Santa Comba de Fornelos



GNR (Posto de Fafe)
253 490 890
Polícia Municipal
253 700 409
Bombeiros Voluntários de Fafe
253 598 111
Hospital de São José
253 700 300
Centro de Saúde de Fafe
253 490 850
EDP Avarias (chamada gratuita)
800 506 506
Águas de Fafe
253 700 020
Repartição de Finanças
253 700 718
Segurança Social
253 599 888
Câmara Municipal de Fafe
253 700 400
www.cm-fafe.pt
www.facebook.com/municipiofafe
Junta de Freguesia de Fornelos
253 597 631
www.freguesiadefornelos.pt
www.facebook.com/junta.defornelos
Presidente : David Fernandes
965 242 514
Propriedade
Junta de Freguesia de Fornelos
Rua Cimo de Vila 257
4820-419 Fornelos, Fafe
Contacto: 253 597 631
Email: freguesiadefornelos@gmail.com
Edição
Palavras Paralelas, Unip. Lda
Avenida das Forças Armadas, N31 Loja V 4820-119 Fafe
Telemóvel 912 862 981
Paginação
Palavras Paralelas
Impressão
Publicaciones Tameiga SL
VIGO
Tiragem
1000 exemplares
Distribuição gratuita
Exemplo
A décima segunda edição do InFornelos chega-vos com votos de um Feliz Natal. Em nome do executivo da Junta de Freguesia, desejo a todos uma quadra natalícia repleta de Paz, Amor e Harmonia. Que o espírito de união e partilha, solidariedade e fraternidade que caracterizam esta época se prolongue durante todo o Ano Novo de 2023.
É nesse sentido de comunidade que vos apresentamos o Cartaz Sociocultural com as atividades que, com o contributo de todos os grupos da freguesia, vão marcar o próximo ano. Continuamos a contar com o vosso dinamismo e companheirismo em 2023.
Em final de ano e arranque de um novo, damos nota das atividades que marcaram os últimos meses, bem como algumas das opções delineadas para os próximos. Temos trabalhado, ano após ano, com o objetivo de criar melhores condições de vida aos fornelenses. Olhamos para o futuro com esperança e prosseguimos convictos da nossa missão: fazer desta uma freguesia mais feliz, onde todos possam dizer "É bom viver em Fornelos".
Disponibilizamos uma vez mais este InFornelos online, para que as notícias da nossa terra cheguem a todos os fornelenses espalhados pelo mundo. Acompanhem-nos também nas redes sociais.
A Junta de Freguesia continua atenta e ao vosso dispor.
Um abraço amigo, David Fernandes [Presidente da Junta de Freguesia de Fornelos]
A Junta de Fornelos e as Associações e Grupos da freguesia reuniram-se, no início de dezembro, para juntos definirem as atividades que vão marcar o calendário de 2023.
Graças ao envolvimento de todos é possível apresentar um cartaz completo, com atividades diversificadas que pretendem dinamizar a freguesia, prenchendo todos os meses do próximo ano.
Na reunião foi também reafirmado o compromisso de entreajuda entre os grupos e o envolvimento de todos nas várias atividades.
Às iniciativas que tradicionalmente marcam o calendário, juntam-se outras a realizar pela primeira vez.
O apelo volta a ser o de união e espírito de comunidade, para que todos se ajudem mutuamente e participem nas atividades uns dos outros, engrandecendo-as dessa forma.
O Cartaz Sociocultural de 2023 conta com o contributo dos Escuteiros, Grupo Coral de Fornelos, Grupo Coral Juvenil de Fornelos, Movimento Amigos de Santa Comba de Fornelos, Sereno Remate, Grupo Desportivo e Cultural de Fornelos, Paróquia de Fornelos - Conselho Económico e Paroquial, Associação Ekoa e Junta de Freguesia de Fornelos.
O cartaz poderá sofrer alguns acertos em datas e pormenores.
A Igreja Paroquial de Fornelos celebra a chegada do novo ano com uma Missa de Ano Novo.
O novo ano começa envolto em tradição, em Fornelos, com o Cantar de Reis a espalhar a alegria pelas ruas. Os cânticos estão este ano a cargo do Grupo Coral Juvenil e serão entoados em celebração do nascimento de Jesus, desejando a todos os fornelenses votos de um santo e feliz Ano Novo.
O Grupo Coral Juvenil de Fornelos celebra, a 5 de fevereiro, o seu oitavo aniversário, data que será assinalada.
O Entrudo volta a ser motivo de festa, a 21 de fevereiro. Os Escuteiros organizam um Carnaval tradicional com muita folia, no recinto da igreja, com o já habitual ritual da Queima do Pai das Orelheiras como momento alto, ao som do rufar dos bombos.
A Associação Ekoa vai dar as boas-vindas à primavera, com uma festa que assinala a entrada no equinócio.
A Junta de Freguesia promove mais um "Limpar Fornelos", a 26 de março. A iniciativa espera a colaboração de toda a população para limpar a freguesia
Em Semana Santa, uma Via-Sacra Interparoquial vai voltar a unir na oração as Comunidades de Fafe e de Fornelos, numa caminhada de reflexão assente na meditação das estações da Paixão do Senhor.
O Grupo Desportivo de Fornelos organiza, neste mês de abril, um passeio de bicicletas.
Depois do sucesso da primeia edição, o Movimento Amigos Santa Comba de Fornelos volta a organizar a Festa das Marias, dedicada a todas as ‘Marias’ da freguesia, um dos nomes mais comuns do nosso país.
O Grupo Desportivo de Fornelos organiza, no mês de maio, o Trail de Fornelos, também com vertente de caminhada, que promete levar os participantes por caminhos de natureza.
A Paróquia de Fornelos celebra o mês especialmente dedicado a Nossa Senhora com uma procissão.
O Movimento Amigos de Fornelos volta a espalhar o espírito das festas populares, com o Arrail de S. João, dia 17, que promete muita animação, com os típicos ‘comes e bebes’ e baile de arco na mão.
O Terra Mãe regressa a Fornelos. “Três dias para mudar o mundo, três dias para mudar de vida” volta a ser o lema do eco festival, que celebra a natureza e a vida.
O Grupo Coral Juvenil de Fornelos organiza, no mês de julho, um Passeio Convívio.
A associação Sereno Remate organiza um Torneio de Petanca.
A Sereno Remate organiza um Torneio de Petanca especial com os emigrantes
Cumprindo a tradição, o segundo fim de semana de agosto (dias 11, 12 e 13) volta a ser de festa em honra da padroeira Santa Comba. Às celebrações religiosas junta-se a habitual animação musical, em momentos de reencontro e convívio entre familiares e amigos da terra.
O Grupo Desportivo de Fornelos organiza um jogo de futebol, com o objetivo de promover o convívio desportivo na freguesia.
A Junta de Freguesia volta a organizar o seu tradicional passeio anual, a 10 de setembro. A iniciativa pretende promover o convívio e a união entre toda a comunidade, sendo por isso aberto a todos os fornelenses.
O Eco Parque de Lazer de Fornelos volta a acolher a Festa da Colheita, numa celebração das tradições e da vida agrícola para assinalar o Equinócio de Outono, também conhecido por Mabon. A iniciativa é dinamizada pelas coletividades da freguesia e Junta de Fornelos.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, que se festeja de 31 de outubro para 1 de novembro, naquela que é a noite 'mais assustadora do ano', será este ano assinalado pela Associação EKOA.
O S. Martinho vai ser celebrado em Fornelos com um Magusto Paroquial, organizado pela Fábrica da Igreja Paroquial. Uma iniciativa em que não faltarão as tradicionais castanhas e a boa disposição
O Movimento Amigos de Fornelos volta a criar um presépio solidário, com recolha de alimentos para distribuir pelas famílias carenciadas.
O Grupo Coral Juvenil de Fornelos desafia os grupos da freguesia a participarem num concurso de presépios, um dos maiores símbolos do Natal, enquanto representação do cenário do nascimento de Jesus.
O calendário de atividades termina com uma Festa de Natal para as crianças, que promete espalhar a magia do espírito natalício.
NOTA: O "Cartaz Sociocultural 2023" poderá sofrer alguns acertos em datas e pormenores.
O Eco Parque de Lazer de Fornelos acolheu, em setembro, a Festa da Colheita, numa celebração das tradições e da vida agrícola para assinalar o Equinócio de Outono, também conhecido por Mabon.
A tradicional desfolhada, uma feira agrícola, música e tasquinhas com petiscos da região garantiram a animação, numa iniciativa dinamizada pelas coletividades da freguesia e Junta de Fornelos.
Escuteiros de Fornelos, Centro de Convívio, Coral Juvenil, Coral de Fornelos, Movimento Amigos de Fornelos, Sereno Remate e EKOA uniram-se no evento, que pretendeu promover o convívio e celebrar as colheitas.
A iniciativa foi um sucesso, com os participantes trajados à época. A recriação histórica da Festa da Colheita promete voltar para o ano, como momento de alegre celebração da vida agrícola.
O périplo de apresentação do livro solidário “Uma flor para a Ucrânia” teve como palco, em novembro, o salão paroquial de Fornelos.
Além dos elementos do Lions Clube de Fafe, promotor do projeto solidário, estiveram presentes o presidente da Junta de Fornelos, David Fernandes, e o pároco da freguesia, Padre José António Carneiro.
Recorde-se que o Lions Clube de Fafe está a realizar um périplo de apresentação deste projeto solidário pelas várias freguesias de
Fafe, de onde são os autores do livro.
O livro solidário «Uma Flor para a Ucrânia», apresentado no início de junho, tem edição do Lions Clube de Fafe e agrega textos e desenhos de mais de 160 autores, entre jovens alunos das escolas de Fafe e escritores fafenses.
O dinheiro angariado com a venda do livro destina-se à reconstrução de uma escola na Ucrânia, concretizando assim a vontade dos autores. O livro está também disponível para venda na sede da Junta de Freguesia.
O grupo de teatro da Associação Passos D’Alegria, da Freguesia de Paços, proporcionou momentos de grande animação em Fornelos, onde subiu a palco com a peça “Salve-se quem puder!”.
A sátira ao ambiente de um posto de saúde arrancou gargalhadas da plateia, que se apresentou repleta, em tarde de Magusto.
O espetáculo misturou realidade e ficção, com muita diversão, divulgando o projeto ‘Espaço S+’, que funciona em Paços. A peça é da autoria de Julieta Fernandes, que é responsável também pela encenação.
O Magusto Paroquial de Santa Comba de Fornelos voltou a animar a freguesia, que há três anos não via a sua realização, devido à pandemia.
A comunidade juntou-se num momento de convívio, onde não faltaram as tradicionais castanhas assadas e a prova do vinho, animados pela música.
A tarde foi também de apresentação do livro "Uma Flor para a Ucrânia" e do Teatro "Salve-se quem puder".
O Grupo Coral Juvenil de Fornelos voltou a lançar este ano um concurso de presépios, desafiando os grupos, famílias e lugares da freguesia a pôr mãos à obra na construção deste símbolo maior do Natal.
O grupo de jovens deu o exemplo e montou o seu presépio junto ao adro da Igreja Paroquial de Fornelos, embelezando o espaço.
Esta é já a quarta edição da iniciativa, que tem como objetivo promover, dinamizar e preservar uma tradição com grande significado na freguesia de Santa Comba de Fornelos, estimulando a uma maior vivência da mensagem natalícia.
Este ano são cinco os presépios a concurso. As inscrições estiveram abertas até 9 de dezembro. A avaliação do júri está já a decorrer, também com a bênção dos presépios. O registo fotográfico dos mesmos tem sido partilhado pelos jovens nas redes sociais.
Os resultados são anunciados em plena véspera de Natal, dia 24 de dezembro.
A Freguesia de Fornelos foi convidada a participar no Encontro Regional “Alternativas aos Herbicidas: desafios e dinâmicas locais”, por se destacar como um bom exemplo.
O Eco-Parque de Lazer de Fornelos tem-se revelado uma 'aposta ganha'.
O espaço tem sido muito procurado e requisitado para a realização das mais diversas atividades, por parte de pessoas e associações, não só de Fornelos.
Recorde-se que o espaço foi inaugurado no final de maio, no terreno em frente à sede da Junta.
Construído com materiais naturais e amigos do ambiente, privilegiando empresas locais, o parque de lazer afirma-se como um espaço verde, acolhedor, de convívio para famílias e amigos.
A infraestrutura conta com um parque infantil, uma zona dedicada a jogos, um lago, mesas e cadeiras, um forno comunitário, churrasqueiras e casas de banho, para usufruto da população.
A iniciativa foi promovida pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, a 18 de novembro, no Auditório do Laboratório da Paisagem de Guimarães.
O presidente da Junta, David Fernandes, foi um dos participantes da 'mesa redonda' que refletiu sobre os 'desafios e dinâmicas locais na abordagem sem herbicidas e políticas integradas na gestão do território'.
A abordagem livre de herbicidas na manutenção de espaços públicos pelas autarquias locais tem evoluído nos últimos anos e Fornelos mostrase assim na linha da frente pela não utilização de herbicidas, entre as várias medidas amigas do ambiente tomadas por esta ecofreguesia.
A iniciativa foi promovida no âmbito da Campanha Autarquias sem Glifosato/ Herbicidas.
A Câmara Municipal de Fafe levou a efeito uma obra de pavimentação, tendo em vista a melhoria da circulação na freguesia e de acesso dos moradores às suas habitações. A obra apresenta uma extensão considerável, desde a Estrada Nacional até ao Parque Desportivo do Grupo Desportivo de Fornelos.
A Avenida de Santa Comba vai receber as já há muito ansiadas obras de requalificação, com instalação de rede de saneamento.
A obra consta do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023, apresentadas pelo Município de Fafe.
A empreitada de ampliação da rede de saneamento básico é da responsabilidade das Águas do Norte.
Para além desta, a Câmara de Fafe tem previsto um investimento na requalificação urbana da Avenida de Santa Comba, para
O projeto de reabilitação e valorização dos rios Vizela, Bugio e Ferro, no concelho de Fafe, vai avançar este ano de 2023.
Recorde-se que o projeto foi aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo estado a decorrer o concurso para atribuição da empreitada.
Atravessada pelo rio Vizela, a freguesia de Fornelos é uma das contempladas, nomeadamente na zona do Museu Hidroelétrico de Santa Rita, cuja dinamização vem há muito a ser defendida pela Junta de Freguesia.
No total, os ecossistemas ribeirinhos a intervencionar pelo projeto ocupam uma extensão de aproximadamente 31 quilómetros, atravessando espaços urbanos e zonas agrícolas e florestais.
Recuperação da qualidade da água, requalificação das margens, proteção dos ecossistemas e promoção da biodiversidade são os principais propósitos desta intervenção, Tendo como propósito potenciar a fruição das zonas ribeirinhas por parte dos munícipes e visitantes, a principal aposta recai na recuperação da galeria ribeirinha, promovendo a conetividade com as áreas envolventes.
O projeto ambiental pretende contribuir para o usufruto das margens destes rios, para caminhadas e passeios saudáveis.
O projeto contempla medidas como corte, limpeza e conservação da vegetação, melhoria da estabilidade das margens e valorização dos habitats.
melhoria da circulação na rede viária. Recorde-se que a requalificação da Avenida de Santa Comba é há muito reivindicada pela Junta de Freguesia, que alertava para o elevado grau de degradação naquela que é não só porta de entrada na freguesia, mas também de Fafe para quem vem da EN206.
A obra de saneamento é também há muito reivindicada pelos moradores, que querem ligar as suas casas à rede.
Espera-se assim que em breve possa passar do papel para o terreno.
A freguesia de Fornelos voltou a mostrar solidariedade para com o Banco Alimentar Contra a Fome, garantindo através de voluntariado, com coordenação do Movimento Amigos de Fornelos e participação das crianças da catequese, toda a recolha no Lidl de Fafe. No total, foram angariados 1,753 toneladas de alimentos naquele supermercado. Durante a campanha, promovida no fim de semana de 26 e 27 de novembro, em cinco superfícies comerciais do concelho, foram angariadas 6,727 toneladas.
A magia do espírito natalício reinou na Festa de Natal da catequese da Paróquia de Fornelos.
A iniciativa teve início com a romagem ao presépio solidário, onde os meninos e jovens da paróquia puderam doar bens alimentares, que mais tarde serão doados a famílias mais necessitadas, nesta época natalícia.
Após essa ação de cariz solidário, foi relembrado o motivo de celebração do Natal: o nascimento do menino Jesus.
O Grupo Coral Juvenil de Fornelos presenteou as crianças com um mini concerto de Natal. Por fim, todos juntos fizeram o típico lanche de Natal, na companhia do Padre Vítor Araújo e do Diácono Tiago, recheados de mimos e doçarias efetuados pelo grupo de catequese.
A Junta de Freguesia de Fornelos presenteou cada criança e jovem com uma garrafa reutilizável, com a mensagem "água é vida", incentivando o consumo de água e a sua preservação como bem essencial.
Os Centros de Convívio do concelho de Fafe partilharam a alegria natalícia, no habitual convívio de Natal da UNIR, na delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa.
Fornelos fez-se representar na iniciativa, que juntou cerca de 250 utentes de quinze centros de convívio do concelho de Fafe, numa tarde de animação em que não faltaram música, dança e um lanche convívio, em espírito de confraternização.
Simone, voluntário italiano, embarcou numa aventura internacional e viajou desde a Sardenha para a comunidade EKOA, em Fornelos, para ser educador na floresta com crianças dos 3 aos 13 anos.
A Comunidade de Aprendizagem EKOA. que desenvolve a sua atividade nas instalações da Escola da Panelada, em Fornelos, celebrou o Natal, com uma festa no Salão Paroquial.
"Viver em Comunidade é também festejar juntos. Com espectáculos, dança e petiscos deliciosos convivemos e festejámos mais uma etapa na nossa Comunidade, Ekoando muita alegria e amizade", partilharam.
O momento foi também de solidariedade, com as crianças a entregarem alimentos no Presépio Solidário, que serão depois entregues a famílias carenciadas da freguesia.
"Um projeto curto de 3 meses ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, mas que tanto já nos deu: aprendizagens, desafios e inspiração para o trabalho com a madeira, com a terra e no cuidado com este Planeta que é só um", partilham. A EKOA agradece a "presença, energia e cuidado com que o Simone ensina e dá tanto", desde as caminhadas pela floresta, às construções com madeira e a plantação de árvores.
Depois do mês de outubro dedicado à educação financeira, o Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos dedicou o mês de novembro ao desporto.
A instituição realizou um Sarau Desportivo, com uma vertente solidária. A ADDAF, Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e da Floresta, foi contemplada com 774,55€ em dinheiro, dos quais 400€ doados pela própria instituição.
Os pais dos alunos doaram ainda ração, cobertores e lixivia para o canil municipal. O evento foi o culminar de um mês dedicado ao desporto, que contou também com a organização de uma palestra subordinada ao tema: "Desporto vs Rendimento Escolar e Benefícios do exercício físico". O momento foi de partilha de conhecimento entre os vários convidados, treinadores, selecionadores nacionais, atletas Olímpicos e médicos, e os encarregados de educação.
FOI
O fornelense Nuno Fernandes, do Clube de Atletismo de Fafe, continua a conquistar pódios. Destaque para o 3º lugar da geral alcançado, em agosto, no Grand Raid des Pyrénées, emblemática prova de trail, que decorre nos Pirinéus, na França. Nuno Fernandes completou a prova dos 60 quilómetros (Tour du Moudang) com o tempo de 07:26:02.
Carlos Vieira sagrou-se campeão do Troféu Porsche GT3 Cup Portugal, revalidando o título alcançado já em 2021.
O piloto conquistou o troféu antecipadamente, no Autódromo do Estoril, quando ainda faltava disputar a última corrida da competição, que encerrou a época do troféu organizado pela P21 Motorsport.
Nas redes sociais, Carlos Vieira partilhou o brinde pela conquista, mostrando-se feliz com a renovação do título, com agradecimentos à equipa Veloso Motorsport, família, fãs e amigos.
As emoções do campeonato mundial de futebol do Qatar foram partilhadas pelos Escuteiros de Fornelos, que se reuniram para ver os jogos da Seleção Portuguesa.
A Seleção Nacional chegou aos quartos-definal, 16 anos depois, mas perdeu diante de Marrocos, por 1-0, despedindo-se dessa forma da competição.
Após vários anos inativo, o Grupo Desportivo de Fornelos vai em breve retomar a sua atividade.
Após algumas reuniões foi já eleita a nova direção. O grupo será presidido por Silvino Castro e pretende retomar as competições no futsal sénior e veteranos.
Recorde-se que a Junta de Freguesia vinha já há algum tempo a apelar à retoma da atividade do grupo. Surge agora uma nova
equipa, com vontade de fazer renascer o Grupo Desportivo de Fornelos. Prova disso são as atividades que se propõem a realizar no próximo ano, que constam já do cartaz sociocultural planeado para a freguesia. Uma vez que a atual sede não reúne para já condições, foi disponibilizada por parte da Junta de Freguesia uma sala no Edifício das Associações, para que possam reunir e planear a retoma das suas atividades.
Sentir-se rejeitado, sentir-se perseguido, sentirse abandonado significa, para Jesus, sentir-se Nascido. Sentir é a linguagem do coração. Há uma relação de dependência, porque ele bate sem parar, e – nessa repetição – é como se o acontecimento do nascimento se repetisse infinitamente.
Há corações carentes: à procura do resgate, perdidos que caem em poços escuros onde parecem desaparecer, feridos a precisar de substituição, ou os que não aguentam mais. O coração é a voz intermitente do – presente e ausente – nascimento. Deus, em Belém, nasceu num coração de carne deitado sobre a manjedoura. A partir daí, o seu amor palpita em todos os corações: intrépidos e gelados; puros e impuros; abertos e fechados; feridos e fortes; loucos e secos.
Se no coração há amor, Deus é o coração. Da nossa parte, neste Natal, desejamos que os corações de todos os Paroquianos de Santa Comba de Fornelos sejam manjedouras de Deus Menino.
Pe. José António
Pe. Vítor Araújo
Diác. Tiago Costa
A Luz da Paz de Belém chegou a Fornelos, pela mão do Grupo de Escuteiros. O Chefe de Agrupamento Carlos Batista foi recebê-la na cerimónia de partilha, fazendo-a depois chegar à Igreja Paroquial de Fornelos e daí a casa dos fornelenses.
Recorde-se que esta chama é proveniente da Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, de onde tradicionalmente é levada para todo o mundo, num momento de grande simbolismo nesta quadra natalícia.
Uma Ceia de Natal promoveu o convívio entre os escuteiros, a 10 de dezembro. Em dia dedicado a reunir a família escutista 961, celebraram a missa de Piedade, os Lobitos e Exploradores fizeram Bolachinhas de Natal para angariar fundos e no final do dia realizaram a Ceia de Natal.
"Entre muitos sorrisos e muita animação. Casa cheia, casa feliz", partilharam.
O Movimento Amigos de Fornelos voltou a criar este ano um presépio solidário, junto ao Cruzeiro, para ajudar famílias que estejam a passar dificuldades.
A iniciativa tem como objetivo a recolha de alimentos, que serão depois distribuídos por pessoas carenciadas da freguesia.
Os organizadores convidam todos à visita e os que puderem a colaborarem, deixando alimentos junto ao presépio, ou
também brinquedos que farão a alegria de algumas crianças este Natal.
O apelo é também para que a população da freguesia se mantenha atenta a quem possa estar a passar mais dificuldades, para que lhes possa chegar esta ajuda.
O presépio foi criado com recurso a materiais naturais, ecológicos e recicláveis, dando ênfase ao título de ecofreguesia. O espaço aguarda a sua visita.
Romagem ao presépio solidário marcou Festa de Natal.
"Porque o bem faz bem". Foi com este lema que a catequese paroquial recolheu e entregou no presépio solidário alimentos para os mais pobres.
A romagem ao presépio solidário marcou o início da Festa de Natal da catequese da Paróquia de Fornelos.
Natal é amor ao próximo, partilha e solidariedade. Com esse espírito, e vontade de fazer o Natal acontecer, as crianças da catequese e as catequistas de
Fornelos mobilizaram-se, contribuindo com bens alimentares para o presépio solidário da freguesia, que mais tarde serão doados a famílias mais necessitadas.
Para além deste ato solidário, a Festa de Natal ficou também marcada por um mini concerto de Natal, pelo Grupo Coral Juvenil de Fornelos, e pela celebração do Natal enquanto nascimento do menino Jesus.
O presépio solidário continua aberto e a receber alimentos até o dia 24 de dezembro.