TCC ArqUrbUVV 2015/01 - Um Espaço Para o Convívio e a Sociabilização - Vitória (ES)

Page 49

47

tos e induz em cada frequentador uma percepção do espaço, logo a maximização de diferentes usos é essencial. A criação de espaços multifuncionais possibilita a utilização simultânea por pessoas de diferentes idades, com interesses e motivações diversificadas. Projetos com espaços que proporcionam adaptações a outras finalidades é uma boa resposta a possíveis mudanças futuras nos hábitos e necessidades da população (BRANDÃO; CARRELOS; ÁGUIA, 2002).

A qualidade do desenho como noção global, é uma ideia sustentável na elaboração dos espaços públicos, além de promover uma utilização racional e integrada dos recursos naturais. Gehl (2013) explica que a sustentabilidade social é um conceito amplo e desafiador quando afirma o seguinte: Parte do seu foco é dar aos vários grupos da sociedade oportunidades iguais de acesso ao espaço público e também de se movimentar [...]. Para alcançar a sustentabilidade social, as alternativas das cidades devem extrapolar as estruturas físicas. Se a meta é criar cidades que funcionem, os esforços devem concentrar-se em todos os aspectos, do ambiente físico e das instituições sociais aos espaços culturais [...] (GEHL, 2013, p.109).

A Praça Victor Civita, localizada em Pinheiros, São Paulo, passou por um processo de revitalização que foi finalizado em 2008, a gestão da praça realizou algumas parcerias que proporcionou ambientes em sua composição para receber atividades regulares todos os dias, como ioga e pilates, cursos de línguas, pintura, danças e oficinas para a terceira idade como demonstra figura 26 (KON, 2011). Figura 26: Praça Victor Civita (SP)– Espaço destinado a atividades físicas

Fonte: ARCHDAILY (2014)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.