A CIDADE PARA AS PESSOAS, A ARQUITETURA COMO INTERFACE

Page 82

capítulo 3.3 inserção urbana 3.3.1 localização e situação

82

A área de estudo está localizada no centro da cidade de São Paulo, no antigo Bairro da Luz, em frente à estação ferroviária (inaugurada em 1867) onde há intensa circulação de pessoas e profusão de hotéis, o que se intensifica com a inauguração da rodoviária (1970) e da estação Luz de metrô da Linha Azul (1975), transformando-a em uma estação Intermodal. Essa movimentação gerou um declínio do uso residencial, atraindo público flutuante associado a atividades diárias. Devido a isso, e ao alto índice de uso do automóvel na cidade, mesmo com o avanço do transporte público, muitas pessoas ainda priorizam o uso do carro, o que significa um expressivo número de estacionamentos – territórios vazios subutilizados. Tanto o distrito da República quanto o da Sé apresentam diversas opções de equipamentos culturais, porém a área de enfoque abriga, apenas, o Museu na Língua Portuguesa (na Estação da Luz) e a Pinacoteca do Estado. Ambos edifícios fazem parte do Patrimônio Histórico da cidade e foram tombados pelo CONDEPHAAT nos anos de 1867 e 1905, respectivamente.

O Parque da Luz é a única área verde na região, ainda com remanescentes da Mata Atlântica. É um parque com muitos monumentos, é iluminado, e com elevada incidência de visitantes, porém cercado por grades desde 1905. É um território de fácil acesso, seja por veículo particular, bicicleta, trem, metrô ou ônibus. Apesar das calçadas serem muitas vezes precárias, a região também é acessada a pé com facilidade. Pode-se ainda, notar a falta de espaços públicos de permanência na região. Além do Parque da Luz, há uma praça junto à saída da estação de metrô, também cercada por grades e sem muita vegetação. A presença de vazios urbanos também é uma característica da área, muitas vezes utilizados como estacionamentos, além de muitos edifícios abandonados, algumas vezes bloqueados por paredes de alvenaria para impedimento de ocupações clandestinas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.