J U L I A N A
M A R T I N S
A r q u i t e t u r a e U r b a n i s m o
J U L I A N A M A R T I N S
A r q u i t e t u r a e U r b a n i s m o
EMAIL: juliananm13@gmail.com
TEL: +55 21 987528705 Niterói, Rio de Janeiro 14/09/1997
SOBRE:
Arquiteta e Urbanista pela FAU-UFRJ. Com experiência na área de planejamento e mobilidade urbana desde a fase de levantamento, gestão de equipe, desenvolvimento de projetos, até o acompanhamento de obras. Interesse em obras, projetos sustentáveis, paisagismo e no processo criativo dos trabalhos. Com facilidade em organização e comunicação interpessoal, possuo afinidade com mídias sociais,trabalhosmanuaisedesigndeinteriores.
FORMAÇÃO:
| 2016 – 2022 | ArquitetaeUrbanistapelaUniversidade Federal doRiodeJaneiro-UFRJ
| 2013 – 2015 | EnsinomédiocompletopeloColégioPedro II–CampusNiterói
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
| 2021 – atual| Arquiteta - assessora técnica em Planejamento
Urbano e Projetos Cicloviários da coordenadoria Niterói de Bicicleta da Prefeitura de Niterói. Atividades desenvolvidas: Desenvolvimento de projeto urbano e arquitetônico, acompanhamento de obra, gestão de equipe, contratos e licitações.
| 2021 – atual| Arquiteta Autônoma - Projetos residenciais e comerciais,consultoriaseacompanhamentodeobras.
| 2019 – 2021 | Estagiária em Planejamento Urbano e Projetos Cicloviários no Programa Niterói de Bicicleta da Prefeitura de Niterói.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
| 2019 – 2021 | Projeto de Pesquisa e Extensão – MoBoo: Bicicleta, bambu e mobilidade apresentado na 109 Semana deIntegraçãoAcadêmicadaUFRJ.
| 2018 – 2020 |PesquisadoraBolsistaPIBIAC-UFRJde Iniciação Científica com o projeto RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-TEMPORAL DA EXPOSIÇÃO DE 1922 apresentado na9ªe10ªSemanadeIntegraçãoAcadêmica daUFRJ.
| 2018 | Pesquisadora voluntária no Projeto “EXPOSIÇÕES UNIVERSAIS:AUTOPIAMATERIALIZADADOSÉCULOXIX
AO SÉCULO XXI”, apresentado na 9ª Semana de Integração AcadêmicadaUFRJ.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
| 2024 | MinistrouaOficinasobreProjetodeInfraestruturaCicloviáriano IAB/RJ.
| 2023 | CursoOProjetodeArquiteturadaPaisagem-PaisagismoIAB/RJ.
| 2022 | Curso Projeto Paisagístico para espaços livres públicos: concepção,participaçãoegestãodaAssociação BrasileiradeArquitetos Paisagistas-ABAPeCAU/RJ.
| 2019 | Ministrou a Roda de Conversa: A Bicicleta de Bambu e as Novas Tendências da Mobilidade Urbana realizada na Semana de Ensino de TecnologiasEcológicas daFAU-UFRJ.
| 2018 | Participação no 1º workshop de Bicicleta de bambu realizado peloMoBoonoLaboratóriodeMadeirae BambudaEBA.
| 2018 | Participaçãonoconcurso“CasaPortátil”doPortal Projetar.org.
| 2017 | Minicurso “Bioconstrução – Hiperadobe e Bambu” realizado na SemanaAcadêmicadeEngenhariaAmbiental daUFRJ.
IDIOMAS:
Português|Nativo
Inglês|Intermediárioaavançado Espanhol|Básico
INTERESSES: fotografia,arte,trilhas,museus,sustentabilidade,música
SOFTWARES:
AutoCad
SketchUp
Photoshop
PremiereeLigthroom
Illustrator
Vray
Word,ExcelePowerPoint
PROJETO
_projeto de arquitetura
Projeto para o anexo de um edifício educacional, considerando uma casa pré-existente no terreno.
O projeto buscou atender a necessidade de ampliação através da construção de mais um pavimento, além de trabalhar a organização interna, priorizando o máximo aproveitamento da estrutura atual.
APARTAMENTO JARDIM BOTÂNICO
_projeto de interiores
O projeto de interiores foi idealizado para um escritor, sua esposa e dois filhos adolescentes. A demanda principal da família foi um espaço onde eles pudessem aproveitarao máximo o tempo juntos e recebervisitas. Para isso, então, as áreas de convivência foram integradas, permitindo, também, a ampliação pro espaço externo. Além disso, foi reservado um espaço de destaque para a biblioteca; permitindo que esta se tornasse não apenas um espaço de trabalho, mas sim um elemento decorativo dentro da casa.
MoodBoard
Planta Baixa
Planta Humanizada
EXECUTIVO
_projeto de interiores
Desenvolvimento de projeto executivo de interiores desde a planta de demolir/construir, acabamentos, paginação de piso, iluminação eelétrica, áreas molhadas e marcenaria. Abaixo alguns detalhamentos desse processo.
CONSULTORIA
_projeto de interiores
Consultoria de decoração para quarto de um jovem. Buscando dar personalidade ao ambiente com poucos elementos.
Consultoria para reforma de banheiro com soluções de baixo custo, para atender o orçamento do cliente, como revestimento em meia parede e prateleiras no lugar da marcenaria com armário fechado.
CONSULTORIA
_projeto de interiores
Consultoria de interiores para casa de um casal de jovens recém casados. As premissas foram trabalhar com soluções baratas, mas que expressassem a personalidade dos dois.
Foco na pintura, layout, decoração e compra de móveis soltos para reaproveitamento em um próximo imóvel.
CONSULTORIA
_projeto de interiores
Consultoria para uma loja de doces. Visando trazer a identidade da marca para o espaço, com poucos recursos. Dado o espaço pequeno e o baixo orçamento priorizou-se a utilização de elementos de destaque como a parede pintada na cor principalda marca em conjunto com as cores secundárias na pintura orgânica, uso de prateleiras como bancada e também com caráterdecorativo.
_edificio comercial
Projeto elaborado em conjunto com Giovany Bicalho e Felipe Oliveira
A região da Barreira do Vasco apresenta uma lógica mista e complexa de apropriação do espaço.As edificações existentes no entorno refletem uma justaposição de diferentes ritmose usos que se moldam e se adaptam ao longo do tempo. As fábricas e galpões da região com sua linguagem regulare segmentada marcam um usotípicodo solo, quevem semodificando, de forma impactante na paisagem. Ao mesmo tempo que as moradias geram um entrelaçamento na malha urbana e surgem como adições aos espaços que a compõem. A forma como a favela se estrutura no espaço não se dá de forma fixa nem regular ao passo que possui um caráter de transformação e evolução constantes. A tendência de expansão da ocupação e a consequente sobreposição dosvolumes que surgem com o tempo geram,além



Dessa forma, entendendo essa dinâmica e as preexistências da área, o edifício surge para reafirmar a participação da população na construção da cidade e do seu próprio espaço. Assim, incorporando-a à dinâmica comercial do edifício, além de fornecer espaços e atividades que farão a população se sentir parte do que está sendo construído. Um edifício que gere espaços de trabalho e de vivência para os moradores locais dialogando com a realidade do lugar. Abrigando questões culturais, sociais e econômicas a fim de conservar e favorecer a vitalidade já encontrada na Região.
QUINTAL DA GAMBOA
_habitação de interesse social
O projeto de HIS Quintal da Gamboa parte do entendimento de um déficit habitacional tanto nas regiões centrais do Rio quantos nas favelas, juntamente com as muitas ocupações irregulares quevem surgindo nos edifícios abandonados. Com intuito de solucionar esse problema trazendo qualidade urbana e habitabilidade para a área da Gamboa, visou-se a transformação de um espaço subutilizado e de confronto, visto que o terreno servia como desova, para um novo uso socialque trouxessevida e segurança para o localatravés da apropriação. Além disso, através dos espaços livres que formam os núcleos do projeto, buscou-se integrar os próprios moradores do conjunto entre si e também com moradores do entorno, proporcionando espaços de lazere serviços para todos.
Diagrama de Concepção
Projeto elaborado em conjunto com Renata Chianelli, Raphaela Cortez e Gabriela Muniz
Esse projeto traz a tona uma necessidade básica do homem, mas que não se resume a um teto apenas. Isso se materializa, através da noção de pertencimento de cada morador, da construção de uma ambiência única e pessoal de cada um, que faz do espaço o seu lar. Todos os percursos e espaços de lazer fazem com que o indivíduo (re)descubra avivência que há no seu próprio quintal.
CINESIA
_residência estudantil
Projeto elaborado em conjunto com Ingrid Soares
O programa de residência estudantil destacou duas características principais: os moradores pertencem a duas comunidades distintas, mas interligadas, e não são fixas, mas sazonais. O objetivo foi integrar a rua Lauro Müller, representando o espírito comunitário dos residentes, ao campus universitário, razão de sua presença ali. O projeto seria a confluência dessas duas comunidades tendo o edifício implantado de forma linear, como símbolo de transição entre esses doisvetores.
“Como o habitar se dá em um lugar com moradores sazonais?” Por meio de ambientes mutáveis e adaptáveis, estruturados para atenderàsnecessidades individuais temporárias, incluindo espaços comuns, móveis e equipamentos.
IDENTIDADE VISUAL
_design gráfico
Desenvolvimento de nova identidade visual para a Igreja Presbiteriana de Rio do Ouro - Niterói, trazendo os atributos da igreja de centralidade na palavra e acolhimento, para sua marca.