

GNR (Posto de Fafe)
253 490 890
Polícia Municipal 253 700 409
Bombeiros Voluntários de Fafe 253 598 111
Hospital de São José 253 700 300
Centro de Saúde de Fafe 253 490 850
EDP Avarias (chamada gratuita) 800 506 506
Águas de Fafe 253 700 020
Repartição de Finanças 253 700 718
Segurança Social 253 599 888
Câmara Municipal de Fafe 253 700 400 www.cm-fafe.pt www.facebook.com/municipiofafe
Junta de Freguesia de Fornelos 253 597 631 www.freguesiadefornelos.pt www.facebook.com/junta.defornelos
Presidente : David Fernandes 965 242 514
O InFornelos está de regresso e chega-vos nesta 15ª edição, como é habitual, com as notícias que marcam a nossa Terra.
Querido mês de AGOSTO!
Neste mês que é de regressos e reencontros, uma palavra especial a todos os Emigrantes que por esta altura voltam a casa: sejam muito Bem-Vindos!
Propriedade
Junta de Freguesia de Fornelos
Rua Cimo de Vila 257 4820-419 Fornelos, Fafe Contacto: 253 597 631
Email: freguesiadefornelos@gmail.com
Edição
Palavras Paralelas, Unip. Lda Avenida das Forças Armadas, N31 Loja V 4820-119 Fafe Telemóvel 912 862 981
Paginação
Palavras Paralelas
Impressão Publicaciones Tameiga SL VIGO
Tiragem 1000 exemplares
Distribuição gratuita
Exemplo de registo ao abrigo do decreto nº 8/99 a 19/16 artigo 102 nº1 Z
Agosto, que é tipicamente mês de festas, arraiais e romarias, traz-nos um dos pontos altos da Freguesia: as Festas em honra da Padroeira Santa Comba. Que este volte a ser um momento de alegria, união e confraternização entre todos os Fornelenses e aqueles que nos visitam.
Os últimos meses ficaram marcados por muitas atividades, fruto da vitalidade que caracteriza as nossas Associações e Coletividades, e também a Junta de Freguesia, que se esforça para que todos sintam que "É bom viver em Fornelos!"
É de tudo isso que vos damos conta neste InFornelos, que disponibilizamos uma vez mais online, para que chegue a todos os Fornelenses espalhados pelo mundo e a todos que trazem Fornelos no coração.
A Junta de Freguesia continua atenta e ao vosso dispor.
Um abraço amigo, David Fernandes
[Presidente da Junta de Freguesia de Fornelos]
No segundo fim de semana do mês, de 9 a 11 de agosto, a freguesia de Fornelos vai estar em festa, em honra da padroeira Santa Comba. A concentração dos festejos acontece uma vez mais no terreiro do Solar da Luz, um espaço de excelência gentilmente cedido.
As celebrações têm início na sexta-feira, com uma procissão de velas, pelas 21h00. A imagem da padroeira será acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Fornelos e pelos fiéis, desde a Igreja Paroquial até à Capela do Solar da Luz. A atuação do Grupo "Musical Norte", pelas 22h00, promete animar a noite, que termina com uma sessão de fogo de artifício.
O sábado começa com arruada de bombos. Pelas 21h30, entra em palco o grupo "Xystema Show". Uma sessão de fogo de artifício encerra a noite.
No domingo, a freguesia vive o ponto alto da festa. Na Eucaristia, pelas 10h00, será celebrada a 1ª comunhão e profissão de fé das crianças e jovens. A procissão em honra de Santa Comba percorre as ruas da freguesia, a partir das 18h00, tendo início e fim na Igreja Paroquial. Uma hora antes, abre as hostes a Banda de Música e a Fanfarra dos Agrupamento de Escuteiros de Fornelos. À noite, pelas 21h30, o palco está entregue ao Grupo 'Ases D'Ouro' e ao cantor fafense Carlos Pires, a garantir música e dança. Os três dias de festa encerram com uma sessão de fogo de artifício.
As Festas em honra de Santa Comba são organizadas pela Comissão de Festas e Paróquia de Santa Comba de Fornelos.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Fornelos decidiu oferecer vasos de cravos para, de forma simbólica, celebrar os 50 anos de Liberdade.
Cerca de 30 vasos foram distribuídos pelas associações e comércio da freguesia, numa iniciativa que teve como objetivo relembrar a importância desta data, com o seu símbolo maior.
Uma mensagem alusiva estava inscrita em cada vaso, que se pretende que seja cuidado, tal como a liberdade.
"É preciso cuidar dele, é preciso regar, tirar as folhas secas... Conforme se cuida da liberdade, em que todos os dias trabalhamos para não perdê-la, também o vaso tem esse significado. Não é uma flor que vai morrer e deitar-se fora. O objetivo é que as pessoas guardem e cuidem", explica o presidente da Junta de Freguesia, David Fernandes.
O momento de entrega dos vasos às associações e comércio foi registado, e as fotografias partilhadas no facebook da Junta de Freguesia.
A Junta de Fornelos organiza, a 1 de setembro, o já tradicional passeio convívio da freguesia.
A iniciativa é aberta a todos os interessados e pretende promover o convívio entre a população fornelense.
Está lançado o convite a todos para participarem neste momento de confraternização, partilha e boa disposição.
A sede da Junta de Freguesia de Fornelos foi alvo de obras de requalificação, para melhoria das condições do edifício.
A intervenção teve como objetivo a correção de fissuras, para resolver problemas de humidade, e a pintura do edifício, que agora se apresenta com aspeto renovado.
As condições de segurança foram também prioridade, com instalação de alarme e câmaras de vigilância. Foi ainda instalado ar condicionado.
Todas estas intervenções visam criar melhores condições ao espaço, não só para quem ali trabalha, como para todos os que o visitam.
O Eco Parque de Lazer de Fornelos acolheu, a 28 de abril, o Encontro das Comunidades, um momento de celebração da diversidade cultural vivida na freguesia, através da gastronomia e da música.
Espanha, França, Colômbia, Itália e Brasil foram alguns dos países que se fizeram representar na iniciativa, que visou promover o convívio e a inclusão das crescentes comunidades a residir em Fornelos com todos os Fornelenses.
Degustação de pratos tradicionais, apresentações culturais e uma feira de artesanato deram mote ao encontro, organizado pelo Grupo de Ação Social da Junta de Freguesia de Fornelos e o Grupo Movimento Amigos de Fornelos.
"Fornelos foi e será sempre uma freguesia que acolhe e recebe bem. Este é um desses momentos", anotou na ocasião o presidente da Junta de Freguesia.
A comunidade voltou a pôr mãos à obra para 'Limpar Fornelos', a atividade anual que é já tradição na freguesia, com o objetivo de limpar e sensibilizar para a causa ambiental.
A iniciativa contou este ano com a colaboração do Movimento Amigos de Fornelos e Sereno Remate. Devidamente equipados, os participantes saíram à rua e recolheram todo o lixo encontrado, deixando a freguesia mais limpa e mais verde. A ação integrou a celebração do Equinócio da Primavera, conhecido por Ostara.
O Movimento Amigos de Fornelos voltou a organizar, a 12 de maio, a Festa das Marias, dedicada a todas as ‘Marias’ da freguesia, um dos nomes mais comuns do nosso país.
O Eco Parque de Lazer de Fornelos voltou a acolher o encontro, depois da celebração de uma missa na Igreja Paroquial, e uma caminhada pelo novo trajeto dos passadiços em Santa Rita. A animação musical esteve a cargo da ARPIFAFE.
Recorde-se que a iniciativa de homenagem às 'Marias' realizou-se pela primeira vez há dois anos e pretende tornar-se uma tradição, à semelhança da Festa dos Zés, esperando receber cada vez mais ‘Marias’, que são em grande número, da freguesia.
O espírito das festas populares voltou a tomar conta do Eco Parque de Lazer de Fornelos, que acolheu a festa de S. João do Movimento Amigos de Fornelos.
A festa prolongou-se noite dentro, com animação musical a cargo de Sérgio Mirra, e o tradicional desfile das marchas populares a envolver os presentes.
Em típico arraial minhoto, não faltaram a sardinha assada, o churrasco, o caldo verde e a broa de milho, regados a vinho verde. Como manda a tradição, o balão de S. João foi lançado e iluminou o céu.
Fornelos celebrou o Equinócio da Primavera, também conhecido por Ostara, com uma 'Festa da Natureza'.
Coincidindo com o Dia Mundial da Árvore, a Junta de Freguesia, juntamente com a ACR de Fornelos, assinalou a data com a plantação de duas árvores de fruto no espaço do Colégio — duas macieiras — num gesto simbólico de sensibilização para a preservação do ambiente, que se espera vir a dar frutos.
Também a comunidade de aprendizagem EKOA celebrou a data, com a preparação de canteiros que irão receber flores e uma horta.
"Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida."
“Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida” voltou a ser o lema do Eco Festival Terra Mãe, que regressou a Fornelos, de 19 a 21 de julho, numa 6ª edição que consolidou o evento e renovou o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Mantendo o formato das últimas edições, os dias foram repletos de atividades envolventes e inspiradoras — desde workshops e eco-oficinas a práticas de meditação e yoga —, que culminaram em emocionantes noites de concertos, numa celebração da vida e da natureza.
Tasquinhas vegetarianas e uma feira de artesanato compuseram o recinto, que acolheu os visitantes também com espaço de campismo.
Os festivaleiros vieram de norte a sul do país, mas também de outros pontos do globo, enriquecendo o festival com esta multiplicidade de culturas, e com visitantes de todas as idades.
O evento afirmou-se uma vez mais como um festival para famílias, onde as crianças podem brincar e correr livres e felizes, num ambiente seguro. Aliás, como é já tradição, o primeiro dia foi especialmente dedicado aos mais novos, numa missão de sensibilização ecológica cumprida com sucesso.
O foco ambiental manteve-se durante os três dias, sendo prova disso não só as atividades dinamizadas, como um recinto sempre limpo, com a aposta na reutilização (com a icónica caneca do festival), reciclagem e compostagem, numa missão de redução do lixo produzido.
O Eco Festival Terra Mãe promete continuar a inspirar a mudança ecológica, a partir dos terrenos contíguos à Quinta do Minhoto. A organização esteve a cargo da Associação Movimento Amigos de Fornelos, com o apoio da Junta de Freguesia de Fornelos e do Município de Fafe.
Em 2025, voltamos nos dias 18, 19 e 20 de julho!
Mostrar aos visitantes as tradições fafenses, ao mesmo tempo que se fazia ecoar música do mundo no palco Terra Mãe, foi um objetivo cumprido nesta 6ª edição do Eco Festival.
O espírito de família voltou a reinar entre os festivaleiros e a música fluiu em plena harmonia com a mãe natureza, despertando os sentidos ora sob a luz quente do sol, ora sob o brilho da lua, que se apresentou cheia e convidou a dançar com os pés na terra.
A música tradicional portuguesa dos Colmeia, os ritmos dançantes de Mi Buenaventura, e a energia contagiante dos Kumpania Algazarra abriram o palco Terra Mãe, na primeira noite. Antes disso, coube aos Amigos da Borga de Regadas, Fafe, abrir as hostes, ao som dos bombos. Abençoada pela chuva, que afastou com a sua melodiosa voz, Miranda deu início à segunda noite, que aqueceu com os ritmos de Kimi Djabaté, a emergirem numa forte mensagem de abraço e sentida coragem às suas raízes. Curcumbia fechou mais uma noite de festa, com a alegria e energia da música do mundo.
Foi com a lua cheia a iluminar a noite, que nos despedimos desta 6ª edição. Os Rassumana subiram a palco para uma explosão de energia no público, e a dupla Ecstatic Awakener tornou a noite ainda mais mágica, com a sua viagem sonora. Antes disso, o final de tarde esteve entregue às tradições minhotas, com o Rancho Folclórico de Fafe. A tradição fez-se também notar na Feira de Artesanato, com a arte dos entrançados de palha a encantar os visitantes.
O Eco Festival Terra Mãe começou da melhor forma, com um primeiro dia especialmente dedicado às crianças, agentes da mudança tanto ambicionada. Entre os vários participantes estiveram as crianças da ACR Fornelos e da EKOA e as crianças e jovens das Férias Desportivas, Culturais e Ambientais promovidas pelo Município de Fafe, bem como utentes da CERCIFAF.
Os mais pequenos festivaleiros e os jovens provaram estar à altura dos desafios que lhes foram propostos nas diversas atividades de sensibilização ecológica. Sensibilidade e respeito pela natureza foi o que demonstraram. O futuro está garantido!
O Eco Festival Terra Mãe recebeu 24 jovens voluntários, entre os 19 e os 28 anos, vindos de quatro países diferentes: Roménia, Hungria, Itália e Portugal. O intercâmbio foi organizado pela YUPIYouth Union of People With Initiative, em parceria com a APIS PM Feedback Voluntar Brasov (Roménia), Noi.at.Europe (Itália) e TE IS Foundation (Hungria) com o apoio do programa Erasmus + Juventude.
O grupo de jovens esteve envolvido no apoio logístico e diversas tarefas inerentes à organização do festival, numa experiência de aprendizagem intercultural, onde se desafiaram a trabalhar em equipa, sempre imbuídos no espírito ímpar do Eco Festival Terra Mãe. Uma profunda imersão em auto-conhecimento, espírito comunitário e cooperação e conexão com a Natureza.
LOCAL DE ELEIÇÃO PARA HERBFEST E DANÇA DO SOL
Fornelos, mais especificamente a Quinta do Minhoto, recebeu, em junho, mais de 100 pessoas de todos os cantos do país e do estrangeiro, que se juntaram para partilhar conhecimentos sobre ervas medicinais, no Herb Fest Portugal. A iniciativa, que reivindica a nossa conexão com o mundo das plantas, reconhecendo esta sabedoria ancestral, reuniu herbalistas, botânicos e ecologistas num programa rico em aprendizagens.
O espaço foi também local de eleição para a 5ª edição da Dança do Sol, uma cerimónia tradicional dos Nativos Americanos, única em Portugal, que trouxe várias nacionalidades, desde a América do Sul à Europa.
CANDIDATURA AO
A Junta de Freguesia de Fornelos viu aprovada a 'Eco Aldeia Vida', um projeto social que pretende criar habitação comunitária e colaborativa.
O projeto prevê a construção de 15 casas de forma ecológica e sustentável, num terreno situado na Travessa de Fornelo, com cerca de 17.000 m2, que foi já cedido à Junta de Freguesia, por parte do Município de Fafe, por um período de 50 anos.
Objeto de candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto foi aprovado, garantindo financiamento a 100%, num investimento que ascende aos 1 884 060 euros, enquadrado numa linha de apoio à requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais.
O projeto de habitação, pensado para abranger 60 pessoas, pretende dar prioridade a jovens e famílias de Fornelos, mediante abertura de candidaturas.
"Este é um grande projeto para Fornelos e estamos muito empenhados na sua concretização", expressa o presidente da Junta de Freguesia, David Fernandes, satisfeito com o impacto que acredita que o projeto virá a ter junto da população.
A vertente ecológica será uma marca do projeto inovador, que pretende uma construção amiga do ambiente, com uso de materiais o mais naturais possíveis, e com base na permacultura, uma forma de organizar espaços de forma sustentável. Estão previstas zonas de habitação, cultivo e comunitárias, todas interligadas.
"O conceito de Eco Aldeia é muito característico e pressupõe um verdadeiro espírito de comunidade. Tem de haver uma boa interação entre as quinze famílias, que vão partilhar espaços, como lavandaria, hortas, estacionamento... É uma nova forma de urbanizar: criar aldeias que contrariem o espírito das grandes áreas urbanizadas onde as pessoas nem conhecem os vizinhos", frisa o autarca.
Espera-se que a vivência comunitária permita às famílias serem mais resilientes e resistentes ao contexto económico, suprindo, com entreajuda, as suas necessidades.
"É um projeto que se sonhou e queremos muito ver materializado, pela importância que sabemos que a oferta de habitação tem hoje em dia. O nosso objetivo passa por priorizar mão de obra e materiais locais, sempre que possível. Contamos assim desde já com a comunidade para tornar este projeto realidade. Dado o financiamento do PRR, terá de ser concluído em 2026 e tudo faremos para que os prazos sejam cumpridos", conclui.
Parte da Rua dos Ferreiros, até à confluência com a Rua dos Tojais, foi intervencionada, para melhor drenagem e escoamento das águas pluviais.
A Junta de Freguesia procedeu à retificação do piso nas bermas da via, bem como das caixas e grelhas da rede de águas, para que possam fluir normalmente e ser encaminhadas.
Várias ruas foram intervencionadas, nos últimos meses, tendo em vista a melhoria da circulação na freguesia e acesso dos moradores às habitações.
A Rua do Cimo de Vila foi requalificada, com a colocação de nova pavimentação. Também a Rua das Veigas dispõe agora de melhores condições, depois de colocado novo tapete betuminoso.
Um troço da Avenida de Santa Comba foi também intervencionado com a colocação de novo pavimento, para melhor escoamento das águas pluviais. De igual forma, a Rua de Vale de Escuro foi alvo de uma pequena intervenção no pavimento. A Junta de Freguesia fez ainda nova pavimentação na Travessa do Cruzeiro, até aqui em paralelo e com sinais de bastante desgaste.
A E-Redes, responsável pela rede de distribuição e transporte de energia elétrica, procedeu à substituição de postes de tensão na Rua de Fontelas.
A intervenção veio dar resposta ao pedido de deslocalização da passagem de energia. Até aqui em terrenos privados, os postes de tensão foram deslocalizados, encontrandose agora na via pública.
O Parque de Lazer de Cepães acolheu, no início de julho, o convívio de verão da UNIR
— Unidade de Intervenção e Recursos para os Centros de Convívio do Concelho de Fafe.
A iniciativa teve como objetivo a confraternização entre os utentes dos vários centros de convívio do concelho, juntando mais de 300 seniores de várias freguesias. O centro de convívio de Fornelos marcou presença e mostrou-se animado, no espírito das marchas populares que marcou o momento.
Como é já tradição, julho foi mês de idas à praia, tendo como destino a Póvoa de Varzim.
A iniciativa "Um dia na Praia" foi promovida pelo Município de Fafe.
Os fornelenses tiveram assim oportunidade de usufruir de dois dias diferentes, num ambiente descontraído, propício ao convívio e a bons momentos.
O Grupo Coral de Fornelos participou, a 28 de julho, no 9º Encontro Convívio de Grupos Corais Litúrgicos.
Recorde-se que a iniciativa junta habitualmente os Grupos Corais das Paróquias de Fornelos, Golães, Medelo e Vila Cova, mais familiares e amigos.
Depois de Fornelos, no ano passado, este ano foi Medelo a acolher o encontro, que contou com a celebração de uma eucaristia e uma tarde de convívio, no Parque das Associações de Medelo.
Se há um ano dávamos os parabéns à D. Ana Santos pelo seu 102º aniversário, este ano foram 100+3 Anos de Vida os motivos para celebrar.
Em dia de festa pelo 103º aniversário, a Junta de Freguesia fez questão de felicitar a centenária, pela data especial.
O Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos foi de novo distinguido com o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade.
Recorde-se que esta Bandeira Verde, relativa ao ano letivo 2023/2024, é já a quinta conquistada de forma consecutiva pela instituição.
O Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Tem como meta encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
Susana Maria Moniz, aluna do 6º ano de escolaridade da ACR de Fornelos, foi a vencedora do concurso Cartaz da Paz 20232024, promovido pelo Lions Clube, a nível do Centro/Norte.
O aluno Martim Pião, da ACR de Fornelos, também foi distinguido, com uma menção honrosa pela sua participação no concurso.
Campo de Trabalho EKOA - "It takes a forest to raise a child" traz 17 jovens de vários países a Fornelos.
17 jovens de várias nacionalidades estão em Fornelos, de 27 de julho a 7 de agosto, a participar num intercâmbio internacional na Comunidade de Aprendizagem EKOA.
Coordenado pela YUPI (Youth Union of People With Initiative), com o apoio do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), o Campo de Trabalho EKOA"It takes a forest to raise a child" tem como objetivo o trabalho em serviço comunitário na reabilitação das instalações da comunidade, a Escola da Panelada.
Os jovens, entre os 18 e os 30 anos, chegaram a Fornelos vindos de países como Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, México e Turquia. O trabalho desenvolvido vai reabilitar as estruturas da escola, criar novos espaços, bem como dar apoio no campo de Escuteiros de Golães, onde as crianças da EKOA fazem regularmente a sua 'Escola Floresta'. Estas renovações visam a preparação para o novo ano letivo.
Os jovens estão alojados na escola, onde trabalham durante as manhãs, usufruindo depois à tarde de atividades como yoga, visitas culturais e momentos de partilha, em dias que se esperam de trabalho, lazer, descoberta, missão e aprendizagem intercultural.
O Grupo Desportivo e Cultural de Fornelos organizou, a 10 de junho, a Rota dos Doces de Fornelos.
A iniciativa incluiu um trail, com a extensão de 13 quilómetros, e uma caminhada de cinco quilómetros.
O Eco Parque de Lazer de Fornelos foi local partida e chegada dos participantes, com a entrega dos troféus a consagrarem os vencedores, depois de um belo percurso em comunhão com a natureza.
A Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 961 de Santa Comba de Fornelos integrou as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril em Fafe.
Os escuteiros desfilaram até ao edifício dos Paços do Concelho, abrindo as hostes para as comemorações, com o hastear da bandeira, seguida da homenagem aos ex-Combatentes junto ao monumento evocativo.
Com a música “Já sei o porquê”, o Grupo Coral Juvenil de Fornelos foi o vencedor do Festival da Canção Jovem do Arciprestado de Fafe.
No Teatro Cinema de Fafe, entre cinco bandas participantes, os jovens da Paróquia de Fornelos alcançaram o direito a representar Fafe no Festival Arquidiocesano, que decorrerá em Braga, a 15 de setembro.
O grupo é composto por Bruno Barros, Joana Moreira, Luís Moreira, Lara Oliveira, Bruno Fernandes, Ricardo Castro e Inês Fernandes.
O Festival da Canção Mensagem “Compartilha” foi organizado pela Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil de Fafe.
Os jovens do arciprestado foram desafiados na composição de uma canção original, que apresentaram em palco a 26 de julho, numa noite repleta de talento e partilha.
Grupo Coral Juvenil de Fornelos, ‘Grupo das Guitarras’ da Paróquia de São Romão de Arões, ‘Lux Divina’ da Paróquia de São Clemente de Silvares, ‘Criar Asas’ da Paróquia de Santa Eulália de Fafe, e ‘A voz do (com) partilhar’ da Paróquia de Santa Maria de Antime, foram os grupos participantes, com a vitória a sorrir para o grupo de Fornelos.
“Através da música, podemos sentir ainda mais a fé e partilhar essa união com todos os que nos rodeiam”, sublinha o Arciprestado.