PNU 2014

Page 1

www.conedesign.org.br

PNU 2014

mobilize-se


www.conedesign.org.br

Nesse CoNE, muitos problemas foram salientados e muitos deles persistiram no histórico de 14 anos do conselho. Contanto, o processo de construção do estatuto bem como seu passado não podem ser ignorados. Se a PNU, em sua integridade, consiste em uma pauta a ser tratada ao longo do ano, fazê-la a reestruturação de tantos aspectos do CoNE e do movimento estudantil do design se torna o mais prudente. Necessita-se que as discussões se expandam para as entidades de base para que não apenas nove representantes decidam o futuro do CoNE, e sim agregando milhares de estudantes em todo o Brasil que por esses nove se veem representados. Sendo o CoNE a congregação máxima dos estudantes de Design, deixá-lo desatualizado é inadmissível. A PNU é uma das formas de levar o Conselho para fora das quatro paredes e até mesmo de Goiânia para o Brasil todo. Ela foi criada com o intuito de promover discussões julgadas pertinentes em todo o país e para que os estudantes saibam se posicionar perante o que é conversado dentro do CoNE. Cumprir-la não se torna uma exigência, mas sim um comprometimento.


Reforma no estatuto Mediante várias reuniões e discussões, o estatuto do CoNE se mostrou com muitas partes não claras, não contempladas e dúbias, que assim dificultam as ações do movimento estudantil de Design, muitas vezes por apresentar cláusulas e artigos que estão até antiquados. Devido a isso, se iniciou no CoNE verão de 2014, em Goiânia, um grupo de trabalho que foca exatamente na reforma do estatuto vigente a partir do estudo das atas e estatutos anteriores, para se adequar cada vez mais a atual conjuntura. É necessário que tal reforma seja conhecida pelas entidades de base de todo o Brasil para que contribuam igualmente nessa mudança. Portanto, mostra-se necessário que as entidades realizem debates em suas respectivas instituições a respeito do atual estatuto e como ele guia o conselho, afim de levar tal ação aos alunos do curso e assim engaja-los nos assuntos do CoNE e do movimento estudantil de Design em geral.

www.conedesign.org.br www.conedesign.org.br


Qual a cara do movimento estudantil de Design? Desde 1991 o movimento estudantil do Design tem se realizado através de encontros nacionais e regionais de estudantes, que sempre tiveram como objetivo mobilizar os encontristas. Essa PNU faz com que reflitamos sobre qual a forma que tal mobilização se dá: para além dos eventos, existe alguma outra maneira de engajar e estimular os estudantes? Da mesma forma que em 1996 percebeu-se que a mobilização gerada pelos eventos não era suficiente e criou-se o CoNE, hoje, novamente, se faz necessário novos meios de estimular alunos, CA’s e DA’s à mudança, desde seus cursos ao âmbito nacional se sentindo assim representados por esta instituição. Ao contrário do que muitos pensam, o N Design surgiu como ferramenta de articulação do CoNE, e não como consequência daquele. O rumo do movimento mudou de curso, para hoje o conselho depender do encontro nacional, e ainda, o devido valor ao CoNE não está sendo dado por parte dos estudantes. Um comprometimento maior deve ser necessário para que o conselho nacional se componha por um número cada vez maior de alunos mobilizados, visto que, a sua maneira, todo aluno deveria ser incitado a buscar seus ideais e anseios. Porém, que essa mobilização não se prenda apenas a papéis e falas, e sim a ações. Tendo em vista as manifestações que ocorreram no Brasil em 2013, deve-se pensar o movimento estudantil do Design inserido nesse contexto, levando em conta o papel social da profissão e sua intervenção na sociedade para além do meio acadêmico. O aluno precisa ter ciência que há algo além da grade curricular do curso, desenvolvendo um ativismo e senso de responsabilidade para com o meio em que vive.

www.conedesign.org.br


www.conedesign.org.br


Objetivos • Entender a importância, o comprometimento e a seriedade do CoNE frente a todo o movimento estudantil e ao próprio evento que dele decorre; • Mobilizar a participação dos estudantes para com o movimento estudantil de Design; • Incitar a participação de todos para as reformas necessárias dentro do Conselho; • A importância se ver representado no CoNE por seu CA ou D; • A importância do comprometimento de todos tanto para a discussão quanto para as ações relacionadas a encaminhamentos do CoNE e PNU’s; • Que os CA’s e DA’s promovam discussões dos itens aqui propostos;

Por fim, a PNU de 2014 clama por um engajamento maior dos estudantes em relação a situação atual do CoNE e da mobilização nacional dentro e fora do Design.

mobilize-se


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.