Fisiomadeira Magazine #2/2017 FEVEREIRO

Page 19

19 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Comoção Cerebral A comoção cerebral consiste num conjunto de sintomas caracterizado pela perda de consciência e, por vezes, de memória (obnubliação), de cu a duração, combinada com sintomas de choque, que se produz depois de uma lesão cerebral (normalmente trauma smo crânio encefálico) e que não causa qualquer lesão orgânica evidente. Considera-se que o mecanismo fisiopatológico principal da comoção está relacionado com o movimento e embate violento do cérebro (que flutua no LCR- Liquido cefalorraquidiano) contra a caixa craniana. As comoções causam uma disfunção cerebral, mas não têm consequências visíveis em termos de lesões estruturais. Podem ocorrer depois de um trauma smo craniano, por mais ligeiro que seja, dependendo do modo como o cérebro tenha sido sacudido dentro do crânio. Uma comoção, embora leve, pode deixar a pessoa algo confusa, com dor de cabeça e com uma sonolência anormal, mas a maioria recupera completamente em horas ou dias.

Causas de Comoção Cerebral A comoção advém do embate do cérebro contra a caixa craniana, por trauma smo crânio encefálico fechado.

Sintomas de Comoção Cerebral * Perda de consciência; * Obnubliação (perda de memória) durante segundos ou minutos – raramente superior a 60 minutos; * Pe urbações respiratórias e circulatórias; * Náuseas; * Vómitos; * Amnésia anterógrada (perda da habilidade de criar novas memórias e absorver novas experiências) e retrógada (é a incapacidade de se lembrar do passado); * Alterações do EEG concomitantes às pe urbações da consciência, sem sintomas neurológicos focais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.