Gazeta Rural nº 397

Page 28

De acordo com Relatório de Nutrição Global

Quase metade da população mundial sofre de má nutrição Quase metade da população mundial sofre de má nutrição, com consequências nocivas para a saúde, mas também para o planeta, revela um relatório divulgado esta terça-feira. De acordo com o “Relatório de Nutrição Global” (GNR, sigla em inglês), cujos dados provêm de organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a Organização das Nações Unidas (ONU), 48% dos humanos comem muito ou muito pouco.

Ao ritmo atual, o mundo não alcançará oito das nove metas de nutrição estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde para 2025, refere o documento. Trata-se, designadamente, de reduzir o emagrecimento das crianças (quando são magras demais para a sua altura) e os atrasos de crescimento (muito pequenas para a idade), bem como a obesidade adulta, acrescenta. O relatório estima que quase 150 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de atrasos de crescimento, mais de 45 milhões são magras demais e quase 40 milhões estão acima do peso. Também revela que mais de 40% dos homens e mulheres (2,2 mil milhões de pessoas) estão com sobrepeso ou são obesos.

28

www.gazetarural.com

“As mortes evitáveis, devido a dietas pouco saudáveis, aumentaram 15% desde 2010” para agora representar “um quarto de todas as mortes de adultos”, disse à Agência France-Presse (AFP) a presidente do grupo de especialistas independentes do GNR, Renata Micha. “Os resultados globais mostram que as nossas dietas não melhoraram nos últimos dez anos e agora são uma grande ameaça à saúde das pessoas e ao planeta”, acrescentou. De acordo com o relatório, as pessoas não estão a consumir as quantidades recomendadas de alimentos que promovem a saúde, como frutas e vegetais. Os países mais pobres são os que apresentam o menor consumo destes alimentos. Os mais ricos, por seu lado, consomem a maioria dos alimentos com efeitos prejudiciais à saúde, como carne vermelha, laticínios e bebidas açucaradas, e têm as taxas mais altas de pessoas com sobrepeso. O Global Nutrition Report também calculou que a procura global de alimentos gerou cerca de 35% das emissões de gases de efeito estufa em 2018. “Alimentos de origem animal geralmente têm uma pegada ambiental maior por produto do que alimentos de origem vegetal”, segundo o relatório. Além de interromper os sistemas de alimentação e saúde, a pandemia de covid-19 empurrou mais 155 milhões de pessoas para a pobreza extrema, acrescenta.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

Santiago Family House abriu em Sever do Vouga

1min
pages 39-40

Intervenção nos polos de inovação no setor do vinho começa em 2022

2min
page 38

“Penamacor Vila Madeiro” vai realizar-se em formato presencial

2min
page 37

Vouzela vai receber selo de certificação Biosphere Destination

5min
pages 35-36

UDACA e Miss Viseu promovem campanha solidária

4min
pages 33-34

Quase metade da população mundial sofre de má nutrição

8min
pages 28-32

Setor agroalimentar debateu a sustentabilidade e os desafios do futuro

5min
pages 26-27

Campanha agrícola 2021 com boas produções de azeite e fruta

3min
pages 24-25

Governo abre aviso de 40 milhões de euros para apoio ao setor do vinho

1min
page 22

Governos de 45 países tomam medidas para uma agricultura mais sus tentável

1min
page 23

Adega de Penalva Cerceal DOC Dão Branco 2020 recebeu medalha de

2min
pages 20-21

Concurso do Crédito Agrícola distinguiu 53 vinhos nacionais

5min
pages 18-19

Restaurantes do Município de Ílhavo trazem à mesa a Gastronomia de Bordo

2min
pages 16-17

Município do Bombarral vai ter “Um Natal e Pêras”

2min
pages 14-15

Geoparques portugueses lançam cabazes de Natal GEOfood

2min
page 4

Quadra festiva em Vila Nova de Foz Côa sob o digno “Natal também é Inclusão”

2min
pages 10-11

Natal de Viseu com animação e mercado descentralizados por várias ar térias

4min
pages 6-7

Congresso Europeu debate desafios e oportunidades dos jovens agri

2min
page 5

Sever do Vouga quer ser ‘Vila Natal’ da região

4min
pages 12-13

Há um ‘Mercado dos Sabores de Natal’ em Proença-a-Nova

4min
pages 8-9
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.