Livro de Formação Básica da JUFRA

Page 154

realmente a medida dominante do mundo”. Papa Bento XVI (cf. Homilia para a Jornada Mundial da Juventude, Colônia, 21 de Agosto de 2005).

Iluminação bíblica Mateus 13,1-23 – Parábola do Semeador Canto: Toda Bíblia é Comunicação.

Para refletir juntos 1) Quais os principais meios de comunicação social? E quem detém o monopólio dos meios de comunicação social no nosso país? 2) Qual a influência dos meios de comunicação na família? 3) Como utilizar a comunicação para construção de uma sociedade mais justa e fraterna? 4) A Internet também pode ser utilizada como fonte de evangelização? Justifique. 5) Qual a mensagem que os textos bíblicos trazem pra vocês hoje? Dinamizando o tema: “Diálogo Perfeito” O responsável do encontro escolherá um assunto relacionado ao tema do encontro; convidará três irmãos da fraternidade a sair do ambiente do encontro; pedirá para que eles se reúnam brevemente e organizem um repasse do assunto sugerido para o restante da fraternidade, sendo que cada um terá um tempo limite para expor a sua parte; enquanto eles se reúnem, o responsável do encontro combina com o restante da fraternidade a se comportarem de maneira diferente no momento da exposição, da seguinte forma: quando o primeiro irmão estiver expondo a sua parte, todos ficarão confirmando e repetindo tudo que ele falar; na segunda pessoa, todos ficarão negando e discordando dos seus argumentos expostos, já no terceiro, todos irão ficar conversando umas com as outras, sem dar nenhuma atenção para quem está falando na frente; no final, os três escolhidos não vão estar entendendo nada do que está acontecendo e consequentemente, ficarão insatisfeitos com aquela situação de desrespeito; nesse momento, o responsável do encontro acalmará os ânimos dos irmãos escolhidos e explicará para todos que é apenas uma brincadeira com a seguinte moral: “Em qualquer grupo de pessoas, somente existirá um verdadeiro diálogo, quando houver um mútuo respeito entre elas nos momentos de falar e de escutar, enfatizando a realidade da fraternidade, onde deverá existir sempre um diálogo verdadeiro no respeito, compreensão e sinceridade para com todos. Tanto é preciso saber falar como escutar uns aos outros para o bem comum”.

Vivenciando o tema  Jornal da JUFRA – todos os membros do Secretariado Fraterno Local fazem um artigo a respeito do seu serviço ou de algum tema relacionado a ele. Juntam-se os artigos e formam um boletim informativo e formativo da fraternidade, com fins de distribuí-los pelas outras fraternidades da JUFRA e na suas respectivas comunidades. A periodicidade de criação do boletim ficará a critério da fraternidade local.

154


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.