1 minute read

desenho cego

Despertando Os Sentidos

1

Advertisement

Colocar a música Channels and Winds (Ravi Shankar e Philip Glass) para tocar em volume alto. Todos os participantes fecham os olhos e desenham o que sentem ao ouvir a música. Nesses 3 minutos, a proposta é focar nas sensações e movimentos que aqueles sons lhes sugerem.

2 3

Em uma nova folha, novamente de olhos fechados e durante 3 minutos, agora sem música, imaginar qualquer objeto e desenhá-lo, sem abrir os olhos.

Com os olhos abertos, em 3 minutos, olhar fixo para um objeto e desenhá-lo sem ver o papel.

Não vale roubar!

4 Finalmente, desenhar o colega à frente sem olhar para o papel. Essa atividade provavelmente gerará mais resistência, por conta das possíveis frustrações com o resultado e constrangimento com o colega desenhado.

No entanto, a atividade ajuda muito a estimular o olhar, a atenção, e até a conexão com outros participantes da turma. É interessante avaliar o grupo para entender se vale a pena realizar a atividade - insistindo que não existem resultados certos ou errados - ou deixar para um momento posterior, em que a turma já esteja mais aberta.

Material sugerido:

Giz pastel oleoso, por sua textura e oleosidade que despertam sentidos diferentes do que o convencional lápis grafite. Quatro folhas A4 (tamanho mínimo) para cada participante. Cada atividade deve ser feita em uma folha diferente. Estimular desenhos grandes.