Page 1

Plano Orรงamento

2014 ACREDITAR


1|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Introdução .: Acreditar num Projecto|Plano é o primeiro passo para uma viagem que queremos fazer com toda a Região. Acreditar, é a primeira palavra que queremos ter em mente! Algo que vem do Plano Trienal e que para sermos Porto de Escutismo, precisamos da confiança e da alegria que Acreditar nos dá. Nesta confiança, vamos da Fé à Esperança, pois o percurso que temos pela frente necessita de algo mais. Assim compreendemos que juntos nos poderemos Motivar! E esta será a segunda palavra que queremos viver e nela vamos dar mais um passo, indo da Esperança à Caridade. Com tudo isto, queremos mostrar que este imaginário acompanha o ritmo e a vida dos Agrupamentos… Apesar do plano da Região ser para 2014, propomos que a sua vivência seja feita de forma a que acompanhe o Ano Escutista, ou seja: 2013 | 2014 - Acreditar - da Fé à Esperança 2014 | 2015 - Motivar - da Esperança à Caridade 2014 será então o verdadeiro momento de arranque, com o Projeto a ser aprovado e vivido pela Região. Um projeto que continuamente afirma a importância de nos centrarmos no trabalho com o Jovens. E é com este espírito que todas as Equipas Regionais apresentam as suas ações e é também com esta base que pretendemos, em conjunto com todos, construir, enriquecer e realizar este projeto. Somos Todos Região e por isso, Acredita connosco, Motiva-te também a ti e vem querer Ser mais e melhor Escuteiro no nosso Porto de Escutismo. Sê bem vindo!


2|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Finalidades .: .: Proporcionar uma educação autêntica dos jovens através do método escutista Ajudando a Implementar corretamente o Programa Educativo do CNE, sendo um meio de informação e esclarecimento a todas as estruturas da Região e construindo Ferramentas úteis para as Equipas de Animação.

.: Implementar uma formação capaz e atual que chegue aos candidatos e dirigentes Trabalhando desde já no sistema de formação atual, aproveitando a sua modularidade e valorizando os desafios que ele coloca a todos os candidatos e dirigentes da Região.

.: Promover uma aproximação e apoio às unidades e agrupamentos Com uma verdadeira atenção e disponibilidade para as estruturas locais, mantendo sempre a recetividade para as ideias e propostas que são lançadas

.: Aprofundar a vivência em Igreja Assumindo um papel ativo e empenhado na sua estrutura e usufruindo do trabalho colaborativo nela realizado, promovendo uma dinâmica de evangelização, pelo exemplo e mantendo sempre uma postura de abertura e integração de todos os membros do CNE

.: Valorizar a cooperação eficaz com todos os núcleos e estruturas da Região Trabalhando com eles em colaboração próxima e envolvendo toda a Região na construção dos seus documentos e orientações essenciais.

.: Garantir a eficiência na gestão administrativa e financeira Implementando procedimentos simples e acessíveis, que permitam o esclarecimento e uniformização do trabalho na Região e mantendo as ações regionais enquadradas num orçamento claramente sustentável


3|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 .: Fomentar um crescimento sustentável da Região Promovendo as condições necessárias à manutenção e crescimento dos agrupamentos atuais e valorizando a abertura de novos Agrupamentos, quando garantidos todos os factores para o seu sucesso.

.: Dinamizar os recursos patrimoniais Colocando ao serviço de toda a Região os seus Recursos, criando regras que garantam o seu respeito e valorizando-os de forma que possam ser rentáveis e úteis.

.: Realizar atividades de referência que unam a Região Procurando encontrar os Modelos Pedagógicos adequados à verdadeira vivência da Fraternidade Escutista, criando sempre reais oportunidade Educativas adequadas aos percursos de cada secção.

.: Mobilizar a Região para o alcançar de objetivos comuns Possibilitando uma participação ativa e empenhada na construção dos mesmos e valorizando o envolvimento de cada um nos diversos momentos de definição, enriquecimento ou vivência das ações regionais.

.: Comunicar de forma clara e próxima. Mantendo os documentos e apresentações da Região em formatos simples e acessíveis, que permitam o entendimento por todos os seus elementos

.: Envolver toda a Região no “Porto de Escutismo” Criando momentos e oportunidades de colaboração e partilha, sendo possível uma verdadeira construção aberta e conjunta com todos os seus Elementos.


4|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Acreditar da Fé à Esperança | 2013-2014

“Não esqueçamos nunca que o verdadeiro poder é o serviço...” Papa Francisco

Para podermos avançar é necessário Acreditar primeiro! E nós acreditamos que é possível fazer diferente. E é nessa diferença que acreditamos e é nesse acreditar que vamos buscar forças para iniciar um caminho, um caminho com Fé e Esperança. Inspira-nos o nosso Papa Francisco quando nos diz que “Não esqueçamos nunca que o verdadeiro poder é o serviço...”, e é mesmo essa atitude de Missão e Serviço que nos faz pôr pés ao Caminho. Acreditas?


5|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 O Farol Quando nos dirigimos para um Porto de Abrigo, devemos estar atentos aos sinais que nos são oferecidos. O Farol é um destes sinais... Leva-nos a acreditar que estamos a chegar a Bom Porto e orienta-nos até ele, mas também nos avisa dos perigos quando navegamos numa direção que não queremos! Também na Igreja reconhecemos estes sinais. O Papa Francisco é sem dúvida este Farol para nós, sinal que nos orienta verdadeiramente até Cristo, a luz que nos dá brilho.

Utilizados desde a antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite, os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro. As fontes de alimentação da luz foram melhorando, tendo sido o azeite substituído pelo petróleo e pelo gás, e posteriormente pela eletricidade. Paralelamente, foram inventados vários aparelhos óticos, que conjugavam espelhos, refletores e lentes, montados em mecanismos de rotação, não só para melhorar o alcance da luz, como para proporcionar os períodos de luz e obscuridade, que permitiam distinguir um farol de outro. Historicamente, este tipo de construções ganhou características temporais e sociais, sendo dotados de características distintas de zonas para zonas.


6|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objetivos e ações .: Os objetivos e as ações apresentadas nas páginas seguintes, partem da análise das grandes finalidades do projeto e são apresentadas pela chefia regional e por cada uma das equipas. De cada finalidade podem surgir um ou mais objetivos. De cada objetivo uma ou mais ações a realizar. Todas as ações estão devidamente calendarizadas pelos trimestres do ano a que este plano diz respeito. Note-se que optamos por colocar na tabela seguinte, apenas o ano civil e não o ano escutista. Relacionamos também cada ação com o respetivo responsável(éis). Para que toda a região, no momento de apresentação do relatório de atividades, possa compreender o que foi realizado, adicionamos uma coluna com os indicadores de avaliação. Para melhor compreensão e leitura dos objetivos e ações apresentamos a seguir uma lista de siglas utilizadas. CR

Chefia Regional

ER

Equipas Regionais

ERA

Equipa Regional dos Adultos

ERS

Equipa Regional do Suporte

ERG

Equipa Regional da Gestão

ERPl

Equipa Regional do Plano

ERPrj

Equipa Regional dos Projetos

ERPat

Equipa Regional do Património

ERC

Equipa Regional da Comunicação

ERE

Equipa Regional da Espiritualidade

ERPL

Equipa Regional Pedagógica Lobitos

ERI

Equipa Regional Internacional

ERPEM

Equipa Regional Pedagógica Exploradores e Moços

ERPC

Equipa Regional de Proteção Civil

ERPPM

Equipa Regional Pedagógica Pioneiros e Marinheiros

EACUP

Equipa de Animação do Clã Universitário do Porto

ERPCC

Equipa Regional Pedagógica Caminheiros e Companheiros

ERFAAL

Equipa Regional de Formação em Atividades de Ar Livre

ERRE

Equipa Regional de Rádio Escutismo


7|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional | Chefe Regional e Chefe Regional Adjunto Mobilizar a Região para objetivos comuns Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Finalidades Objectivo

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

>80% Presenças

Ação realizada

Indicadores de Avaliação

Reunir Quinzenalmente a Junta Regional - 5ª Feira

CR

Ter um momento semanal de atendimento na Casa da Região - 3ª Feira

ER

Região

Reunir duas vezes por ano com todo os colaboradores das Equipas Regionais

CR

ER

Fazer da Casa da Região um Espaço de Encontro e Partilha

Permitindo que as Terças-feiras sejam um momento de abertura à Região

ER

Região

Ação realizada

Promovendo, sempre que possível as Reuniões neste espaço

ER

ER+Órgãos

Ação realizada

Representar Região...

… ao Nível Institucional

CR

CR

Ação realizada

… na comunidade, enquanto Associação e Movimento

CR

CR

Ação realizada

Coordenar toda a Equipa Regional

a

> 65% Presenças


8|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Ação

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Ação realizada

Indicadores de Avaliação

CR

CR

… participando ativamente em todos os Conselhos Nacionais, defendendo os interesses do CNE e da Região do Porto

ER+Rep

Região

Ação realizada

…apresentando ao Conselho Nacional e à Junta Central, sempre que necessário, propostas para um melhor funcionamento da associação a nível da sua vivência Pedagógica e da sua melhor Gestão

ER+Rep

CNE

> 1 Proposta

CR

Região

> 2 Reuniões/Regiões

… nos momentos fundamentais da Vida dos Agrupamentos e do Movimento

CR+ERS

Região

Ação realizada

… nas Promessas dos Dirigentes da Região do Porto

CR+ERS

Região

Ação realizada

Incluindo elementos com menos de 25 anos nas equipas regionais

ER

ER

>80% ER

Motivando o Youth Empowerment com a criação de um grupo de “Conselheiros Jovens” e Porta-Vozes da Região

CR

Caminheiros

Dinâmica de Escolha 9 Conselheiros Jovens

Promovendo o diálogo intergeracional, com a criação de um “Conselho Escutista”, constituído com Escuteiros experientes e empenhados da Região

CR

Caminheiros

    > 1 Conselho Escutista

… na ligação à Fraternidade Nun’Álvares

… promovendo e fomentando as relações inter-regionais

Promover a Participação e o Enriquecimento dos Projetos Regionais...

Responsável


9|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Ação Coordenar a execução de todas as decisões do Conselho Regional Apresentar atempadamente e de forma clara, as propostas da Junta Regional ao Conselho Regional

Colaborar com os Órgãos e Estruturas Regionais

Dinamizar a área Internacional

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

ER

Região

    Ação realizada

ER

Região

    Ação realizada

CR CR

J Núcleo JRP+CFJR

    Ação realizada     Ação realizada

CR

JRP+JN+ExCR

    > 80% Órgãos

ER

ER+Rep

    >75% Representantes

ERI

Região

    Ação realizada

ERI ERI

Região Região

    Website, FB e Newsletter     Website, FB e Newsletter

ERI+ERC

Região

    Ação realizada

ERI

CNE

Realizar reuniões periódicas... … com as Juntas de Núcleos - Trimestrais … com o Conselho Fiscal Jurisdicional Regional - Trimestrais … com o Conselho Consultivo Regional - Prévios aos Conselhos Regionais … com os Representantes da Região - Prévios aos Conselhos Nacionais de Representantes Representar a Região na Reuniões e Trabalhos da Área Internacional Divulgar e Promover na Região... ... Iniciativas Internacionais do CNE ...Oportunidades de participação em Iniciativas Internacionais Criar e disponibilizar Base de Dados das Atividades Escutistas Internacionais realizadas pelos Agrupamentos/Unidades da Região Acolher Anualmente um EPI na Região (Encontro de Preparação Internacional) Divulgar testemunhos de atividades internacionais realizadas

ERI+ERC

Região

> 10 Participantes da

    Região     > 10% AEI


10|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Promover a preparação dos Dirigentes do CNE para as Atividades de Ar Livre

Promover um trabalho de acompanhament o e preparação da Região na Proteção Civil

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Realizar uma atividade de Desafio Físico e Técnico para Dirigentes e Caminheiros - Challenger

ERFAAL

Dirigentes e Caminheiros

Apoiar a Formação Técnica em atividades de Ar Livre na Região em colaboração com a ER Adultos

ERFAAL

Dirigentes

    Ação realizada

Dar suporte na área da Segurança nas atividades Regionais

ERFAAL

ER’s

    Ação realizada

Criar Ferramentas para os Dirigentes e Guias de Patrulha Sobre Segurança e Técnica em Atividades de Ar Livre

ERFAAL

Dirigentes e Guias

Representar o CNE nas Estruturas Regionais/Distritais de Proteção Civil

CR+ERPC

Região

Dar suporte ao trabalho de Proteção Civil realizado a nível local

ERPC

Agrupamentos

Representar a Região do Porto nas Reuniões e Trabalho da Proteção Civil a nível Nacional - CNE

ERPC

Região

    > 75 Participantes

    1 Ferramenta Secção     > 1 Reunião     Ação realizada     > 1 Reunião


11|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional da Espiritualidade

Finalidades

Aprofundar a vivência em Igreja Disponibilizar plataformas de aprofundamento dos conteúdos de espiritualidade escutista Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Objectivo

Ação Semana “ASSIS”

Responsável ERE+ERA

Formação de dirigentes Diálogos sobre a fé

ERE

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Dirigentes e Candidatos

    Satisfação > 80%

Dirigentes e Candidatos

    Satisfação > 80%

Formação de Assistentes

Formação “ASSISTIR”

ERE+ERA

Assistentes

    Satisfação > 80%

Animar pela Fé

Preparar uma atividade no âmbito da fé|compromisso

ERE+ERP

Caminheiros

    Satisfação > 80%


12|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional Pedagógica

Finalidades

Proporcionar uma educação autêntica dos jovens através do método escutista Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Objectivo

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Liderar o trabalho Pedagógico na Região... Estruturar e dinamizar Formação Específica para a Liderança, junto dos Elementos » Encontros de Guias - Secções -- EnGloba (Lobitos)

… com os Elementos

Indicadores de Avaliação Ação realizada

ERPL

Guias – Região

-- EnGuias (Exploradores/Moços)

ERPEM

Guias – Região

-- ErGues (Pioneiros/Marinheiros)

ERPPM

Guias – Região

-- EnQuarta (Caminheiros/Companheiros)

ERPCC

Guias – Região

ERPL

Alcateias

» Dia de S. Tiago

ERPEM

Expedições

» Dia de S. Pedro

ERPPM

Comunidades

» Dia de S. Paulo

ERPCC

Clãs

ERP

Dirigentes

   

>50% dos Guias >50% dos Guias >50% dos Guias >50% dos Guias

Promover a comemoração dos Patronos » Dia de S. Francisco

» Dia de São Nuno de Santa Maria

 

10 Relatórios 10 Relatórios

10 Relatórios

10 Relatórios

5 Relatórios


13|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

… com os Agrupamentos

Ação

2014 2T 3T

Indicadores de Avaliação

Responsável

Destinatários

» Dia de S. Jorge

ERP

Região

» Dia de BP Promover a criação e divulgação de Ferramentas e Subsídios Pedagógicos de apoio à implementação do Programa Educativo do CNE Coordenar o trabalho de acompanhamento da Implementação do Programa Educativo do CNE, em colaboração com a Equipa Regional do Suporte e das Juntas de Núcleo Promover junto dos Agrupamentos a importância e o foco que deverá ser dado ao trabalho pedagógico

ERP

Região

10 Relatórios

ERP’s

Unidades

2 Ferramentas – Secção

ERP

Unidades

1 Ferramenta 1 Dinâmica

ERP

Agrupamentos

ERP’s

EP Núcleos

ERP's

Agrupamentos

ERP

EP Núcleos

Ação realizada

ERP

JNúcleo

Ação realizada

1T

4T

10 Relatórios

Ação realizada

Ação realizada

Partilhar Informações e Colaborar no Trabalho Pedagógico » Reuniões Semestrais com os Responsáveis Pedagógicos de Núcleo (Secções) Dar Suporte ao trabalho Pedagógico … com os Núcleos

» Criação de Ferramentas sobre o Método Educativo (7 Maravilhas) » Responder às solicitações dos Responsáveis Pedagógicos dos Núcleos Promover junto das Juntas de Núcleo a importância e o foco que deverá ser dado ao trabalho pedagógico

2 Ferramentas – Secção


14|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Ação

2014 2T 3T

Indicadores de Avaliação

Responsável

Destinatários

… do S. Jorge

ERP

Região

… da Atividade Regional de Caminheiros

ERP

Clãs

ERP’s

EP Núcleos

EA CUP

CUP

Ação realizada

ERP's

Região

4 Salas com Imaginário

» Tanque Pedagógico - ThinkTank Regional de debate Pedagógico

ERP

Região

» Realizar um encontro Anual de Chefes de Unidade Conselho de Ombú

ERP's

Unidades

1T

4T

Definir o Modelo Pedagógico…

… das Atividades de Referência das Secções (Núcleos) … com a Região

Dinamizar e Suportar o Clã Universitário do Porto Dinamizar pedagogicamente o "Centro de Formação Alfena"

Cumprir Prazo Abrir Debate

Cumprir Prazo Abrir Debate

Cumprir Prazo

 Abrir Debate

Promover a Reflexão, Incentivando novas Ideias e Propostas na área Pedagógica

 

50 Participantes 350 Participantes


15|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 1T

2014 2T 3T

4T

Região

Ação realizada

ERP

Região

Ação realizada

Promover o SWA (Scouts of the World Award) ) e os Mensageiros da Paz

ERPCC+ERPl

Clãs

Website, FB e Newsletter

Divulgar as Oportunidades de Atividades Internacionais pela Região

ERI+ERP

Região

Website, FB e Newsletter

Melhorar os conteúdos pedagógicos das AEI (Atividade Escutista Internacional)

ERI+ERP

Região

Ação realizada

Informar a Região sobre as formas de dinamização do programa Esc(out)

ERI+ERP

Região

Website, FB e Newsletter

ERP +ERA

Região

Objectivo

Ação

Responsável

Destinatários

Representar a Região nas Reuniões/Encontros e no Trabalho Pedagógico realizado a nível Nacional;

ERP

Apresentar Revisões ou novas Propostas às Equipas Nacionais na Área Pedagógica;

Indicadores de Avaliação

Colaborar no trabalho Pedagógico a nível...

… Nacional

… Internacional

Colaborar nas Iniciativas e Dinâmicas Regionais

Seminário Regional - TEDxScout;

Ação realizada


16|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional dos Adultos Finalidades Objectivo Dinamizar o trabalho para e com os formadores da Região Viabilizar métodos para a formação ser realizada nos núcleos Aplicar os planos e propostas de formação do nível nacional

Implementar uma formação capaz e atual que chegue aos candidatos e dirigentes Envolver toda a região no “Porto de Escutismo” Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Formatar os tempos e os conteúdos dos percursos de formação, de acordo com Sistema de Formação de Adultos no Escutismo

ERA

Candidatos a Dirigente

Ação realizada

Realizar “Encontros Iniciais” para chefes de agrupamento

ERA

Chefes de agrupamento

Toros os Chefes de agrupamento

Realizar “Encontros Iniciais” para candidatos e tutores

ERA

Realizar “Iniciação à Pedagogia Escutista”

ERA

Realizar “Formação Geral de Pedagogia Escutista”

ERA

Criar e manter equipas formadoras para o Enriquecimento das áreas formativas adequadas aos módulos identificados como necessidade de formação

ERA

Candidatos a Dirigente e Tutores Candidatos a Dirigente Candidatos a Dirigente Diretores de Formação e Formadores

 

120 candidatos 120 tutores formados

120 candidatos formados

120 candidatos formados

Todos os diretores de formação e formadores do Quadro Nacional de Formadores envolvidos


17|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Suportar os Agrupamentos na definição de critérios para a adesão de recursos adultos

Promover o papel do dirigente enquanto educador Dinamizar o trabalho para e com os formadores da Região

Criar manual de procedimentos para diretores de formação e formadores como linhas de orientação para o trabalho da formação Colaborar com outras regiões e entidades na organização de módulos de formação para o percurso inicial de formação e percursos formativos posteriores (Educadores, Formadores e Gestores) Acompanhar os Tutores Locais e regionais de Formação no seu processo de tutoria aos candidatos a dirigente no seu Percurso Inicial de Formação

ERA

Diretores de Formação e Formadores

ERA

Candidatos a Dirigente

ERA

Tutores e Candidatos a Dirigente

Definir estratégia de adesão de adultos ao escutismo esclarecendo para o compromisso individual e local

ERA

Candidatos a Dirigente

Manter a realização do Seminário Regional, optando por um modelo semelhante ao “TED” – TEDxScout

ERA+ ERPrj

Caminheiros, Candidatos e Dirigentes

    500 participantes

Promover a participação dos Diretores de Formação e Formadores no ENFORMA

ERA

Diretores de Formação e Formadores

    Formação e Formadores

Promover a participação da ERA nos Comités dos Adultos promovida pela Junta Central

ERA

ERA

 Ação realizada

Realizar 2 módulos de enriquecimento em parceria com outras regiões

120 tutores formados 120 chefes de agrupamento formados

70% dos Diretores de

    100% dos Comités


18|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional do Suporte Fomentar um crescimento sustentável da Região Valorizar a cooperação eficaz com todos os núcleos e estruturas da Região Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Finalidades

1T

2014 2T 3T

ERS

Agrupamentos e Núcleos

30 Boas práticas divulgadas

ERS

Agrupamentos e Núcleos

Ação Realizada

ERS

Agrupamentos e Núcleos

Ação Realizada

Visitar todos os Agrupamentos da Região

ERS

Agrupamentos e Núcleos

40 Agrupamentos visitados

Planear com as Juntas de Núcleo estratégias para a expansão do Escutismo na Região

ERS

Juntas de Núcleo

Ação Realizada

Objectivo

Ação

Trabalhar em estrita colaboração com a área pedagógica e a área dos adultos

Recolher e divulgar boas práticas (pedagógicas, angariação de fundos, sedes, cerimoniais, …) Acompanhar o trabalho de acompanhamento da Implementação do Programa Educativo do CNE, em colaboração com a Equipa Regional Pedagógica e das Juntas de Núcleo Fazer o levantamento das dificuldades dos agrupamentos e núcleos procurando dar resposta às necessidades em articulação com as restantes equipas regionais

Criar canais de comunicação entre a Região, os Núcleos e Agrupamentos Acompanhar processos

os de

Responsável

Destinatários

4T

Indicadores de Avaliação


19|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo Abertura/Reaber tura de Agrupamentos Divulgar à Região os vários espaços dos Agrupamentos e Núcleos, ou outros, onde é possível realizar atividades escutistas Gerir os departamentos regionais que sejam uma mais valia para a ação pedagógica dos agrupamentos (ex.: Rádio Escutismo, Ambiente, Proteção Civil, entre outros)

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

Ação Realizada

4T

Indicadores de Avaliação

Dar resposta a todos os pedidos de abertura de Agrupamentos, envolvendo as Juntas de Núcleo

ERS

Paróquias e Juntas de Núcleo

Divulgar espaços à Região

ERS

Agrupamentos e Núcleos

Divulgar 20 espaços

Implementar as equipas regionais de Rádio Escutismo, Ambiente e Proteção Civil

ERS

Agrupamentos e Núcleos

Ação Realizada

Dinamizar a Estação Regional JOTA/JOTI

ERRE

Agrupamentos e Núcleos

Ação Realizada


20|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional da Gestão Finalidades

Garantir a eficiência na gestão administrativa e financeira Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Objectivo

Ação

ERG

Apoiar os Agrupamentos nas áreas administrativa e financeira

Simplificar os processos Administrativos/Financeiros recorrendo a meios informáticos Reunir com as áreas administrativas e financeiras dos agrupamentos e promovendo momentos de formação contínua Formações/Sessões de divulgação do SIIE como sistema de informação centralizada e ferramenta de trabalho administrativo e financeiro

Clarificar os procedimentos administrativos e financeiros

1T

2014 2T 3T

ER

ERG

Secretários e Tesoureiros

ERG

Secretários e Tesoureiros

Implementar Sistema de Gestão da Qualidade

ERG

ER

Ação realizada

Criar Manual Digital de Procedimentos Administrativos e Financeiros

ERG

ER

Ação realizada

Desenvolver ferramenta para um melhor controlo de despesas

ERG

ER

Ação realizada

ERG+ERPl

ER

Implementar melhorias ao nível de processo orçamentação em todas as áreas de acordo com o Plano

Responsável

de

Destinatários

4T

Indicadores de Avaliação Ação realizada

2 anuais para 60% dos agrupamentos

2 anuais para 60% dos agrupamentos

Ação realizada


21|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Gerir as candidaturas e respetivos programas de financiamento

Melhorar a eficácia na comunicação com os agrupamentos

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Implementar um sistema de acompanhamento interno da execução orçamental através da elaboração de relatórios periódicos

ERG+ERPl

Divulgação, dinamização, candidaturas e acompanhamento dos programas de apoio e incentivo da associação e extraassociação (Ex: PAAJ, Prémio Francisco Sousa Dias, Prémio Chefe Manuel Faria, Top Calendário…)

ERG+ERPl+ERC

Agrupamentos e Núcleos

Estudar formas alternativas de angariação de fundos em parceria com as restantes equipas regionais

ERG+ERPl

Agrupamentos e Núcleos

Ação realizada

Criar newsletter para Secretários e Tesoureiros

ERG+ERC

Agrupamentos e Núcleos

1 trimestral

Consolidar e formalizar os procedimentos financeiros de forma a permitir a divulgação de informação detalhada sobre o plano e orçamento e prestação de contas

ERG+ERC

Agrupamentos e Núcleos

Ação realizada

Publicação Mensal de Ordens de Serviço Regionais (OSR)

ERG+CR

Agrupamentos e Núcleos

12 OSR’s

Elaboração de orçamento e apresentação de contas nos prazos estipulados

ERG+ER

Agrupamentos e Núcleos

Ação realizada no prazo

ER

Ação realizada

Ação realizada


22|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional do Plano Finalidades Objectivo

Coordenar a implementação eficaz dos planos (trienal e anuais)

Promover uma aproximação e apoio às unidades e agrupamentos Envolver toda a região no “Porto de Escutismo” Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

Ação realizada

Ação realizada

4T

Indicadores de Avaliação

Criação de ferramentas de monitorização da implementação do plano (anual e trienal)

ERPl

ER

Coordenação da recolha e análise de propostas/contributos dos diversos níveis para a construção do plano

ERPl

Agrupamentos e Núcleos

Coordenação do Plano Regional com o Plano Nacional, incentivando, pela divulgação, a participação da Região em atividades nacionais;

ERPl

Agrupamentos e Núcleos

Participação de representantes de todos os núcleos

Assegurar a utilização do Imaginário e simbólica do triénio nas diferentes atividades regionais

ERPl

Agrupamentos e Núcleos

Ação realizada


23|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Ação

Responsável

Destinatários

Apostar numa estreita colaboração com o SDPJ, na definição e divulgação das atividades direcionadas para os jovens da Diocese;

ERPl

SDPJ

Promover uma representação ativa nos órgãos da igreja e outros da sociedade em que o CNE está representado.

ERPl+CR

Agrupamentos e Núcleos

ERPl+ERPrj

Agrupamentos e Núcleos

Continuar a assegurar a realização do projeto “Capelania do Hospital de S. João”;

ERPl

Agrupamentos e Núcleos

Criação de documentação específica para a divulgação do CNE em paróquias em que não exista Agrupamento ativo;

ERPl+ERS+ERC

Agrupamentos e Núcleos

Criar uma bolsa de "Oportunidades de Voluntariado Solidário"

ERPl+ERC

Agrupamentos e Núcleos

Criar uma bolsa de "Empresas e associações parceiras

ERPl+ERC

Agrupamentos e Núcleos

Promover a participação no Dia Diocesano da Juventude

Fomentar relações

as

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

2 Reuniões com SDPJ

2 Reuniões com SDPJ Participação em todos os Conselhos diocesanos da juventude e SPADMOL

Divulgação ou coorganização

 

60% dos fins de semana

interinstitucionais

Ação realizada

6 instituições

    6 empresas


24|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional dos Projetos Finalidades

Realizar atividades de referência que unam a Região Envolver toda a região no “Porto de Escutismo”

Objectivo Dinamizar a Abertura do Ano Escutista

Dinamizar o S. Jorge

Seminário Regional

Ação

Responsável

Criar dinâmica para a aproximação dos agrupamentos à Região

ERPrj

Criar dinâmica para agrupamentos/núcleos

ERPrj

Manter a realização da atividade de referência da Região.

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Agrupamentos e Núcleos Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

ERPrj

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

Motivar os agrupamentos à participação na atividade.

ERPrj

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

Idealizar e criar imaginário

ERPrj

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

Acompanhamento das equipas pedagógicas na realização das suas atividades.

ERPrj

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

ERPrj+ERA

Caminheiros, Candidatos e Dirigentes

    Ação realizada

Auxiliar a realização do Seminário Regional

    Ação realizada


25|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Objectivo

Ação

Responsável

Destinatários

1T

2014 2T 3T

4T

Indicadores de Avaliação

Idealizar iniciativas para motivação aquando da convocatória dos conselhos para uma maior adesão dos conselheiros.

ERPrj

Caminheiros e Dirigentes

    Ação realizada

Promoção da região e das suas iniciativas nos momentos comuns.

ERPrj

Caminheiros e Dirigentes

    Ação realizada

Criar dinâmicas e animação (antes, durante e após os conselhos)

ERPrj

Caminheiros e Dirigentes

    Ação realizada

Dinamizar o dia dos patronos

Apresentar e acompanhar dinâmicas a propor aos agrupamentos/núcleos para comemoração destes dias

ERPrj+

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

Dinamizar o Rover Regional

Estudo sobre o tipo de atividade que se enquadra nas necessidades dos caminheiros

ERPrj+ERP

Dinamizar os Conselhos Regionais, Conselhos Consultivos, entre outros

Caminheiros

    Ação realizada


26|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional do Património Finalidades Objectivo Valorizar o património físico da Região;

Optimizar as instalações de Alfena

Desenvolver ações no sentido de viabilizar

Dinamizar os recursos patrimoniais Envolver toda a região no “Porto de Escutismo” Indicadores de Avaliação

Responsável

Inventariar todo o material da região Criar o regulamento de utilização das viaturas da Junta Regional

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

Criar o regulamento de utilização das instalações de Alfena

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

Criação do protocolo com a Paróquia de Alfena, de forma a formalizar a cedência do espaço

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

Colocação de tetos falsos nos corredores e espaços comuns

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

Remodelação dos espaços de formação

ERPat+ERA

Agrupamentos

    Ação realizada

Otimização do espaço de convívio (Bar)

ERPat+ERA

Agrupamentos

    Ação realizada

Construção de uma Oficina (últimos pisos)

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

Construção de armazém (último piso)

ERPat

Agrupamentos

    Ação realizada

ER Pat+CR

Agrupamentos

    2 locais visitados

Visitar possíveis locais para a localização do Centro de Atividades Escutistas do Porto

Destinatários

2014 2T 3T

Ação

1T

4T


27|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Equipa Regional da Comunicação Finalidades

Comunicar de forma clara e próxima Envolver toda a região no “Porto de Escutismo” Destinatários

Indicadores de Avaliação

Ação

Dinamizar a imagem da Região a nível interno e externo

Publicar uma coleção didática para Bandos, Patrulhas, Equipas, Tribos - com dicas para o seu dia a dia Reestruturar a identidade gráfica da Região, criando normas de utilização Disponibilizar e agregar os contactos regionais (Núcleos e Agrupamentos) Sensibilizar os Núcleos e Agrupamentos para utilização de meios digitais, evitando custos adicionais e um impacto ambiental negativo Manter uma página Web de navegação simples, com conteúdos atualizados, úteis, fáceis de consultar e partilhar

ERC

Agrupamentos

    Publicação semestral

ERC

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

ERC

ER

    Ação realizada

ERC

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

ERC

    Ação realizada

Criar uma newsletter regional de publicação periódica

ERC

Reforçar a dinâmica da página oficial do Facebook

ERC

Todos os utilizadores Agrupamentos e Núcleos Todos os utilizadores

Redefinir os objectivos e conteúdos da publicação Regional “Gota D´Água”

ERC

Agrupamentos e Núcleos

    Ação realizada

Gerir e agilizar os canais de comunicação;

Responsável

2014 2T 3T

Objectivo

1T

4T

    Publicação trimestral     Ação realizada


28|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Resumo dos momentos presenciais .: Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Conselho de Ombú

18 Janeiro

Todos os Chefes de Unidade de todas as secções

ERP

Encontro de Guias - EnGloba

22 Março

Guias dos Lobitos

ERP

Encontro de Guias - EnGuias

15 Fevereiro

Guias/Timoneiros dos Exploradores/Moços

ERP

Encontro de Guias – ErGues

22 Março

Guias dos Pioneiros

ERP

Encontro de Guias – EnQuarta

15 Fevereiro

Guias dos Caminheiros

ERP

Challenger

14 e 15 Junho

Todos os Dirigentes, Candidatos e Caminheiros

ERP

S. Jorge

26 Abril

Todas as Secções

Tanque Pedagógico

28 Junho

Dirigentes

ERP

Semana “ASSIS”

22 Janeiro

Equipas de Animação Lobitos

ERE

Semana “ASSIS”

23 Janeiro

Equipas de Animação Exploradores e Moços

ERE

ERP+ERProj


29|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Semana “ASSIS”

24 Janeiro

Equipas de Animação Pioneiros e Marinheiros

ERE

Semana “ASSIS”

25 Janeiro

Equipas de Animação Caminheiros e Companheiros

ERE

FaSer cristãos

26 e 27 Janeiro

Candidatos e Dirigentes

ERE

Seminário Regional | TEDxScout

7 e 8 Junho

Caminheiros, Candidatos e Dirigentes

ERA

Estação Regional JOTA | JOTI

17, 18 e 19 de Outubro

Todos os Elementos

ERS


30|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Resumo dos momentos não presenciais | Dinâmicas a lançar .: Ação

Data

Abertura da Região

4 Outubro

Dia da Conversão de S. Paulo

25 Janeiro

Dia de BP

22 Fevereiro

Dia de S. Jorge

23 Abril

Dia de S. Pedro

29 Junho

Dia de S. Tiago

25 Julho

Dia de S. Francisco

4 Outubro

Dia de S. Nuno de Sta. Maria

6 Novembro


31|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Plano de Formação .: Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Encontro Inicial para todos os Chefes de Agrupamento Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 1 (Parte I)

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 2 (Parte I)

25 Janeiro

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 3 (Parte I) Todos os Chefes de Agrupamento da Região Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 4 (Parte I)

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 5 (Parte I)

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 6 (Parte I)

8 Fevereiro

ERA


32|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Curso 1 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes) 8 Março

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 1 (Parte II)

Introdução à Pedagogia Escutista

Formação Geral de Pedagogia Escutista

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento Chefes de Agrupamento com formandos a participar

5 e 6 Abril

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

27 e 28 Setembro 25 e 26 Outubro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Curso 2 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes) 15 Março

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento (Parte II) Introdução à Pedagogia Escutista Formação Geral de Pedagogia Escutista

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento Chefes de Agrupamento com formandos a participar

5 e 6 Abril

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

27 e 28 Setembro 25 e 26 Outubro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA


33|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Curso 3 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes) 22 Março

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento (Parte II) Introdução à Pedagogia Escutista Formação Geral de Pedagogia Escutista

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento Chefes de Agrupamento com formandos a participar

17 e 18 Maio

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

11 e 12 Outubro 15 e 16 Novembro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Curso 4 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes) 29 Março

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento (Parte II) Introdução à Pedagogia Escutista Formação Geral de Pedagogia Escutista

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento Chefes de Agrupamento com formandos a participar

17 e 18 Maio

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

11 e 12 Outubro 15 e 16 Novembro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA


34|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Ação

Data

Destinatários

ER Responsável

Encontro Inicial para todos os Chefes de Agrupamento Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento 3 (Parte I)

14 Junho

Todos os Chefes de Agrupamento da Região

ERA

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento

ERA

Chefes de Agrupamento com formandos a participar

ERA

Curso 5 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

5 Julho

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento (Parte II) Introdução à Pedagogia Escutista

20 e 21 Setembro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Formação Geral de Pedagogia Escutista

A marcar em 2015

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Tutores selecionados pelos Chefes de Agrupamento

ERA

Chefes de Agrupamento com formandos a participar

ERA

Curso 6 Encontro Inicial | Candidatos a Dirigentes Encontro Inicial | Tutores

12 Julho

Encontro Inicial | Chefes de Agrupamento (Parte II) Introdução à Pedagogia Escutista

20 e 21 Setembro

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA

Formação Geral de Pedagogia Escutista

A marcar em 2015

Candidatos a Dirigentes (Noviços e Aspirantes)

ERA


35|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Orçamento .: Junta Regional Quotas Nacional Seguro Escutista Flor de Lis Internacional Repartição da Quota Nacional Cartão de Filiação Regional Despesas Funcionamento Pessoal Casa da Região Comunicação Alfena Serviços Especializados Carrinhas Custos Voluntariado Materiais Diversos

Receita 204 556 € 59 700 € 53 250 € 22 245 € 9 950 € 9 154 € 507 € 49 750 €

Despesa 152 831 € 59 700 € 53 250 € 22 260 € 9 950 € 7 164 € 507 € 43 952 € 13 200 € 7 244 € 7 097 € 6 226 € 4 219 € 3 530 € 1 385 € 930 €

Saldo 51 725 €

-43 952 €


36|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Receita Custos Financeiros Atividades Regionais

18 870 €

Despesa 120 € 23 720 €

TEDxScout

12 500 €

14 000 €

S.Jorge

4 000 €

4 000 €

Encontro de Guias Challenger FaSer Cristãos

1 650 €

1 650 €

600 €

900 € 500 €

Abertura do Ano

300 €

Clã Universitário do Porto

250 €

Estação Regional Jota joti

200 € 120 €

Conselhos de Ombú Formação

-4 850 €

1 700 €

Jogos de Cidade

Semana Assis

Saldo

120 € 100 €

13 800 €

20 465 €

Formação

12 000 €

18 390 €

Outra Formação

1 800 €

2 075 €

-6 665 €


37|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Utilização Património

Receita 6 603 €

Alfena

5 323 €

Carrinhas

1 280 €

Angariações de Fundos

49 714 €

17 000 €

Campanha do Calendário 2015

36 000 €

17 000 €

Subsídios, Patrocínios e Donativos

1 500 €

PAAJ 2014

10 114 €

Produção de Conteúdos

1 000 €

Ferramentas e Subsídios Pedagógicos Coleção Didática Gota d'Água digital

Despesa

6 603 €

11 840 € 8 750 €

1 000 €

Saldo

1 200 € 1 000 €

Bases de Dados

300 €

Reestruturação identidade Gráfica

300 €

Página Web

100 €

Divulgação

100 €

Capelania S. João

50 €

Newsletter

40 €

32 714 €

-10 840 €


38|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Receita

Despesa

Investimento

12 610 €

Alfena

8 910 €

Material Informático

2 500 €

Casa da Região

1 200 €

Saldo -12 610 €

Representações

8 220 €

-8 220 €

Órgãos Regionais

1 250 €

-1 250 €

Comissão Eleitoral Regional

750 €

Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional

250 €

Mesa do Conselho Regional

250 €

Outros

500 € Conselhos Regionais

400 €

Conselho Consultivo

100 €

DMF

10 000 €

Transferência ano 2015

Total

10 000 € 12 155 €

304 543 €

-500 €

304 543 €

-12 155 €

- €


39|40

Plano e Orçamento ACREDITAR|2014 Depósito de Material e Fardamento Transações Cedências de artigos Comissões

Receita

Despesa

168 719 €

139 399 €

167 279 €

29 320 € 167 279 €

1 440 €

Pagamentos de compras

Saldo

1 440 € 139 399 €

-139 399 €

Pessoal - Serviços Regionais DMF

12 770 €

-12 770 €

Rendas

2 040 €

-2 040 €

Despesas bancárias (TPA,...)

1 440 €

-1 440 €

Água e luz

877 €

-877 €

Comunicação

900 €

-900 €

Investimentos em equipamento (bens próprios)

360 €

-360 €

Limpeza, higiene e conforto

120 €

-120 €

Outros

813 €

-813 €

Transferência JRP

Total

10 000 €

168 719 €

168 719 €

-10 000 €

- €


40|40

Plano e Orรงamento ACREDITAR|2014 % do valor investido pela Junta Regional por equipa

PLANO ANUAL 2014  

Junta Regional do Porto Plano e Orçamento

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you