A caminho da escola: a cidade como espaço da criança

Page 100

periferia

Sobre o conceito periferia e suas modificações ao longo do tempo, Giselle Tanaka (2006) coloca em sua dissertação de mestrado que, primeiramente, o termo foi utilizado para explicar os fenômenos do crescimento urbano, provocado pela industrialização do país e a consequente imigração de pessoas para a cidade em busca de trabalho, que ocuparam as áreas distantes do centro, onde a terra tinha um baixo custo e nenhuma urbanização. Após a formação de movimentos sociais que reivindicavam equipamentos e infraestrutura urbana para essas áreas, e então uma consciência formada do coletivo, surgem iniciativas culturais, principalmente no Hip Hop e literatura, nos quais os termos periferia e periférico são utilizados para identificar e reconhecer o valor e a produção cultural, tomando para si o poder da enunciação. (TAVANTI, 2018) Assim, a ideia de periferia, dentro de um contexto histórico, passa a se relacionar com:

(...)práticas e discursos de sujeitos sociais e políticos de um contexto histórico específico, de ascensão dos chamados movimentos sociais urbanos, e de intensas mudanças na sociedade brasileira: a transição de um regime político autoritário e centralizador, para uma abertura democrática; e a passagem de um contexto de intenso crescimento econômico de base urbana-industrial para um período de recessão e agravamento dos problemas urbanos e sociais. (TANAKA, 2006, p.5)

29 - Vista do Jd. Figueira Grande


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.