ocorrer no próximo dia 12 de abril ás 20 horas no Salão da Igreja do Calemba, serão sorteados diversos prêmios como bicicleta, violão, diárias de hotéis entre outros prêmios. A cartela é no valor de apenas R$5,00 e pode ser adquirida pelo telefone 3245-2128, as cartelas também serão vendidas no local.

Comércio na Páscoa Na véspera da Páscoa, sábado, dia 19, o comércio de Santo Amaro funcionará das 8 horas às 17h.

Guilherme Ribeiro no P7

Nesta sexta-feira, 11, o vocalista do John Bala Jones volta para Santo Amaro. Com um show acústico o cantor promete animar novamente o público do P7.

Encontro em família

Almoço da AVISA

A Associação de Voluntários e Idosos Santoamarense convida para um almoço no próximo dia 27/04, no Salão Paroquial. Fone: 3245-1367. Valor: 15 reais

Grupo Estoril do amigo Guido Becker, em mais uma viagem. Olha o grupo esta semana em Punta Del Este, no Uruguai.

Super encontro! Em momento family - Tatiana Ramlow Costa com a cunhada Cristina Costa Lohn, e as irmãs Tanara e Tais Ramlow

Seu José Domingos Vieira, 94 anos, na companhia da dona Odete, 94 anos e Maria de Lourdes Farias, 92 anos. Que encontro!

Hoje é um dia especial em nosso calendário, finalmente chegou o seu dia, é um momento de ser feliz, de se alegrar e desejar coias boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom para ser comemorado. Feliz aniversário Alessandra que completará mais um ano de vida no próximo dia 12 de abril. Com amor de seu esposo Rudinei e seus filhos, Gustavo e Higor.

Promoção Rose Consultora A feliz ganhadora da super promoção, foi a Dona Maria Inês Pfleger, que ganhou um forninho elétrico, a Rose Consultora dá os parabéns a feliz ganhadora.


Jornal vip ed 556 11 de abril de 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you