28414

Page 14

14

Salvador, 28 de abril de 2014

caminhos do oeste O Oeste baiano, com suas grandes plantações de grãos, através da irrigação, é parte da nova fronteira agrícola brasileira. É composto pelas cidades de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério e São Félix do Coribe. Possui cachoeiras, cavernas e pinturas rupestres, oferecendo atrações variadas, entre lugares sossegados e propícios a aventuras.

caminhos do sertão Araci, Banzaê, Caldas do Jorro, Candeal, Canudos, Cipó, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Monte Santo, Nova Soure, Ribeira do Pombal, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Uauá encontram-se nessa área. Entre os pontos de atração estão as tradições religiosas de Monte Santo, as águas termais do Jorro e o cenário da caatinga, as lembranças da Guerra de Canudos e as histórias do cangaço, com a passagem de personagens importantes, como Lampião e Maria Bonita.

caminhos do jequiriçá A natureza é pródiga na região, formada por municípios de Amargosa, Cruz das Almas, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cravolândia, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Itatim, Itiruçu, Jiquiriçá, Laje, Milagres, Mutuípe, Santa Inês, Santa Terezinha, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Miguel das Matas, Ubaíra e Varzedo. Lá, cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes vêm despertando o interesse dos visitantes.

costa do descobrimento Foi por lá que o Brasil começou. A região possui atrativos naturais como praias, baías, recifes de corais, manguezais, rios navegáveis e condições para a prática do turismo de aventura e ecoturismo. Composta por Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itabela, Caraíva e Belmonte, foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Visitantes se encantam por praias como Trancoso e Arraial d’Ajuda (Porto Seguro) e Coroa Vermelha (Cabrália).

municipios

ESPECIAL

vale do são francisco

agro & negócios

chapada diamantina

São duas regiões (o Vale, mais os lagos e cânions do Velho Chico) e abrangem, respectivamente, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Remanso e Sobradinho, e Abaré, Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Santa Brígida. Diversas cidades oferecem várias opções de lazer, desde pulos de bungie jump e outros esportes radicais, até o pôr-do-sol na beira do rio. Paulo Afonso é um dos principais portões de entrada para a Região dos Lagos e tem como principal atrativo o turismo de aventura e o ecoturismo.

Nada menos que 40 municípios integram a Chapada, entre eles Lençóis, Palmeiras (onde se localizam o Morro do Pai Inácio e o Vale do Capão), Xique-Xique, Morro do Chapéu, Jacobina, Mucugê e Rio de Contas. Reduto de belezas naturais, abarca grande diversidade de fauna e flora, com mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina atua como órgão protetor de toda essa exuberância.

costa dos coqueiros

baía de todos os santos

Compreende todo o Litoral Norte da Bahia, estendendo-se por 193 km. É cortada pela BA-099, composta pela Estrada do Coco e seu prolongamento, a Linha Verde, a mais antiga rodovia ecológica do país. É integrada pelas cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. Em suas terras ficam localizadas sete unidades de conservação, o projeto ambiental Tamar, em Praia do Forte, e complexos turísticos famosos como o de Sauípe.

Maior baía do Brasil, com 1,2 mil km² de área e 56 ilhas, sendo a mais importante a de Itaparica. Possui 300 km de litoral e abriga outra grande baía, a de Aratu, e engloba municípios como Salvador, Itaparica, Nazaré, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Simões Filho, Candeias, Jaguaripe, Maragogipe, Salinas da Margarida, Saubara e Vera Cruz.

costa do dendê

costa do cacau

Seus 115 km de litoral abrangem Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. Está situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, composta de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. O arquipélago fluvial do Rio Una abriga uma variedade de ilhas paradisíacas, entre elas Tinharé, Boipeba e Cairu.

Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca compõem a região, reduto de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas e vastos coqueirais, em meio à Mata Atlântica e densos manguezais. Suas muitas praias oferecem desde a prática de surfe e pontos de pesca a águas calmas e verdadeiros paraísos desertos. Ficou conhecida, principalmente, através das obras do escritor itabunense Jorge Amado, traduzido em diversos idiomas.

costa das baleias Composta por Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, fica localizada no Extremo Sul do Estado, abrigando o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, visitado regularmente por baleias jubarte e possuindo uma das maiores concentrações de peixes por metro quadrado do planeta, em quantidade e variedade. Seu conjunto de recifes de coral é habitat para 17 espécies. A culinária é farta em peixes e frutos do mar ao tempero apimentado do dendê.

caminhos do sudoeste Apesar do estágio ainda embrionário, ainda em processo de consolidação, a região oferece opções para os amantes do frio. Vitória da Conquista é a 3ª maior cidade do Estado, tendo como uma de suas atrações o Cristo Crucificado da Serra do Piripiri, esculpido pelo artista Mário Cravo, a Reserva Florestal do Poço Escuro e o Parque da Serra do Piripiri. Em Iguaí, há belas paisagens naturais nas trilhas, quedas d’água e rios, entre elas a cachoeira Véu de Noiva.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.