TCC ArqUrbUVV 2015/01 - Um Espaço Para o Convívio e a Sociabilização - Vitória (ES)

Page 64

62

Segundo informações adquiridas no IJSN, Arquivo Público e IPHAN (2014), entre o final da década de 70 e início da década de 80, ocorre uma evolução quanto a consolidação da área, os terrenos no entorno da praça recebem edifícios com altos gabaritos e de diversos usos como escritórios, hotéis e residências, que permanecem até os dias atuais.

De acordo com o registro das fotos, podemos observar que a praça recebe uma ampliação no desenho do projeto original, onde sua forma passa de retangular para formato em “L”, além de receber novos canteiros, destacado em vermelho na figura 43. Esta nova área urbanizada trata-se da parte voltada para a Avenida Princesa Isabel, que também recebe um monumento nomeado “Lei de Deus”, que segundo moradores locais, retratava Deus abençoando a cidade, através dos dez mandamentos bíblicos descritos no mesmo. (PROCÓPIO, 2010). Figura 43: O entorno da Praça Presidente Getúlio Vargas com edifícios e a ampliação da área demonstrando o novo formato em “L”.

Fonte: ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL (2014). Adaptado pela autora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.