Madeira Livre | Nº45

Page 5

8

O Presidente do Governo Regional visitou, no dia 5 de Setembro, as obras de Requalificação do Miradouro do Pico da Torre, na freguesia e concelho de Câmara de Lobos. Continuando a aposta na promoção de um ordenamento territorial equilibrado e qualificante, o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, resolveram intervir numa zona que não respondia eficazmente às solicitações a que está sujeita diariamente e que necessitava de algumas melhorias do ponto de vista urbanístico. O principal objectivo da obra foi o de revalorizar aquele local e toda a zona envolvente, conferindo uma nova dignidade a uma das mais importantes referências turísticas de Câmara de Lobos. A cargo da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos e dos competentes serviços da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a obra compreendeu a recuperação e construção de novo mobiliário urbano - nomeadamente a construção de bancos corridos em betão - e a reformulação e recuperação do pavimento - tendo-se optado em algumas zonas por repavimentar com lajetas irregulares de basalto envolvidas em betão e, noutras zonas, por sarrisca lavada. Para além dos respectivos trabalhos de integração paisagística e criação de zonas verdes, a obra contemplou a implementação de nova iluminação pública, através de postes de iluminação metálicos e armadura embutida no pavimento.

Requalificação do Miradouro do Pico da Torre

O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou, no dia 3 de Setembro, a nova Ligação entre Santa Quitéria e Três Paus e Viana, nas freguesias de São Martinho e Santo António, concelho do Funchal. Da responsabilidade da Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Infra-estruturas e Equipamentos, o novo acesso vem dar continuidade à aposta do Executivo madeirense no reforço da rede viária como uma importante estratégia para o desenvolvimento económico e para a elevação da qualidade de vida das populações. Para além de melhorar e resolver substancialmente as acessibilidades, a nova ligação vem permitir a expansão de zonas de grande potencial de desenvolvimento. Esta ligação é a primeira parte de uma infraestrutura rodoviária com cerca de 1.800 metros de extensão, que tem início junto ao cruzamento do Madeira Shopping, cruza o Caminho de Santa Quitéria e, atravessando a Ribeira do Vasco Gil, vai ligar ao Sítio de Viana. Sobre a Ribeira do Vasco Gil será construída uma ponte com 50 metros de comprimento, constituída por dois vãos apoiados nos encontros e num pilar central. Em perfil transversal, a nova ligação entre Santa Quitéria e os Três Paus e Viana apresenta uma faixa de rodagem com seis metros de largura (duas vias com 3 metros cada). Para servir os vários aglomerados ali existentes, foram ainda executados dois pequenos ramais de ligação.

O Presidente do Governo Regional da Madeira deslocou-se, no passado dia 8 de Setembro, às freguesias do Jardim da Serra e Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, onde visitou obras de recuperação de infraestruturas hidroagrícolas danificadas pelos temporais do ano passado. No total, as obras visitadas, executadas através da Associação de Agricultores da Madeira, com apoios do Governo Regional e da União Europeia, representam um investimento global que ascende a 3,3 milhões de euros, beneficiam 1.107 explorações agrícolas e uma área total de 279 hectares de terrenos agrícolas. Na freguesia do Jardim da Serra, estão em curso dois projectos de recuperação de um total 20.124 metros de aquedutos, bem como a construção e recuperação

de 49 reservatórios de armazenamento de água e dois açudes de captação de água. Esta intervenção vai beneficiar um total de 900 explorações agrícolas, ao longo de uma área de, aproximadamente, 226 hectares.Tratase de um investimento superior a 819.542,80 euros, o qual contará com ajudas a fundo perdido, suportadas pela União Europeia e pelo Orçamento Regional. Já na freguesia do Curral das Freiras estão a ser desenvolvidos seis projectos de recuperação de um total de 20.989 metros em aquedutos, onde está também prevista a recuperação e construção de 28 reservatórios e 37 açudes de captação de água. As intervenções em curso irão melhorar o abastecimento de água de rega a um total de 207 explorações agrícolas, espalhadas ao longo de, aproximadamente, 53 hectares.

Remodelação e ampliação da Adega de São Vicente

Visita Exploração Agrícola Henriques & Henriques Vinhos, SA O Presidente do Governo Regional da Madeira visitou, no dia 1 de Setembro, no concelho de Câmara de Lobos, na freguesia da Quinta Grande, uma das duas explorações agrícolas propriedade da empresa Henriques & Henriques Vinhos, SA, alvo de um projecto de reconversão e reestruturação de vinhas. No âmbito do regime de apoio à reconversão e reestruturação da vinha, a empresa Henriques & Henriques Vinhos, SA executou um projecto, cuja conclusão se assinala, que abrangeu uma área com cerca de 60.500 metros quadrados, distribuída por duas freguesias do concelho de Câmara de Lobos, uma na Quinta Grande, onde decorreu a cerimónia, e outra no sítio das Preces, freguesia de Câmara de Lobos. Relativamente às castas introduzidas, o projecto contemplou cerca de 49 mil metros quadrados de Verdelho, 6.100 metros quadrados de Malvasia Cândida e 5.400 metros quadrados de Terrantez. De referir que cerca de um hectare foi reconvertido da casta Tinta Negra para casta nobre.

No conjunto, trata-se de um investimento global que ascendeu a 520 mil euros, o qual contará com apoios do Governo Regional e da União Europeia, superior a 283 mil euros, onde está contemplada, além do subsídio no âmbito do regime de apoio à reconversão e reestruturação da vinha, uma ajuda, na ordem dos 23 mil euros, destinada a fazer face à perda de produção.

Requalificação do Caminho das Quebradas de Baixo O Presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 9 de Setembro, inaugurou as obras de requalificação do Caminho das Quebradas de Baixo, na freguesia de São Martinho, no Funchal. Tratou-se de uma intervenção ao longo de mil metros de extensão no Caminho das Quebradas de Baixo, entre a Estrada Monumental e o Caminho do Arieiro e que visou o alargamento, a pavimentação asfáltica e a introdução de novas redes de água potável, águas pluviais, de rega, esgotos domésticos, iluminação pública e telecomunicações. Foram ainda construídos muros de suporte com alturas consideráveis que variam entre os 2,5 metros e os 7 metros.

O novo caminho ficou com uma circulação viária nos dois sentidos, tendo nos primeiros 100 metros uma largura de 5,5 metros e nos restantes 900 metros uma largura de 6,5 metros, com passeios de ambos os lados com 1,25m de largura. Recorde-se que a zona das Quebradas de Baixo tem vindo a ser alvo de um grande desenvolvimento urbanístico, com a construção de habitações uni-familiares e novos serviços, como o Laboratório Veterinário. Trata-se de uma obra da Câmara Municipal do Funchal que contou com o apoio do Governo Regional e que ascendeu a 1.347.000.00 euros.

O Presidente do Governo Regional da Madeira deslocou-se, no dia 7 de Setembro, ao concelho de São Vicente, onde inaugurou a remodelação e ampliação da Adega de São Vicente, que fica dotada de maior e melhor capacidade de serviço aos agricultores e à indústria de vinhos da Região. Esta intervenção, da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), pretende melhorar a capacidade e velocidade da linha de recepção de uvas, assim como aumentar a capacidade de vinificação e armazenamento. Toda a zona de recepção de uvas foi remodelada, procurando ganhos de eficiência através de uma maior automatização desta linha, melhorando as condições para o controlo de qualidade das uvas (introdução de uma mesa de escolha) e aumentando a capacidade de laboração por hora das actuais 3 toneladas para, aproximadamente, as 12 toneladas. A capacidade de prensagem, com a aquisição de uma nova prensa, aumentou de 12 toneladas para 24 toneladas. Com este investimento pretendese diminuir o tempo de espera para entrega das uvas, por parte do utente, assim como diminuir a necessidade de trabalho extraordinário que é necessário efectuar,

9

Caminho no centro da Freguesia de Gaula

O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou, no dia 10 de Setembro, na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, o caminho entre o do sítio do Lombo e o sítio do Povo. Esta obra, construída pela Câmara Municipal de Santa Cruz e com o apoio do Governo Regional, está localizada no centro da freguesia de Gaula e vem dinamizar grande parte da zona circundante à Igreja Matriz de Gaula e ao Pavilhão Gimnodesportivo. O arruamento tem uma extensão de 528 metros e uma faixa de rodagem com 5,50 metros de largura, acrescido de passeio com 1,20 metros de largura. Foram construídas diversas redes de água potável, águas pluviais, eletricidade e telecomunicações. Trata-se de um investimento público do Governo Regional e Câmara Municipal de Santa Cruz que ascendeu a 932 mil euros.

As Casas de Santo Antão

pela Adega de São Vicente, durante a campanha da vindima. O projecto contemplou ainda a aquisição de 4 cubas adequadas ao perfil das produções dos utentes, e que representam no conjunto um aumento da capacidade total de vinificação/

armazenamento em 37.000 litros, passando dos 300.000 litros para os 337.000 litros. No conjunto, trata-se de um investimento que ascendeu a 253.303,18 euros, com financiamento do Governo Regional e da União Europeia.

O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou, no concelho da Calheta, no dia 6 de Setembro, na freguesia do Arco da Calheta, “As Casas de Santo Antão”. Estas sete moradias, num investimento da Empresa AFA Imobiliária, foram construídas no sítio de Santo Antão e integram conceitos que resultam de uma matriz regional rústica, mas que abraçam o conforto e exigências do século XXI, respeitando o ambiente e a paisagem madeirense. As moradias de tipologia T3 têm áreas brutas que vão dos 202,65m2 aos 130,70m2, com piso térreo e piso superior, com áreas amplas de salas de estar, cozinha, quartos de dormir e jardins.

Já em 2006, o Governo socialista, com a abstenção cúmplice e miserável do CDS, lançou uma ofensiva financeira, sem paralelo, contra o Povo Madeirense. O objectivo, sem olhar às consequências para a população, era paralisar por completo a vida da Região Autónoma e, assim, provocar a queda do Governo social-democrata. Nesta manobra, que roubou o Povo Madeirense em favor dos cofres de Lisboa e dos Açores. (...) - por Alberto João Jardim, páginas 2 e 3

15 a 30 Setembro 2011

15 a 30 Setembro 2011

Ligação entre Santa Quitéria e Três Paus e Viana

Obras de recuperação de infraestruturas hidroagrícolas danificadas pelos temporais de 2010

O conjunto destas intervenções na freguesia do Curral das Freiras representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros, o qual é apoiado a 100% por fundos da União Europeia e do Governo Regional. De referir que estas intervenções, quer na freguesia do Curral das Freiras, quer no Jardim da Serra, estão integradas num conjunto de obras executadas, ou em execução, da responsabilidade da Associação de Agricultores da Madeira, para a recuperação de infraestruturas hidroagrícolas privadas, danificadas pelos temporais de 2010, dado que os regadios públicos foram recuperados pelos competentes serviços do Governo Regional. A intervenção da Associação de Agricultores da Madeira concretizou-se através de um total de 42 projectos já em execução, em nove dos 11 concelhos da Região, representando um investimento global superior a 17,3 milhões de euros, financiados a 100% pelo Orçamento Regional e por fundos da União Europeia, nomeadamente, através do PRODERAM.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.