Jtl v03n02p04

Page 7

3.2 Malhas Aéreas, Entrada e Saída e Estrutura de Mercado Como conseqüências da desregulamentação sobre as malhas aéreas, destacam-se: 

Reestruturação e expansão das malhas por parte das incumbentes – não havia mais necessidade de se comprovar que a expansão da malha de uma empresa não prejudicaria outra.

Substituição de rede ponto-a-ponto por redes hub-and-spoke – houve uma tendência de as empresas aéreas convencionais, como forma de obterem vantagens competitivas, reestruturarem suas rede em hub-and-spoke.

Dentre as vantagens competitivas de uma rede hub-and-spoke em relação à rede ponto-aponto destacam-se os ganhos com o aumento do índice de aproveitamento (load factor). O aeroporto hub tende a conectar passageiros, vindos de diferentes localidades (diferentes aeroportos), em uma mesma aeronave, com o objetivo de levá-los para um local em comum e isso tende a aumentar o load factor. O aumento desse índice leva á uma redução dos custos médios(por passageiro pagante), uma vez que grande parte dos custos das companhias aéreas não estão relacionadas ao mesmo. Essa foi outra iniciativa tomada por empresas convencionais para diminuir a concorrência com empresas low-cost low-fare, que têm, em suas estratégias, a operação apenas com vôos diretos. Como já foi mencionado, a extinção das barreiras estimulou um surto à entrada de nocas empresas. A Figura 2 apresenta a evolução da entrada e saída de empresas aéreas no MDPE entre os anos de 1979 e 2005.

Vol. 3, N. 2 (2009)

Revista de Literatura dos Transportes - RELIT

Página 74


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.