1 minute read

cadavre exquis um exercício sem pé nem cabeça

1 3

Cada pessoa começará um desenho em uma folha. O desenho deve ser feito no topo do papel em 45 segundos.

Advertisement

2

O facilitador, em seguida, indica o fim do tempo e solicita que cada um dobre o papel, escondendo a maior parte do desenho e deixando apenas uma pequena faixa visível. A seguir, cada desenho deve ser passado ao participante à direita.

Cada pessoa, portanto, recebe a folha do participante à sua esquerda e, deduzindo o que está escondido sob o papel dobrado, continua o desenho de acordo com sua imaginação, repetindo o processo de dobra quando terminar os 45 segundos estipulados.

O processo continua e cada folha é passada de mão em mão, sempre girando no mesmo sentido, até que o papel esteja completamente desenhado.

Ao fim da atividade, o grupo se reúne para apresentar. Cada participante irá desdobrar a folha e construir uma narrativa de acordo com o que for surgindo. O resultado é um desenho coletivo, misterioso e muitas vezes engraçado, que só será revelado aos seus criadores no fim da atividade.

Material sugerido:

Uma folha A4 para cada participante e canetas coloridas. É interessante que cada pessoa use uma cor, pois assim ficam nítidas as partes criadas por cada um no desenho.