Issuu on Google+

PORTAL VIP   •  1 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  2 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  3 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  4 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  5 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  6 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  7 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  8 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  9 - EDIÇÃO 72


INFORME ADMINISTRATIVO

_ legislativo

.

Maysa Abrão

Confira alguns dos requerimentos apresentados pelos vereadores catalanos

Vereador Anísio (PMDB) Requerimento nº 018/13 – Requer ao Secretário Municipal de Obras, Aldo Sousa Filho e ao Secretário de Esportes e Lazer, Luciano Rodrigues da Costa, que estude a possibilidade de construir uma Praça com “Academia ao Ar Livre”, sanitários e brinquedos infantis na área da Lagoa Paquetá, no antigo IBAMA, hoje área de preservação permanente A.P.P. Vereador Aurélio (PP) Requerimento nº 021/2013 – Requer ao Prefeito Jardel Sebba para dispor de clínicas autorizadas a realizarem exames médicos e psicotécnicos para portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida visando que os mesmos possam conseguir a CNH especial.

PORTAL VIP   •  10 - EDIÇÃO 72

Vereador Daniel (PMDB) Requerimento nº 019/2013 – Requer que seja encaminhado ao Prefeito Jardel Sebba e ao Superintendente da SMTC, Adriano de Macedo, solicitação para providenciar a mudança do trânsito da Rua Benjamim Antônio da Costa, bairro Santa Terezinha para o sentido mão única, por se tratar de uma via muito movimentada, estreita e íngreme.

possam informar quando terá início a Campanha de Vacinação contra o Câncer de Colo de Útero, provocado pelo vírus Papiloma Vírus HumanoHPV. Vereador João Antônio (PSDB) Requerimento nº 018/13 - Requer ao Presidente da Câmara, Deusmar Barbosa, o estudo de viabilidade de transmissão, ao vivo, das sessões ordinárias do Legislativo Catalano. Vereador Jurandir (PMDB) Requerimento nº 017/2013 – Requer que seja enviado ofício ao Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar para que aumente, com urgência, as diligências e vigilância preventiva no bairro Pontal Norte, reforçando o efetivo pessoal e de viaturas circulando pelo referido bairro, inclusive com uma destinada especificamente para aquele setor, em horário integral. Leonardo Bueno (PMDB) Requerimento nº 17/2013 – Requer que seja solicitado ao Prefeito Jardel Sebba, em parceria como Sindicato Rural de Catalão, para providenciar um estudo visando diminuir e unificar os valores dos ingressos da Exposição Agropecuária de Catalão.

Vereador Donizete (PSC) Requerimento nº 039/2013 – Requer ao Prefeito Jardel Sebba e posteriormente ao Secretário de Infraestrutura, Rodrigão, que seja feito um Mata-burro na Fazenda Furquilha, de propriedade de Antinário Cândido, situada há 3 KM do distrito de Pires Belo.

Vereador Paulo César (PMDB) Requerimento nº 07 /2013 – Requer que seja solicitado ao Secretário de Infraestrutura, Rodrigão, que seja feita a reforma da ponte do Córrego Fundo, na fazenda Mata Preta, de propriedade de Manoel Prudêncio.

Vereador Gilmar (PMDB) Requerimento nº 14/2013 – Requer que seja encaminhado ao Prefeito Jardel Sebba e ao Secretário de Saúde, Adenilson Lima, para que

Vereador Paulo Moreira (PMN) Requerimento nº 16/2013 - Requer que seja encaminhado ao Diretor de Parques e Jardins, Diego Rodrigues, que seja feita a poda dos Flamboyants

da Avenida 20 de Agosto. Vereador Pedro Henrique (PSD) Requerimento nº 028/2013 – Requer ao Secretário de Educação e Cultura, Arcilon Souza Filho, a disponibilizar em todas as escolas municipais um profissional para ministrar aulas de informática. Vereadora Regina Félix (PSDB) Requerimento nº 15/2013 – Requer ao Secretário de Obras, Aldo de Sousa, estudar uma forma de implantação de um sistema eficaz de absorver a drenagem das águas pluviais, em especial um estudo detalhado nas margens da Estrada de Ferro, no bairro São Francisco. Vereador Silvano Batista (PR) Requerimento nº 24/2013 – Requer que seja encaminhado ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Jardel Sebba, que seja analisada em regime de urgência a Doação de uma área do Município ao Estado de Goiás, para Construção de um Novo Prédio para o Fórum de Catalão, nos moldes dos novos prédios já construídos nos municípios de Goiandira, Cumari, Ipameri e Pires do Rio. Vereador Valmir Pires (PSDC) Requerimento nº 18/2013 – Requer que seja encaminhado ao Diretor de Produção, Danilo da Silva, o pedido de realização do tapa-buracos na rua Dr. Prates, na altura da feira Duque de Caxias. Vereador Vandeval Florisbelo (PMDB) Requerimento nº 014/2013 – Requer que seja solicitado ao Secretário de Agricultura, Manoel Ferreira, para efetivar parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência de Águas, visando subsídios para os produtores rurais.

Acompanhe as sessões, toda terça-feira, a partir de 13h30. Faça valer o seu direito!


PORTAL VIP   •  11 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  12 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  13 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  14 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  15 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  16 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  17 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  18 - EDIÇÃO 72


Redação Portal Vip

Lua de mel Encantos da Ásia

Tailândia oferece ao turista uma infinidade de roteiros, todos inesquecíveis, como deve ser uma lua de mel

Optamos pelo exótico. Ao sair do convencional e se aventurar por roteiros não tão populares você pode ter a chance de fazer a melhor viagem de sua vida, em lugares nunca antes pensados, porém inesquecíveis. A Ásia sempre nos oferece propostas assim. Nosso destino aqui indicado aos recém-casados é a Terra de ouro, a Tailândia. A melhor época para viajar é entre os meses de novembro e fevereiro, que coincidem com a estação temperada, que prometem dias de céus claros e ensolarados ao turista. Nesse período, a temperatura média é de 20°C. Na estação quente, de março a maio, a temperatura fica em média nos 30°C, podendo chegar próximo dos 40°C, clima ideal para aproveitar as lindas e paradisíacas praias tailandesas. Phuket, a maior ilha da Tailândia é o segundo destino mais visitado do país. A ilha oferece visuais divinos de praias rochosas e extensas faixas de areia com colinas cobertas de mata tropical virgem. Verdadeiros cenários de cinema ideais para a prática de esportes aquáticos. O turista tem nas várias praias da ilha, diversas opções de modalidades, sendo o mergulho e o snorkelling os mais procurados. Nada mais romântico que um mergulho a dois no encantador mar azul-esverdeado de Phuket. Difundida no mundo, nada melhor do que provar a autêntica massagem tailandesa no seu local de origem. Ótima para recarregar as energias, ajudar na elasticidade e relaxamento do corpo, afinal, muitas atrações e passeios te esperam neste local encantador. Na bagagem, roupas soltas e leves e óculos de sol são indispensáveis. As noites mais frescas e passeios nas montanhas pedem um agasalho de meia estação. No mais, é aproveitar muito!

PORTAL VIP   •  19 - EDIÇÃO 72

_ especial casamento


PORTAL VIP   •  20 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  21 - EDIÇÃO 72


O casal com os pais, João e Amélia, Alcir e Ana Maria

A noiva num registro especial

O noivo com amigos

PORTAL VIP   •  22 - EDIÇÃO 72

Hellen e Nikolay A professora ipamerina Hellen Pires Carneiro e o professor goianiense Nikolay Rocha Menezes disseram o tradicional “SIM” numa linda cerimônia realizada em Ipameri, na Catedral do Divino Espírito Santo, em 24 de novembro de 2012. O cabelo e a maquiagem da noiva ficaram sob a responsabilidade de Lya Cândido (Lya Cabeleireiros) e o registro fotográfico foi feito por Ciro Araújo Fotografias.


PORTAL VIP   •  23 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  24 - EDIÇÃO 72


F o t o s

R$ 150,00

Fone: (64) 3442 - 8441. Rua Cento e Trinta, 45 Centro - Catalão, Go *Parcelamos nos cartões Visa e Master

PORTAL VIP   •  25 - EDIÇÃO 72

Book para Gestantes

1 0


PORTAL VIP   •  26 - EDIÇÃO 72

Maria Tereza e Danilo Os noivos Maria Tereza de Santana (dentista) e Danilo André de Araújo (veterinário) trocaram a aliança de dedo no dia 24 de abril. O registro fotográfico foi feito por José Veríssimo.


PORTAL VIP   •  27 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento

Camila Canedo

Daniel Teixeira Fotografia

PORTAL VIP   •  28 - EDIÇÃO 72

Foto: Daniel Teixeira /Noivos: Peter e Eloinne

Camila Canedo Graduada em Designer de Interiores/UFU e projetista da Inusittá Móveis Planejados camila.inusitta@gmail.com

O casamento é uma cerimônia especial na vida das mulheres. Por costume e cultura, este evento é algo, ansiosamente, esperado e idealizado por muitas mulheres desde meninas e para que esse sonho se realize, tudo precisa estar impecável. A grandeza deste evento necessita de muito amor, dedicação e preparação. Noivado, tempo de preparação para uma nova fase da vida que se inicia, o casamento, a vida a dois, o novo lar, tudo isso exige muita dedicação. Os preparativos para o casamento, em geral, começam pelo menos com um ano de antecedência, pois esse é um período de organização e muita coisa precisa ser feita, como a escolha do vestido, o formato da cerimônia, a festa, as músicas, a decoração, as fotografias, a lua de mel e como todos sabemos, a perfeição é vista nos detalhes e por isso nenhum aspecto pode ser deixado de lado. E, além disso, um detalhe de suma importância para o sucesso do

casamento é o lar, onde se firmará o amor do casal. A casa deve ser do gosto do casal e planejada de acordo com o estilo de vida dos dois. Uma ótima escolha são os móveis planejados que auxiliam na organização do espaço de diversas formas possíveis, além de ser esteticamente aconselháveis. Esta é uma opção que unifica a decoração, personaliza a casa e torna o ambiente mais harmônico e requintado. Além disso, é difícil encontrar um móvel que interesse, no tamanho que precisa e que componha o espaço como se deseja. Com esse tipo de mobília, o decorador poderá estudar a disposição dos móveis dentro do espaço da melhor maneira. Os ambientes onde mais se procuram fazer planejados são cozinha, dormitório, closet e sala de televisão. Pensando no bem estar de cada cliente, conforto, ergonomia e estética estão sempre presentes em todos projetos. Cômodos pequenos e pouco espaço para

guardar muita coisa estão entre os principais motivos apontados pelos usuários para planejar móveis para os ambientes da casa. Aproveitando cada centímetro com móveis sob medida, o uso dos espaços fica mais racional. Além disso, móveis planejados possuem vantagens que agregam valor ao produto, tem também a personalização, pois quem opta por planejados busca praticidade, qualidade e principalmente, a personalização de seus ambientes de acordo com sua necessidade, perfil e estilo. Isso é possível graças à infinidade de acabamentos, texturas e cores disponíveis para este tipo de mobiliário. O planejamento nesta fase é indispensável, e planejar os móveis é deixá-los de acordo com seu gosto e necessidades, mas o mais importante é ter ambientes que unam praticidade com bem estar, transformando o projeto num conjunto facilitador do dia a dia, além de deixar o ambiente visualmente mais limpo e agradável.


PORTAL VIP   •  29 - EDIÇÃO 72


Fotos: Studio 3 Fotografia / Graziella Maia

_ especial casamento

Roselma Domingues

Espelho

Roselma Domingues é Design de interior roselma_domingues@hotmail.com

PORTAL VIP   •  30 - EDIÇÃO 72

ele dá um charme na decoração!

Os espelhos são poderosíssimos na decoração, pois deixam o ambiente muito mais iluminado e sofisticado, além de dar brilho e beleza. A presença deles, de forma estratégica em algumas paredes ou revestindo um móvel, é capaz de mudar radicalmente o visual da composição. Uma opção bem legal para quem quer dar um novo efeito ao cômodo, sem se preocupar muito com quebra-quebra, sujeira de tintas, etc. A escolha de um espelho decorativo pode parecer simples, mas não é. Apesar de seu uso ser completamente ilimitado, podendo estar

presente tanto em lavabos como em cozinhas, ele precisa ser bem posicionado dentro do ambiente para causar o efeito que você deseja. No entanto, em ambientes pequenos é preciso tomar um cuidado especial. Os espelhos dão sim a sensação de amplitude se colocados de forma a prolongar e a duplicar o cômodo em questão. E você, também acha que acessórios são capazes de transformar nossa casa? Como você utiliza espelhos no seu lar? Até a próxima! Se tiver alguma dúvida ou quiser dar alguma sugestão, mande um e-mail para revistaportalvip@gmail.com


PORTAL VIP   •  31 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento Thaisa Macedo João Fotografia

Maquiagem

Thaisa Macedo Facebook: Thaisa Macedo 64 – 8133 8622

A maquiagem deixou de ser artigo de luxo ou de ocasiões especiais para fazer parte da vida cotidiana da mulher há muito tempo. Hoje, ela está incorporada aos seus hábitos diários como parte indispensável da apresentação pessoal. A realidade é que a maioria das mulheres não consegue mais viver sem maquiagem, e com toda a razão, por mínima que seja, ela causa um efeito surpreendente! Por mais que a tendência da maquiagem natural tenha ganhado espaço, as cores voltaram a reaparecer, inspirada pela década do pop art. Em plenos anos 60, algumas grifes desfilaram suas coleções combinadas com makes coloridas e divertidas, e claro, para balada, apostando sempre em cores, misturando com um preto bem marcado. Lembrese: olhos mais coloridos, boca nude ou um gloss bem natural.

Jaqueline teve os olhos mais marcados

PORTAL VIP   •  32 - EDIÇÃO 72

Assim como o vestido “pretinho básico” é um coringa eterno no guarda-roupa feminino, o olho preto é um clássico na maquiagem, conferindo sofisticação e elegância deixa o olhar marcado e lindo e destaca-se também com olhos mais claros. E sempre apostando numa boca nude que dá uma aparência mais sofisticada

Lorena recebeu uma maquiagem realçando a boca e os olhos

O batom vermelho está na moda. E por que não usá-lo na maquiagem da noiva? Sim, a combinação do vestido de noiva branco com os lábios marcados deixa um visual sexy, moderno e estilizo. É preciso ter coragem, claro, e saber combinar o batom vermelho com uma maquiagem mais delicada ou atraente. Seja para noivas, madrinhas ou convidadas.

Jéssica teve a beleza realçada com uma make clássica

Maquiagem Clássica com a suavidade dos tons bege. Essa maquiagem também pode ser considerada romântica pode ser usada com um batom dourado ou rosa bebê, sempre com muito cuidado com tamanho dos lábios, boca grande batons claros, boca pequena batons mais escuros.

Os cabelos foram preparados por Luiz Fernando Cabeleireiros


PORTAL VIP   •  33 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento João Fotografias

Kerley Pita

De mãos dadas

PORTAL VIP   •  34 - EDIÇÃO 72

Uma união matrimonial de 65 anos não é muito para um casal que segue de mãos dadas a caminhada pela vida

Um companheirismo admirável é o que se pode perceber em uma breve conversa com seu Pereira (90) e dona Arminda (86). Personagens de uma linda história de fé e trabalho, os dois permanecem juntos há 65 anos felizes e satisfeitos com o que viram da vida. Tudo começou na década de 40, quando se conheceram em uma visita a Três Ranchos. Eis que a mãe de seu Pereira ao ver Arminda comentou com o filho “viu a mocinha do Moreira, ela é bonitinha, né?” e depois de encontros, o casal foi se conhecendo melhor, casando-se três anos depois. Ao falar sobre dona Arminda, seu Pereira é clássico. “O que me agradou nela foi a moral e a honestidade, isso era

muito valioso na época, mas ela tinha todas as qualidades e ainda era a mais bonita da região”, disse acrescentando o que o povo dizia na época, que a moça mais bonita de São Miguel, município de Ouvidor, havia se casado. Da mesma forma, a elegância ao tecer elogios não parou no tempo, dá para notar quando dona Arminda descreve o marido. “Muito trabalhador, honesto, respeitoso e muito inteligente”, disse ela. A primeira casa era um rancho coberto com folha de babaçu. Passaram dificuldades para criar os seis filhos, sem recursos naquela época e por morarem numa fazenda. A roupa era feita por ela, desde a fiação até a costura, o trabalho

de plantar e colher era a rotina, nunca faltava rapadura e muitos biscoitos. Quando se fala da receita para um casamento duradouro, os conselhos são mais atuais do que nunca, ponderados pelo casal exemplo. Seu Pereira explica que a pessoa tem que saber se quer realmente se casar, e que deve conhecer primeiro as pessoas e nem achar que o primeiro namoradinho é o perfeito. Uma visão moderna para quem podia namorar apenas de longe, pegar na mão só para cumprimentar ou dançar. Outra questão que surpreende é a lucidez de seu Pereira ao explicar que muitas vezes a pessoa casa e acha que a diversão acabou, que não pode nem dançar mais, que deve aposentar das


vaidades, e não é assim. “Eu achava isso, mas fui participando das coisas religiosas, sou católico praticante e vi que podia vibrar de novo, o casamento não é para acabar com a vida, é pra seguir juntos”, disse. Dona Arminda também é sábia. “No casamento quando um está nervoso o outro prega um esparadrapo na boca”, ensina. Ainda fala que se não gostar da família do noivo (a) aí “já descontrola um pouco”. A saudade acompanha o tempo. Ao se lembrar de tudo, seu Pereira não acredita no tanto que trabalhou, até bem pouco tempo ainda fazia a lida rural como carpir, cuidar do gado, dentre outras tarefas nem um pouco leves. Em meio a muitas lembranças, relembra dos companheiros que já se foram, da saudade da paz sem agitação, “era uma época em que podiam bater à porta durante a noite sem pensar em perigo. Nessa vida, o que fica é a fé e a família”, destaca o senhor que cativou amigos de décadas dando exemplo de serenidade e honestidade. Para os filhos João Batista, Maria Olívia, Jesus de Nazaré, Olívia Maria, Olívio José e Neide Aparecida os pais são motivo de muito orgulho e um exemplo a ser seguido.

PORTAL VIP   •  35 - EDIÇÃO 72

A Revista Portal VIP deseja muita saúde e bênçãos!


Noiva: Carina

Iliane Fonseca

Foto: Studio 3 Fotografia / Graziela Maia

_ antenada

Daniel Teixeira Fotografia

Entrar no vestido

Trompete triunfal

O trompete é um instrumento da família dos metais, assim como o trombone e a tuba, não é clarinete, como muitas noivas confundem. Muitos fazem confusão, pois o trompete triunfal pode ser chamado de clarim ou de fanfarra. A clarinada é o ato de se tocar trompete para anunciar uma entrada. Esse anúncio surgiu de uma antiga tradição das cortes europeias e era feito não por um, mas por vários trompetes. Nos dias atuais, muitas noivas gostam de ter sua entrada na igreja anunciada por uma clarinada, visto que esse momento é o mais esperado em todas as cerimônias de casamento. O uso do trompete dá um ar mais triunfal ao momento, tanto que o trompete usado para essa ocasião é chamado de trompete triunfal, sendo que o mesmo traz uma bandeira pendurada e tem o cano mais longo que o trompete normal.

PORTAL VIP   •  36 - EDIÇÃO 72

RSVP para convidados

Queridas noivas, festeiros e convidados, é preciso se ater a uma pequena sigla e não menos importante R.S.V.P (em francês “Réspondez S’il Vous Plait”), em português, responda por favor”. Quando começamos a organizar uma festa, criamos uma expectativa em quem recebe o convite RSVP. Com esse recurso, podemos saber se as pessoas esperadas estarão presentes. A dica é muito simples e educada: quando receber um convite de casamento, 15 anos, ou formal – em que pede a confirmação (R.S.V.P) – dê um retorno, confirme, ou não, quando vier, “só escusas”. Saiba que toda a programação e o sucesso de uma bela festa, uma festa de sucesso, depende de cada convidado! Então, responda por favor-R.S.V.P, e uma boa festa!

O período de namoro é marcado por muitas saídas para alimentar-se fora de casa, sendo, normalmente, alimentos cheios de açúcar e gordura. Isso gera um incremento de alguns quilos neste período. E para voltar ao peso do início do namoro, noivos e noivas começam atitudes desesperadas para alcançar o objetivo. Normalmente, adota a restrição de carboidratos, mas muitas vezes, substituindo o carboidrato por mais proteínas. A longo prazo, aumenta riscos de câncer e doenças renais e por estarem associadas com alta ingestão de gorduras, e na maior parte das vezes, gorduras saturadas e trans o que pode gerar aumento de colesterol e risco para doenças cardíacas. A curto prazo, associada à falta de carboidratos, inicia-se a produção de corpos cetônicos (derivados dos lipídeos) e altas concentrações de amônia (derivado das proteínas), sendo ambos tóxicos ao organismo, principalmente ao sistema nervoso, podendo causar inclusive a morte de neurônios.

Recepção Fique atenta à algumas dicas, valiosas: Decida qual será o tipo da festa. As mais comuns são coquetel simples, coquetel com jantar ou almoço, e o bolo com champanhe. Conheça os convidados; número de homens, mulheres e crianças. Quantos consomem bebidas alcoólicas (desejável), idade média (quanto mais jovens, maior será o consumo). Procure sempre confirmar a presença (ver RSVP) para evitar desperdícios e gastos desnecessários. Defina o tempo de duração da festa – Quanto mais tempo durar, maior a quantidade consumida. Em média, as recepções duram 4 horas.


Casamento a céu aberto

Não há nada mais bonito e romântico do que um casamento ao ar livre. Esse tipo de cerimônia ganhou espaço e o coração de muitas noivas pela suavidade e tom de romantismo. Os convidados se vestem de forma mais leve e todo o evento parece menos carregado. Nesse contexto, os cuidados com o cabelo e maquiagem são fundamentais. As tranças, por exemplo, podem deixar os penteados mais românticos. Dependendo do modo como são feitas, elas podem dar um toque sofisticado ou mais despojado no visual. Sem contar a praticidade e segurança de manter o penteado intacto do início ao final da festa. A trança é ideal para casamentos em ambiente aberto e em épocas do ano de altas temperaturas.

A flor na lapela deve ser exclusividade dos homens importantes da festa: noivo, pais da noiva e do noivo, e padrinhos. Você também pode reservar uma flor para os pajens. Uma dica legal: Um convite para um casamento já diz ao convidado que ele é importante, mas se quiser que seus convidados se sintam mais importantes ainda, reserve uma flor para cada um e deixe em um local onde eles possam ver e afixá-las. Todos ficarão muito elegantes! O tradicional e símbolo da pureza é o cravo branco, mas todas as flores brancas podem carregar a mesma simbologia. No entanto, muitas noivas encomendam as mesmas flores do buquê, ou versões mini, para as lapelas. Portanto, o branco não é regra.

Noivo: Rafael

Flor na lapela – boutonnière

Noivos: Angela e Rafael

Cachorro em casamento

Muitos casais possuem animais de estimação que foram adquiridos durante o namoro ou que já fazem parte do convívio familiar há um bom tempo. Para muitos, os bichos são considerados membros da família. No casamento, compartilha-se o momento com aqueles que amamos. E a presença dos animais nos casamentos é cada vez mais comum. Se seu cachorro for obediente ele poderá fazer parte da cerimônia e carregar as alianças. Caso contrário, deixe-o fazer parte do ensaio fotográfico.

Aquela máxima de que em moda, menos é mais, é a mais pura verdade. Sair de casa parecendo uma árvore de Natal é um erro! Uma dica para não errar é não pesar a mão nos acessórios. Adote a seguinte regra: dê notas de zero a dois para cabelo, brincos, colar e vestido (zero para estilo discretíssimo, um para leve e dois para ousado). Depois, some as notas e nunca deixe o resultado final passar de dois. Ganha zero aquele vestidinho liso, um cabelo chapado. Ganha um o brinquinho pequeno, o colar simples. Ganha dois um cabelo pomposo, um brinco gigante. São quatro notas e o resultado final jamais pode passar de dois.

Eventos para noivas

Expo Noivas & Festas – São Paulo Data: 10 a 13 de outubro de 2013 Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo Horário: 14h às 22h Ingressos: Compra diretamente na bilheteria do local – preços ainda não divulgados Expo Noivas & Festas Rio de Janeiro Data: 22 a 25 de agosto de 2013 Local: NorteShopping - Horário: 14h às 22h (domingo: 14h às 21h) - Ingressos: Compra diretamente na bilheteria do local – preços ainda não divulgados

PORTAL VIP   •  37 - EDIÇÃO 72

Acessórios


PORTAL VIP   •  38 - EDIÇÃO 72

_noivos: Angela & Rafael _ make: Mariana Nolasco


PORTAL VIP   •  39 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento Kerley Pita Álbum de família / Studio 3 Fotografia Graziella Maia

Amor na internet É possível um amor virtual se tornar real? Conheça duas histórias de catalanas que conseguiram esse feito e estão super felizes

PORTAL VIP   •  40 - EDIÇÃO 72

A internet é a janela para o mundo, mas será que o cupido também atua nesse campo da tecnologia? Em Catalão, duas mulheres tiveram esta sorte, mas, além disso, foram espertas para analisar cada detalhe e ter segurança de que estavam se entregando ao amor virtual sem riscos.

A advogada, Juliana Resende, apaixonada em aprender línguas estrangeiras, quando estudava italiano em Catalão seguiu o conselho do professor e buscou falantes da língua na internet, a fim de praticar o idioma. O Skype foi o grande facilitador, ela conversava com as pessoas sem sequer imaginar que sua alma gêmea estivesse ali. Foi em uma dessas tentativas que encontrou o dentista Genaro Lamonaca, um italiano que de amigo virou marido e hoje vivem juntos na Itália. Antes de se casarem, foram três anos de conhecimento, se falavam, se viam, conheciam os familiares pela webcam e firmaram esse contato. Em um fim de ano ela foi para a Itália conhecer a realidade de Genaro, se encantou e decidiu viver naquele país com seu amado. Essa interessante história é cercada pelo cuidado e atenção que se deve ter na internet. Luciana enquanto conhecia o marido ficava atenta aos detalhes, pesquisava na internet para ver se as coisas que ele falava existiam de fato, procurava perceber se ele tinha uma boa índole e ficava atenta a tudo. “A minha história deu certo, acredito que cada vez mais teremos casais que se conhecerão pela internet, mas tem muita gente má, tem que ter muito cuidado e se precaver para saber onde está entrando”, disse. Outra questão foi quando ela decidiu ir à Itália, deixou telefones de contato, informações com amigos caso acontecesse algo inesperado.


Amigas pela internet

A história da técnica em segurança do trabalho, Maria Divina Dias Neto, começou no início de 2010 com uma mescla de amor, arte e Itália. Ela sempre foi ligada à arte e à cultura e quando começou a usar a internet procurou coisas relacionadas à Itália, o grande berço da arte. Foi pesquisando que encontrou uma página no Facebook de um pintor italiano, ela curtiu e sempre dava uma olhadinha para ver os quadros. Um dia, o Francesco, um italiano da Sicilia, a convidou para ser seu amiga e foi aí que uma linda história de amor começou na internet. Maria Divina não falava italiano, usava o tradutor online para se comunicar e se encantou pelo professor de história da arte. Passado um tempo de contato, Francesco a convidou para conhecer o país, num período em que estava em férias. Foi aí que Maria Divina passou três meses na Itália, conhecendo mais sobre arte, cultura e a realidade daquela pessoa que já não estava mais por trás de uma tela. Ao retornar ao Brasil organizou sua ida definitiva e, hoje, visita as filhas brasileiras há cada seis meses. Maria Divina deixa claro que a internet é perigosa e sempre ficou atenta a isso. Sua história foi permeada pela segurança, conhecimento da família e amigos da pessoa que conheceu, além de muita atenção. “Muito cuidado com a internet, pois dependendo do país a mulher não tem liberdade, pode querer viajar para conhecer alguém e simplesmente não voltar, cada cultura é única e todo cuidado é pouco. Se o sonho é conhecer a Europa tem intercâmbio, podem ir e procurar meios de ficar no país, já a questão do namorado não são todas as pessoas que dão sorte. Se minhas filhas dissessem que queriam ir eu tentaria explicar ao máximo que não é fácil, que a mulher brasileira ainda é vista como objeto sexual. Muitos homens cercam a internet com essa intenção, daí o cuidado redobrado que deve ter no contato virtual”, disse. Maria Divina e Francesco vivem na Sicilia, em uma casa grande do ano de 1600 e fazem diversas mostras de arte durante o ano, além de hospedarem visitantes. Os interessados em conhecer a Itália e se hospedarem na casa deles podem entrar em contato pelo email mariahdurna@hotmail.com ou francescointerlandi1@ virgilio.it , e poderão contar com hospedagem e os dois como guias falantes da língua portuguesa.

As histórias desta matéria aconteceram em épocas diferentes, Juliana e Maria Divina são de Catalão e uma curiosidade foi que se tornaram amigas pela internet. Isso mesmo, tempos depois de terem ido viver na Itália, elas começaram contato pelo Facebook, pois tinham amigos em comum na rede, foi até que um dia ao visitarem Catalão, a cidade natal, se encontraram para, enfim, se conhecerem pessoalmente. Essa rede é mesmo curiosa, né?

Juliana

Maria Divina

Cuidados especiais com o relacionamento Online: 1.Levante o máximo de informações que você puder logo no princípio. Conhecendo a aparência física. Tenha muita cautela em relação às intenções, ao estado civil e aparência do pretendente. Fale ao telefone e continue a conhecer seu correspondente. Não tenha pressa.

Antes do encontro:

1. Sempre pergunte nome completo, endereço, telefone e cheque estes dados. 2. Procure verificar onde a pessoa trabalha ou estuda.

No primeiro encontro:

1. Sempre conte a alguém onde você está indo e quando voltará. Deixe com essa pessoa nome e telefone da pessoa com quem você vai se encontrar. 2. Sempre marque encontro em um lugar público e, se possível, que você frequente e conheça pessoas. 3. Encontrem-se no local e não dependa da pessoa para voltar para casa. 4. Seja esperto e esteja seguro nas suas iniciativas. 5. Saiba em quem você está apostando seu coração. Informação é a chave do sucesso. Agora, siga em frente e seja feliz! Fonte: www.parperfeito.com.br


Jesus Guerreiro é proprietário do Buffet La Festa Eventos e Decoração

_ especial casamento

Jesus Guerreiro

Álbum pessoal, Fernando Cândido

Boas maneiras à mesa A Revista Portal VIP dá dicas para que os convidados saibam postar-se frente às outras pessoas numa recepção. Esse aspecto, que é, em parte, questão de bom senso, mas requer o conhecimento de regras que ajudam a pessoa a não se sentir constrangida em qualquer ocasião. Vamos a algumas ponderações:

Manuseio dos talheres Postura

- Ao ser convidado para um almoço ou jantar, a pessoa deve se vestir de acordo com a ocasião; - Observar o horário marcado, evitando que os demais convidados aguardem a sua chegada para iniciar a refeição; - Na distribuição de convidados à mesa, os anfitriões ocupam as cabeceiras e são eles que designam os lugares dos demais convidados; - Os convidados aguardam o convite para se dirigir à mesa e esperam que os anfitriões, os convidados de honra e os mais idosos ocupem seus lugares; - É um gesto simpático e educado o homem puxar a cadeira para a mulher se sentar, primeiro a mulher à sua direita.

- O convidado educado não se serve antes do anfitrião e aguarda até que todos tenham sido servidos para começar a comer; - Os primeiros talheres a serem usados são os mais distantes do prato; - Não se corta o pão com a faca; - O prato deve ser mantido à frente e jamais em movimento, mesmo no final da refeição.

Guardanapo

- É colocado à esquerda ou sobre o prato; - Ao sentar, o guardanapo de tecido fica sobre o colo; - Usá-lo todas as vezes que for beber, mantendo os lábios e a boca limpos, evitando deixar marcas de batom ou gordura na borda do copo; - Não deve ser usado para assoar o nariz, enxugar a testa ou rosto estando à mesa. No final da refeição, deixe-o à direita do prato.

Atitudes à mesa

PORTAL VIP   •  42 - EDIÇÃO 72

- Durante a refeição não colocar os cotovelos sobre a mesa, apenas os punhos; - Evitar gesticular com os talheres nas mãos e, ao finalizar a refeição, posicione-os paralelos sobre o prato; - À mesa, converse com os convidados ao seu lado esquerdo, direito e à sua frente. Seja amável, bem humorado e mantenha interesse na conversação, sempre incluindo os anfitriões, seja com o olhar, seja ouvindo com respeito suas opiniões; - Misturar vários tipos de comida ou exagerar nas porções é deselegante. Também não se pede mais vinho, cabe ao anfitrião ou ao garçom estar atento ao copo vazio, no entanto, é permitido pedir água; - É deselegante colocar sobre a mesa o celular, a chave do carro, etc; - Não se retoca maquiagem à mesa, ainda que a refeição esteja terminada.

Civilidade e educação

- Com licença, por favor, desculpe, obrigado e outras palavras gentis servem para solicitar ou agradecer um serviço ou uma gentileza, ser gentil com os garçons e pessoal de serviço, assim como com os outros convidados, demonstra civilidade e boa educação. Boa sorte!


PORTAL VIP   •  43 - EDIÇÃO 72


Um registro com as madrinhas

O casal com os padrinhos

PORTAL VIP   •  44 - EDIÇÃO 72

O casal não poupou na festa, que estava linda

MAURO & PATRÍCIA O casal Mauro Romano e Patrícia Torres celebraram a união no dia 8 de setembro de 2012 em grande estilo. O registro fotográfico foi feito por Neguinho Fotografia.


PORTAL VIP   •  45 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  46 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  47 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento Maysa Abrão

Kerley Pita

Elza e Frederico Uma história de amor que resiste ao tempo

“Ele foi meu amor à primeira vista”

PORTAL VIP   •  48 - EDIÇÃO 72

“Conheci o Antônio através do Anísio, eles eram muito amigos e começou a frequentar a minha casa, mas era apaixonado pela minha prima...como eu sofri com isso, ia ao cinema de companhia com ela, mas gostando dele, foi até que ele terminou o namoro, nós começamos nossa história e nunca mais largamos. Ele foi meu amor à primeira vista!”. Esse é o início de uma história de amor e companheirismo daquelas de servir de exemplo para todo casal. Dona Elza Favoreto Dejuli e Seu Antônio Frederico Dejuli são casados há 42 anos, tem dois filhos, três netos (Mateus, Douglas e Antônio) e uma neta (Manuela). Uma história linda. Ele professor e ela funcionária pública. A escola em que trabalhava ficava em frente a prefeitura, e todos os dias Seu Antônio buscava dona Elza para irem trabalhar e a entregava de volta ao final do dia. “Foi um namoro muito presente, intenso. Fazíamos tudo juntos”, conta ela. A eterna apaixonada diz que faria

tudo de novo e que é muito feliz. Quanto aos defeitos já passou a conviver e compreender, e assegura que ele também. Dona Elza fala que as qualidades superam os defeitos, nunca tiveram muita raiva, e procuram se entender e conversar. Sobre o casamento vamos deixar falar a voz da sabedoria. Ela acredita que a união é feita de diálogo, e que todos os relacionamentos têm atrito. “Acho uma judiação pessoas tão novas casadas, as meninas não tem paciência de conviver, nem os meninos, fico triste em ver uma família desfeita, todo casamento tem atrito, mas é conversando que se entende”, explica a sábia dona Elza. Camboriú foi o local da lua de mel desse casal, e este é lugar onde, atualmente, Dona Elza e Seu Antônio escolheram para visitar todos os anos, aqueles mesmos lugares de antes, com o amor ainda mais forte e renovado... de mais de 40 anos juntos. Uma bela história que serve de estímulo para muitos outros convívios.


PORTAL VIP   •  49 - EDIÇÃO 72


_ social

Mayara e Eric

PORTAL VIP   •  50 - EDIÇÃO 72

O dia escolhido para o “SIM” foi 20 de abril, a igreja foi a Velha Matriz, o vestido da noiva foi cuidadosamente pensado por Iris – Figurinnu’s e o registro fotográfico ficou sob a responsabilidade de Studio 3 Fotografia / Graziella Maia


PORTAL VIP   •  51 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  52 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  53 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  54 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  55 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento

Eliana Elias

Maysa Abrão

Curiosidades

Os

Eliana Elias Paulista Noivas

A palavra lua de mel tem origem nos casamentos por captura, quando o homem fugia com sua amada e a escondia por um mês. Durante esse tempo, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome ‘’lua de mel’’.

O uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, porque se acreditava que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração.

Os primeiros buquês de noivas incluíam, além das flores, também ervas e temperos e cada um tinha um significado: espantar maus espíritos, fidelidade, pureza, amor, entre outros.

A tradição de escolher um padrinho vem da antiguidade, quando se elegia um bom amigo para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores.

meses mais procurados e menos procurados pelos noivos:

• Apesar das tradições, hoje em dia o casal considera mais as questões financeiras, por isso o mês de dezembro se tornou o mais procurado. Neste período, os trabalhadores recebem os abonos extras de final de ano, o 13º salário ajuda quem está gastando muito com vestimentas, decoração e festas. A época também é muito propícia para a viagem de lua de mel, pois coincide com o período de férias.

PORTAL VIP   •  56 - EDIÇÃO 72

• O mês de setembro também desbancou o mês de maio em quantidade de casamentos realizados, de acordo com dados do IBGE. Provavelmente, por causa da chegada da primavera e do romantismo da estação das flores e do clima agradável, com possibilidades escassas de chuva. • O mês de agosto, em contrapartida, é o menos cogitado pelos noivos. A cada 100 cerimônias, apenas quatro são realizadas neste mês. E isso vem desde a Idade Média, quando este era o ‘’mês dos solteiros’’. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte se casar em agosto. E para completar, é inverno, estação que menos atrai os noivos. • Mês de maio: tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, milhares de casais escolhem o período para o tão esperado ‘’sim’’. Porém, não precisa ser mês das noivas para surpreender quem você ama. Basta escolher seu mês e acreditar que será feliz, afinal todo mês é o mês da noiva. Até a próxima!

Fotos: Daniel Teixeira Fotografia

Embora o mês de maio, tradicionalmente, seja tido como o mês das noivas, os noivos de hoje casam o mês todo. Independente da data, pensar em unir-se a uma pessoa suscita sempre uma grande ansiedade e expectativa. As mulheres, principalmente, ficam ansiosas e a mil com os preparativos do casamento: buffet, decoração, lembrancinha, repertório e rituais da cerimônia, enfim, tudo o que faz parte da magia e das expectativas que antecedem a data. Muitas pessoas sonham desde a infância com o dia do casamento e esse é um ritual que já vem de muitos e muitos anos. A cerimônia matrimonial surgiu na Roma antiga. O costume da noiva de se vestir especialmente para a cerimônia também veio de lá e se tornou uma tradição. Em Roma também ocorreram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher de se casar por sua vontade. A bênção do sacerdote não era obrigatória; esse costume só ficou oficializado depois do Concílio de Trento, no século XVI. Já o casamento civil surgiu em 1650 na Inglaterra. Veja como surgiram alguns costumes que predominam até hoje:


PORTAL VIP   •  57 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento

Daniel Teixeira Fotografia

Simone F. de Melo

Doces e bolos!

PORTAL VIP   •  58 - EDIÇÃO 72

Tradição saborosa.

Se engana quem pensa que só vestido de noiva tem tendência. Muito pelo contrário, no mundo dos casamentos há tendência para tudo! Alguns detalhes viram febre, mas logo passam, outros quase viram tradição! Com os doces e bolos não é diferente. Ano a ano as novidades vão surgindo para renovar esse mercado! Melhor assim! Pelo menos desta forma os casamentos não ficam todos com a mesma cara, não acham? Desde 2012 os doces metalizados são um sucesso e continuam. Doces em estampas de bicho são um luxo, em formato de bolsa foi um dos lançamentos no Casar 2013. Os bem casados em embalagens transparente estão em alta. Brigadeiros gourmet também continuam com tudo, e com sabores diferentes como framboesa, maça verde, frutas do bosque, limão siciliano e vários outros. Para lembrancinha de padrinhos, os mini- bolos são uma ótima opção. Independente de modismo, o que importa é a escolha dos noivos, sendo modernos ou clássicos. E não esqueça da qualidade, afinal, este é um momento único e vocês e seus convidados devem ter doces lembranças deste momento. Cada noiva é única e sua festa merece o melhor. Por isso, sempre busco inovar na hora de criar os sabores de doces e bolos para que elas possam escolher aqueles que mais combinam com o seu estilo e o de sua festa. Afinal, por meio de um sabor agradável também podemos tornar uma festa inesquecível. O perfil

dos noivos costuma ficar evidente no dia do casamento. Se vocês são chocólatras, assumam o amor pelo doce e invistam numa mesa com delícias saborosas e que ainda ajudam a decorar o ambiente. Com ou sem forminhas, em bandejas, ou suportes nada tradicionais, como uma molheira de prata, eles fazem a alegria dos convidados. Formatos e sabores novos também são destaques. Como os noivos não costumam ter tempo para comer durante a festa, peça a equipe do cerimonial para guardar alguns dos seus chocolates preferidos em uma caixa, que pode ser aberta, até mesmo na lua de mel. Uma boa quantidade de doces é fundamental, porque não tem nada mais desagradável que ir até a mesa de doces e encontrá-la já quase vazia. Além disso, é importante atender a todos os gostos e não escolher apenas doces que os noivos gostam. A mesa de doces de casamento sempre chama muito a atenção dos convidados. Devido as diversas opções de doces, estes se tornam um verdadeiro colírio para os olhos. Já vi mesa de doces com todas as cores do arco-íris, mas também já vi os doces coordenarem com as cores do casamento. Quanto maior a variedade, mais impacto visual terá. Portanto, use e abuse de sua criatividade, bom gosto e invista em uma bela mesa de doces para seu casamento, além de decorar sua festa, deixa todos com água na boca.

Simone F. de Melo Cake Designer da empresa Simone Mello - Arte em doces. simone@simonemello.com.br


PORTAL VIP   •  59 - EDIÇÃO 72


_ especial casamento Tuca de Paula e Kécia Magalhães Daniel Teixeira Fotografia

PORTAL VIP   •  60 - EDIÇÃO 72

Flores pra que te quero? Diversidade de formatos, cores e texturas fazem da escolha do buquê uma difícil tarefa

Nem sempre a escolha do buquê ideal, que integrará o conjunto perfeito, é uma escolha fácil para a noiva. Grandes, pequenos, redondos, em ramalhetes de ramos e fitas ou de apenas uma única flor. Variadas são as opções de buquês, que se somam a uma infinidade de flores e cores oferecendo à noiva um jardim de possibilidades. Além do gosto de cada uma, a escolha deve levar em conta diversos fatores, inclusive o horário e a decoração do casamento, alertam os especialistas. A peça deve ser confeccionada respeitando o gosto e o sonho de cada noiva, já que algumas optam por buquês grandes e suntuosos, outras já preferem os mais delicados e discretos. O importante é criar uma opção proporcional para cada noiva, levando, ainda em consideração, seu estilo próprio e do vestido que será usado. Para aquelas mais inovadoras, a sugestão é substituir o buquê por uma rosa colombiana de cor forte e destacada ou de cores claras e delicadas. Cerimônias durante o dia pedem cores mais alegres e permitem buquês

cuja montagem pode ser feita com os próprios cabos das flores. À noite, a noiva deve optar por cores e tons mais alegres na busca de um acessório mais requintado e discreto, ou de uma cor única vibrante. Entre as flores mais procuradas, destaque para as orquídeas, callas e lírios, que aceitam composições com outras miúdas como mini-rosas, kalandivas e narcisos. O mês de maio, tradicionalmente das noivas, traz lindas opções como tulipas, rosas, alstromélias e lisianthus, que oferecem uma imensa gama de cores e tons. Atenção para a escolha de flores da estação. As tulipas são encontradas somente no inverno, porém sua produção depende de fatores climáticos da região de Holambra/SP. Às vezes, faz-se necessária a troca da flor escolhida para o buquê. Um buquê de ramos de arruda, hortelã prometem vibração positiva para o novo casal. E, na hora de jogar o buquê, a resistência do acessório mais cobiçado da festa é essencial para que permaneça firme, forte e lindo até chegar às mãos da solteira contemplada com o buquê da noiva.


Como surgiu o buquê?

Tuca de Paula e Kécia Magalhães são cerimonialistas e decoradoradas especializadas em casamento, proprietarias da Enlaço - Consultoria em Casamentos

PORTAL VIP   •  61 - EDIÇÃO 72

A tradição do buquê da noiva está ligada à simbologia da vida. Sendo as flores os órgãos reprodutores das plantas, a sua utilização relaciona-se à fertilidade. Os primeiros indícios da utilização dos buquês apontam para a Grécia antiga, que os utilizavam como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado, e eram confeccionados com uma mistura de alho, ervas e grãos. O alho tinha o objetivo de afastar os maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera. O uso do buquê de flores iniciou-se ainda na Idade Média na Europa, tradição perpetuada até os dias atuais, sendo ele um dos acessórios essenciais à noiva. O buquê carregou consigo ainda a tradição iniciada no século 14, na França, a de ser jogado pela noiva às moças solteiras após o matrimônio, levando sorte e amor futuro à contemplada com o ramalhete. O buquê cumpre melhor seu papel de ornar se segurado com elegância pela noiva, que deve tomar o cuidado de não colocá-lo à frente do vestido, mas de lado e com muita desenvoltura. Bom casamento!


Com os pais da noiva, Teófilo e Deuslinda

Com os pais dele, Eduardo e Karla

Os noivos Pedro e Lílian, felizes com a consagração do matrimônio

Pedro Paulo e Lílian

PORTAL VIP   •  62 - EDIÇÃO 72

O engenheiro agrônomo Pedro Paulo Rodovalho Rosa e a fisioterapeuta Lilian Evangelista Nunes celebraram o casamento em 26 de janeiro, na Paróquia São Vicente de Paulo. A noiva desfilou um belo modelo comprado no Canadá e o registro fotográfico foi da MS Produções.


PORTAL VIP   •  63 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  64 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  65 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  66 - EDIÇÃO 72


PORTAL VIP   •  67 - EDIÇÃO 72


A decoração da festa e até o look do noivo foi no estilo buteco

O buteco dos noivos foi muito animado

Um registro com os padrinhos e as madrinhas

A noiva Hávila Leonel

Um registro com os padrinhos e as madrinhas

PORTAL VIP   •  68 - EDIÇÃO 72

Rafael e Hávila

O montador de móveis Rafael Nunes e a consultora comercial da Revista Portal VIP, Hávila Leonel, disseram o tradicional “SIM” ao mais legítimo estilo faceiro do pagode. Tanto, que até a decoração foi inspirada nos ambientes de buteco. Os noivos vestiram modelos idealizados por Iris Figurinnu’s, a produção da noiva e o buquê ficaram sob a responsabilidade da equipe Paulista Noivas e o registro fotográfico foi feito por MS Produções. Os noivos com os pais Marcos e Sônia, Sélia e Aluísio


Madrinhas

_ tendência Rafaella Gonçalves

Você foi convidada para ser madrinha de casamento? Logo surge a mesma dúvida em várias mulheres. “Com que roupa eu vou?”. O vestido de festa é uma peça que precisa ser única e demonstrar toda a elegância e personalidade da mulher que veste, também precisam seguir determinadas regras para que você possa assumir o seu papel com todo o bom gosto. Escolher o modelo não é tarefa tão simples, já que as madrinhas também se destacam na cerimônia, principalmente nas mais tradicionais, realizadas no altar de uma igreja. Para simplificar a vida das madrinhas, vamos dar algumas dicas mas neste caso devem contar, e muito com a ajuda da noiva. É obrigação da noiva falar para as madrinhas qual é o ‘dress code’ do evento. Por educação, ela deve avisar as convidadas sobre o tom da festa, assim a madrinha não fica apagada no altar. Deve haver uma unidade de cor e comprimento entre os presentes na festa, noiva e madrinhas. Ainda sobre comprimento, apostamos nos vestidos midi. Tem mulher que não combina com longo e insiste, mas simplesmente não fica bem. Nesses casos, não é preciso ter medo em apostar em vestidos mais curtos, de comprimento midi. Modelos desse tipo também ficam bem no altar.” Além de escolher um vestido de festa lindo, é preciso caprichar também na maquiagem para arrasar. Colorido ou preto, o delineador enriquece qualquer visual e ressalta o olhar. Optamos também pelos cabelos presos, cabelos com tranças nas laterais, um cabelo com coque bagunçado que é super tendência, cabelos que trazem naturalidade dão um charme a composição do look. As madrinhas devem se sobressair na festa, mas sempre com bom senso. Elas podem se destacar entre os outros convidados, está liberado o uso de muito brilho, e para manter a elegância devem apostar em tons acobreados e no dourado, uma boa alternativa é investir em bordados (pérolas, cristais) e pedrarias, também é da opinião que madrinhas, por serem convidadas especiais, devem se destacar, “mas sempre no tom do casamento”. Não aconselho o uso do preto e, muito menos, do branco por motivos óbvios. Elas também devem evitar cores muito claras, pois, na hora de tirar fotos, por causa do flash, pode parecer que o vestido é branco. Ainda sobre a cor do vestido as madrinhas ficam melhores em tons mais baixos e sóbrios, como pastel, cinza ou nude. “Também acho que elas devem escolher tecidos mais leves, tipo musseline, seda ou crepe.” E se optar pelas rendas que não é novidade para ninguém que os Vestidos de Rendas estão mais do que na moda, são peças exclusivas e preferidas de muitas mulheres, porque esses vestidos conseguem passar um ar que romantismo e ao mesmo tempo de sensualidade e elegância, ganharam modelos novos e são peças super modernas, um toque de transparência aparece nos modelitos atuais, seja na manga ou nas costas.

Rafaella Gonçalves é consultora de moda Facebook: http://www.facebook.com/ rafaella.goncalves.399041 Blog da Rafaella www.rafaellagoncalves.com.br E-mail: rafafreiry@hotmail.com 64 - 8133 0015

PORTAL VIP   •  69 - EDIÇÃO 72

Convidadas especiais!


Bruna, Adriana e Keli

Jozé Veríssimo Fotografia e Cristiane Maria Massagista - O Boticário e Leide Luiza

Mariana e Viviane

Sandra, Flávia e Rosa Míria - O Boticário

Thais, Barbara, Ana Clara e Letícia

Mariana Nolasco foi responsável pelas maquiagens de todas as modelos

A elegância dos vestidos chamou a atenção do público

PORTAL VIP   •  70 - EDIÇÃO 72

O desfile de lingerie foi um sucesso

Daniel Teixeira Fotografia e Waleska


Dj Leandro Bochecha (Fest Show) foi quem assinou toda a sonorização e ilumuninação do evento

As noivas, Letícia, Aline, Calíria e Denise com Waleska (Estúdio Daniel Teixeira)

A idealizadora do evento Michelly Fleury

Fernando Cândido Fotografia e Marisa (Cacau Show) Fotos: Maysa Abrão / Daniel Teixeira Fotografias

Visando evidenciar o que o mercado de festas, damas e noivas tem de mais bonito e inovador, a empresária Michelly Fleury promoveu o 1º Desfile Damas Blanc, em 22 de maio. Para uma platéia seleta, o desfile mostrou tendências e estilos para atender as expectativas da clientela de Catalão e região.

PORTAL VIP   •  71 - EDIÇÃO 72

Raniere e Davi (Colégio Aprov)


_ especial casamento

Uniões futuras!

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Álbum pessoal

Foto: Luiz Kaká

A Revista Portal VIP registra, aqui, alguns casamentos que acontecerão pelos próximos dias. Desejamos aos casais muitas felicidades.

Rejane e Murilo

Michel e Pollyana

A administradora Kelly Canuto Martins e o gerente administrativo Felipe Augusto de Melo vão oficializar a união em 06/07/2013, na Paróquia Mãe de Deus e a recepção será no Clube Recreio Colonial.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Álbum pessoal

Niara e Luís Fernando

PORTAL VIP   •  72 - EDIÇÃO 72

Kelly e Felipe

Foto: Álbum do casal

Michel Martins Arruda, soldador na Weldmatic e Pollyana Moreira de Oliveira, auxiliar administrativo da Fênix Funerária vão realizar o casamento em 02/07/2013, casamento civil e o religioso será em 5 de julho, na Igreja de Deus.

Rejane Santos Gomes, empresária e Murilo César Machado, auxiliar de logística, marcaram o casamento para o dia 06/07/2013, às 19hs, na Velha Matriz. A decoração da festa será feita por Criarte Decorações – Vinícius Aires e o vestido da noiva é da Paulista Noivas.

Elisson e Evani

Naira Freitas de Oliveira, empresária e o técnico em planejamento, Luiz Fernando de J. Maia da Silva escolheram a Igreja São Vicente de Paulo para oficializar o casamento, que será no dia 06/07/2013.

Rafael e Klayre

Rafael Rodovalho da Silva e Klayre Garcia Porto vão celebrar o matrimônio em 09/08/2013 – casamento civil e o religioso será no dia 10/08.

Os noivos, ela esteticista e massoterapeuta e ele, produção na Mitsubishi, escolheram o dia 13/07 para o casamento, que será às 20hs, na igreja Catedral da Fé.


Foto: Neguinho Fotografia

Foto: Álbum pessoal

Maraísa e Wilson

Maraísa Ribeiro Mateus, secretária e Wilson Javan Pereira Rodrigues, operador de produção marcaram o casamento civil para o dia 19/07/2013.

Fernanda e Fernando

Foto: Júlio Fotográfo

Foto: Álbum pessoal

Fernanda de Paula Machado, contadora e o advogado Fernando Silvano Rosa vão dizer o tradicional “SIM” no dia 20/07/2013.

Jaciara e Alessandro

Antônio Anderson e Francielle

Os noivos, Antônio Anderson Lopes e Francielle David da Costa, vão celebrar o casamento na Igreja Velha Matriz, no dia 27/07/2013.

Gláucia e Alex

Alex Ferreira da Silva (analista de qualidade da Engel Service) e Gláucia Matias Bueno (auxiliar fiscal da empresa Júnior Moreira Contabilidade) vão realizar a cerimônia de casamento no dia 27/07/13, na Igreja Velha Matriz e o vestido da noiva será assinado por Figurinu’s Ateliê.

Sannia Martins Santana - estudante de Psicologia e Rafael Domingos Matos - analista de laboratório vão realizar o matrimônio em 31/08/2013.

PORTAL VIP   •  73 - EDIÇÃO 72

Sannia e Rafael

Foto: Álbum pessoal

Foto: Júlio Fotógrafo

Jaciara Rosa (empresária) e Alessandro Borges (bancário) vão realizar o casamento no dia 24/08/2013.


_túnel do tempo Registrar bons momentos é sempre muito gratificante. E através desta coluna, Túnel do Tempo, registramos o dia das juras de amor de alguns casais, aos quais desejamos muitos outros anos de feliz união.

Pidim (Jornal O Catalão)

Pidim

Adelino de Paula e Neura

Floraci e Mariano

PORTAL VIP   •  74 - EDIÇÃO 72

Almerinda Rabelo e José

Fernando Azevedo e Gracinha

Anibal e Teresa

Geraldo Boaventura e Iraci Souza


Pereco e Wilma

Maria Amélia e Avelino Albino

Sônia e Helder Aires

Wilma e Nery Mesquita

Suely e Vardim

PORTAL VIP   •  75 - EDIÇÃO 72

Maria da Silva eJuraci de Rezende


_ especial casamento

Redação Porta VIP

Daniel Teixeira Fotografia

Checklist Ensaio Pré Casamento dos noivos Daniel e Isadora

Fiquei noiva, e agora ?

PORTAL VIP   •  76 - EDIÇÃO 72

A Portal VIP orienta dos detalhes a serem observados até o dia tão esperado. Tome nota. Primeiramente, acalme-se, casar é bom, mas como tudo na vida, precisamos tomar alguns cuidados. Contratar bons profissionais vai trazer a tranquilidade que você precisa, por isso pesquise bem, nem sempre vá pelo preço, pergunte muito, não tenha vergonha, investigue pessoas que já utilizaram os serviços do fornecedor e tome depoimentos. Agora que você decidiu se casar, surgem milhares de tarefas que precisam ser organizadas para este grandioso dia. Com um checklist para seu casamento em mãos, você vai ficar mais tranquila para que tudo esteja em dia e devidamente organizado! Com esta ajuda você chegará ao momento da cerimônia sem grandes preocupações. O tempo necessário para que todos os detalhes consigam ser acertados é de pelo menos 8 meses. Se o seu tempo for maior, um ano é o suficiente para preparar uma bela cerimônia de casamento. Por isso, pense com carinho em todos os detalhes.

1 ano antes:

- Marque a data; - Decida as características da cerimônia: diurna, noturna, com festa, apenas cerimônia religiosa, simples ou sofisticada; - Defina seu orçamento e faça uma primeira planilha de

gastos; - Pesquise em revistas e com amigos ideias e serviços para o casamento; - Comece a lista de convidados anotando nome, endereço e telefone; - Visite os possíveis locais para a festa e os buffets que achar interessante; - Reserve a igreja; - O enxoval pode começar a ser feito; - Se for contratar um assessor, marque a primeira reunião; - Escolha seu personal ou tipo de treinamento físico que irá fazer; - Vá ao seu dermatologista para traçar um cronograma de beleza.

10 meses

- Pesquise sobre o lugar em que gostariam de passar a lua de mel; - Comece a pensar no seu vestido. Pesquise modelos, estilistas, lojas e ateliês;

8 meses

- Entre em contato com fotógrafos, cinegrafistas, músicos, decoradores, gráficas, empresas de aluguel de carro e peça orçamentos;


7 meses

- Escolha e convide, pessoalmente, os padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas; - Se ainda não souberem onde vão morar, intensifiquem as buscar por seu futuro lar.

6 meses

- Confirme a lua de mel e separe os documentos necessários. Se a viagem for para o exterior, providencie passaporte, visto e vacinas; - Reserve o local da recepção; - Escolhas as músicas que tocarão na cerimônia e na festa; - Contrate os serviços de buffet, decoração, fotógrafos, músicos, segurança, dentre outros.

4 meses

- Encomende os convites e cartões de agradecimento e as lembrancinhas; - Defina como será o bolo de casamento; - Escolha o modelo do vestido e comece as provas. Assim que definir o vestido, compre os sapatos; - É hora do noivo comprar as alianças e mandar gravar os nomes.

3 meses

- Providencie os documentos necessários para o casamento; - Marque a data da cerimônia civil; - Aprove o cardápio da festa; - Escolha a decoração da igreja e da festa; - Faça sua lista de presentes de casamento.

2 meses

- Envie os convites para os convidados; - Marque o teste de cabelo e maquiagem; - Escolha o buquê; - Combine os detalhes do chá de cozinha com a amiga que irá organizá-lo; - Planeje a semana do casamento; - Marque um ensaio de cerimônia incluindo daminhas e pajens.

1 mês

- Confirme todos os horários que você marcou: cabeleireiro, igreja, dentre outros; - Confirme as reservas da viagem: hotéis e passagens; - Se puder, comece a mudança para a casa nova; - Confira todos os presentes que você já ganhou na lista de casamento e envie cartões virtuais de agradecimento para os convidados.

15 dias

- Faça a última prova do vestido; - Confira as mudanças de nomes nos documentos; - Comece a arrumar as malas para a viagem.

7 dias

- Busque o vestido de noiva e os acessórios; - Lembre o noivo de fazer o mesmo; - Confirme todos os serviços contratados para o casamento.

1 dia

- Encarregue alguém de levar o vestido de noiva, o véu e todos os acessórios para onde você vai se arrumar; - Aproveite seu dia de noiva, massagem, depilação, pedicure e tudo o mais que tiver direito; - Descanse e procure ir dormir cedo.

O grande dia

- Alimente-se bem, sem exageros e aproveite cada segundo.

PORTAL VIP   •  77 - EDIÇÃO 72

- Visite doceiras e buffets. Experimente os pratos que eles oferecem; - Defina o local da festa e o cardápio; - Termine a lista de convidados.


_ informe administrativo Jornalista: Anderson Kiyoaki

Repórter : A.C Volpone

Administração de Cumari preocupada com a qualidade das águas do Rio Pirapitinga Rio Pirapitinga, um dos pontos turísticos do município de Cumarí, receberá atenção especial da administração municipal, que em parceria com os municípios banhados pelo manancial, buscará recursos e ações para melhorar a qualidade de suas águas.

PORTAL VIP   •  78 - EDIÇÃO 72

Várias pequenas quedas d’água são um convite para um refrescante banho

Boa parte da humanidade pensa que é imune aos problemas que afligem o mundo, a maioria gosta de pensar que é invulnerável, uma espécie de super homem melhorado que não teme nem mesmo a kryptonita. Com este sentimento levamos a vida confortavelmente sem nos preocuparmos se o ambiente que nos cerca está seguro, mas é importante abrir os olhos, pois há pequenas mudanças que ocorrem em nossas vidas e passam despercebidas, mas nem por isso deixam de nos afetar

diretamente. O conforto da vida moderna é uma dessas mudanças. Pouca gente percebe que para chegar em nossas casas e encontrá-la limpa para relaxar com um delicioso banho quente e depois ter o corpo acariciado por felpudas e macias toalhas, estamos gerando uma poluição invisível que segue esgoto abaixo, mas nem por isso deixa de afetar nossas vidas. Volta e meia nos deparamos com os problemas causados pela falta ou mal tratamento do esgoto gerado pelos centros urbanos.

O Rio Pirapitinga, que nasce dentro da cidade de Catalão é um importante manancial que garante vida e sustento para muita gente e mesmo assim paga caro pela falta de tratamento adequado do esgoto, que ao se misturar com suas águas compromete a vida de todos rio abaixo. Há poucos quilômetros de Catalão, o pequeno riacho se transforma em um vigoroso ribeirão, com belas paisagens formadas pelas convidativas águas atraindo turistas e pescadores alheios as agressões que o rio vem sofrendo ao longo dos anos.


Preocupação em Cumari

64 - 3440 1155 Praça São João Batista, 1 Setor Central / Cumari - GO

Álvaro da Aducat mostra nascente do Pirapitinga e se coloca à disposição para fazer à análise das águas

A mata ciliar do Pirapitinga ainda encontra-se bem preservada, formando um corredor verde de rara beleza O ambientalista A. C. Volpone observa o rio e faz um alerta: “devemos esperar o tratamento das águas para aproveitar tudo que o rio nos proporciona”

Além das exuberantes corredeiras, o rio reserva algumas belas praias, onde o visitante pode acampar

PORTAL VIP   •  79 - EDIÇÃO 72

A administração municipal de Cumari informou que o município não está inerte, e que já existem projetos em andamento para recuperar a qualidade das águas do ribeirão. Atualmente, existe uma parceria entre a ONG Guerreiros da Natureza e a prefeitura municipal para a execução de projetos ambientais visando não apenas a recuperação mas, a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental. Segundo moradores do município, o Rio Pirapitinga é uma espécie de balneário recebendo visitantes não apenas de Cumarí, mas de várias localidades. Com base nessa premissa, a gestão municipal vem buscando recursos financeiros e parcerias com moradores, organizações não governamentais e órgãos públicos para melhorar a qualidade das águas, transformando o rio em uma referência turística na região. Procurado por nossa reportagem, o gestor municipal afirmou que entre as ações já programadas vai propor em caráter de urgência uma ação conjunta entre os municípios banhados pelo ribeirão e a Semarh para viabilizar a recuperação do Pirapitinga. Gestor ambiental oferece apoio para fazer análise da qualidade das águas A qualidade das águas do Pirapitinga já tinha sido questionada em matéria intitulada Cachoeira “verde” veiculada na edição do DM do dia 26 de março de 2013, onde o ambientalista Álvaro Barbosa aponta a necessidade de um melhor tratamento dos efluentes da cidade de Catalão antes de serem despejados no córrego. Questionado sobre o caso, Álvaro esclarece que se propõe a fazer a análise da águas do Pirapitinga. “Acho que o primeiro passo é fazer uma análise laboratorial da qualidade da água e a melhor forma de monitorarmos esta água é coletarmos amostras em três pontos dentro do município, o primeiro próximo à nascente, o segundo pouco antes da estação de tratamento de esgoto e o terceiro ponto logo após o ribeirão receber as águas da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Depois, com o resultado nas mãos, teremos dados concretos para trabalhar, e pelo que eu conheço do secretário do meio ambiente, do presidente da SAE e do gestor do município de Catalão, não tenho dúvidas de que farão o melhor possível para sanar o problema.” Segundo o ambientalista, “não podemos jogar a sujeira para baixo do tapete e fazer de conta que o problema não existe. Existe dinheiro do Estado, da União e até de organismos internacionais que podem ser pleiteados para este fim, o importante é dar o primeiro passo.”


PORTAL VIP   •  80 - EDIÇÃO 72


72ª portal vip